NaRede Magazine

Page 1

NaRede que nos une!

NEWSLETTER #1 / 2023
2 NEWSLETTER #1 / 2023

CONSULTORIA DE GESTÃO • CONTABILIDADE • FISCALIDADE CANDIDATURAS A SISTEMAS DE INCENTIVOS

MORADA: RUA DAS HORTAS N.º 3, 9050-024 FUNCHAL

TELEFONE: +351 291 638 829

E-MAIL: GERAL@NAREDE.EU

WEBSITE: WWW.NAREDE.EU

3 NEWSLETTER #1 / 2023
4 NEWSLETTER #1 / 2023

Comunicar para além dos números

Antigamente eram chamados de guarda-livros. Tinham jeito para os números e para a organização da papelada burocrática necessária para assegurar as contas certas das empresas. Desses tempos idos de um Portugal atrasado, detentor de um tecido empresarial manifestamente reduzido, subsistem muitas das qualidades de uma profissão que se tornou no sustentáculo de todo e qualquer negócio.

Enveredar pela área da contabilidade é assumir a responsabilidade de prestar serviços que requerem aptidões e funções tão diferentes daquelas que eram exigidas no tempo dos guardalivros. O contabilista transformou-se

Os fundadores

Gabriel Batista e José Luís Fernandes são os sócios fundadores e administradores da empresa NaRede

Licenciado em Gestão pela Universidade da Beira Interior,

Gabriel Batista tem uma pósgraduação e um mestrado em Gestão Financeira pelo ISG –Business & Economics School, uma outra pós-graduação em Fiscalidade pelo ISAG – Instituto Superior de

Administração e Gestão.

José Luís Fernandes Licenciou-se em Gestão na UBI – Universidade da Beira Interior. É pós-graduado e Mestre em Gestão Financeira pelo ISG – Business & Economics School.

São membros efetivos da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas na qualidade de estagiários.

no braço-direito do cliente, seja ele proprietário de uma modesta ou de uma grande empresa, instituição, associação ou até mesmo individual.

E é justamente esta a missão da empresa NaRede que prioriza o cliente através de um processo que assenta na base fundamental das relações: a confiança! Um vínculo que se fortalece através da capacidade de ver, atuar e comunicar para além dos números.

Muito mais que uma empresa de contabilidade, a NaRede disponibiliza serviços de Consultoria de Gestão e Contabilidade, proporcionando uma informação honesta, célere e centrada no sucesso empresarial de cada cliente.

5 NEWSLETTER #1 / 2023
Proporcionar uma informação célere, honesta e focada no sucesso do cliente. É esta a linha de atuação da NaRede.

No início era o sonho…

Estávamos no ano de 1999 quando dois jovens madeirenses de diferentes concelhos da ilha deixaram para trás tudo o que conheciam para ingressarem no ensino superior, na licenciatura em Gestão.

Nos anos em que se dedicaram afincadamente aos estudos, a Covilhã serviu-lhes de lar. Foi na Universidade da Beira Interior que José Luís Fernandes, natural de Machico, conheceu o seu conterrâneo do Funchal Gabriel Batista e a empatia foi ime-

diata. Colegas de curso, partilhavam também o quarto repleto de livros, apontamentos, recordações de casa e de sonhos centrados num futuro promissor, quiçá na própria terra que os viu nascer.

O companheirismo e a partilha dos mesmos objetivos solidificaram a amizade que se transformaria não só num projeto de vida, como também numa missão profissional.

A conclusão da licenciatura deuse em 2004. Era tempo de se despedirem da Covilhã, terra onde dei-

xaram as melhores impressões enquanto estudantes insulares.

Preparados para entrar no mundo profissional, José Luís Fernandes e Gabriel Batista enveredaram por áreas distintas, ganhando experiência e conhecimentos que se revelariam fundamentais para a missão conjunta que surgiria anos depois.

Há amizades que ficam para a vida e aquela que foi cimentada na Covilhã é exemplo disso. Os dois profissionais voltaram a estar juntos, desta vez em ambiente laboral.

6 NEWSLETTER #1 / 2023

Trabalhando na mesma empresa, não tardou muito até que os dois voltassem a trocar ideias sobre os projetos, os sonhos e as ambições que haviam ficado suspensas no ar naquele quartinho partilhado da Covilhã.

