REVISTA MUNICIPAL Nº6 - 2018/2019

Page 1

Velas REVISTA MUNICIPAL N.º 06 | ABRIL de 2020

MOMENTOS

ESPECIAL

REPORTAGEM

Os momentos mais marcantes dos últimos 2 anos

Festas de São Jorge Semana Cultural das Velas 2018/2019

“A visão de um Queijeiro”


'Indice 1

EDITORIAL

2

RESUMO

3

MOMENTOS

4

BALANÇO ECONÓMICO

5

ORÇAMENTO 2020

6

CANDIDATURAS AÇORES PO 2020

7

APONTAMENTOS

8

EMPREITADAS

9

GABINETE TÉCNICO

10

SERVIÇOS MUNICIPAIS

11

CULTURA .................................................. pág. 94 Festas de S. Jorge .................................. pág. 102 Semana Cultural das Velas .................... pág. 108

12

ÁREA SOCIAL

.................................... pág. 114

13

INSTITUIÇÕES

.................................... pág. 123

14

DESPORTO

15

REPORTAGEM ...................................... pág. 148

.............................................. pág. 3 .................................................. pág. 4

.......................................... pág. 44

2

...................... pág. 46

............................. pág. 50 ....... pág. 54

................................ pág. 56

5

..................................... pág. 60 ............................ pág. 74

10

...................... pág. 76

11 12

.......................................... pág. 142

“Velas, Capital do Queijo” PROPRIEDADE: C âmara Municipal de Velas PUBLISHER: Lena Amaral DIREÇÃO DO PROJETO: César Sequeira GESTÃO DO PROJETO: Roger Sousa EDIÇÃO: Norberto Luís PROJETO GRÁFICO: Melissa Borges e César Sequeira FOTOGRAFIA: Jorge Góis, Mark Marques, Jornal O Breves, Foto Oceanus, Mário Brasil IMPRESSÃO: Nova Gráfica DISTRIBUIÇÃO&PUBLICIDADE: Câmara Municipal de Velas (geral@cmvelas.pt) TIRAGEM: 2.500 exemplares DEPÓSITO LEGAL 390208/15

15


Editorial Um Concelho com Futuro... Caros Munícipes,

Aliás, por via da adoção de uma política de impostos baixos, o Município de Velas tem a menor carga fiscal nos Açores, não cobrando Derrama às Empresas, devolvendo 3,5% das receitas próprias do Município às Famílias em sede de IRS (libertando mais recursos para todos), ou cobrando o IMI pelos mínimos possíveis determinados por lei.

Passado pouco mais de metade do atual mandado Autárquico é hora de vos prestar contas, por via da nossa Revista Municipal, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este Executivo Camarário. Este exemplar que agora recebe, compila de forma sumária, uma parte considerável do trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos, e que vos vem sendo Em suma, o nosso trabalho comunicado por via das Redes diário passa por termos uma Sociais. Política Social amiga das Famílias, das nossas Instituições Hoje, fruto de uma gestão e do Setor Empresarial Local, muito rigorosa e responsável fomentando o desenvolvimento das Finanças Municipais e dos económico, estimulando recursos ao dispor de todos os a motivação de todos os Velenses, temos um Município Colaboradores do Município com contas equilibradas e com e desenvolvendo medidas e a sua imagem completamente ações que contribuam para o credibilizada perante os desiderato assumido, desde a Cidadãos e Instituições, o primeira hora, de fazer da Nossa que permite aumentar o Terra um local cada vez melhor investimento público nas mais para se estar e para se viver e variadas vertentes e setores. onde sentimos e acreditamos É sinónimo do que vos digo, ter a dinâmica e sabedoria para, a capacidade em lançar no todos juntos, construirmos um presente ano, sensivelmente Concelho com Futuro. 8 milhões de euros de investimento Municipal, através da concretização de um vasto conjunto de obras que, para além de criarem mais e melhores condições de vida à população, em muito contribuirão para a Luís Silveira manutenção e criação de postos de trabalho.

(...) fruto de uma gestão muito rigorosa e responsável das Finanças Municipais e dos recursos ao dispor de todos os Velenses, temos um Município com contas equilibradas (...)”.

Salientar e destacar o rigor das contas da Autarquia (que importa manter) é também realçar um trabalho desenvolvido por este Executivo que nunca implementou políticas de aumento de impostos, nem às Famílias, nem às empresas. Revista Municipal Município de Velas

3


Resumo

TOMADA DE POSSE 2017-21 N OVO S Ó RGÃOS AUTÁ RQU I COS DA ASS E M B LEIA E CÂM AR A MUN I CI PAL DE V E L AS Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos eleitos em outubro de 2017, tendo esta contado com a presença de Entidades dos Concelhos de Velas e Calheta, dos Presidentes Regional e Nacional do CDSPP, bem como população em geral. O Executivo Municipal para o quadriénio 2017/2021 é composto pelo Presidente, Luis Silveira (CDS-PP), Vereador André Rodrigues (PS), Vereador Marco Almada (CDS-PP), Vereadora Lena Amaral (CDS-PP) e Vereador Rui Moreira (PS). A Assembleia Municipal para o mesmo mandato, é constituída por 10 elementos do Grupo Municipal do CDS-PP, 7 elementos do Grupo Municipal do PS, 3 elementos do Grupo Municipal do PSD e 1 elemento em representação Municipal da CDU. O Presidente eleito para a Assembleia Municipal neste mandato é o Deputado Municipal João Estrela Maciel.

4

Revista Municipal Município de Velas


EXECUTIVO CELEBRA DIA MUNDIAL DA CRIANÇA No âmbito deste dia, o Executivo do Município de Velas visita as várias Escolas, Creches, Jardins de Infância e CAO do Concelho para entregar lembranças alusivas à reciclagem aos alunos destas Instituições, bem como participar nas diversas iniciativas e atividades preparadas para as comemorações do dia em causa. As crianças, auxiliares e docentes receberam muito bem os representantes da Edilidade, passando assim um dia diferente e bem animado que comemorou o ser Criança... Um grande bem-haja a todos!

ESCOLA PROFISSIONAL REALIZA DIA DO EMPREENDEDOR

ALUNOS DA EBS DE VELAS VISITAM EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

A Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) organiza a atividade de “Empreendedor Por Um Dia”. Este dia foi assinalado com a presença dos alunos da EPISJ no Jardim da República onde tiveram oportunidade de ser empreendedores por um dia, criando vários espaços comerciais com venda de comes e bebes, jogos, entre outros. A atividade contou com o apoio logístico do Município de Velas, que defende que estas atividades, além de promoverem o trabalho realizado pela EPISJ, contribuem para estimular os Jovens a desenvolver projetos de emprego e criação do seu próprio posto de trabalho.

O Município de Velas recebe a visita de alunos do 11º ano da EBS de Velas que se mostraram interessados em perceber a dinâmica e orgânica dos mais variados departamentos do Município, bem como o sistema do Poder Local Democrático, no âmbito do Módulo Escolar “Mundo Atual”. Foi com muito gosto que o Nosso Presidente da Câmara Municipal, Luís Silveira, recebeu estes alunos, pois considera que é importante que os jovens tenham interesse pela vida pública e saibam quais os serviços prestados pela sua Autarquia e como é que esta os pode ajudar, no presente, mas sobretudo no futuro. Os alunos tiveram também oportunidade de visitar o Arquivo Histórico Municipal João Gabriel de Ávila, onde puderam ver e perceber um pouco mais da história da Nossa Terra.

Revista Municipal Município de Velas

5


24 NOVOS COLABORADORES NO QUADRO DE PESSOAL DO MUNICÍPIO O Município de Velas assina contrato de trabalho com 24 novos Colaboradores. Ao todo são 19 novos Assistentes Operacionais, um Assistente Técnico e quatro Técnicos Superiores. O preenchimento destas vagas vêm proporcionar uma maior estabilidade para estes Colaboradores que optaram por viver e fazer vida na Nossa Terra, contribuindo em simultâneo para o desenvolvimento do Nosso Concelho. O Presidente do Município, Luís Silveira, considera uma mais-valia o aumento de Colaboradores no quadro de pessoal tornando assim os serviços desta Autarquia mais eficientes, sempre numa perspetiva de prestar mais e melhores serviços aos Munícipes e a todos quantos nos visitam.

6

Revista Municipal Município de Velas

PROMOÇÃO QUEIJO SÃO JORGE DOP O Município fez-se representar pelo Seu Presidente Luís Silveira, no Evento de Promoção da Marca Queijo São Jorge DOP, em Vila Franca de Xira, no qual participaram individualidades do Governo da República, Governo Regional dos Açores, parceiros de negócio, entre outros. O evento contou com uma forte promoção da marca com a presença de inúmeros Chefs de Cozinha, nomeadamente o Chef Vitor Sobral, que tem contribuído para a promoção e dinamização dos produtos dos Açores, e mais em concreto da Joia da Coroa da Nossa Terra, o Queijo São Jorge DOP. Uma palavra aos Produtores de Leite da Nossa Ilha, pelo trabalho, empenho e dedicação, que permitem termos o melhor leite da Europa que culmina com um dos melhores queijos de todo mundo e que tanto contribui para a criação de postos de trabalho e sustentabilidade da Ilha.


ASSINATURA DE CONTRATOS DE ESTAGIAR L Município de Velas assina contratos no âmbito do Programa Estagiar L, com Jovens da Nossa Ilha, os quais foram integrados no Município numa perspetiva de desenvolvimento e trabalho em prol da Nossa Terra, nomeadamente, nas áreas Jurídica, Sociais e Educativas, Culturais e Sistemas de Informação Geográfica. Estes estágios permitem a estes Jovens, de acordo com as suas áreas de formação profissional, iniciar o seu caminho no mercado de trabalho e em simultâneo a oportunidade de valorização profissional, transmitindo conhecimentos e projetos de dinamização que serão sempre uma mais valia para a Nossa Terra.

DIA DA EUROPA COMEMORADO NA RUA DIREITA COM A INICIATIVA “RUA DA EUROPA”

MUNICÍPIO PARTICIPA NA DESPEDIDA DAS IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO

O Município de Velas associa-se à iniciativa do Dia da Europa 2019 e coloca bandeiras da União Europeia e dos seus Estados Membros, na Rua Maestro Francisco de Lacerda, mais conhecida como Rua Direita. Uma iniciativa promovida pelo Governo Regional dos Açores, que visa a colocação de bandeiras numa rua de cada Concelho, sendo esta nomeada por “Rua da Europa”. O Dia da Europa, 9 de Maio, celebra a Paz e a União dos seus Estados. O Município faz votos que todos juntos possamos contribuir para uma Europa de Paz e Entreajuda em que reine o bom senso e o bem-estar das suas Populações.

Após quase 60 anos de dedicação às pessoas desta Ilha vemos partir as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição que prestaram auxílio no antigo Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Velas, bem como no atual Centro de Saúde e na Casa de Repouso João Inácio de Sousa. O legado que as Irmãs Filomena, Fernanda, Júlia e Isabel, entre outras que já há algum tempo saíram da Nossa Terra, nomeadamente a Irmã Clementina deixam-nos por parte da População em geral, como das Instituições que serviram um sentimento de gratidão, em especial a Irmã Filomena que na qualidade de parteira, tantos filhos desta Terra ajudou a trazer ao Mundo. Revista Municipal Município de Velas

7


INAUGURAÇÃO PISTA DE MOTOCROSS DE SÃO JORGE O Município de Velas inaugurou a Pista de Motocross de São Jorge no local onde no passado funcionou o Aterro Sanitário. No mesmo dia realizou-se uma prova de Motocross inserida no Campeonato Regional dos Açores, organizada pelo Clube Motard de São Jorge, a quem deixamos uma palavra de reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido que em muito contribuiu para a projeção e economia local da Nossa Terra. A obra em causa, visou reabilitar um Espaço Público Municipal, dando-lhe novo corpo, no caso em apreço, melhores condições para a prática dos amantes do desporto motorizado, sendo este um anseio de há muitos anos a esta parte.

8

Revista Municipal Município de Velas


INAUGURAÇÃO CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES DOS NORTES

O Município após obras de recuperação do edifício que funcionou como Escola Primária de Stº António, tornou este num Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL). Esta é mais uma valência ao serviço da População, no caso em apreço, dos Nortes, que certamente contribuirá para a fixação de pessoas e dinâmica da Freguesia. O atual Executivo, tem mantido uma grande preocupação em reabilitar o seu Património Edificado por todo o Concelho, criando serviços de proximidade aos Munícipes e adaptando-os às necessidades das Instituições do Concelho, permitindo assim, reunirem condições mais adequadas ao desenvolvimento das suas atividades. Como ato simbólico, foi neste dia assinado um Protocolo com a SantaCasadaMisericórdiadaViladasVelas,naordemdos10.000€, o qual suportará os custos de funcionamento do espaço em causa.

Revista Municipal Município de Velas

9


MUNICÍPIO DE VELAS ACOLHE REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO TRIÂNGULO O Município de Velas acolheu, na Casa Museu Cunha da Silveira, uma reunião com os técnicos de turismo, marketing e design dos seis Municípios, de São Jorge, Pico e Faial, que compõe a Associação de Municípios do Triângulo (AMT). A reunião teve por base a preparação da divulgação da marca “Triângulo”, numa perspetiva de promoção da mesma, como um destino turístico dentro dos Açores, na edição da Bolsa de Turismo de Lisboa 2020 (BTL). A BTL é reconhecida no setor como o evento mais importante na área do turismo em Portugal e como um ponto de encontro de profissionais, sendo importante a presença do Nosso Concelho.

10

Revista Municipal Município de Velas

REVISÃO DO PLANO DIRETOR M U N I C I PA L ( P D M ) D E V E L A S A Comissão de Acompanhamento para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) reuniu na Casa Museu Cunha da Silveira, em Velas, presidida pelo Eng.º Jorge Soares da Direção Regional da Organização e Administração Pública (DROAP) com o intuito de analisar os documentos relativos à II Fase de Revisão do PDM de Velas. Estamos cada vez mais perto de concluir a revisão do referido plano que se torna essencial, uma vez que é uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento do Nosso Concelho, passando pelas vertentes económica, cultural, desportiva, recreativa, turística e até social, definindo o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do Município.


AMPLIAÇÃO DA COBERTURA DA REDE DA FIBROGLOBAL NO CONCELHO DE VELAS Após várias diligências do Município, que estão a decorrer os trabalhos de ampliação da cobertura de rede de fibra do Concelho de Velas para ir ao encontro das necessidades e anseios dos Nossos Munícipes e Empresas residentes nas localidades abrangidas. Assim sendo, e neste projeto, as áreas de ampliação são as seguintes: Manadas Terreiros Beira São Pedro Toledo

Santo António Fajã do Ouvidor Norte Grande Fajã da Ribeira da Areia Ribeira da Areia

O Município continuará a trabalhar no sentido de podermos em breve ter cobertura total do Concelho em termos de rede de fibra.

PLANO DE INTERVENÇÃO PROJETO “HAJA SAÚDE” Técnicos do Projeto “Haja Saúde” em articulação com o Município, estiveram no Nosso Concelho para o desenvolvimento de ações de prevenção nos contextos laboral e escolar, isto é, realizaram diversas sessões de esclarecimento, informação e sensibilização sobretudo sobre alcoolismo e outras dependências, comportamentos aditivos e de risco em zonas recreativas. Estas sessões foram realizadas a várias turmas da EBS de Velas, aos Colaboradores do Município e à População em contexto recreativo. O Município considera estas sessões de esclarecimento fundamentais para mantermos uma sociedade informada e capaz de prevenir e evitar situações de dependência.

MUNICÍPIO DE VELAS PRESENTE NA FEIRA AGRÍCOLA O Município apoia e marca presença na Feira Agrícola de São Jorge com um stand, mostrando o que de melhor temos no Nosso Concelho a quem nos visita, promovendo igualmente a Semana Cultural das Velas, bem como, a marca: “Velas, Capital do Queijo”. Cooperámos com a organização do evento, com a cedência de mão de obra e animação cultural. O Município considera que eventos desta natureza são cruciais para o setor agrícola, permitindo aos produtores das diversas vertentes mostrarem o que de melhor se produz na Nossa Terra. Revista Municipal Município de Velas

11


FORMAÇÃO “VELAS, CAPITAL DO QUEIJO” Foi pelo Município promovida uma formação com o Chef de Cozinha José Maria Moreira, da Escola Profissional Infante Dom Henrique da cidade do Porto, nas instalações da Escola Profissional da Ilha de São Jorge, para a restauração da Nossa Ilha, IPSS do Concelho e Escolas Básica e Secundária de Velas e Profissional da Ilha de São Jorge. O Município tem vindo a diligenciar esforços no sentido de promover Velas como a Capital do Queijo assumindo-se assim, como um dos promotores deste produto de excelência com mais de 500 anos de história. Esta formação além de contribuir para a dinamização da Economia local, pretende divulgar em termos turisticos e gastronómicos o Nosso Concelho e Ilha, através do Queijo São Jorge DOP, ingrediente essencial nas nossas mesas.

12

Revista Municipal Município de Velas


SÃO JORGE RECEBE O 1º ENCONTRO REGIONAL DO TURISMO DOS AÇORES São Jorge recebe o 1º Encontro Regional do Turismo dos Açores, evento que decorreu no Auditório Municipal de Velas. Este encontro, teve como tema central “Qualificação – Desafio para a Sustentabilidade do Turismo dos Açores”, e contou com a presença de especialistas regionais, nacionais e estrangeiros de várias áreas profissionais, que partilharam conhecimentos e experiências em diferentes áreas temáticas, numa perspetiva de se alcançar o verdadeiro desenvolvimento sustentável do destino Açores. O Município considera esta iniciativa uma mais valia para a Nossa Terra e Região no seu todo, sobretudo numa época em que se pretende o desenvolvimento turístico local e o combate à sazonalidade.

PRESENÇA NO EVENTO “ENCONTRO COM A GASTRONOMIA“ O “Encontro com a Gastronomia”, promovido pelo Município da Calheta, teve o propósito de promover mais e melhores conhecimentos à restauração através do conhecido Chef de cozinha Ljubomir Stanisic. O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, esteve presente a convite do seu Homólogo Décio Pereira, Presidente do Município da Calheta. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa ao Concelho vizinho naquilo que se entende como uma união de esforços e recursos visando sempre o desenvolvimento e sustentabilidade da Nossa Terra.

PROJETO ECOTOUR EM VELAS/São Jorge A Casa Museu Cunha da Silveira recebe Workshop intitulado “Produtos Turísticos em Espaços Costeiros Protegidos, na Região da Macaronésia”, que contou com a presença e intervenção do Nosso Presidente, Luís Silveira, e de outras Entidades, das quais, algumas, vindas de Espanha para partilharem a sua experiência de Ecoturismo. Esta iniciativa foi promovida pela Associação Regional de Turismo, discutindo a temática do Ecoturismo e proporcionando aos seus intervenientes momentos de debate e reflexão sobre a valorização do património natural e cultural das áreas costeiras protegidas, e no caso em apreço as Nossas emblemáticas Fajãs, Reserva da Biosfera.

