bi associação
NOME
Sociedade Recreativa e Musical Banda Bingre Canelense
DATA DE FUNDAÇÃO
1865
NRº DE ASSOCIADOS
757
NRº DE MÚSICOS
70
NRº DE ALUNOS (ano letivo 2014/2015)
54
Iniciação Musical, Formação Musical, Solfejo, Clarinete, Trompete, Trombone, Trompa, Saxofone, Percussão, Guitarra
OFERTA EDUCATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA
PRESIDENTE DA DIREÇÃO MORADA
Ana Paula Almeida
Rua Campo da Cruz
Aquando da sua fundação, a 26 de março de 1865, chamava-se “Sociedade Musical União Canelense”. Mas em 1934, esta instituição adotou o nome atual em homenagem ao poeta canelense Francisco Joaquim Bingre que, sob o pseudónimo de “Cisne do Vouga”, integrou o interessantíssimo movimento poético da “Nova Arcádia”. A Sociedade Recreativa e Musical Banda Bingre Canelense é a coletividade mais antiga do concelho de Estarreja e uma das mais antigas do distrito de Aveiro, que mantém ininterrupta a atividade musical desde a sua fundação. Dirigida pelo Maestro titular, Nelson Aguiar, a banda filarmónica é constituída por músicos de todas as idades, dos 8 aos 80. Dela vêm brotando notáveis músicos e maestros, que têm vindo a integrar grandes orquestras e bandas profissionais, mas também a exercer a docência musical, com elevada distinção, em vários conservatórios.
As inscrições para a Escola de Música decorrem na primeira quinzena de outubro. Informe-se através do email geral@bandabingre.com ou do telefone 234842043
A instituição celebra o seu 150º aniversário com um vasto programa comemorativo que se prolonga até ao final deste ano e que incluiu o lançamento do livro “Banda Bingre Canelense: Pela música há 150 anos” e a gravação ao vivo de um CD no Cine-Teatro no próximo dia 24 de outubro.
| 45