História da Fundição Sineira em Portugal

Page 40

b a p t i s m o d o s s i n o s , e m 9 6 8 ( A s c e n s ã o Va l d e z , 1 9 1 0 : 2 8 ; V i o l l e t- l e - D u c , E u g è n e - E m m a n u e l , 1 9 2 4 : 2 8 1 ) . Culminando assim o que se pode entrever como um movimento progressivo, provavelmente desigual regionalmente, no espaço ibérico terá prematuramente logrado uma considerável aceitação, se tivermos em conta a referência ao uso de sinos no rito visigótico desde o século V (Miguel Hernandez, 1990: 145), ainda que especificamente para o território português a referência m a i s r e c u a d a à u t i l i z a ç ã o d o s i n o s e r e p o r t e a 8 7 0 ( H e rculano, 1867: 46).

4. O bronze A utilização do bronze como matéria preferencial no fabrico de sinos é, talvez de todos os aspectos, o mais consensual. Empregue o ferro forjado no sino suíço do Mosteiro de São Gall, de finais do século VI, e no sino alemão da igreja de Santa Cecília, de 613 e actualmente sito no Museu de Colónia, e tendo como exemplo para o u s o d o c o b r e o s i n o f r a n c ê s d e S t i v a l e m Po n t i v y d o s é c u lo VII, os primeiros sinos cristãos de bronze conhecidos s e r ã o o s i n o d a a b a d i a f r a n c e s a d e F l e u r y, p r o v a v e l m e n t e datável dos séculos VIII-IX, o sino italiano de Canino, dos s é c u l o s V I I I - I X , 1 e o s i n o i r l a n d ê s d e C h u m a s c a h e m A n n g, do século IX, permanecendo como exemplar de data mais r e c u a d a p a r a a Pe n í n s u l a I b é r i c a o s i n o d e 9 2 5 2 c o n s e rvado no Museo Arqueológico de Córdoba (Manzanares Ro d r i g u e z M i r, 1 9 5 1 : 2 2 5 - 2 2 7 ; B a y l e y, B r y a n t , H e i g h w a y, 1 9 9 3 : 2 3 2 ; H o m o - Le c h n e r, 1 9 9 6 : 1 2 4 - 1 2 5 ; M a r c o s V i l lán, Miguel Hernandez, 1998: 11). Contrária à inicial ligeira hesitação na adopção do bronze como matéria pelo sino cristão, e como já acima indicado, a liga usada na fundição sineira define-se já na China do século V a.C., com a solução de quatro partes de cobre para uma de estanho, como a mais apropriada e m t e r m o s s o n o r o s ( N o z a l C a l v o , 1 9 8 4 : 1 5 7 ) . Pa r a o mundo cristão, temos como dados mais recuados as análises realizadas em Inglaterra aos vestígios arqueológicos d e f u n d i ç ã o s i n e i r a d e H e d e b y, d o s s é c u l o s V I I I -X I , G l o u c e s t e r, c o m d u a s o c o r r ê n c i a s d e c e r c a d e 9 0 0 , e Wi n c h e s 38


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.