Revista Municipal Município de Velas

13


INAUGURAÇÃO MERCADO MUNICIPAL EM VELAS Após mais de 20 anos do encerramento do antigo Mercado Municipal, as Velas voltam a ter um Mercado, com a inauguração de um novo e moderno espaço, concebido no âmbito da obra da 1ª Fase de Reabilitação Urbana da Sede do Concelho, a qual beneficiou de Fundos Comunitários por via do Programa Operacional 2020. O espaço encontra-se sediado no Centro Histórico da Vila, e conta com um amplo espaço, dotado de nove Bancas de Venda, bem como de uma zona de lazer adjacente, na qual se inclui um Parque Infantil. O Regulamento de gestão do espaço em causa prevê a permissão para ocupação dos espaços de venda a Instituições, Empresas e Privados, sendo estes gratuítos para venda dos seus produtos/ ar tigos, para cada período de atividade do Mercado Municipal. Impor ta salientar que este, para além de ser mais um compromisso cumprido pelo atual Executivo Camarário, é sobretudo a opor tunidade de podermos beneficiar de um espaço para venda e compra dos produtos da Nossa Terra, que cer tamente em muito contribui para o desenvolvimento e sustentabilidade económica do Concelho e Ilha. 14

Revista Municipal Município de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

15


COLABORADORES DOS MUNICÍPIOS DE VELAS E CALHETA FESTEJAM O SÃO MARTINHO Festejou-se o São Martinho, no Armazém Municipal de S. Pedro, num convívio entre os Colaboradores e Executivos dos Municípios de Velas e Calheta, e Juntas de Freguesia do Nosso Concelho, sendo um momento de harmonia, amizade e boa disposição entre todos. Para o Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, estes momentos de descontração e confraternização, continuam a ser primordiais para o bom ambiente de trabalho e para motivação dos Colaboradores no sentido de todos juntos continuarmos a desenvolver a Nossa Terra.

DIA MU N DIAL DA DIABETE S Município de Velas promove todos os anos em parceria com a Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, ações de rastreio no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes. Neste sentido foram realizados rastreios, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho em que o objetivo foi consciencializar a População sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da mesma. O rastreio englobou o teste da Glicemia, Tensão Arterial, Perímetro da Cintura e IMC. A Autarquia considera importante continuar a colaborar com ações deste tipo que incentivam a um estilo de vida saudável e promovem uma melhoria na qualidade de vida dos seus Munícipes.

16

Revista Municipal Município de Velas


DIA DA DEFESA NACIONAL Município participa nas comemorações, do Dia da Defesa Nacional em São Jorge, que se realizou no Concelho de Velas. Neste âmbito, o Presidente da Câmara Municipal de Velas realizou intervenções relacionadas com os Fortes da Vila, salientando a sua importância na defesa da mesma no passado, bem como a importante componente que têm atualmente em termos turísticos. Numa altura em que a área da segurança ganha cada vez mais importância, o Município considera pertinente que os mais novos conheçam um pouco da história dos fortes e Muralhas da Vila das Velas, os quais vêm sendo reabilitados por este Município.

MUNICÍPIO REÚNE COM DEPUTADOS REGIONAIS O Nosso Presidente Luís Silveira, e por sua solicitação, reúne com Deputados Regionais, onde foram abordados diversos assuntos de interesse para o Concelho e que estão sob a Tutela da Administração Regional, nomeadamente as acessibilidades aéreas e marítimas, sendo estas determinantes para o desenvolvimento da Nossa Terra. O Município considera de extrema importância estas reuniões com quem nos representa a nível Regional, apresentando preocupações nos diversos setores, bem como algumas soluções que ao serem aceites pela Tutela em muito poderiam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Nossos Munícipes.

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O Chefe de Gabinete, Roger Sousa, em representação do Município de Velas, marca presença na Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência organizado pela Associação para Apoio à Criança com Necessidades Educativas Especiais do Concelho Velas. No âmbito da comemoração, houve uma palestra com a presença do atleta paralímpico Lenine Cunha, no Auditório Municipal de Velas, e diversas atividades na EBS de Velas. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa a estas causas que lutam pela igualdade de todos e para todos, felicitando o CAO pela presente iniciativa. Revista Municipal Município de Velas

17


BALANÇO DA ÉPOCA BALNEAR Tem vindo a registar-se uma grande adesão por parte da População em geral, bem como por parte dos Turistas que nos visitam, às zonas balneares do Concelho. Neste âmbito, salientese a aposta do Município no investimento das zonas balneares, que são locais apetecíveis, de lazer e bem-estar para quem as frequenta. O Município agradece o cuidado de todos na manutenção das Nossas zonas balneares com a dignidade que todos merecemos, não esquecendo que estas fazem parte do cartaz de visita da Nossa Terra.

Aposta do Município nas Zonas Balneares ...

18

Revista Municipal Município de Velas


INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE TREINO DE JUDO DE SÃO JORGE No âmbito da visita estatutária do Governo Regional dos Açores à Ilha de São Jorge, foi inaugurado o Centro de Treino de Judo de São Jorge. Um investimento do Governo dos Açores, mas cujo projeto foi elaborado e cedido pelo Município de Velas, o qual sempre foi acompanhado com muita proximidade pela Autarquia. O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, esteve presente nesta cerimónia, congratulando este investimento na Ilha de São Jorge, mais concretamente no Concelho de Velas, o qual irá estimular o desenvolvimento da prática do Judo na Ilha, bem como contribuir para que os atletas do Judo Clube de São Jorge e os atletas de Alto Rendimento da Região possam alcançar mais e melhores resultados nas competições em que participam.

MUNICÍPIO APOIA GIMNI CENTRO NO DIA MUNDIAL DA DANÇA

PROTOCOLO COM O INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

O Município de Velas apoia Gimni Centro no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Dança. Este evento contou com várias atividades, entre elas a atuação das turmas de Dança do Gimni Centro Health Club e do Clube Desportivo Escolar de Velas bem como uma Mega Aula de Zumba, sendo a sua performance em frente aos Paços do Concelho. Congratula-se o Gimni Centro por mais esta iniciativa, a qual vem promover a atividade física e em simultâneo dinamizar o centro da Nossa Vila.

O Município assina protocolo com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, por forma a proporcionar estágios curriculares dos cursos ministrados por este estabelecimento de ensino. De realçar que a Autarquia tem vindo a promover estágios pedagógicos, bem como programas Estagiar, com vista à criação de oportunidades de emprego aos Jovens da Nossa Terra, que permitem um primeiro contato com o mercado de trabalho e que proporcionam a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências relacionadas com a sua área de formação.

Revista Municipal Município de Velas

19


CASA MORTUÁRIA DOS NORTES AO SERVIÇO DA COMUNIDADE O atual Executivo do Município, assumiu o compromisso de continuar a requalificar o seu Património Edificado, e colocá-lo ao serviço da População, criando assim mais e melhores serviços de proximidade, um pouco por todo o Concelho. Assim sendo, e após a requalificação da antiga Escola do Toledo, adaptada a um Centro de Atividades, bem como da Escola da Ribeira do Nabo, à Sede dos Escuteiros da Urzelina, chegou a altura da requalificação da antiga Escola de Santo António. O Edifício em causa, adaptado a uma Casa Mortuária, oferece um espaço amplo e com todas as condições de funcionalidade a que se destina, estando dotado de duas Salas, Instalações Sanitárias e Copa, bem como adaptado a pessoas com mobilidade reduzida. De salientar que, para além de mais um serviço disponível à Comunidade, importa referir que a reabilitação em causa veio contribuir para o embelezamento do Nosso Concelho, nomeadamente da Freguesia do Norte Grande, mais em concreto do lugar de Santo António.

20

Revista Municipal Município de Velas


INAUGURAÇÃO POSTO DE TURISMO DE SÃO JORGE

Foi com gosto e satisfação que o Presidente Luís Silveira, em representação do Município de Velas, esteve presente na inauguração do novo Posto de Turismo de São Jorge, que contou com a presença da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo. Trata-se de um espaço que em muito vem dignificar o atendimento a todos aqueles que escolhem a Nossa Terra para seu destino de férias, nomeadamente para obter informação turística, mas também criando melhores condições de trabalho aos Colaboradores da Direção Regional do Turismo. Importa referir que o Município há muito que defende esta solução junto do Governo dos Açores, estabelecendo uma parceria, na cedência do Edifício Municipal, bem como na conceção do projeto de adaptação realizado pelo Gabinete Técnico da Autarquia. Uma parceria que se traduz na clara aposta e atenção que o Município dá ao setor turístico. Sejam todos bem-vindos a São Jorge e em particular a “Velas, Capital do Queijo”.

Revista Municipal Município de Velas

21


CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE VELAS Foi constituído o Conselho Municipal da Juventude de Velas, onde se realizou a reunião de instalação deste Órgão Consultivo representado pelas várias Entidades e Associações do Concelho diretamente relacionadas com os Jovens da Nossa Terra. Este foi criado com o intuito de proporcionar aos Jovens o poder de pronúncia e participação nas temáticas e politicas do Concelho dando a oportunidade aos Jovens para contribuir com as suas motivações e aspirações, sendo intenção da Nossa Autarquia responder às necessidades da Nossa Juventude.

ALUNOS DA EBS DE VELAS EM ESTRASBURGO Alunos da EBS de Velas estiveram em Estrasburgo a participar numa sessão EUROSCOLA, em representação de Portugal, juntamente com alunos de vários EstadosMembros numa jornada que será inesquecível para estes Jovens. Sentados nas bancadas dos Eurodeputados, revelaram os seus conhecimentos, capacidade de diálogo e de compromisso. O Município quer assim deixar uma nota de congratulação a todos estes alunos, que participaram neste evento, bem como à respetiva organização.

22

Revista Municipal Município de Velas

MUNICÍPIO PROMOVE PARCERIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS

A Autarquia responsabilizou-se pela inscrição da Escola Básica e Secundária de Velas, da Escola Profissional da Ilha de São Jorge e da Escola Creche/Jardim de Infância do Instituto Santa Catarina no programa Eco-Escolas. O Executivo considera importante o apoio a atividades e programas que promovem hábitos de promoção e proteção ambiental. Recorde-se que este programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, pela Associação Bandeira Azul da Europa pretende encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela Escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.


MUNICÍPIO COLABORA COM A IV SECÇÃO DO AGRUPAMENTO 159 DE PORTIMÃO O Município de Velas colabora com a IV Secção do Agrupamento 159 de Portimão no âmbito das atividades organizadas pelo mesmo, destacando-se o evento de cariz social e cultural que decorreu no jardim da Casa Museu Cunha da Silveira com a participação do CAO de Velas e da Casa de Repouso João Inácio de Sousa. O Município congratula este tipo de iniciativas que promovem o intercâmbio de vivências, experiências e conhecimentos entre as diferentes gerações.

GRUPO DE JOVENS MENSAGEIROS DA PALAVRA EM VIAGEM À GRACIOSA O Município apoiou o Grupo de Jovens Mensageiros da Palavra da Paróquia de Velas numa viagem à Ilha da Graciosa, no âmbito de um intercâmbio com os Jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Luz daquela Ilha. É com muito gosto que o Município colabora com os Jovens da Nossa Terra nestes intercâmbios promotores do convívio e troca de experiências aos mais diversos níveis, os quais contribuem para a promoção do Nosso Concelho.

MUNICÍPIO PRESENTE NA 8ª EDIÇÃO DO “RE...PENSAR O ENSINO DA MATEMÁTICA: DINÂMICAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR” O Município de Velas associou-se ao evento “Re... pensar o ensino da matemática: Dinâmicas de Promoção do Sucesso Escolar” que se insere no âmbito do projeto Prof DA do Programa ProSucesso, que contou com a organização conjunta das três Unidades Orgânicas da Ilha de São Jorge, EBS da Calheta, Topo e Velas e que se realizou na Vila da Calheta. O Município considera estas ações de louvar porque vêm contribuir para o contínuo sucesso escolar dos Jovens da Nossa Terra pois são eles o Nosso futuro. Revista Municipal Município de Velas

23


COLABORADORES DO MUNICÍPIO EM FORMAÇÃO Os Colaboradores do Município das várias Divisões, nomeadamente da Unidade Orgânica de Finanças e Património, da Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos e Gabinete de Comunicação e Design, estiveram em formação da AIRC. Formação esta que teve como principal objetivo dotar os Nossos Colaboradores de conhecimento informático no que toca ao sistema de gestão de faturação, sendo este um complemento às restantes aplicações da AIRC já existentes no Município. O Município entende que este tipo de ações, vai de encontro a algo essencial que é a formação dos seus Colaboradores visando sempre uma melhor prestação de serviços aos Munícipes.

MUNICÍPIO PREMIADO com “SELO DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO 2018” A cidade da Horta recebe a 4ª edição da cerimónia de atribuição dos “Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano”, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA). Este galardão, visa premiar o mérito das entidades gestoras, que se distinguem pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água, e contribuir para reforçar a confiança na qualidade da água da torneira. É com satisfação que recebemos o galardão, refletindo o esforço que o atual Executivo tem vindo a desenvolver no sentido de melhorar a qualidade da água.

24

Revista Municipal Município de Velas

MUNICÍPIO DE VELAS E CALHETA REÚNE COM SUBCOMISSÃO DE CERTIFICAÇÃO DA AFAH O Município de Velas, na pessoa do Seu Presidente Luís Silveira, e o Município da Calheta, na pessoa do seu Chefe de Gabinete José Orlando, reuniram com a Subcomissão de Certificação da AFAH, liderada pelo Vice-Presidente Adjunto, Maurício Toledo. O Município continua empenhado em colaborar e apoiar os Clubes do seu Concelho, munindo as suas infraestruturas desportivas de mais e melhores condições contribuindo assim para a segurança dos atletas e o desenvolvimento da prática do futebol na Nossa Terra.


CONSELHO DE ILHA E CÂMARAS DE SÃO JORGE EXIGEM INTERVENÇÃO DO GOVERNO PARA ULTRAPASSAR DIFICULDADES NOS TRANSPORTES

40º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VELAS Comemoração do 40º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Velas no qual participou o Nosso Presidente Luís Silveira, e tendo assinalado a boa relação existente entre estas duas Entidades. O Município assinou um protocolo de colaboração com esta Entidade pois considera fundamental uma relação de cooperação sobretudo no que diz respeito à intervenção imediata após pedido de socorro da população, sendo cedido o valor de 30 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Velas que vem permitir o funcionamento de uma equipa de intervenção permanente.

A Presidente do Conselho de Ilha e os Presidentes das Câmaras Municipais de Velas e Calheta, de São Jorge, fizeram um apelo ao Governo Regional para que “adote as medidas que lhe competem para assegurar mais e melhores ligações aéreas e marítimas à Ilha”, visando “o bem-estar da população, o desenvolvimento e o crescimento económico da Ilha”. Numa conferência de imprensa conjunta, nos Paços do Concelho da Calheta, Maria Isabel Teixeira, Luís Silveira e Décio Pereira apontaram “inúmeros” e “imensos” problemas e constrangimentos sentidos pela População Jorgense e por turistas nas ligações aéreas e marítimas à Ilha, apontando que “são desgastantes e lamentáveis as histórias e as situações que se vivem à chegada e/ou partida da Nossa Ilha”. “Os transportes são, pois, imprescindíveis para o bem-estar das pessoas e para o florescimento dos negócios, em qualquer Ilha. Sem um sistema de transportes eficiente, eficaz e articulado o que se promove é um atrofio sério ao desenvolvimento. O que tem vindo a acontecer na Ilha de São Jorge é paradigmático desta deficiente rede de transportes”, afirmaram os intervenientes.

Revista Municipal Município de Velas

25


INAUGURAÇÃO SEDE DE ESCUTEIROS

AGRUPAMENTO 1337 URZELINA

26

PO DE

an

te

s

IS

O Município de Ve l a s i nau g u r o u a s e d e d e E s c u te i r o s d a Ur ze l i na, d o A g r u p a m e nto 1 337, a p ó s o b r a s d e r ea b i l i t a ç ã o d a a nt i g a E s c o l a Pr i má r i a, nu m i nve s t i m e nto g l o b a l q u e r o n d o u o s 70 mi l e u r o s . A Au t a r q u i a l i d e r a d a p o r L u í s S i l ve i r a te m v i n d o a d i l i ge n c i a r e s f o r ç o s n o s e nt i d o d e r ea b i l i t a r o s e u Pa t r i m ó n i o Ed i f i c a d o p o r f o r ma a q u e a s Fr e g u e s i a s e L u g a r e s d o N o s s o Concelho consigam oferecer c a d a vez mai s e m e l h o r e s s e r v i ç o s d e p r ox i mi d a d e à su a Po p u l a ç ã o, e v i t a n d o a s s i m a su a d e s e r t i f i c a ç ã o. N o m e s m o d i a, o Pr e s i d e nte d o M u n i c í p i o, L u í s S i l ve i r a, a s s i n o u u m Pr o to c o l o d e c e d ê n c i a d a s instalações do edifício com a C h e f e d o A g r u p a m e nto 1 337, En c a r na ç ã o S o a r e s , p a r a q u e e s te A g r u p a m e nto f a ç a a ge s t ã o d o r e f e r i d o i m ó ve l .

Revista Municipal Município de Velas


INAUGURAÇÃO ESQUADRA DA POLÍCIA

DE SEGURANÇA PÚBLICA DE VELAS Foi com agrado e satisfação que o Presidente da Câmara Municipal de Velas, a convite do Senhor Diretor Nacional e do Comandante Regional da PSP dos Açores, esteve presente na cerimónia de inauguração da Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Velas, presidida por sua Exª o Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita. Este investimento rondou os 150 mil €, suportado pela Secretaria Geral da Administração Interna, mas cujo projeto foi elaborado pelo Gabinete Técnico do Município de Velas. Estas obras de reabilitação vêm contribuir, não só para a melhoria das condições de trabalho dos Agentes da PSP, mas também para o serviço prestado à População em geral.

Revista Municipal Município de Velas

27


CAMINHADA SOLIDÁRIA “VIVE A VIDA” “OUTUBRO ROSA” VS LAÇO SOLIDÁRIO Realização do Laço Humano Solidário no Ginásio da EBS de Velas. Foram muitas as pessoas que se associaram a esta causa, tanto ao participar no Laço Solidário ou até mesmo ao comprar o Kit Solidário (mochila, boné e t-shirt) que tinha como objetivo angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro do Núcleo Regional dos Açores. O Município agradece e considera de louvar a imensa adesão que se pôde constatar nesta atividade o que demonstra o espírito de solidariedade e companheirismo existente na Nossa Terra.

28

Revista Municipal Município de Velas


INAUGURAÇÃO DA DELEGAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ANGRA DO HEROÍSMO EM SÃO JORGE O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, marcou presença na Inauguração da Delegação da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, em São Jorge, bem como para a Arbitragem, espaços estes cedidos pela Autarquia, após obras de requalificação do piso superior do Edifício de apoio ao Campo de Jogos de Velas. De salientar que o Município continua a colaborar com as Instituições que contribuem para o desenvolvimento da Nossa Terra, no caso em apreço do futebol, que em muito fumenta a prática do desporto para estilos de vida mais saudáveis.

