1 minute read

ORGÂNICOS

O Município de Famalicão já recolheu mais de 13 toneladas de resíduos orgânicos desde o arranque do projeto piloto de recolha de biorresíduos, lançado pela autarquia no final de abril. Os “Dias Orgânicos” chegam a quase 800 famílias famalicenses, registando, até ao final do mês de junho, uma média de 1.3 toneladas recolhidas por semana.

O projeto, que nesta fase de arranque quer chegar a 1250 famílias da zona central da cidade, vai expandirse no próximo ano até às vilas do concelho – Ribeirão, Joane e Riba de Ave, alargando progressivamente a todo o concelho.

Advertisement

Para já, a autarquia mantém no terreno a campanha de sensibilização porta a porta na zona piloto do projeto, com a explicação da sua importância e a oferta do contentor castanho onde devem ser depositados os restos da preparação de refeições e as sobras de alimentos que podem ser compostados, tais como cascas de fruta, carnes, peixe, ovos, pão e bolos, borras de café, saquetas de chá ou guardanapos de papel. Atualmente, a recolha dos biorresíduos decorre às segundas e quintas. O mapa da zona piloto onde o projeto está atualmente implementado pode ser consultado no site do município.