Plano de Ensino à Distância

Page 1

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

PLANO DE ENSINO À DISTÂNCI@ COVID-19

EB1/PE LADEIRA


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

Índice ENQUADRAMENTO...................................................................................................... 2 1. PRINCIPIOS GERAIS .............................................................................................. 3 2. PRINCIPIOS ORGANIZACIONAIS............................................................................ 3 3. FERRAMENTAS, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO.................. 5 4. PROPOSTA DE INTERAÇÕES POR COMPONENTES CURRICULARES ........................ 6 5. PROPOSTA DE HORÁRIO SEMANAL ...................................................................... 7 6. TELESCOLA………………………………………………………………………………………………………….8 7. EQUIPA DE APOIO ................................................................................................ 9 8. MONOTORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ………………………………………………………………………9 9. CONTACTOS ÚTEIS ………………………………………………………………………………………….10

1


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

ENQUADRAMENTO Num contexto excecional em que todos os estabelecimentos de educação se encontram com as atividades presenciais suspensas, as crianças e alunos iniciam o terceiro período sem atividades presenciais. Neste quadro, a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia (SRECT) solicitou a todos os estabelecimentos de ensino da RAM a elaboração dos seus Planos de Ensino à Distância. Os avanços tecnológicos permitem a configuração de ambientes virtuais de aprendizagem, com funcionalidades de integração pedagógica permanentemente acessíveis a todos os intervenientes no processo educativo. Assim, e em linha com as orientações da SRECT, apresentamos o “Plano de Ensino à Distância da EB1/PE da Ladeira”. Acresce que se trata de um processo dinâmico, suscetível de sofrer alterações e atualizações de acordo com as contingências que forem surgindo aquando da sua implementação e na perseguição do desígnio fundamental que preside a todo este processo: chegar a TODOS os alunos, garantindo, no limite das nossas possibilidades, a prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.

2


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

1. PRINCIPIOS GERAIS - Chegar a todos os alunos / crianças ajustando as propostas de trabalho ao percurso de aprendizagem e garantindo o princípio da diferenciação pedagógica. - Adequar o ensino à distância à realidade de cada agregado familiar (tempo de execução das tarefas, acesso aos recursos, formas de comunicação…). - Desenvolver a autonomia dos alunos. - Fomentar a colaboração entre o corpo docente e a articulação entre os diferentes componentes curriculares. - Envolver toda a comunidade educativa e parceiros no respeito pelos papéis específicos de cada um.

2. PRINCIPIOS ORGANIZACIONAIS - Garantir o contacto de todos os professores com os seus alunos ao longo da semana. - Garantir um maior número de interações, por parte dos professores, nas disciplinas de Matemática e Português. - Não sobrecarregar o horário dos alunos. - Ter presente que as dinâmicas de ensino/aprendizagem terão de ser necessariamente diferentes das tradicionais e que isso exige uma adaptação gradual dos alunos, pais, dinâmica familiar e dos próprios professores. - Não sobrecarregar as interações dos professores com os alunos, uma vez que estas atividades carecem de tempo de preparação.

3


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

- Equacionar a realização de vídeos explicativos de novos conteúdos ou unidades temáticas para enviar aos alunos, assim como links, fotografias, ficheiros de síntese, esquemas ou outros recursos que viabilizem a compreensão das matérias. - Os alunos com medidas adicionais de apoio à inclusão serão acompanhados pelos docentes de Educação Especial de acordo com um plano próprio definido em articulação com o docente titular de turma e com os encarregados de educação. - Os docentes das atividades de enriquecimento curricular deverão estar em estreita ligação com os docentes titulares de turma participando na planificação semanal através das suas propostas de atividades. - O docente titular de turma bem como os docentes das atividades de enriquecimento curricular deverão solicitar e guardar o registo (documento, foto, vídeo…) das atividades desenvolvidas pelos alunos e que julguem pertinentes tendo em vista a avaliação formativa. - No contexto específico da Educação de Infância e Ensino Recorrente os docentes deverão estar em contacto com os seus discentes, enviando tarefas semanais (sugerese duas a três tarefas semanais) que possibilitem uma abordagem holística das aprendizagens que, no caso da Educação de Infância deverá contar com o envolvimento das famílias, sem deixar de afirmar o caráter lúdico das aprendizagens, porque é pelo Brincar que as crianças constroem e dão significado ao mundo. - Havendo alunos para quem não seja possível utilizar meios tecnológicos, os docentes facultarão pela via mais adequada, materiais didáticos adaptados com orientações simples e dirigidas aos encarregados de educação, para que possam acompanhar e supervisionar o trabalho realizado.

