Boletim Cultural - As Escolhas do N.HIST | Outubro 2021

Page 1

BOLETIM CULTURAL AS ESCOLHAS MENSAIS DO N.HIST

hscf.tsih.n@

tp.lnu.hscf@tsihn

TSIH.N - airótsiH ed oelcúN

OUTUBRO 2021

As habituais sugestões de eventos e outras actividades de interesse para os estudantes e entusiastas da História, regressam em Outubro. Este mês damos destaque à Masterclass de História Moderna, e divulgamos ainda o segundo episódio do "N'ESTA HISTÓRIA", inserido no "Gravado na História", que estreia no YouTube e Spotify do Núcleo! Contacta o N.HIST através do email, Facebook ou Instagram para sugerir eventos e actividades que queiras ver divulgados na próxima edição, ou responde ao nosso Call por Voluntários para integrares a equipa de redação e edição do boletim. A Equipa de Redacção do Boletim Cultural do N.HIST

EM DESTAQUE MASTERCLASS

DE

HISTÓRIA

MODERNA 29 de Outubro | 16H | via Zoom com a Professora Ana Isabel Buescu [NOVA FCSH - CHAM] e o Professor João Paulo Oliveira e Costa [NOVA FCSH - CHAM] *INSCRIÇÕES ATÉ DIA 23 DE OUTUBRO ATRAVÉS DO EMAIL DO N.HIST


CONVERSAS E CONFERÊNCIAS EM NOVEMBRO História,

Território

e

Ambiente,

Territórios

no

feminino

-

Seminário Luís Espinha da Silveira Organização | IHC – NOVA FCSH Data | 3 de novembro de 2021 Local | Sala a anunciar no Campus de Campolide da NOVA Hora | 18h00 - 20h00 200 anos da extinção do Santo Ofício – Conferência Organização | Universidade Lusófona Data | Universidade Lusófona Local | Auditório Agostinho da Silva Hora | 14h30 – 18h00 IX Colóquio Internacional Imagética da resistência Organização | CH-ULisboa Data | 15 e 16 de novembro de 2021 Local | Via Zoom Hora | A definir A Cultura da Revolução – Seminário de História Contemporânea A Revolução Portuguesa de 1974/75 Organização | IHC-NOVA FCSH Data | 25 de novembro de 2021 Local | Sala a anunciar no Campus de Campolide da NOVA Hora | 15h00 - 18h00 Literatura Escrita por Mulheres, A sonda do tempo salazarista nas crónicas de Irene Lisboa – Ciclo de conferências Organização | CHAM – NOVA FCSH Data | 25 de novembro de 2021 Local | Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal Hora | 18h00

2


MUSEUS & EXPOSIÇÕES

EXPOSIÇÃO MULHERES E RESISTÊNCIA - NOVAS CARTAS PORTUGUESAS E OUTRAS LUTAS NO MUSEU DO ALJUBE

No Museu do Aljube decorre, até dia 31 de dezembro, uma exposição dedicada à resistência feminista à ditadura do Estado Novo. Com ponto de partida a obra As Novas Cartas Portuguesas, escrito por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, a exposição dá a conhecer o processo das Três Marias, e outros nomes e caras que lutaram pelos seus direitos e igualdade, desde os anos 30 até ao 25 de abril.

EXPOSIÇÃO

D.

MARIA

II.

DE

PRINCESA

BRASILEIRA

A

RAINHA

DE

PORTUGAL 1819-1853 NO PALÁCIO DA AJUDA

Numa colaboração institucional entre o Museu da Presidência da República e o Palácio da Ajuda, a exposição reúne peças de diferentes museus do património nacional, bem como centenas de obras de arte e documentos durante a vida de D. Maria II. Entre elas, encontramos jóias pessoais da rainha e a Coroa de Portugal. A exposição localiza-se no Palácio da Ajuda e está aberta ao público dia 31 de outubro.

