2 minute read

cadeira girafa

Next Article
cadeira quintal

cadeira quintal

Em 1986 Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki unem-se à Lina Bo Bardi a partir da elaboração de uma série de projetos destinados à recuperação do centro histórico de Salvador, a exemplo do restaurante casa Benin e do teatro Gregório de Mattos. Diante disso, frustrados com a linguagem dos mobiliários disponibilizados pelo mercado, e tendo a recém-inaugurada marcenaria Baraúna à disposição, surge a possibilidade de projetar as peças de forma autônoma, tal como a cadeira Girafa, visando compor a mobília referente a alguns dos projetos, estabelecendo um diálogo condizente entre o espaço e a peça. A cadeira possui linguagem simples e dimensões reduzidas.. A referência à girafa se dá pela altura do espaldar, formando um “T” e seu assento circular se estrutura através de três pernas fixadas por cavilhas de ipê. A estrutura da peça exige postura ao se sentar, tornando-a desconfortável com o decorrer do tempo. Posteriormente, a cadeira Girafa se desdobrou em bancos, mesas e bordadeiras que são cadeiras mais baixas. A utilização de materiais de origem nacional agrega valor à peça, a fim de ressaltar e disseminar a cultura local. Em 2016 a cadeira foi incorporada à coleção de arquitetura e design do MoMA.

Comprimento: 43cm Largura: 39cm Altura: 79cm Assento: 44cm Peso: 6kg Materiais: Tauari maciço Design: Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki Ano: 1986

Advertisement

cadeira girafa

ajeita essa coluna!

Talvez, por ser uma cadeira de porte menor, exigindo uma posição de postura do usuário, ela pode se tornar desconfortável para pessoas mais altas, mas se tratando de pessoas com uma estatura menor, estas podem se sentir mais à vontade, mas mesmo assim, depois de um tempo, estarão sujeitas à um certo desconforto. O público que provavelmente teria uma adaptação mais confortável, seria o infantil, por se tratar de pessoas com um porte significativamente menor que o de uma pessoa de estatura média, que é considerada uma pessoa pequena. Já chegamos a nos questionar também se o fato de a cadeira gerar algum desconforto, ela poderia ser considerada um elemento de provocação, porque o incômodo e o desconforto geram reações, mesmo que negativas, mas nesse caso com a intenção de instigar algo.

sobre os autores

lina bo bardi

Lina Bo Bardi era de origem italiana, nascida em Roma, onde viveu durante muito tempo e também foi onde obteve graduação em arquitetura e urbanismo. Com o decorrer do tempo, suas obras foram ganhando notoriedade em Milão e nos arredores da Itália, chegando a inaugurar seu próprio escritório. Porém, em decorrência do cenário caótico da segunda guerra mundial, em 1943, Lina começa a enfrentar incertezas e dificuldades em obter novos clientes, tendo inclusive seu recéminaugurado escritório bombardeado durante um conflito.Esse episódio se tornou decisivo para Lina repensar outros direcionamentos para a sua vida. Ela casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi e juntos mudam-se para o Brasil, permanecendo no país até o restante da vida.

sobre os autores

marcenaria baraúna

A marcenaria Baraúna foi fundada por Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, sócios do Brasil Arquitetura em São Paulo desde 1981. São graduados pela FAU-USP e realizaram diversos trabalhos em parceria com Lina Bo Bardi. A criação de peças em linha se deu início em 1987, a partir da elaboração da cadeira Girafa e da Frei Edígio. Atualmente a marcenaria realiza diversas peças que compõem os projetos do Brasil Arquitetura.

This article is from: