A Arte Rupestre de Monte Alegre

Page 179

Edithe Pereira

Ele atribuía a fenícios e gregos a autoria dos grafismos rupestres e os “decifrou” utilizando como método as semelhanças entre as formas das pinturas e gravuras rupestres e das letras desses antigos alfabetos e, por comparação, chegava a decifrar o seu conteúdo (Figura 3).

FIGURA 3. Exemplo de uma tradução feita por Bernardo Ramos para uma gravura rupestre no rio Madeira, Rondônia.

Interpretações como as do Padre João Daniel, Ladislau Neto, Theodor Koch-Grünberg, Ermano Stradelli, Bernardo da Silva Ramos e de tantos outros, são reflexos de diferentes contextos históricos que influenciaram as formas de perceber a cultura indígena. Essas interpretações precedem os estudos sistemáticos sobre arte rupestre no Brasil, que só tiveram início na segunda metade do século XX. Estudos etnográficos e botânicos realizados na Amazônia e em outros países relacionam a arte rupestre com o uso de alucinógenos. O conhecimento e o uso de plantas alucinógenas é uma prática comum entre as comunidades indígenas do continente americano(21). Gerardo Reichel-Dolmatoff(22) estudou o uso cultural de um alucinógeno conhecido como yajé (Banisteriopsis caapi), entre os índios Tukano, no rio Uaupés, no noroeste amazônico. Essa planta faz parte do mito de criação da humanidade dos Tukano e as gravuras encontradas em algumas rochas relacionadas a esse mito – na cachoeira Ipanoré e na Pedra de Nyí – marcam o local onde o sol fertilizou a terra, dando origem à humanidade. Utilizada em rituais, o yajé provoca um fenômeno entóptico – os fosfenos – que são imagens geralmente geométricas e brilhantes, que aparecem em nosso campo de visão. Reichel-Dolmatoff identificou que as formas desenhadas pelos índios durante sua experiência alucinógena eram semelhantes a vários motivos encontrados na cultura material desses índios e também nas gravuras rupestres(22). A similaridade de 184


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.