3


ESTE MÊS MASTERCLASS DE HISTÓRIA MODERNA COM A PROFESSORA ANA ISABEL BUESCU E O PROFESSOR JOÃO PAULO OLIVEIRA E COSTA

Como já há muito observou Roland Barthes, a história da alimentação não é, simplesmente, a história do que se come, uma colecção de produtos submetidos a uma apreciação estatística ou dietética, mas, ao mesmo tempo, “[…] um sistema de comunicação, um corpo de imagens, um protocolo de usos, de situações e de comportamentos”. E, como escreveu Iria Gonçalves, um “acto cultural forjado pela conjugação de variadíssimos factores”. Múltiplos seriam os caminhos que poderíamos trilhar neste vasto e complexo campo da alimentação, pioneiramente explorado enquanto objecto historiográfico pela nouvelle histoire francesa a partir dos anos sessenta do século passado, e depois por uma historiografia que lhe tem prestado, nas últimas décadas, uma atenção crescente, também em Portugal. Campo de estudos interdisciplinar, implicando o cruzamento da culinária, da gastronomia e do gosto com o testemunho da literatura, a antropologia, a história da arte e a medicina ou as práticas simbólicas e rituais, a alimentação é, sem dúvida, um fascinante território para o historiador. O nosso ponto de observação será o da mesa régia na transição entre a Idade Média e os tempos modernos, com base no caso português, procurando situar a nossa análise em dois patamares que se articulam: por um lado, traçar uma panorâmica e o perfil dos multisseculares padrões de consumo dominantes no conjunto da sociedade, mas enfatizando as diferenças na alimentação que derivavam do lugar que o indivíduo ocupava na hierarquia social – numa sociedade marcada pelo espectro da fome, a fartura e a abundância da mesa régia eram sinal e símbolo do poder do rei. Por outro lado, é nesta mesma época que se assiste a um primeiro processo de globalização, e a alterações decisivas, através da chegada de produtos que foram incorporando as antigas tradições culinárias, transformando gostos e preferências alimentares. Produtos raros e exóticos, por isso mesmo apenas acessíveis às elites; num primeiro momento foram, sem dúvida, um testemunho da distinção simbólica que rodeava a mesa régia e, no caso português, tornando-se uma verdadeira “imagem de marca” da família real portuguesa desde que o infante D. Henrique tinha à sua mesa ovos de ema, que cada um valia por seis de galinha. Depois, as naus oceânicas transformaram a raridade em abundância alimentando uma verdadeira revolução dos saberes e dos sabores, a partir do século XVI.

4


AINDA EM OUTUBRO... N'ESTA HISTÓRIA EPISÓDIO #1 | SPOTIFY E YOUTUBE DO N.HIST O N’Esta História é a nova rúbrica do podcast do Núcleo de História, prestes a estrear no mês de outubro! Nele, dois oradores comprimem em curtos episódios momentos históricos, biografias, e temáticas que, sem perderem o objetivo do rigor histórico, tomam como ponto fulcral o entretenimento dos ouvintes. Os episódios consistem de um modelo bastante aberto, tanto em temática como em cronologia, abrangendo variados gostos e interesses. Algures na linha entre a séria fonte histórica utilizada e as piadas sobre o tema em mão, encontra-se o N’Esta História, estreando-se com um episódio entitulado "Luiza de Jesus: A Infanticida Portuguesa". Encontra-nos no Spotify e YouTube e vem conhecer a história da última mulher portuguesa a ser executada pela lei e, em breve, muito mais!

FEIRA DE NÚCLEOS DIAS 6 E 7 DE OUTUBRO | CAMPUS DA NOVA FCSH O N.HIST estará presente na Feira de Núcleos da AEFCSH, que decorrerá no Campus da NOVA FCSH, no dia 6 e 7 de Outubro. Vem conhecer o Núcleo de História da tua faculdade e participa no Quizz que temos preparado para ti! Na banca do N.HIST estará ainda disponível a Merch de Abril, serão vendidos livros através de rifas, e podes ainda tornar-me membro do núcleo!


DOCUMENTÁRIOS & LEITURAS A SEGUNDA GUERRA ANGLO-BOER Documentário

em

três

partes

disponível

no

SUGESTÃO DE

Youtube, que retrata a segunda guerra travada entre

a

Coroa

descendentes

de

Britânica colonos

e

os

“Boers”,

protestantes

LEITURA

os da

RAINHAS QUE O POVO

Holanda e da Alemanha na África do Sul. Os

AMOU: ESTEFÂNIA DE

acontecimentos marcantes da guerra que se

HOHENZOLLERN

iniciou a 11 de Outubro de 1899, bem como as suas motivações e origens, são narradas por Robert Powell, numa produção britânica de 1992 dirigida por Andrew Aitken.