REGATAS BALEEIRAS 2019 O Clube Naval de Velas tem vindo a representar a Nossa Terra nas diversas festividades das Ilhas do Triângulo, com equipas de remo feminino, remo masculino e vela. É com gosto e satisfação que o Município vê a participação desta Instituição nas regatas de Botes Baleeiros, deixando aqui uma palavra de reconhecimento e agradecimento à atual Direção do Clube Naval de Velas, pelo trabalho desenvolvido bem como a todos quantos têm contribuído para que seja possível mantermos e recuperarmos esta tradição que honra a Nossa cultura mas sobretudo os Nossos antepassados que muito lutaram nestes mares para fazer do mesmo, o sustento das suas famílias.

DIA DO EMPREENDEDOR DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS Escola Básica e Secundária de Velas organiza atividade ‘Feira do Empreendedorismo’ no Jardim da República. Este dia foi assinalado com a presença dos alunos desta Unidade Orgânica, no Jardim da República, onde tiveram a oportunidade de ser empreendedores, criando vários espaços comerciais com a venda dos mais diversos artigos. O Município de Velas apoiou esta atividade e defende que estas contribuem para estimular os Jovens a desenvolver projetos de emprego. Revista Municipal Município de Velas

29


REABERTURA DO

CAMPO MUNICIPAL DE VELAS O Município de Velas continua empenhado em desenvolver o Nosso Concelho, no caso em apreço, na área do desporto, com a conclusão da 2ª fase das obras no Campo Municipal de Velas, as quais ascenderam ao Valor Global de 300 Mil € de Investimento. Estas obras vêm assim dignificar este complexo desportivo, criando melhores e mais adequadas condições aos atletas que usufruem deste espaço, sendo o desporto um fator de grande relevância para a Nossa saúde.

30

Revista Municipal Município de Velas


MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA NO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO No âmbito da deslocação à Nossa Ilha e mais em concreto ao Concelho de Velas, Sua Exª o Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, o Município teve a honra de receber apresentação de cumprimentos pelo mesmo e sua comitiva, onde foram tratados temas de extrema importância como a segurança das Populações, eventuais constrangimentos provocados por falta de meios, nomeadamente de efetivos, tendo sido transmitido que no decorrer do presente ano a Região receberá sensivelmente mais 40 Agentes da PSP, dos quais certamente alguns deles serão destacados para a Nossa Ilha.

GNR APRESENTA CUMPRIMENTOS AO MUNICÍPIO DE VELAS Município de Velas recebe a visita do Coronel de Infantaria Paulo Jorge Correia Eusébio Messias, Comandante do Comando Territorial dos Açores da GNR, a qual teve o propósito de apresentar cumprimentos protocolares ao Presidente da Câmara Municipal de Velas. Foram abordados temas como a importância da imprescindível relação Institucional e de colaboração entre as duas Instituições, nomeadamente, na área da segurança dos cidadãos.

NOVO COMANDANTE REGIONAL DA PSP O Presidente do Município recebe apresentação de cumprimentos pelo novo Comandante Regional da Polícia de Segurança Pública, o Superintendente Luís Ribeiro Viana. Na ocasião Luís Silveira deu as boas vindas ao novo Comandante, realçando a importância fulcral que a PSP desempenha na área da segurança à População. No encontro, foram abordados temas como a importância da relação Institucional e de colaboração, nomeadamente, na área da segurança dos cidadãos, tendo sido feita uma abordagem ao serviço prestado por esta força de segurança no Concelho, bem como dos constrangimentos a nível de recursos, nomeadamente de efetivo.

Revista Municipal Município de Velas

31


INAUGURAÇÃO DO PORTO COMERCIAL DE SÃO JORGE Inaugurado o Porto Comercial de São Jorge, numa sessão presidida por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro. Foi com gosto que o Presidente do Município, Luís Silveira, esteve presente na referida inauguração que virá melhorar as condições de acesso dos navios de mercadorias e transporte de passageiros que escalam na Nossa Terra. O Município vê com bons olhos este investimento portuário no Nosso Concelho e Ilha beneficiando assim os acessos marítimos e criando melhores e mais adequadas condições de operacionalidade. De salientar que foi com apreço e satisfação que o Nosso Presidente Luís Silveira viu ser concretizado o Terra Pleno por este defendido junto do Sr. Presidente do Governo para parque de contentores, o qual em muito veio dignificar a obra em causa e trazer mais e melhores condições de funcionamento e segurança. E porque a insatisfação de quem sempre defende mais e melhor para a Nossa Terra, ficou o pedido ao Sr. Presidente do Governo e Secretária dos Transportes, para a reabilitação da Muralha do Forte de Santa Cruz, agora adjacente ao parque de estacionamento de apoio à Gare de passageiros, bem como a criação de um espaço com mobiliário urbano/bancos para os passageiros usufruírem nomeadamente em época alta/verão, tendo em conta os constrangimentos existentes pela dimensão da Gare em dias ou viagens com fluxo considerável de passageiros. Por fim ficou o pedido e desejo da concretização logo que possível, em sedear uma embarcação de passageiros em São Jorge, permitindo com a regularidade necessária decorrer a ponte marítima entre Velas e São Roque do Pico, libertando recursos para a realização da ligação Calheta/Angra do Heroísmo.

32

Revista Municipal Município de Velas

COMANDANTE DO NAVIO NRP SETÚBAL APRESENTA CUMPRIMENTOS AO MUNICÍPIO DE VELAS O Capitão-Tenente Rui Manuel Zambujo Madeira, Comandante do Navio NRP Setúbal, apresenta cumprimentos protocolares ao Município, na pessoa do Nosso Presidente Luís Silveira. É de salientar a importância da Marinha, nomeadamente, na busca e salvamento, mas também em termos de Proteção Civil, mais precisamente em caso de catástrofes naturais, sendo que a sua presença nos nossos mares traz alguma tranquilidade e conforto às Populações.


CERIMÓNIAS DA ORDENAÇÃO EPISCOPAL DO MONSENHOR JOSÉ AVELINO BETTENCOURT O Município, na pessoa do seu Presidente Luís Silveira, marcou presença nas cerimónias oficiais de consagração da nomeação pelo Papa Francisco, do Monsenhor José Avelino Bettencourt a Arcebispo de Cittanova, Núncio Apostólico para a Georgia e Arménia, na Cidade de Roma, mais precisamente na Basílica de São Pedro, Vaticano. Um agradecimento a Vossa Excelência Reverendissima D. José Avelino Bettencourt, Arcebispo de Cittanova, por toda a simpatia e amabilidade e por ter proporcionado um momento único na História da Nossa Terra.

papa recebe o nosso presidente Sua Santidade o Papa Francisco, recebe das mãos do Nosso Presidente, Luís Silveira, aquando da sua passagem pela cidade do Vaticano, lembrança em nome do Povo deste Concelho como forma de gratidão à nomeação de D. José Avelino Bettencourt, um filho da Nossa Terra, consistindo esta numa coroa do Divino Espírito Santo, elaborada pela artesã Lídia Oliveira, em estanho, que bem demonstra a devoção do Povo Açoriano à Santíssima Trindade.

Revista Municipal Município de Velas

33


CÔNSUL HONORÁRIO DE PORTUGAL NOS EUA VISITA MUNICÍPIO O Município, na pessoa do Presidente Luís Silveira, recebeu Sua Excelência o Cônsul Honorário dos Estados Unidos da América, Dr. Caesar DePaço, acompanhado por sua esposa e filhas, para apresentação de cumprimentos, tendo este, laços familiares com a Ilha de São Jorge. O Dr. Caesar DePaço, teve oportunidade de visitar o Edifício dos Paços do Concelho, nomeadamente o Arquivo Histórico Municipal, a Casa Museu Cunha da Silveira entre outros pontos de interesse turístico. O Município ficou lisonjeado com tão ilustre visita.

MUNICÍPIO RECEBE FILARMÓNICA RECREIO DO EMIGRANTE PORTUGUÊS DE NEWARK No âmbito da deslocação a São Jorge da Filarmónica Recreio do Emigrante Português de Newark EUA, constituída por Emigrantes da Nossa Terra e descendentes destes, que tiveram oportunidade de visitar o Nosso Concelho, foi com muita honra que o Município os recebeu. Um grande bem haja a todos quantos partiram da Nossa Terra à procura de uma vida melhor mas que nunca se esqueceram e que em muito contribuem para a divulgação das Nossas Tradições e Costumes, além fronteiras.

34

Revista Municipal Município de Velas

PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA APRESENTA CUMPRIMENTOS AO MUNICÍPIO O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, recebe apresentação de cumprimentos da Procuradoria Geral da República, aproveitandose o momento para trocar impressões sobre assuntos relacionados com o Concelho, nomeadamente dos serviços prestados pela Autarquia aos Munícipes.


COMISSÃO DE TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APRESENTA CUMPRIMENTOS O Presidente do Município, Luís Silveira, recebe apresentação de cumprimentos dos membros da Comissão de Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República, por ocasião da sua visita de trabalho à Região Autónoma dos Açores, aproveitando-se o momento para trocar impressões sobre assuntos relacionados com o Concelho, bem como, uma visita à Nossa Casa Museu Cunha da Silveira.

MUNICÍPIO RECEBE COMISSÃO DE AGRICULTURA E MAR DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Recebemos, pela primeira vez na história do Nosso Município, uma Comissão Parlamentar da Assembleia da República, neste caso da Agricultura e Mar. A visita teve como objetivo principal inteirar-se dos nossos problemas nas áreas em causa, culminando esta com as visitas à Uniqueijo e à Santa Catarina Indústria Conserveira, as quais em muito poderão contribuir para o desenvolvimento destes dois setores, pilares fundamentais da economia local.

MUNICÍPIO REÚNE COM UNIÃO DE SINDICATOS Presidente do Município reúne com União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo, por forma a trocarem impressões sobre questões laborais, nomeadamente a situação de eventuais Colaboradores ao serviço da Autarquia em situação de precariedade, bem como para a receção do Caderno Reivindicativo. O Presidente disse mostrar-se sensível a boa parte das preocupações explanadas, manifestando a disponibilidade do Município para avaliar as diversas situações reportadas, mas não deixando de salientar que boa parte das mesmas têm de ser resolvidas por via da alteração da lei vigente, nos Parlamentos Nacional e Regional. Revista Municipal Município de Velas

35


MUNICÍPIO REÚNE COM CÂMARA DE COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO O Presidente Luís Silveira, reúne com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo onde foram abordados diversos assuntos de interesse para o Comércio da Nossa Terra. O Município de Velas considera de extrema importância estas reuniões onde são apresentadas preocupações, no caso em apreço, na área do empreendedorismo comercial, bem como algumas soluções que em muito podem contribuir para a melhoria da qualidade económica do Nosso Concelho.

36

Revista Municipal Município de Velas

APRESENTAÇÃO DE CUMPRIMENTOS PELA ASSOCIAÇÃO DE ALOJAMENTO LOCAL DOS AÇORES Foi com muita honra que o Município de Velas recebeu no Edifício dos Paços do Concelho, o Presidente da Associação de Alojamento Local dos Açores Sr. Rui Correia, bem como o Vice-Presidente Sr. Alvarino Pinheiro e o Presidente do Comité Consultivo da Ilha de São Jorge, Sr. José Luís Maciel. Numa altura em que o setor do turismo está em franco desenvolvimento nas suas diversas vertentes e no caso em particular na modalidade Alojamento Local é importante o papel desta Associação, bem como sessões de esclarecimentos sobre a atividade e objetivos da mesma. Torna-se importante a apresentação de novas ideias e soluções que visam colmatar as principais preocupações centradas no Alojamento Local da Nossa Terra.


MUNICÍPIO REÚNE COM PRESIDENTE DA PORTOS DOS AÇORES O Presidente da Portos dos Açores, Dr. Miguel Costa, em visita à Ilha de São Jorge, deslocou-se ao Município. Esta reunião teve como objetivo a apresentação de cumprimentos e abordagem de assuntos de interesse para o Concelho, nomeadamente no que respeita a área de jurisdição portuária, e mais em concreto a recuperação da Muralha do Forte de Stª Cruz, virada ao novo Parque de Estacionamento de apoio à Gare Marítima e à requalificação do piso na Zona do Varadouro entre o Edifício da Lota e a Rua das Caravelas. Importa salientar que a cooperação entre as Entidades Públicas contribuirá para o desenvolvimento da Nossa Terra e bem-estar dos Nossos Municipes.

AUDIÊNCIA DEPUTADO REGIONAL DO PCP O Presidente do Município de Velas, recebe em audiência o Deputado do PCP ao Parlamento Regional dos Açores, tendo esta como objetivo apresentação de cumprimentos no âmbito de uma visita oficial à Ilha de São Jorge, bem como para se inteirar dos problemas do Concelho e por conseguinte da Autarquia, reunião esta de relevante interesse sendo de todo importante os Parlamentares estarem a par daquilo que são as dificuldades e anseios do Nosso Concelho, por forma a estarem melhor habilitados a defender os interesses da População de uma forma generalizada.

LIDER PSD/AÇORES APRESENTA CUMPRIMENTOS AO MUNICÍPIO DE VELAS Líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, em janeiro de 2019, em visita à Ilha de São Jorge, deslocou-se aos Paços do Concelho do Município de Velas, para apresentar cumprimentos tendo sido recebido pela Senhora Vereadora, Lena Amaral. O Município considera importante a troca de impressões com as diversas forças políticas da Região para o contínuo desenvolvimento da Nossa Terra e mais em particular do Concelho de Velas.

Revista Municipal Município de Velas

37


MUNICÍPIO MARCA PRESENÇA NA CERIMÓNIA DE 75 ANOS DA FINISTERRA Vice-Presidente, Marco Almada, em representação do Município, marca presença na cerimónia de 75 anos da Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo. Esta cerimónia contou também com a presença de inúmeras Entidades nomeadamente o Presidente do Governo Regional, Dr. Vasco Cordeiro, o qual deixou uma mensagem de confiança a esta Cooperativa e ao Setor Agrícola. O Município aproveita para felicitar a Finisterra pelo seu 75º Aniversário, que tanto tem contribuído para a economia da Ilha e no desenvolvimento local promovendo a “Nossa Joia da Coroa” o Queijo São Jorge.

APRESENTAÇÃO DE CUMPRIMENTOS PELA FILARMÓNICA UNIÃO PROGRESSO GUADALUPE

APRESENTAÇÃO DE CUMPRIMENTOS PELA BANDA UNIÃO ARTÍSTICA DE CASTELO DE VIDE

No âmbito da deslocação a São Jorge da Filarmónica União Progresso Guadalupe, da Ilha da Graciosa, o Município de Velas recebeu esta banda com gosto e satisfação. Um grande bem-haja a todos quantos fazem parte desta Filarmónica mantendo assim as tradições e costumes da Nossa Região.

No âmbito do Intercâmbio entre a Filarmónica Nova Aliança e a Banda União Artística de Castelo de Vide foi com gosto que o Município recebeu apresentação de cumprimentos no Edifício dos Paços do Concelho, acompanhando a Delegação em causa, o VicePresidente do Município desta cidade. Foi realizada uma visita à Casa Museu Cunha da Silveira, por forma a mostrarmos as tradições e costumes da Nossa Terra.

38

Revista Municipal Município de Velas


MUNICÍPIO MARCA PRESENÇA NAS FESTAS EM HONRA DE SANTA CATARINA PADROEIRA DO CONCELHO DA CALHETA Presidente Luís Silveira, em representação do Município de Velas, marca presença nas comemorações da Padroeira do Concelho da Calheta, Santa Catarina. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa ao Município da Calheta, sendo que a união de esforços, nos mais diversos sentidos, entre as duas Autarquias da Ilha de São Jorge, só pode ser benéfica para os Jorgenses.

MUNICÍPIO RECEBE ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL DE CÂMARA DE LOBOS A Associação Desportiva Recreativa e Cultural «Os Xavelhas», da Região Autónoma da Madeira mais concretamente de Câmara de Lobos, no âmbito de uma viagem de intercâmbio com os Veteranos do Clube Boavista de São Mateus da Ilha do Pico, deslocou-se aos Paços do Concelho para apresentar cumprimentos. O Município considera que são iniciativas como esta que estimulam a proximidade, no caso em apreço, entre as duas Regiões Autónomas.

MUNICÍPIO RECEBE A UNIVERSIDADE SÉNIOR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MADALENA DO PICO A Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Madalena, no âmbito de uma viagem à Nossa Ilha, deslocou-se aos Paços do Concelho para apresentar cumprimentos presenteando-nos com um momento de boa disposição e muita cantoria. O Município considera que são iniciativas como esta que estimulam a proximidade entre Ilhas vizinhas e a transmissão de conhecimentos e saberes entre as várias gerações. Revista Municipal Município de Velas

39


MUNICÍPIO RECEBE APRESENTAÇÃO DE CUMPRIMENTOS PELA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VITIMA (APAV) Presidente do Município recebe, no Edifício dos Paços do Concelho, a Gestora Sílvia Branco em representação da APAV. É de enaltecer o papel desta Associação de cariz Social, que promove e contribui para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais, bem como sessões de esclarecimento sobre a atividade e objetivos da mesma por forma a colmatar as principais preocupações centradas nesta temática.

ADJUNTO DO CAPITÃO DO PORTO DA HORTA DA DELEGAÇÃO MARÍTIMA APRESENTA CUMPRIMENTOS O Primeiro Tenente Pedro Miguel Henrique Ramos, Adjunto do Capitão do Porto da Horta da Delegação Marítima, foi recebido nos Paços do Município para apresentação de cumprimentos. É de salientar a importância da Marinha na busca e salvamento, mas também em termos de Proteção Civil, mais precisamente em caso de catástrofes naturais, sendo que a sua presença nos nossos mares traz alguma tranquilidade e conforto às Populações.

40

Revista Municipal Município de Velas

COMEMORAÇÃO DO DIA DA AUTONOMIA O Nosso Presidente, Luís Silveira, em representação do Município, marca presença nas comemorações do Dia da Autonomia. Em 2019 o Dia da Região Autónoma dos Açores, foi celebrado com comemorações oficiais a decorrerem no Concelho da Calheta, Ilha de São Jorge. A Sessão Solene do Dia dos Açores foi assinalada pela imposição de 29 Insígnias Honoríficas sendo estas atribuídas pelo Governo dos Açores e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. O Município considera ser um grande orgulho participar neste tipo de eventos que vêm prestigiar Filhos e Instituições da Nossa Terra, valorizando assim o seu esforço e dedicação.


REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DA PROTEÇÃO CIVIL DE VELAS A Comissão Municipal de Proteção Civil do Concelho de Velas reuniu para emitir parecer sobre a proposta de alteração do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil de Velas. O Município considera que esta revisão é fundamental pois representa a sistematização de um conjunto de normas e regras de procedimento, destinadas a evitar ou a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe.

