1 minute read

COMPROMISSO COM O CLIMA

Famalicão quer atingir a neutralidade carbónica até 2050 e para isso vai desenvolver, com o contributo da sociedade civil famalicense, um plano de ação de combate aos grandes desafios ambientais da atualidade.

A meta foi anunciada na apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que decorreu em março, numa cerimónia onde foi também anunciada a criação de um Conselho Consultivo para as Alterações Climáticas com a participação de empresas, universidades, centros tecnológicos, entre outras entidades.

Advertisement

Recorde-se que a autarquia tem já criada uma equipa de trabalho para acompanhamento da política climática, bem como políticas setoriais com impacto nos objetivos municipais em matéria de descarbonização e alterações climáticas, denominada de Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. A coordenação da equipa está a cargo do vereador do Ambiente, Hélder Pereira.

O QUE É A NEUTRALIDADE CARBÓNICA?

Chegar à neutralidade carbónica significa atingir o ponto de equilíbrio – ou seja, um balanço neutro ou balanço zero - entre as emissões de gases com efeito de estufa e o seu sequestro da atmosfera.

Caminhar para a neutralidade carbónica é uma meta importante para alcançar os objetivos do Acordo de Paris: evitar o aumento da temperatura e reduzir os riscos e impactos negativos das alterações climáticas.