Page 1

MUTIRÃO SAÚDE – PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE QUEM SOMOS PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. PROJETO AÇÕES PREVENTIVAS NA ESCOLA O Projeto Ações Preventivas na Escola- APE promove ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços de convivência do Programa Escola da Família – Eixo Saúde, diante do compromisso da Secretaria de Estado da Educação de promover a aprendizagem bemsucedida, privilegiando ações que fortaleçam o bem-estar social da comunidade intra e extraescolar. Além disso, busca favorecer a construção de um ambiente propício à saúde e à qualidade de vida. Para o ano de 2013 o Projeto Ações Preventivas realizará 30 eventos Mutirão Saúde em 28 Diretorias de Ensino da Capital e Grande São Paulo. Haverá atividades como realização de oficinas, jogos, dinâmicas, aferição de pressão, cortes de cabelos, atendimento dentário, consultas oftalmológicas, recreação, atividade física (futebol) e, dentre estas atividades, estará a Gincana do Óleo, com o recolhimento de óleo vegetal usado, para a qual temos o seguinte regulamento.


GINCANA SUSTETAVEL DO ÓLEO - PROJETO APE A Gincana do Óleo consiste em premiar em cada evento realizado pelo Projeto APE nas escolas durante o ano de 2013, a classe que recolher a maior quantidade de óleo vegetal usado. A gincana, além de estimular o espirito de coletividade entre as classes, recicla o óleo que teria destino desconhecido e poderia poluir o ecossistema. A coleta responsável do óleo de cozinha reduz a poluição ambiental que é provocada pelo lançamento dos resíduos na rede de esgoto doméstica. Ainda neste aspecto, pode-se reduzir também o gasto de recursos públicos que são aplicados na manutenção de rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial. Para fortalecer esta ação, teremos como parceira a empresa ECOABC que promoverá o recolhimento de óleo vegetal usado para reciclagem, dando todo o suporte necessário à escola participante. Esse recolhimento acontecerá no dia do evento e o óleo arrecadado ficará acondicionado em recipientes que a ECOABC oferece com toda a infra estrutura para a escola participante. A retirada deste óleo também ficará a cargo da ECOABC. Para participação efetiva no sorteio os interessados obrigatoriamente deverão assistir ao vídeo sobre reciclagem que será exibido em uma sala de aula.

REGULAMENTO SOBRE O RECOLHIMENTO DO ÓLEO VEGETAL USADO - Poderão participar da gincana alunos matriculados na escola do evento e pessoas da comunidade. - As pessoas da comunidade que participarem da gincana terão que se identificar no ato da entrega do óleo vinculando sua participação a uma das classes da escola. Automaticamente, esse participante terá exclusividade a essa classe, não podendo colaborar com outras classes participantes da Gincana. - Cada participante terá o limite máximo de colaboração de até 1 litro (1000 ml) de óleo vegetal usado. - A entrega do óleo deverá ser feita apenas uma vez por participante, não podendo haver varias entregas com o fim acumulativo. - Será declarada vencedora a classe que entregar a maior quantidade de óleo vegetal usado. - Os alunos participantes da classe vencedora matriculados na escola do evento receberão ingressos para o parque de diversões HOPI HARI. Os alunos das demais classes e os participantes não alunos (pessoas da comunidade) participarão do sorteio de outro brinde ainda não especificado. - Para participação efetiva no sorteio os interessados obrigatoriamente deverão assistir ao vídeo sobre reciclagem que será exibido em uma sala de aula. - A responsabilidade pela coleta do óleo é da empresa ECOABC, bem como pelo fornecimento dos recipientes que receberão o óleo coletado;


- A responsabilidade pela entrega dos ingressos do parque de diversões para a classe vencedora é da HOPI HARI S.A. - A responsabilidade pela entrega do brinde para os alunos das demais classes e os participantes não alunos (pessoas da comunidade) é da empresa ECOABC no dia do evento. - No caso de empate entre classes participantes da gincana haverá um sorteio entre as classes empatadas e a forma de sorteio ficará a critério da coordenação do evento. - A classe vencedora receberá os ingressos do HOPI HARI após a confirmação da lista de alunos que participaram da Gincana, que enviaremos a direção da escola. - O Programa Escola da Família e o Projeto APE não se responsabilizarão pelo transporte da classe vencedora ao parque de diversões HOPI HARI; - Somente os alunos que contribuírem terão direito ao ingresso.

regulamento sobre o recolhmento do oleo  

mutirão saúde

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you