ENCONTRO COM CONSELHO de ADMINISTRAÇÃO da TAP

VISITA DA COMITIVA DO PROJETO “COTECOTUR”

Presidente do Município participa em Ponta Delgada, no encontro promovido pelo Conselho de Administração da TAP, no qual participaram membros dos diversos Municípios dos Açores, bem como, do Governo Regional e Setor Empresarial da Região. Importa salientar que os transportes são determinantes para o desenvolvimento da Região, sobretudo numa altura em que o Setor Turistico está em franco desenvolvimento. Foi com gosto que ouvimos anunciar que a TAP realizará Voos diretos entre os Açores e Estados Unidos da América, um mercado apetecível para os Emigrantes e seus descendentes que têm curiosidade em visitar a Terra dos seus Pais, Avós, Bisavós e até Trisavós.

Foi com gosto e satisfação que recebemos, no Edifício dos Paços do Concelho, a comitiva do projeto COTECOTUR “Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia”, promovido pela Direção Regional do Ambiente, a qual passou pelo Nosso Arquivo Histórico, culminando numa visita à Casa Museu Cunha da Silveira. De salientar que os Açores, são presentemente um destino de moda, estando o setor turístico em grande desenvolvimento, sendo a sua base o “Turismo de Natureza”. Revista Municipal Município de Velas

41


Vel as na Bo l sa d e Turism o d e Lisboa e m 201 8 e 20 1 9 O Município de Velas marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, naquele que é o maior certame Nacional e um dos maiores e mais importantes a nível Internacional do Setor do Turístico. Esta aposta tem por objetivo contribuir para a captação de turistas a visitar a Nossa Terra, uma vez que são muitos os contatos desenvolvidos nos cinco dias do evento, e onde marcam presença destinos turísticos como Brasil, México, Cabo Verde, Dubai, Egito, Europa na sua generalidade, entre outros, bem como, inúmeros operadores como é o caso de agências de viagens, companhias aéreas, centrais de reservas de alojamento, etc. O Município fez-se representar com espaço próprio integrado no stand dos Açores por via da Associação de Municípios dos Açores. Um dos pontos altos da Nossa participação foi a apresentação de “Velas, Capital do Queijo” enquanto destino turístico, tendo sido projetado um vídeo promocional do Concelho, assim como foi realizada uma ação de degustação do Queijo São Jorge DOP. Uma ação que contou com a presença de inúmeras Individualidades, nomeadamente representantes da Confraria do Queijo São Jorge, bem como dezenas de Jovens estudantes universitários do Nosso Concelho, que para além de participar no evento, colaboraram na distribuição de um pack promocional do Concelho, contendo amostras de degustação do Queijo São Jorge DOP de 3, 4, 7 e 12 meses, um folheto informativo e, uma pen-drive com três vídeos promocionais de São Jorge. No evento foi ainda apresentado o cartaz da Semana Cultural das Velas, aquele que é o primeiro grande Festival de Verão do Triângulo (São Jorge, Pico, Faial). 42 Revista Municipal Município de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

43


Momentos

01

02

03

04

2018

01

Apresentação da marca “Velas, Capital do Queijo”. Esta visa a promoção externa do Concelho e Ilha, por via do queijo, para um destino de natureza, onde as Fajãs, Reserva da Biosfera, são o Nosso exlíbris e a gastronomia se evidencia por um produto de excelência, o Queijo de São Jorge DOP.

03

Conclusão das obras de reabilitação do Parque de Estacionamento na zona do Roque Afonso em Velas. A obra visou melhorar a acessibilidade ao mesmo, permitindo a entrada e saída de viaturas em simultâneo, reorganizando e aumentando o número de espaços de estacionamento. 44

Revista Municipal Município de Velas

02

Implementação da Recolha Seletiva no Concelho. Este foi sem dúvida um momento de viragem para fazer da Nossa Terra um lugar cada vez mais limpo e aprazível para se viver. Reciclar é poupar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que deitamos fora.

04

Momento em que o Nosso Presidente do Município, Luís Silveira, marca presença nas cerimónias de consagração da nomeação pelo Papa Francisco, do Monsenhor José Avelino Bettencourt a Arcebispo de Cittanova, Núncio Apostólico para a Georgia e Arménia, na Basílica de São Pedro, Vaticano.


MAIS DOIS ANOS A DESENVOLVER A NOSSA TERRA...

01

02

03

04

2019

01

Entrega de Bolsas de Mérito aos melhores alunos do Ensino Público e Profissional do Concelho, com cerimónia no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho e que contou com a presença de representantes da EBS de Velas e Escola Profissional da Ilha de São Jorge.

03

Inauguração do Mercado Municipal, um novo e moderno espaço, concebido no âmbito da obra da 1ª Fase de Reabilitação Urbana da Sede do Concelho e que se encontra sediado no Centro Histórico da Vila com nove Bancas de Venda e zona de lazer adjacente onde se inclui um Parque Infantil.

02

Ato simbólico de cedência às seis Juntas de Freguesia do Nosso Concelho de uma Camioneta Basculante. Viaturas estas que apesar de cedidas às Juntas continuam a ser património do Município que assumirá os custos inerentes à sua manutenção e conservação.

04

O momento da chegada do Caminho de acesso a viaturas à Fajã do João Dias, obra ansiada e desejada por muitos há dezenas de anos e que embora com a incerteza sempre presente e inúmeros obstáculos foi elaborado com sucesso. Revista Municipal Município de Velas

45


2018/19 BALANÇO ECONÓMICO

7 diaS prazo médio de Pagamento

Porque a gestão Municipal deve prestar contas aos Munícipes, à semelhança dos anos anteriores, tendo por base as demonstrações financeiras auditadas de 2018 e 2019, apresenta-se uma análise da situação financeira e a sua evolução nos últimos anos. Ao nível do endividamento, temos que não existe qualquer dívida a fornecedores e a dívida Municipal se resume essencialmente à divida bancária (2.736 mil de euros), contraída pelos anteriores Executivos da Autarquia da responsabilidade política do PS e PSD, e onde se incluem os empréstimos que transitaram das empresas municipais. Adicionalmente e embora com caráter residual, subsiste a obrigação de contribuir para o Fundo de Apoio Municipal (11 mil euros), cuja contrapartida resulta na constituição de um fundo remunerado. O Prazo Médio de Pagamentos (PMP) apurado para o ano de 2019 é 7 dias, sendo a média nacional no final de 2018 de 31 dias.

A variação do PMP resulta essencialmente do acréscimo da atividade Municipal e do necessário controlo administrativo, que se traduziu num ligeiro incremento no tempo para validar as faturas. A manutenção do PMP em níveis muito baixos, além de ser revelador da capacidade da Autarquia de satisfazer as suas obrigações com terceiros atempadamente, permite à Autarquia continuar a negociar com os fornecedores melhores condições e simultaneamente contribuir para reforço da Economia Local. No que respeita aos meios para liquidar o endividamento a curto prazo, ou seja, os ativos financeiros que a Autarquia dispõe (depósitos bancários, dinheiro em caixa e dívidas a receber), está consolidada a capacidade da Autarquia dispor de liquidez imediata, com um incremento de 25% face ao ano de 2018 e que consubstancia essencialmente em depósitos bancários.

46

Revista Municipal Município de Velas


5.5

Dívida

MILHÕES

Inferior

ATIVOS FINANCEIROS

DÍVIDA VS ATIVOS FINANCEIROS

Em linha com a evolução que se tem verificado nos últimos anos, quando analisada a diferença entre os passivos financeiros e os ativos financeiros (saldo líquido da dívida), verifica-se que tal como em 2018, a dívida da Autarquia é inferior aos ativos financeiros, sendo sempre importante mencionar que este apuramento, não está influenciado por qualquer passivo oculto, nomeadamente o de empresas municipais ou de outro tipo de contrato programa.

O comportamento positivo do indicador do saldo líquido da dívida é reflexo de uma política de transparência Municipal que conduziu ao encerramento das empresas municipais e consequente registo do endividamento destas nas contas da Autarquia, e ainda de uma política financeira responsável com os recursos públicos, que levou à negociação de condições financeiras melhores do passivo financeiro e ao estabelecimento de um planeamento financeiro para liquidar as responsabilidades. O esforço efetuado com a gestão financeira da Autarquia, tem no ano de 2020 uma aplicação imediata expressa no Orçamento de 2020, que em consonância com as regras orçamentais do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), permitiu apresentar um orçamento Municipal acima dos 14 milhões de euros, onde a despesa será suportada com a receita gerada no ano sem recurso a endividamento.

Revista Municipal Município de Velas

47


anuário fInanceiro

VELAS ENTRE OS 100 MELHORES MUNICÍPIOS PARA SE VIVER O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, documento elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos Recursos Públicos na Administração Local, colocou o Município de Velas entre os 100 melhores Municípios do País para se viver. Na radiografia da saúde financeira das Autarquias, referente ao exercício económico de 2018, as Velas ocupam a 22ª posição deste ranking sendo o terceiro melhor dos Açores. Para o Presidente do Município, Luís Silveira, “o facto do Concelho de Velas se ter posicionado entre os 100 Melhores Municípios, a nível nacional, para se viver, mas desses encontrar-se em 22º lugar, é motivo de orgulho para todos”. O Edil entende que o caminho percorrido tem levado a resultados muito positivos, essencialmente numa Autarquia que, aquando da tomada de posse no anterior mandato, já liderado por si, encontrava-se numa situação financeira complicada, ou seja, a entrar num processo de saneamento financeiro. Luís Silveira realça, ainda, aquilo que tem sido a política dos Executivos liderados por si no sentido de ter uma diminuta carga fiscal para as famílias, contribuindo, assim, para o orçamento familiar das mesmas, bem como para o setor empresarial, permitindo mais investimento no Concelho, gerando riqueza e postos de trabalho. O Autarca entende que os resultados alcançados são bem demonstrativos do rumo traçado pelo Município, considerando este como assertivo e que deve manter-se por forma a que, “todos juntos, possamos construir um Concelho cada vez melhor”.

48

Revista Municipal Município de Velas


cmvelas.pt Página online do Município de Velas

Site Responsive, com design adaptativo a desktop, smartphone ou tablet.

Revista Municipal Município de Velas

49


ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA ORÇAMENTO PARA 2020 Orçamento para 2020 ultrapassa os 14 milhões Câmara Municipal de Velas centra atenções na fixação de Jovens e apoio a Famílias e Empresas O Orçamento da Câmara Municipal das Velas para 2020 ultrapassa os 14 milhões de euros e centra atenções no combate à desertificação, prevê medidas concretas de apoio à fixação de Jovens, estímulo à iniciativa privada e apoio às Famílias. É um Orçamento que tem como pontos fortes “uma política fiscal Municipal amiga das Famílias e das Empresas, investimento focado na criação de áreas destinadas à construção ou recuperação de património visando a habitação própria permanente, o aumento do Parque Industrial das Levadas, a construção de um novo complexo desportivo no lugar de Entre-os-Morros, o maior apoio de sempre em Bolsas de Estudo e de Mérito, a criação do Fundo de Apoio Municipal à Natalidade e uma verba de mais de meio milhão de euros de apoio às Instituições desportivas e culturais”. Segundo Luís Silveira “a principal preocupação é pensar nas pessoas, combatendo a tendência de

(...) Uma política fiscal municipal amiga das famílias e das empresas (...)”. 50

Revista Municipal Município de Velas

desertificação, estimulando os Jovens a fixar-se no Concelho e Ilha, disponibilizando mecanismos de apoio ao surgimento de novos investimentos privados, novas empresas geradoras de postos de trabalho”. Em termos fiscais, a

Autarquia “mantém a política adotada por este Executivo Camarário desde que assumiu funções”, ou seja, “o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) nos valores mais baixos permitidos por lei, mantendo também os benefícios para as Famílias com filhos, assim como continua a ser a única Câmara dos Açores que devolve às Famílias 3,5% das receitas próprias em sede de IRS”. Salienta-se ainda o fato de, nas Velas, as Empresas continuarem sem pagar o imposto da Derrama. Na vertente do apoio à fixação de

Jovens no Concelho, este Orçamento prevê a criação de uma Área de Reabilitação Urbana, com vantagens ao nível da diminuição de impostos (IMI, IMT, IRS e IVA) para imóveis que se destinem a habitação própria permanente ou a investimentos na área do Setor Turístico, para além de que a Autarquia determinou isentar de Taxas Municipais todos os projetos para reabilitação do património que se destinem à habitação própria permanente. No que toca ainda a cobranças Municipais, “o tarifário dos serviços mantém-se em valores muito abaixo da média da Região e do País”, ressalva Luís Silveira. Quanto ao estímulo ao empreendedorismo e apoio à criação de novos negócios, destaque para os investimentos previstos “no aumento do Parque Industrial das Levadas, o qual visa atrair novas Empresas para o Concelho e dar melhores condições para a instalação de novas Empresas locais, criando novos postos de trabalho”, assim como “a criação de uma Incubadora de Empresas, em parceria com a Escola Profissional de São Jorge”. Investimento reforçado nas áreas Sociais, Desportivas e Culturais Na área Social “são bem visíveis os esforços que estão a ser levados em conta, nomeadamente por via da disponibilização do maior valor de


INVESTIMENTO

Valor Total do Investimento 8 000 000, 00 € sempre reservado para a atribuição de Bolsas de Estudo e de Mérito aos Nossos Jovens e também nas verbas reservadas para a aplicação do Fundo de Apoio Municipal à Natalidade”. No apoio à diversificação de rendimentos, Luís Silveira frisa “o

funcionamento, com acesso gratuito, do Mercado Municipal das Velas, garantindo-se assim a venda de excedentes de produção própria, contribuindo, em simultâneo, para o aumento do consumo dos produtos locais” e consequentemente ao aumento do rendimento das Famílias. No que toca ao financiamento das

políticas Municipais de apoio à Cultura e ao Desporto, o Autarca ressalva “o forte apoio às Instituições do Concelho, onde estão reservados mais de meio milhão de euros”, dando conta “do pleno funcionamento da Casa Museu Cunha da Silveira, a nova dinâmica cultural do Auditório Municipal, a manutenção contínua dos Campos Desportivos Municipais da Urzelina e Velas o qual vai receber a cobertura das bancadas bem como a construção de um novo complexo desportivo no lugar de Entreos-Morros, com skate park e campo de voleibol e basquetebol”. Orçamento a pensar nas pessoas O Orçamento do Município de Velas para 2020 totaliza 14,4 milhões de euros, mais 8 milhões que em 2019, fruto das diversas candidaturas aos fundos comunitários (PO2020), sendo cerca de 8,9 milhões para investimento e 2 milhões para despesas com pessoal, salientando-se a renovação do quadro de pessoal da Autarquia por via da contratação de 24 novos Colaboradores. Regista-se igualmente um incremento

do apoio às Juntas de Freguesia do Concelho, não só através dos contratos de delegação de competências como também através da cedência de materiais e equipamentos. Para além dos investimentos referidos, a Autarquia prevê avançar com a segunda fase das obras de reabilitação urbana da Vila das Velas, a execução da obra do caminho do TEU, a reabilitação dos arruamentos na Fajã das Almas, a reabilitação da sede dos Escuteiros das Manadas e a construção do Parque Multiusos da Urzelina e do Centro de Apoio ao Artesanato, entre outros investimentos na área da manutenção e conservação do património Municipal.

(...) forte apoio às Instituições do Concelho, estando reservados mais de meio milhão de euros (...)”. Revista Municipal Município de Velas

51


ARU Área de Reabilitação urbana zona sul do concelho de velas

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) da zona Sul do Concelho de Velas abrange o eixo que vai do Carregadouro, Freguesia de Santo Amaro passando pela Ribeira do Nabo, Freguesia da Urzelina, indo até ao lugar de Santa Rita, Freguesia das Manadas. O Município aponta como objetivo fundamental garantir acesso aos instrumentos de apoio financeiro, como por exemplo o IFRRU (Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas), e ainda a possibilidade de um conjunto de benefícios fiscais tais como, a isenção do IMT, Isenção ou redução do IMI e das Taxas Municipais, IVA à taxa

52

Revista Municipal Município de Velas

reduzida para as obras de Reabilitação Urbana, deduções do IRS, bem como redução do Imposto de Mais-valias. Trata-se de um instrumento que dá um novo impulso à reabilitação do Espaço Urbano e do Património Edificado no Nosso Concelho, preservando a Traça Arquitetónica da Nossa Terra. A Estratégia da Regeneração Urbana do Município de Velas, tem em consideração os desígnios ESTAR E PERMANECER, CONHECER E VISITAR, INVESTIR E TRABALHAR, com vista a responder ao desafio nacional da promoção do crescimento inteligente, sustentável e inclusivo

e simultaneamente da coesão económica, social e territorial. Pretende-se que a delimitação da Área de Reabilitação, seja uma oportunidade para esta zona, incentivando a reocupação desta área com habitação, comércio e serviços e, igualmente, salvaguardar os edifícios que fazem parte da história local, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento pelos seus habitantes de sentimentos de apreço e orgulho pelo lugar onde residem e trabalham, reforçando-se a capacidade de atrair novos habitantes e novos investimentos, numa perspetiva do Desenvolvimento Local Sustentável.


Apoio às famílias IRS

Município de Velas é o que mais devolve, na Região, às Famílias, parte das suas receitas próprias em sede de IRS, devolvendo 3,5% dos 5% que lhe compete.

Imposto DERRAMA

Continuamos a não cobrar o Imposto Derrama às Empresas, permitindo que estas contribuam para a manutenção e criação de postos de trabalho no Concelho.

Solidariedade Social

Criação de medidas de apoio àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, promovendo a melhoria das condições de vida dos Munícipes, por via da criação do “Fundo Municipal de Solidariedade Social”.

NATALIDADE

IMI

A Autarquia Velense mantém a política adotada por este Executivo Camarário desde que assumiu funções, ou seja, mantém o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) nos valores mais baixos permitidos por lei, mantendo também os benefícios máximos no apoio às Famílias com filhos.

IMI - Famílias com Filhos

Apoio às Famílias, com incentivos adicionais que ajudem as atuais tendências demográficas, as quais se traduzem num decréscimo significativo da taxa de natalidade, por via do Regulamento Municipal de “Apoio à Natalidade”.