4


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

3. FERRAMENTAS, METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO Na sequência dos inquéritos sobre as condições de acesso aos recursos digitais por parte das famílias e analisando os dados relativos à nossa escola, tomamos consciência de uma grande heterogeneidade nas condições de acesso aos mesmos, sendo de assinalar um considerável número de famílias que refere não ter mesmo qualquer tipo de acesso (internet e TV cabo). Face a esta realidade que no fundo é o reflexo do contexto socioeconómico em que a nossa escola se encontra inserida, constituiu-se desde a primeira hora como uma prioridade central viabilizar uma solução que nos permita chegar a todos os alunos, procurando não agravar as desigualdades sociais. Neste sentido, entendemos que os docentes titulares de turma deverão ter autonomia para, atendendo à realidade específica da sua turma e dos seus alunos e aos seus conhecimentos ao nível das ferramentas digitais, delinear a sua estratégia de ensino à distância, respeitando aquilo que são os princípios organizacionais do nosso modelo. Tendo a escola definido como canais digitais preferenciais o “email” e a “escola virtual” (trabalho assíncrono) e a plataforma “Jitsi Meet” (trabalho síncrono), percebemos que as opções dos docentes recaem também sobre outras possibilidades como as plataformas “Google Classroom”, “Moodle”, “whatsapp”, “Messenger”. Para além da utilização destas plataformas, cada docente titular de turma disponibilizase ainda para utilizar todos os meios ao seu dispor (telefone, telemóvel, sms, instituições locais…) para contactar os seus alunos, especialmente aqueles sem conectividade à internet e/ou sem equipamento.

5


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

De referir ainda que todos os docentes estarão em contacto (email, telemóvel, whatsapp, “jitsi meet”…) no sentido de planificar atividades e articular formas de intervenção. No que concerne às reuniões de Conselho Escolar que se venham a realizar, a ordem de trabalhos será enviada por correio eletrónico e a reunião será realizada com recurso à plataforma “Jitsi Meet” já utilizada na última reunião de avaliação.

4. PROPOSTA DE INTERAÇÕES POR COMPONENTES CURRICULARES Os tempos de interação indicados, não significam que o professor dinamize um trabalho síncrono permanente ou, pelo contrário, “despeje” trabalhos assíncronos sem metas tangíveis e percetíveis pelos alunos. A metodologia pedagógica a usar terá que ser assertiva e criativa, considerando todos os constrangimentos existentes. Deve-se ter em conta flexibilidade temporal na execução das tarefas e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem. Acautelando a visualização da transmissão televisiva, as interações entre os docentes e os seus alunos inicia-se após o final das mesmas. Estas atividades poderão ser úteis na consolidação, reforço ou antecipação de alguns conteúdos. Os horários poderão ser ajustados pelos docentes titulares de turma (no caso de trabalho síncrono) ou pelas próprias famílias (no caso de trabalho assíncrono) tendo em conta a disponibilidade dos alunos, famílias e docentes. 1º CICLO Componente do Currículo Português Matemática Estudo do Meio E. Físico-Motora Inglês Exp. Musical e Dramática Expressão Plástica TOTAL SEMANAL

Nº de Interações por Semana 4 (2h) 4 (2h) 3 (1h30m) 1 (30 min.) 1 (30 min.) 1 (30 min.) 1 (30 min.) 15 (7h30m)

6


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

5. PROPOSTA DE HORÁRIO SEMANAL Tal como foi referido para o quadro semanal, os horários têm em conta a transmissão dos conteúdos televisivos para este nível de ensino e poderão ser flexíveis, sempre que o docente entenda. Tal como no quadro semanal, também aqui, cada docente pode gerir o seu horário. Os componentes do currículo a trabalhar em cada semana, dentro do possível, acompanham os que são apresentadas na transmissão televisiva. 2ª feira

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 09h00-10h10 Transmissão televisiva 1º e 2º anos 10h20-11h30 Transmissão televisiva 3º e 4º anos 11h40-12h10 Português Português Matemática Matemática Português 12h10-12h40 Matemática Est. Meio Português Est. Meio Matemática 12h40-13h10 E. Mus. Dra. E. Plas. / AV Inglês E. Fis. Mot. Est. Meio Nota: esta distribuição é meramente indicativa no sentido de facilitar a organização dos docentes e encarregados de educação.