E

MARIA PIA DE SABOIA de Maria Antónia Lopes

Publicado em 2014, a obra da historiadora

O CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Maria

Antónia

Lopes mergulha na vida de Estefânia

Programa de cerca de meia hora apresentado por José Hermano Saraiva, que percorre os corredores da exposição comemorativa dos 100 anos da Implantação da República em Portugal. As figuras singulares da época e os novos símbolos nacionais orientam a narração do historiador português que abarca os últimos anos da Monarquia e avança até aos primeiros momentos da Ditadura Militar. Emitido pela RTP em Novembro de 2010, e disponível no seu arquivo digital.

de

Hohenzollern,

consorte de D. Pedro V, e Maria Pia de Saboia, consorte de D. Luís I. Forte

crítica

histórica

da

literatura

realizada

sobre

estas figuras, a historiadora desconstrói todos os mitos e percepções públicas erróneas através de cartas pessoais das duas rainhas. Traça, deste modo, uma visão mais íntima e empática destas mulheres.

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL Fronteiras Coloniais e Limites no Século XVIII e XIX - Em Outubro de 1777 é assinado o Tratado de Santo Ildenfonso, entre Portugal e Espanha, que define os “limites” entre as Américas Portuguesa e Espanhola. Numa curta aula, o professor João Paulo Pimenta, da Universidade de São Paulo, usa mapas de época para contar a história da recta final da colonização portuguesa no América do Sul. Disponível no Youtube em duas partes de 25 minutos. 6


PODCAST E CONTEÚDOS DIGITAIS CIVIL WAR RADIO TALK | PODCAST Gerry Prokopowicz é Professor de História na Universidade da Carolina do Este e, em 2004, misturou o seu foco profissional de História da Guerra Civil Americana com as suas frustrações sobre a isolação de informação dentro da bolha da academia. Assim nasceu o Civil War Radio Talk. Ao longo dos últimos 17 anos, Prokopowicz lançou episódios semanais de uma hora, abrangendo todos os tópicos possíveis dentro do tema da Guerra Civil Americana. O seu modelo é maioritariamente o de uma conversa com um convidado: desde historiadores como James M. McPherson a realizadores como Ken Burns, praticamente todos os nomes emblemáticos do estudo deste tópico já participaram neste podcast. No entanto, a longa lista de convidados também inclui curadores, reencenadores históricos, autores de literatura, jovens historiadores, ente outros. A plataforma de Prokopowicz é mista e sólida, e ele utiliza-a para espanhar conhecimento histórico para lá dos limites académicos, mas também para difundir novos trabalhos e projetos! Este podcast é um bom acompanhante em viagens longas, mas não é material de som de fundo. CWRT existe para a aprendizagem, e os seus episódios longos, muito informativos e algo sérios demonstram isso. Com um catálogo de mais de 800 episódios para escolher, podes encontrar este podcast no Spotify, em https://www.impedimentsofwar.org/ ou onde quer que ouças podcasts!

RAINBOW HISTORY CLASS | CANAL DE YOUTUBE A experiência LGBTQI+ é uma das muitas facetas históricas pouco exploradas. Um grupo de membros da comunidade queer australiana, incluindo alguns historiadores, uniram-se sob a liderança de Ruddy, o “professor” da Rainbow History Class, com o objetivo de ensinarem a outros a história queer que nunca

aprenderam na escola. Rainbow History Class é um projeto da comunidade para a comunidade, e a sua plataforma principal é o TikTok. Rainbow History Class destaca-se pela idade jovem dos apresentadores, pela variedade de experiencias LGBTQI+ que conhecem, e pela imagem assumidamente queer que mostram. Aproveitando o formato curto da plataforma que usam, Rainbow History Class tem um crescente catálogo de videos, passando por temáticas como os formatos de protesto e manisfestação da comunidade queer nos 1970s, sexualidade entre piratas ou biografias de figuras queer esquecidas, como Pamela Colman Smith. Também podes assistir a estes videos no Instagram ou no canal de YouTube da Rainbow History Class!

7


ROTEIRO HISTORIOGRÁFICO ARQUIVO HISTÓRICO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

CONTACTOS TEL.: (+351) 213 919 475 EMAIL: AHP.CORREIO@AR.PARLAMENTO.PT SÍTIO DIGITAL: HTTPS://WWW.PARLAMENTO.PT/

LOCALIZAÇÃO E TRANSPORTES PALÁCIO DE SÃO BENTO | 1249-068 LISBOA | PORTUGAL AUTOCARROS CARRIS: 706 / 727 / 773 METROPOLITANO DE LISBOA: LINHA AZUL | ESTAÇÃO RATO ELÉTRICO: 28

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE 2.ª A 6.ª FEIRA | 09H00 - 18H00 SÁBADOS | ENCERRADO

NOS DIAS EM QUE HOUVER TRABALHOS PARLAMENTARES, A SALA DE LEITURA ENCERRARÁ COM O FIM DO PLENÁRIO E ÀS 19H NO DECORRER DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES.

