Page 1

TURISMO DE SANTA TERESA CAMINHA NA DIREÇÃO ERRADA _________________________________________________________ TERESENSE, FAÇA A SI PRÓPRIO AS SEGUINTES PERGUNTAS: 1. QUAL O BENEFÍCIO PERMANENTE, O BEM ESTAR OU A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA QUE O TURISMO PRATICADO EM SANTA TERESA TROUXE PARA VOCÊ ??? 2. QUAL A MELHORIA URBANISTA PERMANENTE QUE A SEDE DO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA OBTEVE COM O DITO TURISMO PRATICADO PELA SECRETARIA DE TURISMO (e Cultura...!!!) DE SANTA TERESA ??? Sim, porque a finalidade do Turismo, assim como a finalidade de qualquer outra função governamental, é a de trazer Benefícios, Bem Estar e Melhoria da Qualidade de Vida para TODOS os cidadãos e cidadãs do seu município. É ISTO O QUE ACONTECE EM SANTA TERESA ? CERTAMENTE, NÃO. Se há algum benefício para alguém em Santa Teresa deve ser para os proprietários de bares, restaurantes e hotéis. Ou seja, UMA MINORIA da população de Santa Teresa. No entanto, os benefícios deveriam ser para TODOS OU PARA A MAIORIA DOS TERESENSES e deveriam ser priorizados em função das necessidades. Afinal, somente este ano de 2014, a Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) vai gastar R$ 1.400.000,00 com o que eles chamam de Turismo. Esse dinheiro VEM DO NOSSO BOLSO, prezado cidadão e cidadã teresense. Se esse dinheiro é do POVO, então ele deveria retornar em DOBRO, TRIPLO sob a forma de benefícios para a população do município de Santa Teresa. Se a Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) de Santa Teresa fosse uma empresa privada, este UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS teriam que trazer lucro superior a este valor OU ENTÃO TODOS ESTARIAM DEMITIDOS.


No entanto, parece que o prefeito está SATISFEITISSÍSSIMO, afinal saem publicações sobre Santa Teresa nos principais jornais do Espírito Santo e quando tem um Festival ou outro evento o PREFEITO VAI ATÉ O PALCO RECEBER OS APLAUSOS. Isto é excelente para ele sob o aspecto político. MAS, O QUE O POVO GANHA COM ISSO ??? O TURISMO, como qualquer outra atividade governamental, TEM QUE EXISTIR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MUNÍCIPES e não para agradar as pessoas que vêm nos visitar e nem para dar lucro para as empresas de organização de eventos DE FORA DE SANTA TERESA. Agradar os visitantes, os turistas é UMA ESTRATÉGIA PARA QUE SE ALCANCE O OBJETIVO PRINCIPAL QUE É MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DE SANTA TERESA. Não vai aqui qualquer dúvida quanto à honorabilidade do pessoal da Secretaria de Turismo, isto está fora de cogitação. Partimos do princípio que são todos honestos no trato do dinheiro público. Também reconhecemos que a equipe de Turismo é formada por jovens de valor. A questão é quanto às orientações que deveriam emanar do Prefeito de Santa Teresa no que diz respeito aos BENEFÍCIOS que este dinheiro deveria trazer para os teresenses. Estas ORIENTAÇÕES a serem seguidas pela Secretaria de Turismo deveriam estar explícitas nas Políticas Públicas. Políticas Públicas são as DIRETRIZES, AS ORIENTAÇÕES, O CAMINHO que uma determinada função governamental deve seguir. Estas POLÍTICAS PÚBLICAS devem ser, especialmente, de iniciativa do Prefeito e encontradas na LEGISLAÇÃO DO MUNICÍPIO. No entanto, são raras as menções que podemos considerar como Políticas Públicas de Turismo na nossa Legislação Municipal. Desde a LEI ORGÂNICA (a Constituição do Município) até a uma simples PORTARIA do prefeito, NÃO EXISTEM ORIENTAÇÕES, POLÍTICAS PÚBLICAS que norteiam o caminho a ser seguido pela Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!) quanto à NATUREZA E AOS OBJETIVOS DO TURISMO para o município de Santa Teresa.


O Secretário de Turismo faz o que quer contanto que agrade o prefeito. O Prefeito não entende que o TURISMO tem que ser, primeiro, SOCIALMENTE JUSTO e depois, então, ECONOMICAMENTE VIÁVEL e que tudo isso tem que estar comprovado através de indicadores previamente estabelecidos. Nossa modesta opinião é a de que, para o Turismo de Santa Teresa continuar do jeito que está, seria melhor pegar este dinheiro (UM MILHÃO E QUATROCENTOS MIL REAIS POR ANO) e construir ruas e calçadas decentes, paisagismo, sinalização, ou seja, MELHORAR A MOBILIDADE URBANA DA SEDE DO MUNICÍPIO. Afinal, este dito Turismo, é feito na Sede do município de Santa Teresa. Isto sim, seria um GRANDE BENEFÍCIO QUE IRIA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA dos teresenses. As outras Secretarias cuidariam do restante no que se refere ao fluxo de visitantes. Quanto à Secretaria de Turismo (e Cultura...!!!), desse jeito, é melhor apagar a luz e fechar a porta. _________________________________________________________ Paulo Cesar – Coordenador do Blog Nathures Santa Teresa

Turismo de santa teresa 2  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you