Sertão Conselheiro

Page 40

mural? Todo início de bimestre, ele sente umas pontadas, que poderiam ser dores de preocupação – o que está sendo descrito são os calendários das provas que são afixados com tachinhas a cada dois meses. Vamos dividir a turma em grupos, e cada grupo deverá escolher algum objeto que esteja na sala: caderno, quadro-negro, mesa, cadeira, mochila etc. Primeiro, vamos listar tudo o que cerca esse objeto e sua utilização principal. Logo depois, vamos pensar em outro uso do objeto ou em uma personificação para ele: o que um caderno sente quando abrimos suas páginas para escrever? Será que um caderno poderia se transformar em uma ave no céu, batendo suas folhas? Cada grupo vai ler o que imaginou como segunda possibilidade para aquele objeto, e os demais estudantes deverão, a partir da leitura, desenhar o que poderia ser o objeto. Vamos comparar os desenhos e depois apresentar quais eram os objetos reais que serviram de inspiração para essas novas possibilidades, fora da nossa realidade.

Momento de leitura Professor(a), leia com a turma a página 29. Questione sobre as ideias de ilusão e imaginário. O movimento de Antônio Conselheiro foi concretizado? Os conselheristas conseguiram se livrar da extrema pobreza? Partindo dessas ideias, a autora traça um paralelo entre Jesus Cristo e Antônio Conselheiro. Pergunte aos estudantes quais são as aproximações possíveis entre os dois personagens históricos. Na página 31, fechamento do livro, Antônio Conselheiro se despede com o apoio de pesquisadores e professores. Pergunte aos estudantes onde mais podemos encontrar a história de Antônio Conselheiro, e se eles já o estudaram nos livros de história.

40

P E RC UR S O L I V RE · Língua Portuguesa – Ensino Fundamental


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.