Por entre a carga de trabalho, os afazeres e as idas ao café surgiram variadíssimas conversas e uma delas foi precisamente a criação de uma empresa. Cientes do seu mérito, capacidades e do empenho que ambos implementavam em todos os trabalhos que lhes eram confiados, sentiram-se impelidos a apostar na criação de uma empresa diferente e inovadora.

Em janeiro de 2012 o sonho tornou-se realidade com a abertura da NaRede, o nome escolhido por ambos.

Sediada no Centro Comercial São Bento, na rua 1.º de Dezembro, na vila da Ribeira Brava, a empresa foi instalada num pequeno espaço que não ultrapassava os 30m2, mas que era o suficiente para garantir o início de uma missão empresarial que, anos depois, ganharia outras dimensões.

As competências profissionais e a vontade inabalável de marcar a diferença começaram, desde cedo, a dar frutos numa carteira de clientes que começou, como seria de esperar, na esfera familiar quando o sogro do José Luís e o pai do Gabriel confiaram as suas «contas» aos dois novos empresários.

Com a prestação de serviços direcionada para as áreas da Fiscalidade e Contabilidade, Consultoria de Gestão e Projetos e Candidaturas a Fundos Europeus, havia que apostar na área comercial e no marketing, uma função que foi atribuída a Celso Brasão, um dos antigos colegas da Universidade da Beira Interior e um dos fundadores da empresa.

Conscientes da importância das novas tecnologias e sabendo das mais-valias que estas ofereciam num mundo globalizado e competitivo, José Luís Fernandes e Gabriel Batista incrementaram um conceito diferenciador com a Gestão Online NaRede, um serviço moderno para a época que lhes permitia trabalhar remotamente a partir da Ribeira Brava para qualquer lugar do mundo. Esta visão estratégica adaptada aos novos tempos contribuiu para o sucesso da empresa que, desta forma, disponibilizava um horário de funcionamento mais flexível, definido para captar os clientes em setores tão abrangentes como os projetos de investimento e respetivo financiamento, realização de todo o trabalho de contabilidade, aconselhamento personalizado na área da Gestão, o que, aliás,

se revelou num dos pontos fortes da empresa.

A aposta na otimização dos processos resultante da gestão online refletiu-se no considerável aumento da carteira de clientes. Com mais tempo disponível para acompanhar devidamente cada caso, assente num processo de trabalho mais rápido e eficaz, a NaRede ganhou vantagens competitivas que fizeram toda a diferença. O incremento nas novas tecnologias, a constante atualização das ferramentas de trabalho, associadas à formação contínua dos membros da empresa foram deveras fundamentais para o crescimento da NaRede e para o surgimento de novas oportunidades de negócio num mercado repleto de desafios.

Com o passar do tempo, o modesto gabinete no centro comercial da Ribeira Brava tornou-se pequeno para as solicitações diárias dos novos clientes que surgiam de várias partes da Madeira e do continente. Um ano e meio depois e com a carteira de clientes a crescer de forma considerável, os dois empresários decidiram apostar num novo espaço, mais amplo e dotado de melhores condições de trabalho. Assim, transferiram a NaRede para um espaço de 50 metros quadrados num edifício na rua de São Bento junto ao Serviço de Finanças da Ribeira Brava.

Nesta altura, Celso Brasão optou por sair para abraçar novos desafios e deu-se, então, a contratação de Aurélio Rocha, o primeiro funcionário da empresa que continua a desempenhar funções até hoje.

A dinâmica implementada, a dedicação, o empenho e o profissionalismo no acompanhamento zeloso dos clientes foram algumas das qualidades que, associadas à integridade e à visão de futuro, contribuíram para colocar a NaRede no trilho certo do sucesso.

7 NEWSLETTER #1 / 2023

«Sentimos, desde o início, a necessidade de acompanhar e de aconselhar o cliente nas diferentes etapas do seu crescimento empresarial e creio que é esta a visão estratégica que nos define desde que abrimos o primeiro gabinete na Ribeira Brava. Não queríamos ser vistos apenas como os contabilistas que recebem facturas e tratam das contas. Com o tempo, passamos a ser considerados profissionais que disponibilizam serviços determinantes, responsáveis e certeiros para quem pretende vingar no intricado mundo empresarial à escala global».

