As Melhores Historias da Mitologia Nórdica

Page 228

Siegfried está meio confuso; ao ouvir falar da mulher que está presa na montanha, sente passar em sua mente uma vaga lembrança de Brunhilde. Mas logo ela é apagada pela sugestão que parte de Gunther: - Se você me ajudasse a conquistá-la, Siegfried, eu estaria disposto a recompensálo com o bem que mais desejasse! Siegfried observa a irmã de Gunther, estrategicamente colocada à sua frente. - Eu o ajudarei, nobre Gunther, a desposar esta mulher! - exclama Siegfried. - Mas, em compensação, quero a mão de sua irmã Gutrune. - Você?... De que maneira? - Esqueceu que tenho o elmo mágico? Com ele posso tomar a forma de qualquer ser, inclusive a sua! Surgirei diante dela sob a sua forma e a conquistarei para você! Hagen, que acompanha a conversa na surdina, adianta-se, satisfeito: - Ótimo, ótimo! Sim ou não, selemos de uma vez o pacto de sangue! Ele traz a taça cheia de vinho e faz com que tanto Gunther quanto Siegfried pinguem uma gota de sangue nele. - Pronto! - diz Hagen, solenemente. - Através deste pacto inviolável, Siegfried compromete-se a conquistar Brunhilde para Gunther e este a lhe dar em retribuição a mão de sua irmã, Gutrune. Sua violação, contudo, implicará a pena de morte para ambos. No mesmo dia, os dois partem Reno acima, enquanto Hagen fica a esperar junto com Gutrune o seu regresso. Sozinho na sala do trono, Hagen, o filho do nibelungo, entrega-se às suas mais caras esperanças. Ele parece devanear, como se estivesse falando com seu próprio pai: "Dentro de muito pouco tempo, meu pai, os dois irmãozinhos terão em seus dedos as suas aliançazinhas idiotas. Mas eu, Hagen, filho de Alberich, terei, finalmente, em meu dedo o anel dos nibelungos!"

III - A traição a Brunhilde No alto da montanha, Brunhilde está entregue também aos seus pensamentos, porém, muito diferentes daqueles que envenenam a mente ambiciosa do filho de Alberich. Dentro de sua caverna, relembra os bons momentos que ela e Siegfried tiveram; seu dedo acaricia, inconscientemente, o anel que ele lhe deixara em sinal de amor, na esperança de que logo ele reapareça. - Oh, Siegfried, quando voltará para os meus braços? - murmura ela, sem poder dizer ou pensar outra coisa desde que começou o seu longo e cruel exílio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.