Revista Municipal Município de Velas

53


CANDITATURAS PO AÇORES 2020 MUNICíPIO DE VELAS ESGOTA PLAFOnd DISPONÍVEL NO PO AÇORES 2020 No âmbito das candidaturas aos apoios Europeus, por via do Programa Operacional dos Açores PO 2020, Município de Velas esgota plafond disponível, ao contrário do que aconteceu no anterior Quadro Comunitário de Apoio em que não teve capacidade financeira de executar todas as verbas que lhe foram disponibilizadas. Neste âmbito, já foram concretizadas candidaturas num valor global superior a 3 milhões de euros, tendo recebido, a Autarquia, apoios comunitários na ordem dos 2,5 milhões, os quais já se encontram executados a 100%. É o caso da reabilitação da rede de Abastecimento Público de Água do Concelho, Primeira Fase de Reabilitação Urbana da Sede do Concelho, implementação da Rede de Recolha Seletiva de Resíduos Sólidos, bem como investimentos na área do Serviço Municipal de Proteção Civil de Velas. Tendo em conta o Orçamento Camarário, com base nos avisos

(...) obras no valor de 6 milhões de euros (...)”.

abertos no programa do ano que agora findou, a Autarquia apresentou cinco novas

54

Revista Municipal Município de Velas

candidaturas na ordem dos 6 milhões de euros, cumprindo aquilo que era o objetivo do Município, que passa por apresentar candidaturas que esgotam o plafond disponível na vigência do atual PO AÇORES 2020. Destas, destaque para a ampliação do Parque Industrial numa candidatura de 2 milhões de euros. Trata-se duma infraestrutura

quantos visitam a Nossa Terra, criando um espaço de excelência e lazer, o contato com a natureza, com efeitos na melhoria da oferta turística e a promoção de estilos e hábitos de vida saudáveis. Realce-se também a reabilitação do Furo Velho da Fajã de Santo Amaro na ordem dos 90 mil euros. Intervenção que pretende recuperar esta infraestrutura de

que constitui uma mais valia e que sustenta um dos grandes objetivos Municipais, ou seja, disponibilizar espaços adequados ao investimento e criação de novas Empresas, geradoras de emprego e criação de riqueza no Concelho. De salientar também a construção da Ciclovia no Percurso do Caminho do TEU – Trilho Ecológico da Urzelina, num investimento de 2,8 milhões de euros, onde se pretende uma zona de qualidade adequada aos Munícipes e a todos

captação de água que permitirá uma resposta nas alturas de maior consumo, permitindo que o Sistema de Abastecimento Público de Água fique globalmente mais robusto e capaz de responder a situações de aumento de consumo de água. Destaque ainda para a Segunda Fase da Reabilitação Urbana da Sede do Concelho, num valor de 1,2 milhões de euros. A prioridade deste investimento vai para a adoção de medidas que promovam a qualidade de vida dos Munícipes,


revitalizar Espaços Urbanos da Vila, recuperar zonas que presentemente se encontram desvalorizadas ou degradadas, melhorando assim o ambiente urbano. De salientar que nesta candidatura está contemplado o Centro de Apoio ao Artesanato, com a reabilitação e adaptação de dois edifícios que se encontram em avançado estado de degradação, sendo um deles de importante composição arquitetónica, desde logo pela sua traça, mas também pelo material que é composto, sendo basicamente construído em pedra de tufo. No âmbito da Modernização Administrativa/Velas On-line, num valor de cerca de 450 mil euros, destaca-se a necessidade de adaptação às novas tecnologias e

a novas formas de relacionamento através de balcões virtuais com os cidadãos, onde o Município tem vindo a efetuar um esforço continuado no sentido da melhoria do funcionamento dos seus sistemas administrativos virados para o exterior, sendo que o objetivo passa por melhorar a interatividade com os cidadãos utilizando as novas tecnologias. Tudo isto é demonstrativo da dinâmica e capacidade de investimento do Município, sendo este, enquanto Instituição Pública, determinante para o desenvolvimento da Nossa Terra.

(...) Município de Velas com dinâmica e capacidade de investimento (...)”.

(...) prioridade do investimento vai para a adoção de medidas que promovam a qualidade de vida dos Munícipes (...)”. Revista Municipal Município de Velas

55


Apontamentos as s e m b l e i a m u n i c i pa l A meio da atual Legislatura continuamos sempre a aprender. Concordando ou não com as decisões tomadas, mas nunca sem perder a minha identidade, não sendo diferente por ocupar determinado cargo, colocando sempre a minha Ilha à frente de questões partidárias, o que nem sempre é seguido por quem tem responsabilidades políticas. Todos os membros da Assembleia Municipal devem ser tratados por igual, independentemente da sua ‘cor política’, é isso que procuro fazer. Existem certos chavões que são usados e ‘abusados’ na política, que não concordo de maneira nenhuma. A política não nos pode transformar em pessoas diferentes, se os valores que acreditamos, estiverem sempre presentes. Dizer que, “na política não vale tudo”, nem sempre assim é, existem outros “valores” que transformam esse cliché numa simples frase, sem verdade no conteúdo, por força do “amor partidário” onde a obrigação e a subserviência são mais fortes que o amor pela Nossa Ilha. A aprovação dum Orçamento nunca deveria ser condicionada pela cor partidária, mas sim por ser bom ou não. Mas o tempo encarregar-se-á de julgar quem esteve envolvido politicamente nos destinos do Nosso Concelho e da Nossa Ilha. Todos cometemos erros, mas é preciso saber ver o que está a ser feito pelo Nosso Concelho. Não por questões partidárias, mas como Velense, quero dar os parabéns ao Presidente Luis Silveira e

56

Revista Municipal Município de Velas

sua Equipa, pelo trabalho realizado. Não devemos criticar só porque não somos da mesma cor política, mas sim dar valor e apoiar quem trabalha pela Nossa Terra. ‘Na política não vale tudo’. Quando se assume um cargo político, e entendo, como tal, quem foi eleito para o cargo a tempo inteiro, não deve ser considerado como um favor uma determinada obra que seja feita em proveito de uma determinada população, como às vezes fica a impressão, e ao qual devemos fazer uma vénia ou tirar o chapéu, mas sim com o prazer

de contribuir para o bem estar das pessoas. Três fatores definem uma boa governação, Justiça, Ensino e Saúde. Não vamos ser mais papistas que o Papa e dizer que está tudo mal porque não é verdade. Assim penso, assim vejo as coisas. Haverá opiniões diferentes, aceitáveis, mas nunca por questões partidárias.

João Estrela Maciel

Presidente da Assembleia Municipal


Serviços Camarários

Divisão de Administração Geral As funções da Divisão de Administração Geral distribuemse por várias áreas de intervenção, estando, resumidamente, organizadas da seguinte forma: Apoio aos Órgãos Autárquicos, serviços gerais; recursos humanos, atendimento, expediente e arquivo. A qualidade de serviços prestados por uma Autarquia só a dignifica e esta unidade orgânica tem procurado, ao longo dos anos, efetivar com qualidade as funções que lhe estão atribuídas. No entanto não podemos ignorar que a imagem de “qualidade” varia com as diferentes perspetivas das pessoas e das comunidades. Perante a diversidade de conceções a posição a assumir será a de que não nos devemos conformar a uma delas, mas sim promover a qualidade de serviço a um nível dentro do qual caibam todas elas, o que tem acontecido gradualmente nos últimos anos. Dadas as atribuições cometidas

A qualidade de serviços prestados por uma Autarquia só a dignifica”.

à DAG existe, entre ela e os restantes serviços da Câmara Municipal, uma estreita cooperação que muito ajuda para o bom funcionamento dos serviços na sua globalidade.

Lurdes Simões

Chefe de Divisão de Administração Geral

Gabinete da D.A.G. Revista Municipal Município de Velas

57


Unidade Orgânica de Finanças e Património A Unidade Orgânica de Finanças e Património, tem como objetivo prestar os seguintes serviços: • Coligir todos os elementos necessários à elaboração dos documentos previsionais e de prestação de contas, bem como organizar os processos inerentes à execução do orçamento; • Controlar a atividade financeira, designadamente através do cabimento de verbas, bem como respeitar a lei n.º 8/202, de 21 de fevereiro, na sua atual redação, (aprova as regras aplicáveis à assunção de compromissos e aos pagamentos em atraso); • Estabelecer e manter uma estatística financeira necessária a um efetivo controlo de gestão; • Centralizar e uniformizar a aquisição de bens e serviços necessários ao bom funcionamento da Autarquia, promovendo os respetivos procedimentos, de acordo com uma política de eficiência e de eficácia dos meios, no respeito pela legislação aplicável; • Organizar e manter atualizado o inventário e cadastro de bens móveis e imóveis do domínio do Município; • Arrecadar receitas virtuais e eventuais, cumprindo as disposições legais e regulamentares aplicáveis; • Efetuar o pagamento de despesas, devidamente autorizado, verificada a existência das condições necessárias. Estando o país a atravessar momentos de contenção, com especial relevância na

Gabinete da U.O.F.P.

58

Revista Municipal Município de Velas

Numa altura em que o país atravessa momentos de grande provação e que os serviços públicos vivem com graves restrições orçamentais. obtenção dos fundos comunitários, os quais tem vindo a diminuir, levando os serviços públicos cada vez mais a optar por fazer uma gestão cuidada, das necessidades mais urgentes, aquando da elaboração dos Documentos Previsionais de modo a obterem um resultado mais satisfatório para o Concelho e seus Munícipes. Colocando assim às Entidades Públicas um enorme desafio, sobretudo, na qualidade do serviço público a prestar, impondo um maior rigor no exercício das contas, aumentando a responsabilidade e a dificuldade de quem estas tarefas desenvolve no desempenho das funçõesdedecisão,bemcomoaos Funcionários que põem em prática essas decisões, aliado a uma constante evolução, bem como a novos desafios, exigindo assim uma intervenção de todos os profissionais em articulação com o Executivo a fim do Município satisfazer, cada vez mais e melhor os seus Munícipes, bem como quem nos visita.

Encarnação Soares

Dirigente da Unidade Orgânica de Finanças e Património


DIVISÃO DE URBANISMO E SERVIÇOS URBANOS A área operacional tem a seu cargo, o Serviço A Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos foi originalmente criada tendo como objetivos essenciais a coordenação de toda a área administrativa ligada ao licenciamento de obras particulares de construção bem como dos serviços operacionais de água e resíduos. Desde a sua criação em 2013 as competências desta Divisão têm vindo a diversificar-se, na sequência disposições da União Europeia, de alterações legislativas e de novas disposições regulamentares na área do Abastecimento de Água e Recolha de Resíduos. Exemplo desta situação foi a implementação da Recolha Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos que teve início em Fevereiro de 2018, na sequência de um projeto apresentado ao PO Açores 2020, através do qual foram adquiridas novas viaturas de recolha e ecopontos que foram colocados em todas as Freguesias. Foram elaboradas e acompanhadas pela Divisão de Urbanismo e Serviços Urbanos, todas as candidaturas realizadas aos fundos comunitários, estando neste momento em apreciação pelo PO Açores 2020 as candidaturas de Modernização administrativa / Velas

de Abastecimento de Água e a Recolha de Resíduos, a manutenção de espaços verdes e equipamentos e as obras Municipais.” on-line, Ampliação do Parque Industrial, Reabilitação do Furo Velho – Fajã de Santo Amaro, Segunda Fase da Reabilitação Urbana da Sede do Concelho de Velas e Construção de Ciclovia no Percurso do Caminho do TEU – Trilho Ecológico da Urzelina, que o Município irá colocar a concurso durante o ano de 2020. Na área do planeamento e ordenamento do território foi recentemente elaborada e aprovada a Área de Reabilitação Urbana da Zona Sul do Concelho de Velas, tendo esta Divisão neste momento em curso a concretização da revisão do Plano Diretor Municipal do Município de Velas, em colaboração com a Universidade dos Açores, e o acompanhamento da revisão do POOC de S. Jorge.

Jorge Henriques CHEFE DA DIVISÃO DE URBANISMO E SERVIÇOS URBANOS

Gabinete da D.U.S.U. Revista Municipal Município de Velas

59


Empreitadas

60

Revista Municipal Município de Velas

obras em execução


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

61


62

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

63


64

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

65


66

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

67


CANIL MUNICIPAL

obras no Edifício de Apoio ao Canil Municipal PARA trazer mais e melhores condições de conforto e bem-estar aos animais.

Dinâmica no CANIL MUNICIPAL O Município investe no Centro de Recolha (Canil Municipal) com o objetivo de dotar o mesmo de mais e melhores condições para os animais residentes, indo assim de encontro à legislação em vigor na Região. Esta é uma obra realizada por Administração Direta, ou seja, com os recursos próprios do Município, os quais demonstram grande capacidade de execução e qualidade no trabalho realizado. Nesta área, outra aposta tem sido a realização de Campanhas de Adoção de Animais, provenientes do Canil Municipal, numa iniciativa que tem contado com a colaboração de alunos da Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ). As campanhas visam sensibilizar a População para a adoção responsável e para o não abandono dos seus animais.

68

Revista Municipal Município de Velas


CRIANÇAS ENTREGAM ALIMENTO PARA ANIMAIS DO CANIL MUNICIPAL

campanha de adopção animal no jardim

da república

Revista Municipal Município de Velas

69


PROTEÇÃO CIVIL MUNICIPAL DE VELAS AQUISIÇÃO DE VIATURAS E EQUIPAMENTOS DIVERSOS O Serviço de Proteção Civil Municipal de Velas tem como fundamento a salvaguarda e segurança de pessoas e bens. De salientar que o Município tem vindo a realizar investimentos, nesta área, dotando este Serviço Municipal de equipamentos adequados para dar resposta a situações de catástrofe, prestando, assim, um melhor e mais eficaz apoio à População. A função da Proteção Civil Municipal é cada vez mais uma função de prevenção das circunstâncias de ocorrência de eventuais sinistros ou acidentes e catástrofes naturais.

Município investe em viaturas adstritas ao serviço de Proteção Civil Municipal de Velas

Município apoia Bombeiros Voluntários de Velas em equipamentos de Proteção Individual e Equipamentos de Emergência Pré-Hospitalar

70

Revista Municipal Município de Velas


Estragos no Edificio Sol provocados pela passagem do furacão Lorenzo

Queda de centenas de árvores devido à passagem do furacão Lorenzo

Derrocadas nas vias de acesso à Fajã do Ouvidor e Rª da Areia, provocadas pelas fortes e intensas chuvas

Derrocada na Fajã do Ouvidor devido às fortes chuvas

Estragos provocados pela tempestade “Kyllian” consequência do galgamento do mar nas zonas balneares da Poça dos Frades e Preguiça em Velas

Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores visitaram o Município para rever procedimentos a adotar

Revista Municipal Município de Velas

71


72

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

73


´ Gabinete Tecnico Parque de Estacionamento das Velas

Sede de Escuteiros da Urzelina

Casa Mortuária dos Nortes

O Gabinete Técnico do Município tem como um dos objetivos o apoio à execução de projetos vitais e motores de desenvolvimento para as diversas Instituições existentes no Concelho, potenciando a criação de respostas mais adequadas e céleres aos investimentos com que estas Instituições se debatem, rentabilizando os recursos técnicos e humanos existentes na Autarquia. O conceito subjacente a esta metodologia, remete a responsabilidade de utilização desse recurso, para cada Instituição, passando as mesmas a contar com o acompanhamento

Reabilitação do Armazém Municipal

Reabilitação do Edificio dos Paços do Concelho 74

Revista Municipal Município de Velas

Pista de Motocross


Conclusão da Sede Social da Banda Filarmónica de Sto Amaro

Zona Balnear dos Portinhos - Queimada Requalificação dos Moinhos - Rosais

Fábrica da Igreja Paroquial de Rosais

e aconselhamento integrado e interdisciplinar, dotado de recursos humanos especializados nas áreas da Arquitetura e Engenharia, assumindo um papel na condução processual e na elaboração dos respetivos projetos, conferindo a possibilidade de acessos aos diversos tipos de apoios existentes e aplicáveis, contribuindo ainda para o desenvolvimento de objetivos e ideias motores de crescimento integrado e sustentado do Concelho.

Posto de Turismo de São Jorge

Requalificação da Sociedade União Urzelinense

Requalificação e Ampliação do Cemitério da Urzelina

Revista Municipal Município de Velas

75


Servicos Municipais

“ MARCO ALMADA

Vereador

P

assado mais de meio mandato Autárquico é possível fazer um balanço extremamente positivo daquele que tem sido o trabalho realizado pelo Município. É um trabalho exigente e cansativo, e por vezes complicado tendo em conta as diversas frentes de trabalho que estão espalhadas um pouco por todo o Concelho, desde pinturas, obras, manutenção de espaços verdes e limpezas, recolha de resíduos sólidos, abastecimento público de água, entre muitas outras, além do serviço de manutenção de viaturas, máquinas e equipamentos Municipais realizado pela oficina de mecânica e serralharia. Fazemolo sempre com o mesmo objetivo, trabalhar para um Concelho cada vez

76

Revista Municipal Município de Velas

mais limpo e aprazível para quem cá vive e para quem nos visita. A nível interno, neste período, destaco a empreitada de requalificação do Armazém Municipal, a qual foi fundamental para melhorar as condições de trabalho dos Colaboradores afetos a este serviço, conferindo motivação na realização do serviço que lhes é imposto diariamente. Além disso, mantemos um trabalho de proximidade e de estreita colaboração e parceria com as Juntas de Freguesia do Concelho. Nesse sentido recordo a entrega das viaturas basculantes às seis Juntas que vieram dar mais condições ao trabalho realizado por estas. Posso afirmar que as Velas, hoje,

A minha preocupação diária é trabalhar para que a População do Concelho goste de viver cada vez mais na Nossa Terra”.

é um Concelho limpo e com os seus espaços verdes arranjados. O abastecimento de água tem sido uma preocupação constante e alvo de um investimento contínuo que pretendemos manter. A recolha seletiva, implementada neste mandato foi um passo importante para um Concelho mais amigo do ambiente, e algo que procuramos sempre melhorar, indo de encontro àquelas que são as necessidades dos Munícipes. Em suma, muito se fez, mas ainda mais há a fazer.


TRILHO/ CIRCUITO MANUTENÇÃO EM VELAS Desfrute do Trilho Pedestre que liga o Centro Histórico da Vila ao cimo da encosta sobranceira à mesma (Caminho dos Cavalos) passando pelo meio do denominado Jardim Botânico, e onde para além da excelente vista sobre a Vila, pode encontrar Zonas de Lazer, bem como inúmeros equipamentos para a prática de exercício físico dispondo em simultâneo da deslumbrante vista do Canal Marítimo com emblemática e imponente Montanha do Pico, como pano de fundo. Venha praticar exercício no meio da natureza, onde ainda pode usufruir das frutas totalmente biológicas existentes no percurso do referido trilho onde a natureza se encontra com o lazer e o bemestar.

Revista Municipal Município de Velas

77


REABILITAÇÃO DO CAMINHO DAS AREIAS EM SANTO AMARO Após conclusão do projeto de Arquitetura de Reabilitação do Caminho das Areias, na Freguesia de Santo Amaro, da autoria do Gabinete Técnico do Município e no seguimento do concurso público foi consignada a empreitada à empresa Tecnovia Açores, no valor global de sensivelmente 740 Mil Euros, a qual passa pelo alargamento da via, correção de curvas e construção de muros de suporte, bem como de infraestruturas de escoamento das águas pluviais, e a sua consequente pavimentação em massa betuminosa em asfalto a quente, passando pela colocação de sinalização de trânsito, e construção de dois novos miradouros. Importa salientar que a obra em causa para além de contribuir para com os residentes da Freguesia de Santo Amaro no acesso ao lado sul do Concelho ou mesmo na ligação ao Concelho da Calheta, servirá também em simultâneo a População em geral como via alternativa ao aeroporto de São Jorge. Continuamos a trabalhar com o objetivo comum de fazermos do Nosso Concelho um lugar onde cada vez mais se gosta de viver, bem como criando mais e melhores condições a proporcionar a todos quantos escolhem a Nossa Terra para seu destino de férias.