8 NEWSLETTER #1 / 2023
Gabriel Batista, sócio fundador e administrador da empresa NaRede.

NaRede em expansão

Anecessidade de expansão da empresa NaRede deu-se pouco tempo depois da mudança das instalações na Ribeira Brava. Com o número de clientes a aumentar, havia que corresponder às solicitações do mercado, sempre com o foco na disponibilização de serviços e soluções céleres e eficazes.

Neste contexto, José Luís Fernandes e Gabriel Batista não hesitaram perante as mudanças que eram necessárias implementar. Ambos sabiam que a expansão não só seria inevitável, como desejada. Foi assim que os dois empresários abriram um outro

escritório, mas desta vez na cidade do Funchal. Localizado no número 11, 5º. andar, na rua das Hortas, o novo espaço implantado numa área de 100 m2, garantiu as condições necessárias para dar seguimento à visão estratégica da empresa: inovar, melhorar as condições de trabalho dos ativos fixos, ampliar as competências, valer-se das mais avançadas ferramentas de Gestão e deixar a sua marca no segmento das empresas de prestação de Serviços de Consultoria e Apoio à Gestão.

O trabalho árduo em prol dos clientes e das metas a atingir deu resul-

NEWSLETTER #1 / 2023
9
A inauguração da nova sede da NaRede teve lugar a 26 de setembro de 2017, numa cerimónia presidida por Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira.

tados quase imediatos quando se firmaram parcerias cruciais com os próprios clientes que lhes abriram as portas do mercado internacional.

Numa fase inicial, a NaRede passou a operar em Angola, tendo à sua responsabilidade uma carteira de clientes que começou pelos serviços de Contabilidade, mas que depressa se estendeu para a Consultoria de Gestão. Entretanto, surgiram outros projetos de âmbito internacional com a pres-

10 NEWSLETTER #1 / 2023

tação de serviços para diferentes empresas italianas, alemãs e francesas.

Reconhecidos dentro e fora de portas, os profissionais da NaRede viram assim todo o seu trabalho árduo conquistar os patamares da confiança, do respeito e da satisfação total dos seus clientes.

E porque o sucesso gera o sucesso, em 2016 José Luís Fernandes e Gabriel Batista chegaram à conclusão que seria determinante para o funciona-

mento da empresa reunir no mesmo edifício as diferentes equipas distribuídas entre o Funchal e a Ribeira Brava.

Um ano depois, o sonho que começou num quarto universitário da Covilhã e que se materializou em 50 metros quadrados num centro comercial da Ribeira Brava, agigantouse com o investimento num novo espaço moderno, amplo e central.

A 26 de setembro de 2017, a nova sede de 500 metros quadrados da NaRede, localizada no número 3 da rua das Hortas, bem no centro do Funchal, abriu oficialmente as suas portas, tendo sido inaugurada numa cerimónia presidida por Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira.

A centralização dos diferentes serviços permitiu não só melhorar substancialmente as condições de trabalho dos profissionais, como também perspetivar novas estratégias de implantação nos mercados regional, nacional e internacional. Em franca expansão, a NaRede está também implementada em países tais como Moçambique e Cabo Verde.

11 NEWSLETTER #1 / 2023

«Ao longo de todo este tempo, a NaRede teve o privilégio de cimentar sólidas relações com clientes que se tornaram fiéis parceiros. Durante o nosso percurso, cruzamo-nos com pessoas fantásticas que vieram para ficar, ajudando-nos a crescer. Também por isso e porque acreditamos na retribuição, apostamos na partilha de conhecimentos, de know-how e gostamos de pôr as pessoas em contacto umas com as outras quando nos apercebemos que, na nossa rede, existem clientes cujos serviços ou produtos podem ser uma mais-valia entre eles»

12 NEWSLETTER #1 / 2023
José Luís Fernandes, sócio fundador e administrador da empresa NaRede

Um moderno Sistema de Informação de Gestão

Aaposta nas novas tecnologias tem sido, desde a abertura do primeiro gabinete, um ponto de honra para os administradores da NaRede. A otimização do tempo para garantir respostas mais céleres e adequadas aos clientes, assim como um acompanhamento específico, são algumas das qualidades evidenciadas pelos investimentos realizados no âmbito da modernização dos serviços.

É neste contexto que a NaRede decidiu acrescentar à panóplia de produtos e serviços que coloca à disposição

dos seus clientes um moderno Sistema de Informação de Gestão. Através da sua implementação, as empresas passam a dispor de uma ferramenta crucial para a simplificação e acesso à informação variada.