- Ao início da manhã os alunos deverão visionar os conteúdos televisivos e, se o docente assim o entender, poderá abordá-los nas suas posteriores interações. - As interações podem ser síncronas (requerem a ligação em tempo real entre o professor e o aluno) ou assíncronas (não é necessário que o aluno e o professor estejam conectados no mesmo instante). Na interação entre cada componente do currículo o professor titular fará a gestão entre ambas. Poderá, a título de exemplo, programar interações síncronas em um ou dois dias e deixar as restantes sessões (assíncronas) para o aluno trabalhar autonomamente e em função do seu ritmo individual, tempo e espaço disponíveis. - As estratégias e as metodologias utilizadas tanto nas sessões síncronas como nas sessões assíncronas ficam ao critério do docente, bem como a gestão do tempo no sentido de esclarecer dúvidas, corrigir trabalhos, etc.

7


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

6. TELESCOLA No sentido de complementar e enriquecer este modelo de ensino à distância, o Ministério da Educação disponibiliza um conjunto de recursos educativos, para a Educação de Infância e para o Ensino Básico que serão transmitidos através dos canais RTP 2 (Educação de Infância) e RTP Memória (Ensino Básico). O #EstudoEmCasa (designação atribuída aos conteúdos pedagógicos e temáticos) tem início no próximo dia 20 de abril e contempla conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do Ensino Básico. Esta modalidade irá ocupar a grelha televisiva da RTP Memória das 9h00 às 17h50, com conteúdos organizados pelos diferentes anos de escolaridade e pretende assumir-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos docentes com os seus alunos.

2ª feira 09h00 – 09h30

Português

09h40 – 10h10

Hora da Leitura

2ª feira 09h40 – 10h10 10h20 – 10h50

Português

11h00 – 11h30

Matemática

GRELHA TELEVISIVA #EstudoEmCasa 1º e 2º Anos 3ª feira 4ª feira 5ª feira Estudo do Meio Português Estudo do Meio e Cidadania Educação Educação Matemática Artística Artística GRELHA TELEVISIVA #EstudoEmCasa 3º e 4º Anos 3ª feira 4ª feira 5ª feira Educação Educação Artística Artística Estudo do Meio Português Hora da Leitura e Cidadania Educação Física

Matemática

6ª feira Matemática Educação Física

6ª feira

Inglês

Estudo do Meio

Paralelamente (durante a manhã) a RTP 2 transmite programas para as crianças em idade Pré-Escolar (3 a 6 anos). Estes pogramas estão pensados para desenvolver de forma integrada as aprendizagens a promover das diferentes Áreas de Conteúdo, das OCEPE. 8


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

Realçamos que, à semelhança do que acontece no primeiro ciclo, o acompanhamento destes programas televisivos não são um fim em si próprios mas apenas mais um complemento do Ensino á Distância, sendo importante gerir cuidadosamente o tempo que as crianças passam em frente aos monitores (tv, tablet, smartphone…).

7. EQUIPA DE APOIO Pretende-se que esta equipa esteja disponível e envolvida em todo o processo, nomeadamente colaborando com os colegas ao nível das TIC, esclarecendo dúvidas, fornecendo apoio técnico, apoio administrativo, pesquisa e sugestão de recursos e/ou ferramentas e metodologias digitais, apoio social aos alunos e famílias, etc. - Questões Organizacionais: Direção da Escola (Marco Tavares e Patrícia Matos) - Questões Administrativas e Apoio Logístico: Assistente Administrativa (Rubina Camacho) - Questões Tecnológicas, Formativas e Apoio Técnico: Artur Cunha, Miguel Ângelo e Rui Coelho - Questões Didáticas e Pedagógicas: Docentes de Estudo e de Apoio, Técnica de Biblioteca. - Questões Sociais: Psicóloga, Assistentes Sociais, Junta de Freguesia de Santo António, Casa do Povo de Santo António. 8. MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO Ao longo do terceiro período asseguraremos: - Comunicação permanente entre docentes no sentido de elaborar planificações, trocar ideias e ultrapassar constrangimentos. - Serviços administrativos e apoio aos docentes, encarregados de educação e famílias 9


SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESCOLA BÁSICA 1º CICLO COM PRÉ - ESCOLAR DA LADEIRA

- Reuniões de Conselho Escolar sempre que se afigure pertinente; - Monitorização do grau de satisfação dos docentes, alunos e encarregados de educação; - Eventuais ajustamentos a este Plano de Ensino à Distância. 9. CONTACTOS ÚTEIS Eb1/PE LADEIRA - 291 743 167 CORREIO ELETRÓNICO: eb1peladeira@edu.madeira.gov.pt DIRETOR (MARCO TAVARES) – 965634432 ADMINISTRATIVA (RUBINA CAMACHO) – 964377751 JUNTA DE FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO – 291709400 CASA DO POVO DE SANTO ANTÓNIO - 291634913

10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.