78

Revista Municipal Município de Velas


obra do PARQUE de ESTACIONAMENTO Após obras de reabilitação do Parque de Estacionamento na zona do Roque Afonso em Velas, este encontra-se concluído tendo ficado com 58 lugares devidamente sinalizados, bem como permitindo a entrada e saída de viaturas em simultâneo, constituindo-se as obras de reabilitação do denominado Jardim Botânico, adjacente a este e que criaram uma zona de lazer com trilho pedestre e dotado de várias zonas com equipamentos desportivos.

Revista Municipal Município de Velas

79


te

s O Município em colaboração com a Paróquia de Velas, realizou obras de conservação e restauro da Ermida de São João em Velas, no caso em apreço recuperando o chão da mesma com a finalidade de colocar à vista o empedramento em Tufo que outrora foi tapado com sobrado de madeira que com o passar de muitas décadas se foi degradando. Importa salientar que esta Ermida se encontra no coração do Centro Histórico da Nossa Vila, sendo de todo o interesse a preservação deste tão importante património de traça única, nomeadamente a emblemática e genuína pedra de Tufo tão característica da Nossa Terra, mas cada vez menos vulgar.

an

REABILITAÇÃO ERMIDA SÃO JOÃO

Recuperação de Madeiras pelos Carpinteiros Irmãos Rui e Ricardo”.

DE PO IS

“ 80

Pintura do Altar pelo Sr. Manuel Gregório, antigo Colaborador do Museu de Angra”.

Revista Municipal Município de Velas


IS DE

PO

te

s

IS

DE

PO

s te an an

Pormenor de porta centenária em cedro” Revista Municipal Município de Velas

81


Novo Relvado No CAMPO MUNICIPAL DE VELAS O Município continua empenhado em requalificar o seu património, no caso em apreço, o Campo Municipal de Velas, tendo feito a correção do pavimento asfáltico e posterior colocação do novo piso sintético. De salientar que esta requalificação confere melhores condições aos atletas que usufruem deste espaço, nomeadamente em termos de segurança na prática do futebol.

82

Revista Municipal Município de Velas


Servicos Municipais Remodelações&Conservações

Conservação e manutenção dos edifícios de apoio à Quinta da Atafona, propriedade ADISJ

Reabilitação dos espaços verdes na Vila de Velas

Apoio ao Clube Naval na manutenção da Lancha Baleeira Nossa Srª de Fátima

Manutenção das Vias Municipais na correção e tapagem de buracos

Conservação e melhoramento do piso da Canada do Mar

Construção de Conduta em Via Municipal na Freguesia da Urzelina Revista Municipal Município de Velas

83


Preparação da decoração Natalícia na Vila de Velas

Recuperação da Embarcação Deolinda, para exposição na Casa Museu Cunha da Silveira

Apoio na pintura dos portões do edifício sede do Futebol Clube Marítimo Velense

Trabalhos de conservação e manutenção do Edifício Sol

Manutenção e conservação dos Caminhos Agrícolas Municipais

Apoio na manutenção do Mural Baleeiro de Velas

84

Revista Municipal Município de Velas


Obra de Reabilitação da Canada Prof. Flausina em Rosais

Reabilitação Urbana da Vila de Velas

Melhoramento de Caminhos Municipais recorrendo à asfaltagem

Preparação do projeto de Reabilitação de Vias no Norte Grande

Reabilitação de Espaços Públicos Municipais

Reabilitação do edifício Municipal de apoio à Equipa de Jardinagem Revista Municipal Município de Velas

85


Obra de Reabilitação de Muralha na Zona de Entre Morros

Apoio na criação de espaços verdes na Freguesia de Sto Amaro

Apoio na substituição de portas e janelas da Igreja de Santo Amaro

Colocação de Iluminação na Placa de boas-vindas “Velas, Capital do Queijo”

Apoio na aquisição e colocação de Letras Identificativas e mastros para bandeiras Institucionais na sede do Clube Naval de Velas

Limpeza de Bueiros e Aquedutos

86

Revista Municipal Município de Velas


Manutenção do Portão do Cemitério de Velas

Melhoramentos na Rede de Distribuição de Água

Obra de conservação e manutenção do edifício da Escola Profissional da Ilha de São Jorge

Colocação de novo abrigo de passageiros na Av. Livramento, em Velas

Manutenção do Parque Infantil dos Rosais junto ao Largo da Igreja desta Freguesia

Instalação de Equipamento para pessoas de mobilidade reduzida no Parque Infantil adjacente à Casa Museu Cunha da Silveira Revista Municipal Município de Velas

87


Pavimentação no lugar de Entre Morros

Apoio na pintura da Casa do Povo das Manadas

Pintura de Muros

Recuperação de Muros e melhoramento de espaços verdes

Reabilitação do Muro no Porto dos Terreiros

Reabilitação na Zona dos Degraus e Piedade

88

Revista Municipal Município de Velas


Requalificação da Calçada Portuguesa nos passeios da Vila

Obras de correção e pavimentação na Via Municipal de acesso ao Parque Industrial das Levadas

Apoio nas obras de Reabilitação da Ermida do Livramento

Reabilitação da entrada para o Parque de Estacionamento sito no Roque Afonso

Apoio nas obras de restauro da Ermida de N. Sra Boa Hora, nomeadamente na eletrificação dos altares

Colocação da sinalização de informação da Vila de Velas

Revista Municipal Município de Velas

89


Apoio na pintura do edifício da Casa do Povo de Sto Amaro

Reparação do Património Edificado do Município

Poda de Árvores

Reparações e conservações nas Escolas do Concelho

Reabilitação do aqueduto no lugar da Piedade, em Velas, em parceria com a Junta de Freguesia

Obra de melhoramento da Zona Balnear da Preguiça

90

Revista Municipal Município de Velas


Recuperação de peças para Casa Museu Cunha da Silveira

Requalificação e melhoria da sinalização de trânsito nas Vias Municipais

Requalificação e Pavimentação da Canada da Senhora da Luz

Apoio na conservação e melhoramento do Salão Paroquial da Boa Hora, nomeadamente colocação de novo teto

Apoio na lavagem, preparação e pintura do edifício do Posto da GNR, em Velas

Recuperação de Fontanário comemorativo 5 de Outubro

Revista Municipal Município de Velas

91


Conclusão das obras de correção e pavimentação na Via Municipal de acesso ao Parque Industrial das Levadas

Reabilitação Urbana do Centro Histórico da Vila

Obras de reabilitação de espaços Públicos

Obra de impermeabilização das lajes do Edifício Sol em Rosais

Apoio na recuperação e substituição das infraestruturas elétricas na Sociedade União Urzelinense

Obra de reabilitação no Caminho da Rocha na Freguesia das Manadas

92

Revista Municipal Município de Velas


MERCADO MUNICIPAL consuma o que é Nosso! Produtos da Nossa Terra!

O Mercado Municipal abre as suas portas, aos sábados, quinzenalmente, com produtos frescos da Nossa Terra. O espaço encontra-se sediado no Centro Histórico da Vila, e conta com um espaço amplo, dotado de nove Bancas de Venda, bem como, de uma zona de lazer adjacente, na qual se inclui um Parque Infantil. Importa salientar que este espaço vem dar a possibilidade de beneficiar de um local para venda e compra dos produtos da Nossa Terra, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento e sustentabilidade económica. De recordar ainda que este tem vindo a receber, igualmente, outras atividades, que dinamizam o mesmo, promovidas pela Casa Museu Cunha da Silveira.

Compra e venda de produtos

Workshops

Showcooking Revista Municipal Município de Velas

93


Cultura

94

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

95


BALANÇO CULTURAL

procurando sempre o equilíbrio e garantindo a Felicidade e o Bem-estar de todos”.

LENA AMARAL

Vereadora

V

olvidos pouco mais de dois anos desde a tomada de posse deste Executivo Camarário, para o atual mandato Autárquico, mantemos o foco naquele que é o nosso primordial objetivo: o bem-estar da População e o gosto por viver neste Concelho. Os desafios que nos surgem são diários, da mais variada ordem, assim como é o esforço que incutimos para os superar. Educação, Apoio Social, Cultura, Desporto, são áreas que merecem toda a nossa atenção. É preciso gerir diariamente as diversas equipas para podermos chegar a todos os Munícipes. Na área cultural, por exemplo, desenvolvemos uma Agenda Cultural, rica e diversificada, contribuindo para reavivar os hábitos culturais dos Velenses, onde as Instituições e Grupos Locais não são esquecidos, sendo estes uma das riquezas desta Terra. No desporto, mantemos um contato próximo com os Clubes Locais, apoiando, dentro do possível, as suas atividades. Assim o é na Educação, onde a

96

Revista Municipal Município de Velas

ligação com as escolas é regularmente feita, promovendo e colaborando das mais variadas formas, pois este é o pilar essencial de desenvolvimento de qualquer sociedade. Outra área importante é o Apoio Social, onde mantemos uma atividade regular de proximidade e acompanhamento, desde os mais novos aos mais idosos, sendo objetivo primordial nunca os deixar desamparados. Neste trabalho que se quer de proximidade, muito já tem sido feito, e julgo que é visível para todos, destacando-se o Plano de Atividades para a Área Social, com participação ativa nas seis Freguesias do Concelho, envolvendo os Jovens e os Menos Jovens, interagindo e apoiando Coletividades e Associações. É exemplo disso a realização de diversas atividades, das quais destaco e congratulo o sucesso, por exemplo, do Jantar Solidário (onde o Nosso Queijo São Jorge foi Rei e contribuiu para apoiar uma IPSS do Nosso Concelho). Mas podia também referir a Caminhada

Solidária “Vive a Vida” (em que o Município se associou ao Outubro Rosa, mês dedicado à consciencialização e alerta da Sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama), ou, ainda, as atividades do Plano para a Área Social, nas quais as Juntas de Freguesia, Escuteiros e Bombeiros (onde se destaca o trabalho de formação realizado em suporte básico de vida), participaram ativamente, desenvolvendo informações básicas de apoio ao próximo, bem como realizando trabalhos de cariz solidário, na elaboração de rosetas em croché, no âmbito da iniciativa da Associação Espiral de Vontades da “Maior manta tricotada do Mundo”, a qual visa ser posteriormente desdobrada em inúmeras colchas a entregar a várias famílias e pessoas carenciadas, entre muitas outras atividades... Estarei (e estaremos) sempre empenhados em desenvolver e participar em atividades de cariz Social, Cultural, Desportivo e Recreativo que proporcionem e incentivem momentos de convívio e transmissão de conhecimentos entre as várias gerações. Esta é uma tarefa diária, naquele que é o nosso compromisso de trabalhar, arduamente, dia-a-dia, para que o Nosso Concelho se torne cada vez mais aprazível para se viver, sem descurar a sua essência, procurando sempre o equilíbrio e garantindo a Felicidade e o Bem-estar de todos. Deixo uma palavra de apreço aos Colaboradores do Município que prontamente ajudam e permitem a realização e consequentemente o sucesso das atividades atrás referidas e de tantas, tantas outras tarefas que, quotidianamente, desenvolvem com brio no cumprimento da sua missão de Serviço Público. O meu, o Nosso, objetivo é que os Velenses, hoje possam viver melhor que ontem, e que o amanhã seja sempre atrativo, promissor e auspicioso!


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

97


Dia das Montras No dia 8 de dezembro, realizou-se o tradicional Dia das Montras na Vila das Velas, uma parceria do Município de Velas com o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge e a Associação Cultural das Velas. Nesta noite foi inaugurada a iluminação e decorações natalícias das ruas, que abrangeram este ano também a Rua da Gruta, e apostou-se na animação cultural que atraiu centenas de visitantes à Vila, sendo um importante estímulo para a economia nesta época natalícia e um promotor do comércio local. A noite foi abrilhantada pelo desfile da Charanga da AHBVV, Grupo Etnográfico da Beira, Grupo de Folclore dos Rosais, Filarmónica Liberdade da Sociedade Lusitânia Club Recreio Velense, Sociedade Filarmónica União Popular e Sociedade Filarmónica Nova Aliança, pela Cantata de Natal do Coro e Orquestra da Ilha de São Jorge “José Damião de Almeida” e pelo concerto da Sociedade Filarmónica Nova Aliança. Contou ainda com a habitual animação para as crianças com insufláveis e com as figuras mais emblemáticas do Natal. Realizou-se também o habitual Concurso de Montras cujos premiados de 2016, após deliberação do Júri, foram: 1º Lugar – FotOceanus com 149 pontos 2º Lugar - Ambientes & Beleza com 145 pontos 3º Lugar – A Minha Ourivesaria com 138 pontos O Município de Velas felicita todos os participantes pela adesão e criatividade demonstrados, bem como aqueles que contribuíram para que esta noite se tornasse mais atrativa para os nossos Munícipes e visitantes, bem como pelo empenho dos colaboradores do Município.

Montra Vencedora - FotOceanus

98

Revista Municipal Município de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

99


100

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

101


Festas de são jorge 2018 O Município de Velas e a Associação Cultural das Velas promovem as Festas de São Jorge, sendo que os temas foram em 2018 “O Queijo e a sua História” e em 2019 “A Emigração”. Como vem sendo hábito, as festividades promovem e enaltecem as tradições do Concelho e da Ilha. O dia maior das festividades, 23 de Abril, dia do Padroeiro do Concelho, São Jorge, conta com a Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge e Missa seguida de Procissão em honra do Padroeiro. O que se segue é um conjunto de atividades culturais tais como espetáculos, desfile de carros alegóricos e concertos, bem como atividades desportivas que passam por um Rally Paper, “Corrida da Liberdade”, entre outras. Em 2019 foi apresentada a marca “Velas, Capital do Queijo”, a qual visa a promoção externa da Nossa Terra, por via do Queijo, contribuindo para um destino onde a natureza nos brinda com belezas únicas, onde o alojamento assume requintes de bom gosto e a gastronomia se evidencia, destacando a existência de um produto de excelência — “O Nosso Queijo”.

102

Revista Municipal Município de Velas


Entronização do Município na Confraria do Queijo São Jorge

Missa Solene seguida de Procissão em honra do Padroeiro São Jorge

Sessão Solene presidida pelo Arcebispo D. José Avelino Bettencourt

Sessão Solene: Entrega de Medalha de Prata do Município ao Engenheiro Francisco Manuel Cordeiro Bettencourt

Sessão Comemorativa do 30º Aniversário da Rádio Lumena

Concerto “Alma da Terra, Modas das Nossas Gentes”, pelo Grupo de Folclore dos Rosais Revista Municipal Município de Velas

103


Lançamento da marca “Velas, Capital do Queijo”

“ShowCooking” com o Chef de Cozinha Prof. José Maria Moreira

Entrega de medalhas aos participantes da “Corrida da Liberdade” e dos participantes do Rally Paper

Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Velas “Sonhar a Liberdade”

104

Revista Municipal Município de Velas


Festas de são jorge 2019

Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo São Jorge

Preparação de tapetes para Procissão em honra do Padroeiro São Jorge Revista Municipal Município de Velas

105


Sessão Solene: Entrega de Medalha de Prata do Município ao Senhor Germano Matos dos Santos

Sessão Solene: Entrega de Medalha de Prata do Município ao Senhor Nelson Ponta Garça

Lançamento do Livro de Poemas “Retalhos” de Teresa Blayer

Testemunho “Rosto de Jorgenses na América” por Nelson Ponta Garça

Lançamento do Livro de Receitas “Velas, Capital do Queijo”

“Corrida da Liberdade” – Organização do Departamento EFAT da EBS de Velas

106

Revista Municipal Município de Velas


CASA MUSEU CUNHA DA SILVEIRA ” O M a r e a T e r r a A Sustentabilidade de um Povo”

A Casa Museu Cunha da Silveira assenta no projeto museológico com o tema “O Mar e a Terra – A Sustentabilidade de um Povo” e dispõe de um vasto espólio, na sua maioria, cedido por Gente da Nossa Terra. A Casa Museu desempenha um papel ativo e dinâmico na Sociedade, com a realização de diversas atividades, como são o caso “A Peça do Mês” e “Domingo, no Museu!”. Além destas, mantém igualmente atividades dirigidas ao público-escolar, assim como ao público-turista. Realce ainda para a realização de atividades e exposições temáticas em outros espaços do Município, nomeadamente no Auditório, na Biblioteca e no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Velas João Gabriel de Ávila. O convite fica feito. Visitem o Nosso Museu.

Exposições

Workshops

Visitas Guiadas Revista Municipal Município de Velas

107


31 A SEMANA CULTURAL DAS VELAS Concertos musicais, exposições, regatas e outras provas náuticas e desportivas, desfile de marchas populares, atuação de bandas filarmónicas e de grupos folclóricos e o atrativo mais jovem da Tenda Eletrónica, continuam a figurar nos cartazes festivos organizados pela Associação Cultural das Velas, em parceria com o Município. A Semana Cultural das Velas, ano após ano, mantém a alegria e boa disposição, apostando na População jovem, nunca esquecendo as Nossas Tradições e Costumes. UmaFestaqueproporcionaumaviageminesquecível pelo mundo do convívio e da confraternização, dos petiscos, da música, das tradições, dos desportos náuticos, dos eventos taurinos e tauromáquicos, unindo assim a saudade, reunindo a amizade e festejando a vida, homenageando a nossa forma de ser, de estar e de bem receber. A organização da Nossa Festa de Verão agradece a todas as Entidades, públicas e privadas, que se disponibilizaram a apoiar a realização deste evento, assim como a todas as Coletividades e Instituições da Nossa Terra que se associaram à organização, bem como, pelo empenho, dedicação e entusiasmo com que os responsáveis da Associação Cultural das Velas e os Colaboradores do Município encararam mais estas edições da 31ª e 32ª Semana Cultural.

108

Revista Municipal Município de Velas


Lançamento do Livro “Sobreviver” de Nicole Medeiros

Teatro de Rua com a peça “Banhistas da 3ª Idade”

Lançamento do Livro “Poesia de Filomena Serpa”

Desfile de Marchas

Cãominhada com animais do Centro de Recolha de Canídeos de Velas

Cantigas ao Desafio com Bruno Oliveira, José Esteves, José Eliseu e Jorge Sebastião Revista Municipal Município de Velas

109


32 A SEMANA CULTURAL DAS VELAS

Entrega da Medalha de Prata do Município à Senhora Manuela Silveira / Vice-Cônsul nos EUA

Abertura do Quiosque do Triângulo

110

Revista Municipal Município de Velas


Atuação da Banda Jorgense “Tributo”

Torneio de Futebol de Veteranos

Tourada de Praça

Desfile de Motos, Carros Clássicos e da Charanga da AHBVV

Desfile de Marchas

Tourada à corda no Cais de Velas Revista Municipal Município de Velas

111


112

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

113


114

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

115


116

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

117


118

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

119


120

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

121


ESTAMOS NO INSTAGRAM PUBLICIDADE

#cm_velas

Revista Municipal Municipal Município de Velas 40122Revista Município de Velas


~ Instituicoes / Parcerias

MUNICÍPIO DE VELAS ASSINA PROTOCOLO COM O CLUBE MOTARD DE SÃO JORGE O Presidente do Município de Velas assina protocolo de cedência da Pista de Motocross ao Clube Motard de São Jorge, para a prossecução de atividades no âmbito do desporto motorizado. O Município de Velas tem vindo a diligenciar esforços no sentido de continuar a desenvolver parcerias de proximidade com as Instituições do Concelho, no caso em apreço com o Clube Motard de São Jorge que tem desenvolvido atividades que contribuem para o crescimento Cultural, Desportivo e Social do Nosso Concelho.