Implementado o Sistema de Informação de Gestão, basta um click para que o cliente tenha acesso à sua informação de gestão, aos documentos contabilísticos e fiscais, em qualquer local e a qualquer hora. Além de ajudar no desenvolvimento dos negócios, este Sistema responde a todas as obrigações contabilísticas e fiscais.

13 NEWSLETTER #1 / 2023

Uma equipa de mérito

Quando o talento, o empenho e o brio profissional se reúnem num só grupo de trabalho, o caminho do sucesso apresenta-se, sem dúvida, mais simplificado. José Luís Fernandes e Gabriel Batista são dois empresários orgulhosos da equipa que criaram ao longo dos anos, não poupando elogios aos profissionais que diariamente ajudam a NaRede a manter o prestígio dos serviços disponibilizados à diversificada carteira de clientes.

Estando a Administração entregue aos dois sócios, Gabriel Batista e José Luís Fernandes, a equipa da NaRede –onde todos são importantes – é cons-

tituída pelos consultores financeiros Aurélio Rocha, Vanessa Gomes e Luís Chá-Chá, enquanto que Liliana Nóbrega e César Silva assumem a área da Consultoria de Recursos Humanos. Na qualidade de técnicos de Contabilidade, Raimonda Reid, David Correia e Edna Brito são os elementos-chave para o brioso funcionamento do departamento.

E num espaço tão amplo, constituído por 3 pisos com escritórios, áreas comuns e outras mais reservadas, há que zelar pelo asseio impecável das instalações, ficando essa incumbência a cargo da Gilda Pereira.

14 NEWSLETTER #1 / 2023
A promoção do bem-estar e do espírito de equipa tem sido uma aposta constante da administração da NaRede.

Natural do Porto da Cruz, é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade da Madeira e antes mesmo de concluir a sua licenciatura ingressou num Curso Profissional de Contabilidade e Gestão no Centro de Formação Profissional. Durante o seu percurso académico, conquistou nos Campeonatos regionais e nacionais de Profissões dois primeiros prémios de Contabilidade e Gestão ao nível regional que lhe deram

acesso directo, em 2004 e 2007, aos campeonatos nacionais, tendo ganho o título de Campeão Nacional em Contabilidade e Gestão.

Aurélio Rocha, membro efectivo da Ordem dos Contabilistas Certificados desde 2012, iniciou as suas funções na NaRede em 2013. Uma empresa que, na sua opinião, está «em constante evolução, acompanhando as mudanças que ocorrem frequentemente na área da contabilidade, o que exige muito trabalho, dedicação e atenção no que diz respeito à aquisição de novos conhecimentos», facilitados pelo facto de «a empresa apostar desde sempre na vanguarda tecnológica».

Economistas desde 2016. Possui a Formação de Formadores, tendo tirado, há vários anos, o Curso de Contabilidade e Secretariado.

O excelente desempenho escolar valeu-lhe uma Bolsa de Estudo de Mérito atribuída pela Direção Geral do Ensino Superior no ano lectivo de 2013/2014, período em que foi a melhor aluna universitária com a média mais alta do Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), tendo concluído com êxito a sua licenciatura em Gestão de Empresas. Posteriormente, tirou um MBA em Gestão de Negócios Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa. É Contabilista Certificada desde 2019 e membro efetivo da Ordem dos

Vanessa Gomes entrou para a NaRede em 2014, empresa que, segundo confessa, tem fornecido ensinamentos preciosos e muito mais significativos do que aqueles que adquiriu na sua formação académica. Uma realidade que «em muito se deve ao Dr. José Luís e ao Dr. Gabriel que partilham os seus conhecimentos connosco». Neste seu crescimento pessoal e profissional, Vanessa Gomes faz questão de destacar a importância da «equipa que me acompanha, pois são todos muito bons, trabalhamos muito bem e há um clima familiar que faz toda a diferença».

nos quadros da empresa, aceitando a missão de reforçar a equipa da Consultoria Financeira.

Com residência na freguesia dos Canhas, concluiu o ensino secundário na Escola Profissional Cristóvão Colombo, onde enveredou pelo Curso Técnico de Gestão.

Apostado em prosseguir os estudos, Luís Chá-Chá ingressou no ISAL - Instituto Superior de Administração e Línguas, concluindo com sucesso a licenciatura em Gestão de Empresas.