O

ACESSO

É

LIVRE

PARA

TODAS

AS

PESSOAS

DEVIDAMENTE

IDENTIFICADAS, COM MAIS DE 18 ANOS.

Podes ainda consultar os nossos Roteiros Historiográficos em edições anteriores para consultares informações acerca da Biblioteca Nacional de Portugal, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Biblioteca Palácio Galveias e da Biblioteca e do Arquivo Fotográfico da Cinemateca Portuguesa.

8


NESTE DIA 20 DE OUTUBRO DE 1921

Há 100 anos, na noite de 19 para 20 de Outubro de 1921, uma camioneta, tripulada por membros do Exército, Marinha e GNR, acordou algumas ruas de Lisboa com som da matança, numa noite que viria a ser conhecida por “Sangrenta”. No total, 6 personalidades da República foram assassinadas, entre os quais o presidente do Ministério (atual primeiro-ministro) demissionário António Granjo, do Partido Liberal, sendo o terceiro chefe de estado assassinado no espaço de 13 anos, em Portugal. Os responsáveis diretos pelo crime foram presos e julgados, mas os verdadeiros cabecilhas ficaram por apurar, numa noite cheia de perguntas por responder e contradições no que diz respeito ao rol de alvos a abater pela camionete fantasma, que incluía radicais, moderados, apoiantes de Sidónio Pais e figuras divergentes desse líder, e também até nomes ligados à alta finança e indústria.

5 CELESTE.............. FOI A MULHER QUE NO DIA 25 DE ABRIL DE 1975 DISTRIBUIU OS CRAVOS AOS MILITARES 6 CONCEITO ABSTRACTO COMO UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS CÓSMICOS QUE DÃO ORIGEM A TUDO QUE SURGE NO MÉDIO ORIENTE ANTIGO 8 1787 É A DATA DE APROVAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO AMERICANA NO CONGRESSO DE....................

VERTICAIS

HORIZONTAIS

PALAVRAS CRUZADAS

1 A 29 DE NOVEMBRO DE 1807, A CORTE REAL PORTUGUESA, LIDERADA PELO PRÍNCIPE-REGENTE D. JOÃO, DEIXA PORTUGAL RUMO AO................. 2 O PROGRAMA DA JUNTA NACIONAL ERA RESUMIDO EM 3 PONTOS FUNDAMENTAIS: DEMOCRATIZAR,........................ E DESENVOLVER 3 DESIGNAÇÃO DADA À ESTRATÉGIA DO GOLPE DO 25 DE ABRIL DE 1974 OPERAÇÃO FIM.................... 4 ARTEFACTO POR EXCELÊNCIA ASSOCIADO AO HOMO ERGASTER

10 DESIGNAÇÃO DA GUERRA QUE DUROU DE 1618 A 1648

7 GOVERNO VISTO COMO TIRÂNICO, DESPÓTICO E TOTALITÁRIO, FRUTO DA SUA TREMENDA INTRANSIGÊNCIA IDEOLÓGICA NO SÉCULO XIX EM PORTUGAL

6

9 BASE DA EXPANSÃO TERRITORIAL, MAS SIMULTANEAMENTE É UM ELEMENTO FUNDAMENTAL DE DIFUSÃO DOS ELEMENTOS ROMANOS


Núcleo de História - N.HIST nhist@fcsh.unl.pt @n.hist.fcsh

BOLETIM CULTURAL

CALL FOR VOLUNTEERS JUNTA-TE À EQUIPA DO BOLETIM CULTURAL DO N.HIST!

PROCURAMOS MEMBROS PARA A CONSTRUÇÃO EDITORIAL E DE CONTEÚDOS DO BOLETIM

FAZ-NOS CHEGAR AS TUAS REVIEWS DE LIVROS, FILMES OU DOCUMENTÁRIOS

SUGERE MUSEUS, EXPOSIÇÕES OU PODCASTS

ENVIA AS TUAS SUGESTÕES PARA O BOLETIM QUE É TAMBÉM TEU!

10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.