ASSINATURA DE PROTOCOLO COM A SECRETARIA REGIONAL DA ENERGIA, AMBIENTE E TURISMO PARA ACESSIBILIDADE ELÉTRICA Os Municípios de Velas e Calheta assinam protocolo de eficiência energética e mobilidade elétrica, com a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, na pessoa da Sua Secretária Drª Marta Guerreiro. O Município considera que a Mobilidade Elétrica representa um papel preponderante através das mais variadas vertentes na área da energia, no caso em apreço, da sustentabilidade ambiental e que o sistema de mobilidade elétrica está cada vez mais presente na Nossa Sociedade, sendo por isso importante a instalação de pontos de carregamento rápido, na Nossa Ilha e mais em concreto no Concelho de Velas.

Revista Municipal Município de Velas

123


PROTOCOLO COM ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ILHA DE SÃO JORGE Município celebra, uma vez mais, protocolo com a Associação para o Desenvolvimento da Ilha de São Jorge (ADISJ), visando o mesmo a manutenção e atividades a desenvolver por esta, no âmbito do Centro de Recolha de Canídeos e Gatídeos. Esta Associação compromete-se a realizar atividades inseridas no âmbito da defesa do bem-estar animal, considerando o Presidente do Município, Luís Silveira, que esta parceria com a ADISJ é essencial, dada a sua relevância na procura constante do trazer mais e melhores condições aos animais e ao seu tratamento.

AUTARQUIA CELEBRA PROTOCOLOs COM A ASSOCIAÇÃO CULTURAL

AUTARQUIA ASSINA PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DO ‘APNEIA BAR’

Município de Velas celebra protocolos de cooperação com a Associação Cultural das Velas com vista ao desenvolvimento de atividades Culturais, Desportivas e Recreativas, bem como à exploração da atividade cinematográfica no Auditório Municipal de Velas. Luís Silveira, considera de todo importante manter a forte aposta na Cultura, reforçando o apoio e cooperação que tem vindo a existir entre o Município e esta Associação, sendo esta a Nossa principal parceira em termos de promoção e organização de eventos, bem como, na manutenção de uma Agenda Cultural dinâmica.

Presidente do Município de Velas assina protocolo de cedência do “Apneia Bar” com a Sociedade Lusitânia Club Recreio Velense. Recorde-se que o Município tem vindo a diligenciar esforços no sentido de continuar a desenvolver uma parceria de proximidade com as Instituições do Concelho, no caso em apreço com a Sociedade Lusitânia Club Recreio Velense, a qual em muito tem contribuído para o crescimento cultural e social do Concelho, permitindo em simultâneo que esta desenvolva atividades e projetos que contribuam para a sua sustentabilidade económica.

124

Revista Municipal Município de Velas


PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇO PARA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE JUVENTUDE O Município e a Associação de Juventude em Defesa do Património Histórico Cultural e Natural da Ilha de São Jorge celebram protocolo com vista à cedência de espaço, em Edifício propriedade do Município, sito na Rua da Capela, para instalação da sede desta Associação. O Presidente do Município enaltece o reativar desta Associação, bem como deixa uma palavra de apreço e gratidão, aos Jovens que compõem os Órgãos Sociais da mesma, pela sua disponibilidade e iniciativa, na certeza de que darão um grande contributo ao desenvolvimento das políticas de juventude da Nossa Terra.

PROTOCOLO COM A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VELAS Município assina Protocolo Financeiro e de Cooperação com a AHBVV o qual consiste no apoio à manutenção da Equipa de Intervenção Permanente. Este protocolo vem de encontro à intenção deste Município em ter disponível uma equipa de socorro imediato em situações de emergência como catástrofes naturais e outras intervenções de socorro à População.

ASSINATURA DE PROTOCOLO PARA CEDÊNCIA DE ESPAÇO Município de Velas celebra protocolo de cedência de espaço à Banda Musical Jorgense ‘Deep Trip’, por forma a que estes possam ter um espaço para a realização de ensaios com vista à gravação do seu primeiro CD. O Presidente da Autarquia, Luís Silveira, considera importante apoiar este tipo de bandas, visto que desenvolvem um papel fulcral na atividade musical do Concelho, sendo um contributo para a promoção e desenvolvimento musico-cultural desta banda, e mais em concreto dos Jovens da Nossa Terra.

Revista Municipal Município de Velas

125


MUNICÍPIO DE VELAS ASSINA PROTOCOLO COM O DRAGON ISLAND TRAIL CLUB O Município de Velas assina um Protocolo de Cedência de Espaço Municipal com Dragon Island Trail Club para que estes possam sediar-se nesse mesmo local. A assinatura deste protocolo vem de encontro a uma das intenções deste Município, isto é, diligenciar esforços no sentido de continuar a desenvolver parcerias de proximidade com as Instituições da Nossa Terra, no caso em apreço com o Dragon Island Trail Club que tem desenvolvido atividades de “trail running” que contribuem para a motivação da prática de desporto, associado a um dos grandes potenciais do Nosso Concelho, Ilha e até Região, que é a Natureza.

CEDÊNCIA DE ESPAÇOS DO “EDIFÍCIO SOL” À JUNTA DE FREGUESIA E CASA DO POVO DOS ROSAIS

AUTARQUIA ASSINA PROTOCOLO COM O GRUPO DE TEATRO IUVENTUTE VIRTUTIS

Assinatura de cedência de espaços do “Edifício Sol” através de protocolo com Instituições da Freguesia nomeadamente a Junta de Freguesia e Casa do Povo dos Rosais. Foi com gosto e satisfação que o Município viu esta obra concluída, que após 15 anos de espera, ganhou finalmente vida e está pronta a ser utilizada pelas Instituições em causa, permitindo desenvolver as suas atividades com outro tipo de condições, bem como, para a prestação de serviços de apoio à População da Freguesia e do Concelho.

O Município de Velas assina protocolo de cooperação com o Grupo de Teatro Iuventute Virtutis, Instituição esta sem fins lucrativos, no sentido de instituir uma relação de cooperação técnica e financeira ao nível cultural, de organização de eventos entre outras atividades consideradas relevantes. O Município de Velas e o Grupo de Teatro Iuventute Virtutis consideram que é do interesse de ambas as Entidades promover o reforço de cooperação técnica, Cultural, Educativa e Humana.

126

Revista Municipal Município de Velas


MUNICÍPIO DE VELAS ASSINA PROTOCOLO COM JUDO CLUBE DE SÃO JORGE Município assina Protocolo de apoio ao Judo Clube de São Jorge. O mesmo visa apoiar este Clube, que muito tem contribuído para levar o nome da Nossa Terra além-fronteiras, bem como para a formação de inúmeros Jovens Atletas. O Judo é um desporto importante para melhorar a qualidade de vida dos Jorgenses, trabalhando as qualidades física e psíquicas, para além de propagar os valores essenciais como o respeito, humildade, cooperação, coragem e espírito de equipa. Aproveitamos para felicitar a Instiuição, seus dirigentes e atletas, pelo trabalho desenvolvido e, sobretudo, por todas as alegrias que nos têm dado pelos resultados obtidos.

PROTOCOLO COM ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS PARA A DIVULGAÇÃO DAS TRADIÇÕES DA ILHA DE SÃO JORGE (BREVES) Município e Associação de Amigos para a Divulgação das Tradições da Ilha de São Jorge (Breves) celebram protocolo de cooperação, apoiando assim esta, na divulgação dos eventos que se realizam no Concelho. Através do protocolo, o Município assegura a divulgação das suas atividades, bem como as Entidades que colaboram com a mesma, divulgando ainda informação de interesse geral para os Cidadãos e Comunidade Emigrante.

PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DO EDIFíCIO “CASA MORTUÁRIA” COM A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA VILA DAS VELAS Cedência do Edifício “Casa Mortuária das Velas” à Santa Casa da Misericórdia da Vila das Velas. Considerando a relação institucional entre as duas Instituições, bem como o bom serviço prestado, sendo de todo o interesse dar continuidade à parceria existente, nomeadamente as que têm a prestação de serviços essenciais à População. Revista Municipal Município de Velas

127


MUNICÍPIO DE VELAS ASSINA PROTOCOLO COM A UNIDADE DE SAÚDE DA ILHA DE SÃO JORGE O Município de Velas assina Protocolo de Cedência de Espaço Municipal (antiga Escola de Sto Amaro) com a Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge para instalação dos serviços de Medicina Física, Reabilitação (Fisioterapia), Terapia Ocupacional e Terapia da Fala do Centro de Saúde de Velas. A assinatura deste protocolo vem de encontro a uma das intenções deste Município, isto é, proporcionar mais e melhores condições aos Nossos Munícipes.

MUNICÍPIO CEDE EDIFÍCIO A INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

CEDÊNCIA De INSTALAÇÕES DAS ZONAS BALNEARES 2019

Assinatura de Protocolos de cedência de espaços do antigo Edifício Municipal, onde funcionou durante vários anos o CAO, nomeadamente com a AtlânticFut, Grupo Desportivo Velense, Grupo de Teatro Iuventute Virtutis e Associação do Coro e Orquestra da Ilha de São Jorge “José Damião de Almeida”. O Município considera essencial que as Instituições do Concelho tenham um lugar próprio onde se possam estabelecer pois são estas que muito contribuem para a manutenção das Nossas Tradições e Cultura, levando em inúmeros casos o nome do Concelho além-fronteiras.

Foram assinados os Protocolos de Cedência de Instalações das Zonas Balneares, nomeadamente, o Bar das Piscinas de Entre-os-Morros que foi cedido à Sociedade Lusitânia Club Recreio Velense e o Bar da Poça dos Frades/Preguiça cedido ao Grupo Desportivo Velense. O Município de Velas tem vindo a diligenciar esforços no sentido de continuar a desenvolver parcerias de proximidade com as Instituições do Concelho, no caso em apreço com a Sociedade Lusitânia Club Recreio Velense e o Grupo Desportivo Velense que têm contribuído para o crescimento Cultural, Desportivo e Social do Nosso Concelho.

128

Revista Municipal Município de Velas


MUNICÍPIO DE VELAS MARCA PRESENÇA NO VII ACARAL AÇORIANO O Presidente Luís Silveira, em representação do Município, marca presença na cerimónia de abertura do VII Acaral Açoriano. Este evento realizou-se no Nosso Concelho, com acampamento no Parque de Campismo das Velas e com atividades em outros locais da Ilha. Neste encontro de Escuteiros dos Açores (Lobitos) contaram com cerca de 400 crianças e 200 dirigentes que vieram “explorar” o tema “Máugli e o Dragão Encantado”. O Município continua empenhado em apoiar eventos como este que contribuem para o desenvolvimento das Crianças no que diz respeito à evolução motora e psicológica, sendo estes momentos de aprendizagem e conhecimento.

PRESENÇA NO ALMOÇO DE NATAL COM OS IDOSOS DO NORTE GRANDE Município marca presença no Almoço de Natal com os Idosos do Norte Grande, organizado pela Junta desta Freguesia, onde se pôde contar com momentos de animação musical, boa disposição e confraternização entre todos os presentes. É sempre com gosto e satisfação que o Município de Velas se associa a estas festividades pois só assim se podem manter as tradições da Nossa Terra e o convívio que é sempre de salutar.

25º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO PARA APOIO À CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DO CONCELHO DE VELAS AACCNEE celebra 25 anos de existência e contou com a participação do Nosso Presidente, Luís Silveira. Importa salientar a importância que esta Instituição tem para o Nosso Concelho e a relação de proximidade que as duas Entidades mantêm, pois entendemos que esta Instituição é uma das bases de apoio a uma Sociedade mais justa e coesa. Revista Municipal Município de Velas

129


MUNICÍPIO DE VELAS MARCA PRESENÇA NO 94º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE UNIÃO URZELINENSE Presidente Luís Silveira, em representação do Município de Velas, marca presença nas comemorações do aniversário da Sociedade União Urzelinense, que contou com a tradicional missa abrilhantada pela Filarmónica, bem como o concerto e convívio entre os músicos, sócios e convidados. É sempre com gosto e satisfação que o Município de Velas se associa a estas festividades, congratulando a Direção da Instituição pela excelente organização e trabalho desenvolvido, o qual em muito tem contribuído para o desenvolvimento da Cultura da Nossa Terra.

MUNICÍPIO APOIA PIONEIROS DO AGRUPAMENTO 771 DE VELAS O Município de Velas apoia o Grupo de Pioneiros da III Secção do Agrupamento 771 de Velas na deslocação à Ilha das Flores no âmbito da atividade de final de ano desta Secção. É de todo o interesse do Município apoiar estas Instituições, uma vez que desenvolvem um papel fulcral na Sociedade, integrando as camadas mais Jovens e incutindo um espírito dinâmico e participativo.

130

Revista Municipal Município de Velas

MUNICÍPIO APOIA BANDA FILARMÓNICA DE SANTO AMARO O Município de Velas apoia a Banda Filarmónica de Santo Amaro na revisão e alteração do Projeto inicial do seu edifício sede, por via do Gabinete Técnico da Autarquia, por forma a que este possa ser concluído. Entende o Executivo, liderado por Luís Silveira, que as Instituições de caráter Cultural e Recreativo, e em particular esta, desempenham um papel fulcral, contribuindo em muito na formação musico-cultural, em especial dos Nossos Jovens. A conclusão do edifício sede da Banda Filarmónica dignificará igualmente o espaço envolvente, uma vez que se encontra no centro da Freguesia, tendo o Município manifestado à Direção desta Instituição disponibilidade de apoio à conclusão da obra em causa.


MUNICÍPIO APOIA GRUPO ETNOGRÁFICO DA BEIRA Município de Velas apoia Grupo Etnográfico da Beira no âmbito de um Intercâmbio Cultural com o Grupo de Danças e Cantares de Santo Estevão das Galés em Mafra. É de todo importante a estreita colaboração com as Instituições do Nosso Concelho, as quais ao longo do ano promovem eventos para angariação de fundos que, além de permitirem suportar as suas despesas correntes, possibilitam a realização destas iniciativas contribuindo em simultâneo para a projeção e promoção da Nossa Terra.

3º Aniversário da Banda Filarmónica de Santo Amaro A Banda Filarmónica de Santo Amaro comemorou o seu 3º aniversário, aproveitando esta data e como já vem sendo hábito, a Instituição presenteou seus músicos, sócios e simpatizantes com um jantar convívio onde foi também apresentado o projeto e maqueta da requalificação da futura sede. Importa salientar que o processo de construção da nova sede teve diversas vicissitudes, que levaram à criação de uma nova figura jurídica para a Instituição e por isso a comemoração do seu terceiro aniversário. Passados estes anos turbulentos, só possiveis de ultrapassar com a garra e determinação do Povo de Santo Amaro, nomeadamente músicos, maestro da filarmónica, direção e sócios.

UMA TARDE NA CASA DE REPOUSO JOÃO INÁCIO DE SOUSA

O Executivo do Município de Velas fez uma visita de Natal à Casa de Repouso João Inácio de Sousa, entregando pequenas lembranças aos Utentes desta Instituição, numa tarde diferente onde reinou a boa disposição e a partilha de afetos e com espaço para ouvir algumas histórias de outros tempos contadas pelos Nossos Idosos. Importa salientar a forma carinhosa como fomos recebidos por todos, deixando uma palavra de apreço e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Direção e seus Colaboradores ao serviço dos Utentes, bem patente no carinho que nutre nos mesmos.

Revista Municipal Município de Velas

131


ENTREGA DE CHAVES DE BOCAS DE INCÊNDIO À ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VELAS O Presidente do Município entrega as chaves das Bocas de Incêndio do Centro Histórico da Nossa Vila à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Velas. As Bocas de Incêndio foram colocadas, no âmbito da 1ª Fase da Reabilitação Urbana da Sede do Concelho de Velas, e vêm facilitar no combate imediato a incêndios com instalações fixas distribuídas por pontos estratégicos da Nossa Vila.

PRESENÇA NAS FESTAS EM HONRA DA PADROEIRA DA FREGUESIA DAS MANADAS – SANTA BÁRBARA Vereadora Lena Amaral, em representação do Município de Velas, participa nas comemorações da Padroeira da Freguesia das Manadas, Santa Bárbara. É sempre com muito gosto e agrado que o Município se associa a estas festividades, congratulando a Comissão da Igreja e seu Páraco pela excelente organização.

132

Revista Municipal Município de Velas

Presença Nas FESTAS DE SANTA ANA - Beira Festas de Santa Ana, no Lugar da Beira, Freguesia de Velas. Esta festividade, que conta com o apoio logístico do Município de Velas, é conhecida pela sua permanência de tradições e costumes e onde são realizadas diversas atividades incluindo as touradas, as cantorias, a missa e a procissão, tendo este ano contado com festival de folclore. A segunda-feira é o dia que melhor carateriza esta tradição, realizando-se o bodo de leite no Terreiro da Macela onde algumas famílias ainda montam pequenas barracas, merendam durante esse dia, e onde reina a boa disposição entre família e amigos.


IMPÉRIO DO NORTE GRANDE COM NOVO TELHADO No âmbito da colaboração de proximidade com as Instituições da Nossa Terra, o Município apoia, com a cedência de materiais a colocação de novo teto, no Império do Divino Espírito Santo do Norte Grande, sendo que a mão de obra foi assegurada por membros da Direção, bem como, da Junta de Freguesia. Importa salientar que este tipo de intervenção para além de criar melhores condições a todos quanto usufruem deste espaço, contribui em simultâneo para a manutenção e preservação do Nosso Património edificado, bem como, para a imagem das Nossas Freguesias e Concelho de uma forma generalizada.

CASA DE POVO DE BEIRA/VELAS APOIADA PELO MUNICÍPIO

MUNICÍPIO COLABORA COM CASA de REPOUSO JOÃO INÁCIO DE SOUSA

No âmbito da proximidade com as Instituições do Nosso Concelho, no caso em apreço com a Direção da Casa do Povo de Beira/Velas o Município apoiou a mesma com uma série de intervenções de manutenção e conservação do edifício desta Instituição, nomeadamente na correção de inúmeras infiltrações, instalação elétrica, pinturas entre outras, permitindo assim que o edifício em causa não se degrade e se torne o mais adequado possível às funções a que se destina.

Município repara Bancos de Jardim da Casa de Repouso João Inácio de Sousa, sendo esta uma IPSS, que em muito contribui para com o Nosso Concelho e Ilha nas mais variadas vertentes, nomeadamente na Área Social. A intervenção em causa permitirá aos Utentes da Instituição poderem usufruir do mobiliário em causa com mais e melhores condições de segurança, bem como, contribuindo para a boa imagem das instalações da Instituição.