Em 2016 as portas da NaRede abriram-se para acolher o jovem em estágio profissional. As suas competências e a fácil adaptação ao ambiente de trabalho contribuíram para proporcionar um outro estágio no ano seguinte, até que em 2018 Luís Chá-Chá foi convidado para ingressar

Identificando-se desde o seu primeiro estágio com o ambiente empresarial, Luís Chá-Chá recorda que ficou «agradavelmente surpreendido com a liderança dos patrões e com a equipa de trabalho que se revelou muito unida, dinâmica e com um espírito de cooperação incrível». Fomentar a união do grupo de trabalho é outro dos pontos de honra da administração da NaRede. Neste contexto, são promovidas diversas atividades de grupo que Luís Chá-Chá considera de «extrema importância para incentivar o espírito de grupo».

Relativamente aos seus objetivos, o consultor financeiro pretende «ajudar a empresa a crescer e crescer com ela», mostrando-se empenhado a concorrer, a curto prazo, à Ordem dos Contabilistas e ingressar no mestrado.

15 NEWSLETTER #1 / 2023
Aurélio Rocha CONSULTOR FINANCEIRO Vanessa Gomes CONSULTORA FINANCEIRA Luís Chá-Chá CONSULTOR FINANCEIRO

Residente em Machico, é licenciada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior e em Gestão, a segunda licenciatura concluída na Universidade da Madeira. Possui uma Pós-Graduação em Comunicação e Marketing pelo Instituto Politécnico de Leiria e é parte integrante da equipa desde 2021.

César Silva

CONSULTOR DE RECURSOS HUMANOS

Concluíu o Curso Técnico de Contabilidade e Administração na Escola da APEL e é também especialista em Recursos Humanos, tendo efectuado o seu Curso de Especialização no ISAL- Instituto Superior de Administração e Línguas. César Silva ingressou na NaRede em 2015 como estagiário ao abrigo do Programa Reativar. A performance demonstrada valeram-lhe a

Raimonda Reid

TÉCNICA DE CONTABILIDADE

Nascida na Lituânia, decidiu mudar-se para a Madeira há três anos, uma ilha «muito bonita que importa conhecer e que propicia bons passeios em família». Com duas licenciaturas, uma em Língua Inglesa e outra em Economia e Finanças, Raimonda Reid possui também um mestrado em Economia Internacional.

Em 2021 e através de um programa de estágio do

«Desafiante e espetacular». É desta forma que Liliana Nóbrega se refere à sua experiência profissional na empresa que, além do espírito de equipa inigualável, oferece «boas condições de trabalho e alguma flexibilidade no que diz respeito aos horários». Reconhecendo que esta é a «equipa perfeita para trabalhar», a consultora de Recursos Humanos garante que pretende «continuar por cá durante muito tempo para ajudar a empresa a crescer».

oportunidade para entrar para os quadros da empresa. A respeito do seu percurso, afirma que «esta é uma área em constante evolução, logo não podemos ficar estagnados, pois temos de acompanhar as mudanças, as alterações ao nível da legislação e informar sempre os nossos clientes». As exigências do trabalho são atenuadas, segundo diz, pela eficácia e pelo companheirismo da equipa que «se ajuda mutuamente, que rema na mesma direção e sempre com o mesmo objectivo», fazendo que com que «prestemos um melhor serviço aos nossos clientes».

Instituto de Emprego, Raimonda Reid entrou na NaRede, adaptando-se à dinâmica empresarial e ao ritmo acelerado de trabalho. Elogiando o «apoio e a cooperação dos colegas», a técnica de Contabilidade destaca o ambiente saudável desta «grande família, onde nos ajudamos uns aos outros e passamos momentos muito agradáveis». Continuar na empresa faz parte dos seus objectivos, bem como «evoluir na área profissional e melhorar o português», pois está ciente que seria uma mais-valia para que possa «trabalhar não apenas com clientes estrangeiros, mas também com portugueses».

16 NEWSLETTER #1 / 2023
CONSULTORA DE RECURSOS HUMANOS

David Correia

TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Terminou o ensino secundário na Escola Profissional Cristóvão Colombo, estudou Gestão também na mesma escola e concluiu a sua licenciatura em Business Management na

Edna Brito

TÉCNICA DE CONTABILIDADE

Natural de Câmara de Lobos, concluiu o secundário na Escola Secundária Francisco Franco, onde também realizou um Curso Profissional de Contabilidade. Chegou em 2021 à NaRede para frequentar o seu estágio profissional e desde o primeiro dia identificou-se com o ambiente de trabalho.

Universidade de Coventry, em Inglaterra. David Correia entrou na NaRede em 2022 e desde o primeiro dia apercebeu-se que estava num ambiente empresarial dotado de uma equipa «muito boa, muito unida», liderada por «uns patrões que se preocupam connosco e enquanto aqui estiver pretendo aprender o máximo que conseguir».

A este respeito, lembra que «gostei imenso de toda a gente, da experiência, mas acabei por sair de cá para enveredar por outras áreas que até correram bem, mas depois percebi que esta era a minha área e foi assim que regressei à empresa em março de 2023». Com objetivos bem definidos em termos profissionais, Edna Brito pretende «continuar cá e ingressar na Universidade para fazer a minha licenciatura em Gestão».

17 NEWSLETTER #1 / 2023

Criar oportunidades para as novas gerações

Transmitir conhecimentos através da abertura de portas às novas gerações é outra das incumbências que a NaRede faz questão de implementar. Por isso, a empresa liderada por Gabriel Batista e José Luís Fernandes tem atuado como uma au-

têntica escola de formação não só na área da Contabilidade, Fiscalidade, Gestão, como também na transmissão de valores, ensinamentos preciosos no que diz respeito ao espírito do grupo de trabalho e à produtividade que resulta de um sem número de iniciativas que a

empresa faz questão de promover. Este ano, foram quatro os estagiários colocados na NaRede e todos eles reconheceram a importância desta experiência que os inseriu, durante algumas semanas, na realidade do mercado de trabalho.

18 NEWSLETTER #1 / 2023

Maria Santos ESTAGIÁRIA

Tem 16 anos, é de Câmara de Lobos e é aluna da Escola Secundária Francisco Franco. Cumpriu o seu estágio profissional NaRede como Técnica de Apoio à Gestão, onde acompanhou de perto o funcionamento da empresa e até deu o seu

Vitória Fernandes ESTAGIÁRIA

Aos 18 anos, entrou na NaRede para realizar o seu estágio profissional como Técnica de Apoio à Gestão através da Escola Secundária Francisco

Rúben Teixeira ESTAGIÁRIO

Aos 17 anos, fez parte do leque de estagiários da empresa para terminar o seu estágio como Técnico de Contabilidade pelo Instituto para a Qualificação. Entrou

Tiago Teixeira ESTAGIÁRIO

Em fevereiro de 2023, aos 19 anos e enquanto estudante da Universidade da Madeira, iniciou o seu estágio na NaRede, uma empresa «muito acolhedora» que já «considero a minha segunda casa e com uma

contributo na realização de algumas tarefas. Motivada e já bem integrada na equipa de trabalho, disse ter sido «muito bem recebida por todos e é uma sorte trabalhar com um grupo espetacular que está sempre disposto a ajudar em qualquer situação». No horizonte, perspetiva «ingressar na Universidade da Madeira e iniciar uma licenciatura em Gestão, porque é uma área que me fascina».

Franco. Durante o estágio, Vitória confessa que encontrou uma «equipa maravilhosa» que contribuiu para enriquecer esta experiência de trabalho. Também ela pretende prosseguir os estudos no ensino superior para tirar uma licenciatura nesta área».

na NaRede em fevereiro e desde a primeira hora sentiu-se «muito bem acolhido». Feliz com esta sua experiência profissional, admite que «adoraria continuar a trabalhar nesta empresa» e, num futuro próximo, «gostaria de conseguir abrir a minha própria empresa, não digo de Contabilidade, mas uma empresa que abranja a área da Gestão Financeira».

equipa fantástica que me recebeu de braços abertos». Tendo noção que esta é uma experiência que fica para a vida e que o ajudou a desenvolver competências no que concerne ao «controle de arquivo, lançamentos contabilísticos e auxílio nas declarações de IRS», Tiago Teixeira realça que pretende dar continuidade aos estudos na área da Contabilidade e «vir a ser, quiçá, Técnico Oficial de Contas ou Revisor Oficial de Contas».

19 NEWSLETTER #1 / 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.