Revista Municipal Município de Velas

133


MUNICÍPIO MARCA PRESENÇA NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ROSAIS Presidente Luís Silveira, em representação do Município de Velas, esteve presente nas comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário, Freguesia dos Rosais. Esta festividade contou com a já tradicional missa seguida de procissão. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa a estas festividades, congratulando o esforço e dedicação para manter as tradições da Nossa Terra.

MUNICÍPIO APOIA ALUNOS DA EPISJ NAS V JORNADAS DE REFLEXÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA Alunos da turma do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Nível IV da EPISJ participaram nas V Jornadas de Reflexão e Animação Turística, que se realizaram no Auditório do Ramo Grande e na Academia da Juventude e Artes da Ilha Terceira, na cidade da Praia da Vitória. O Município apoiou a EPISJ através dos alunos do curso supramencionado, contribuindo para o enriquecimento e desenvolvimento das competências dos mesmos.

134

Revista Municipal Município de Velas

CONVÍVIO ANUAL DOS EX-COMBATENTES DA ILHA DE SÃO JORGE Convívio anual dos ex-combatentes do Ultramar da Ilha de São Jorge. Neste dia presta-se homenagem aos combatentes naturais da Nossa Terra que faleceram na guerra colonial. Um momento solene, com o hastear das bandeiras e entrega de flores entre orações sentidas junto ao monumento. Segue-se a Eucaristia na Igreja Paroquial do Norte Pequeno, e logo depois um almoço convívio na Sociedade Filarmónica Recreio de São Lázaro. Foi com grande honra que o Presidente Luís Silveira, em representação do Município, esteve presente no evento em que se recorda aqueles que não regressaram a casa em tempos de guerra.


VISITA À NOVA GARE DO PORTO DE VELAS O Município de Velas, na pessoa do seu Presidente Luís Silveira, marca presença numa visita à nova gare do terminal marítimo de passageiros do Porto de Velas acompanhando a Senhora Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas Drª Ana Cunha, a convite do Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores SA. O Município vê com bons olhos este esforço de melhoramento desta infrastrutura portuária do Nosso Concelho, beneficiando assim os acessos marítimos e criando as condições necessárias aos seus utilizadores.

PRESENÇA NO 15º ANIVERSÁRIO DA AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO OCEANO

COMEMORAÇÃO DO 101º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE SANTA CATARINA

O Município de Velas, na pessoa de sua Vereadora Lena Amaral, marca presença na comemoração do 15º Aniversário da Agência de Viagens e Turismo Oceano. Esta Agência sediada em São Jorge nasceu a 15 de setembro de 2003 e para comemorar a data juntou num almoço, clientes, parceiros e colaboradores. O Município congratula esta Agência pelo seu aniversário e considera o seu contributo uma mais valia para a Nossa Terra numa altura em que o setor do turismo está em franco desenvolvimento nas suas diversas vertentes.

O Município de Velas, na pessoa do seu Vice-Presidente Marco Almada, marca presença na Comemoração do 101º Aniversário do Instituto de Santa Catarina com missa e procissão, seguida de um beberete para todos os presentes na sede desta Instituição. Foi com grande honra que o Vice-Presidente, em representação do Município, esteve presente nesta data comemorativa, duma Instituição que se tem mantido ao serviço da Comunidade, nas mais variadas vertentes Sociais. Revista Municipal Município de Velas

135


GALA DE ENCERRAMENTO DA “MADALENA DO PICO, CIDADE DO VINHO 2017” O Município, na pessoa do seu Presidente Luís Silveira, marca presença na Gala de Encerramento da “Madalena do Pico, Cidade do Vinho 2017” na ilha do Pico. Uma Gala que contou com a presença de Municípios de várias Ilhas da Região e do País, no auditório da Madalena. O evento foi marcado pela atuação de diversos grupos locais, tendo ainda sido assinalado com a apresentação do Vinho Comemorativo da Madalena, Cidade do Vinho, bem como a entrega do testemunho à nova Cidade Europeia do Vinho 2018, Torres Vedras/Alenquer.

PRESENÇA NO 164º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE UNIÃO POPULAR DA RIBEIRA SECA A Vereadora Lena Amaral, em representação do Município de Velas, marca presença nas comemorações do aniversário da Sociedade União Popular da Ribeira Seca, que contou com o tradicional cortejo da Filarmónica com as suas madrinhas e padrinhos, missa, bem como, as tradicionais sopas e convívio entre os músicos, sócios e convidados sem esquecer as típicas arrematações.

136

Revista Municipal Município de Velas

MUNICÍPIO MARCA PRESENÇA NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO O Vice-Presidente Marco Almada em representação do Município de Velas, marca presença nas comemorações da Festa de Nossa Senhora do Livramento nos Lourais, Freguesia da Ribeira Seca. Esta festividade contou com a tradicional missa seguida de procissão e sem esquecer as típicas arrematações. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa a estas festividades, congratulando o esforço e dedicação para manter as tradições da Nossa Terra.


MUNICÍPIO DE VELAS MARCA PRESENÇA NO ARRANQUE DAS OBRAS DE MELHORAMENTO DO PORTO DO TOPO O Município de Velas, na pessoa do Seu Vice-Presidente Marco Almada, marca presença no arranque da empreitada de melhoramento do Porto da Vila do Topo. É com apreço que o Município de Velas vê o início desta obra a qual certamente contribuirá para mais e melhores acessibilidades à Nossa Terra.

FESTAS EM HONRA DE SANTO ANTÃO DA FREGUESIA DOS ROSAIS

LUIS SILVEIRA MARCA PRESENÇA NA APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O ESTATUTO JURÍDICO DAS MISERICÓRDIAS”

Comemorações em honra de Santo Antão na Freguesia dos Rosais que contou com a tradicional missa seguida de procissão. É sempre com muito gosto e agrado que o Município de Velas se associa a estas festividades, congratulando a Comissão da Festa de Santo Antão pela excelente organização.

O Presidente do Município marca presença na apresentação do livro “O Estatuto Jurídico das Misericórdias na Jurisprudência da Assinatura Apostólica”, na Igreja Matriz da Vila do Topo, em São Jorge. A obra, da autoria do Padre Dinis Silveira, foi realizada no âmbito das suas provas de doutoramento em direito canónico na conceituada Pontifícia Universidade Gregoriana, mais precisamente na Cidade do Vaticano em Roma. Revista Municipal Município de Velas

137


FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA CASA DO TRIÂNGULO Festas em honra do Divino Espírito Santo, na Casa do Triângulo, em Ponta Delgada. Em 2019 São Jorge foi anfitrião ficando a cabo do Concelho da Calheta o apoio da confeção das sopas com cozinheiros desse Concelho e a animação a cargo do Concelho de Velas com os Foliões dos Rosais. É importante apoiar e estar presente em manifestações culturais como esta, numa perspetiva de promoção da Nossa Cultura e manter uma estreita relação com a Casa do Triângulo, não só pela sua importância na divulgação da Nossa Terra, mas também por prestar apoio aos Nossos Munícipes.

475 ANOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DAS VELAS O Município na pessoa do Seu Presidente Luís Silveira, marca presença nas comemorações do 475º aniversário da Santa Casa da Misericórdia das Velas. No âmbito das comemorações decorreu também um Sarau Cultural intitulado “Ei-Migrante” que tinha como tema a vaga de emigração que ocorreu nos Açores e em concreto na Ilha de São Jorge. Congratula-se e felicita-se esta Instituição pelo seu aniversário, ao serviço da População, bem como todos quanto contribuíram ao longo destes 475 anos na sua dinâmica e valorização.

138

Revista Municipal Município de Velas

150º ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE FILARMÓNICA CLUBE UNIÃO DA VILA DO TOPO O Município de Velas, na pessoa do Seu Vice-Presidente Marco Almada, marca presença na comemoração dos 150 anos da Sociedade Filarmónica Clube União, na Vila do Topo, no Concelho da Calheta. É sempre com muito gosto que o Município de Velas se associa a estas comemorações, congratulando a Direção da Instituição pela excelente organização e pela responsabilidade de manter uma Instituição com 150 anos de história ativa.


Município nas FESTAS DA MADALENA O Município de Velas, na pessoa do Seu Presidente Luís Silveira, marca presença na Abertura Oficial do Quiosque do Triângulo das Festas da Madalena, na Ilha do Pico, Concelho da Madalena, dia este dedicado às Ilhas do Triângulo, São Jorge – Pico – Faial. É com satisfação que o Município de Velas vê esta união de esforços no sentido de promover as Nossas Ilhas, sendo este bem patente de que se todos trabalharmos no mesmo sentido e com os mesmos objetivos, de promoção turística destas três Ilhas do Triângulo como um único destino.

MUNICÍPIO DE VELAS Marca Presença NA SEMANA DOS BALEEIROS O Vice-Presidente do Município de Velas, Marco Almada, marca presença na Semana dos Baleeiros nas Lajes do Pico. De salientar o esforço conjunto dos seis Municípios do Triângulo, das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial, têm feito no sentido de promover as três Ilhas num único destino turístico tendo como objetivo comum a evolução e fazer o melhor pela Nossa Terra.

Presença do MUNICÍPIO DE VELAS NO CAIS AGOSTO O Município de Velas, na pessoa da Vereadora Lena Amaral, marca presença na Abertura Oficial do Quiosque do Triângulo das Festas Cais Agosto, em São Roque, na Ilha do Pico, dia este dedicado às Ilhas do Triângulo, São Jorge – Pico – Faial. De destacar neste âmbito o esforço dos Municípios destas três Ilhas, no sentido de promover as Nossas Ilhas como destino turístico único, continuando a trabalhar no mesmo sentido e com os mesmos objetivos, sendo com muita satisfação que o Município de Velas se une aos outros Municípios do Triângulo. Revista Municipal Município de Velas

139


PRESENÇA NO FESTIVAL DE JULHO O Município de Velas, na pessoa do Seu Presidente Luís Silveira, marca presença na Abertura Oficial do Festival de Julho, no Concelho da Calheta, dia este dedicado às Ilhas do Triângulo, São Jorge – Pico – Faial. O Autarca considera fundamental a existência de um espírito colaborativo entre os vários Municípios, nomeadamente do Triângulo e mais em concreto do Nosso Concelho vizinho (Calheta) por forma a que “todos juntos possamos manter viva a Cultura e Tradições da Nossa Terra”.

MUNICÍPIO DE VELAS NA SEMANA DO MAR O Presidente do Município de Velas, Luís Silveira, marca presença na Semana do Mar, festividade que acontece na Ilha do Faial. Saliente-se o esforço conjunto dos seis Municípios do Triângulo, das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial, que têm feito, no sentido de promover as três Ilhas num único destino turístico, promovendo assim as Nossas Ilhas, e, como tal, é com muita satisfação que o Município de Velas vê esta união de esforços.

140

Revista Municipal Município de Velas


PUBLICIDADE

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

141


142

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

143


144

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

145


146

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

147


Reportagem

MANUEL ILÍDIO SILVEIRA O Queijo São Jorge começou a ser produzido em meados do século XV, logo após o povoamento da Ilha, embora o seu fabrico tenha tido um maior desenvolvimento com a presença da Comunidade Flamenga, tal como referem algumas obras publicadas. Inicialmente fabricado para consumo próprio, o Queijo de São Jorge foi adquirindo fama, ao ponto de ser já um produto de exportação no fim do séc. XVI. Atualmente é um

148

Revista Municipal Município de Velas

QUEIJO DE SÃO JORGE A Visão de um Queijeiro Dados da Direção Regional de Estudos e Planeamento dos Açores (1985), indicavam que, no início do Séc. XX existiam mais de 84 fábricas de Queijo de São Jorge, e em 1937 contabilizavam-se ainda 40 unidades de transformação.

com a aquisição de maquinaria (...). Esta adaptação reabilitou a Indústria Local surgindo novas unidades que fabricavam queijos de boa qualidade e muito apreciados no mercado de Lisboa. Em 2000 contabilizavamse na Ilha apenas nove fábricas (cooperativas) de produção de queijo”.

J. Marcelino Kongo, no seu livro ‘São Jorge: O Queijo e a Ilha 500 anos’ (2010), refere que, “no início do Séc. XX a indústria adaptou-se

O desenvolvimento do movimento cooperativo, que em São Jorge é um dos mais antigos do país, (a Cooperativa da Beira data de 1927),

dos mais conhecidos em Portugal.


culminou na década de 80 com a formação da UNIQUEIJO, União de Cooperativas de São Jorge. Em 2006, por decisão do Executivo Regional, foi reduzido o número de cooperativas em São Jorge para apenas três. Tal como descrevem as especificações oficiais, o Queijo São Jorge DOP - Denominação de Origem Protegida - é obtido a partir de leite cru de vaca, devendo-se as suas caraterísticas distintivas, por um lado, às condições edafo-climáticas desta Região, que originam pastagens de culturas variadas, que, por sua vez, influenciam positivamente a qualidade do leite. Por outro lado, o seu método de produção, praticamente inalterado ao longo dos mais de 500 anos da sua existência, promove a singularidade do produto, internacionalmente conhecido, cujas qualidades o distinguem em absoluto dos outros queijos Portugueses.

Mas o que distingue o Queijo de São Jorge DOP dos restantes e qual o seu segredo? O segredo está, apenas e só, nas pastagens da Ilha, no seu solo, e na forma correta do seu fabrico. “Não há segredo, este está nas pastagens que dão o alimento aos animais. O Queijo de São Jorge é único, não há igual”, diz Manuel Ilídio Silveira, de 71 anos, que passou 28 anos da sua vida a trabalhar como queijeiro, tendo começado em 1975 na então Cooperativa dos Rosais, onde esteve durante 13 anos. Nunca antes tinha visto fazer queijo, e confessa que a sua adaptação não foi difícil, até porque, tal como refere, “fazer queijo é muito fácil, a regra é simples, não se pode falhar, todo o processo tem de ser feito nos parâmetros exigidos”. “As pessoas têm de ter responsabilidade, não se pode antecipar o processo, tem o seu

O segredo do Queijo de São Jorge está, apenas e só, nas pastagens da Ilha, no seu solo, e na forma correta do seu fabrico”.

tempo para o fazer, tem de existir exatidão em todo o processo de fabrico”, recordando que era assim no seu tempo. Durante o processo de fabrico do queijo, o antigo queijeiro diz que era possível saber se o queijo era bom ou não. “Duas ou três horas depois de estar na cuba, sabíamos se o queijo seria bom só pelo cheiro. Bastava olhar a textura da coalhada. Se o leite for de boa qualidade, qualquer pessoa faz queijo”, realça. O antigo queijeiro lembra que

Revista Municipal Município de Velas

149


este era o processo de há cerca de 20 anos, agora todo o processo de fabrico está industrializado, onde a exatidão será mais fácil de se atingir. Manuel Ilídio Silveira, depois dos seus 13 anos na Cooperativa dos Rosais, esteve outros tantos na Cooperativa da Beira e terminou com outros dois anos em Santo Amaro, acabando por se reformar. Segundo recorda, naquela altura,

O Queijo de São Jorge é único, não há igual”.

o melhor mês para se fazer queijo seria outubro e novembro, isto porque em dezembro os pastores começavam a secar as vacas, sendo que a entrega de leite, nessa altura, já era irregular, o que fazia com que o leite não fosse de qualidade e que depois, como resultado final, o queijo acabava por não ter o sabor desejado. Na altura era preciso ter alguma agilidade para saber fazer, até porque o mexer a coalhada era feito

150

Revista Municipal Município de Velas

manual, não havia maquinaria para mexer, ao contrário do que acontece atualmente. Neste processo, eram várias horas seguidas a mexer, o que não era “pêra doce”. Tem de ser um trabalho de muita responsabilidade, sendo que, principalmente, era preciso ter gosto pelo que se fazia. Outro segredo tem a ver com a sua cura, que, naquela altura, no ambiente natural, ao fim de um mês e meio já havia queijo a sair para venda, sendo que muito dele já era enviado para as Ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel, sendo esta última a que mais consumia o Queijo de São Jorge. Lembra as grades de queijo para exportação, seis queijos por cada uma, durante o dia faziam o queijo e depois à noite embalavam o que já estava pronto. Todos juntos o faziam, “era um trabalho em família, era uma segunda casa” segundo

confessa, mas tal como lembrou, “a vida não dura sempre”. O tempo de cura do queijo dependia também do armazém onde este se encontrava, sendo que variava de Freguesia para Freguesia. “Nas cooperativas do lado norte o queijo era diferente, pois era um tempo sempre mais frio, e o queijo curado num tempo mais frio tem sempre melhor sabor”.


queijo, o antigo queijeiro lembra que havia fornadas que já eram escolhidas, tendo em conta o que julgavam o que seria a qualidade do queijo, sendo este processo de certificação importante para a salvaguarda do Queijo de São Jorge.

“O queijo quer tempo fresco, quer frio e vento norte” adianta, entre gargalhadas, admitindo que hoje tudo é diferente, pois a secagem é feita em câmaras frigoríficas com temperaturas controladas. São tempos recordados com saudade, principalmente por onde começou, camaradagem e amizade entre os colegas de trabalho. Em relação à certificação do

Manuel Ilídio Silveira mantém a opinião que o Queijo continua a ser o sustento da ilha, embora haja menos lavradores, e os que existem, têm mais cabeças de gado e pastagens maiores do que havia em outros tempos. “ É algo que nunca morre”. Lembra-se daqueles tempos em que o queijeiro era muito mais que um simples queijeiro, “acabava-se por fazer muito trabalho”. Depois de 28 anos a fazer queijos, há quem possa pensar que Manuel Ilídio Silveira, depois de milhares e milhares lhe terem passado pelas mãos, hoje, poderia ter alguma dificuldade em consumir queijo,

mas tal não acontece. O gosto e o prazer de comer Queijo de São Jorge mantém-se. Hoje, ao comer queijo, imagina a feitura do mesmo, o seu paladar, e confessa, “sou doido por queijo”. Afinal quem não fica fã deste produto que tem um sabor único e muito próprio destas gentes da Ilha, trazendo consigo uma tradição de muitas gerações. É hoje a ‘Jóia da Coroa’ na promoção turística do próprio Concelho, por via da marca “Velas, Capital do Queijo”, onde é dada especial importância às tradições e contribuindo para um destino que oferece uma natureza de belezas únicas e onde a gastronomia se evidencia pela existência deste produto de excelência que é o Queijo de São Jorge DOP.

é um produto que tem um sabor único e muito próprio destas Gentes trazendo consigo uma tradição de gerações”.

Revista Municipal Município de Velas

151


152

Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas


Revista Municipal MunicĂ­pio de Velas

153


Biblioteca Municipal de velas mais dinâmica do que nunca!

A Biblioteca Municipal de Velas mantémse como um espaço ideal para uma viagem pelo mundo dos livros. Situada no edifício do Auditório Municipal, tem à disposição do público os mais variados géneros literários, assim como uma sala dedicada para crianças e jovens, com a realização de diversas atividades, tais como a “Hora do Conto”, o “Dia do Pijama”, “Autor do Mês”, “Dia da Biblioteca”, entre outros, tendo por base o estímulo e gosto pela leitura. O Município acredita no desenvolvimento saudável da Comunidade. A Biblioteca Municipal contempla livros diversos e de agrado a todas as classes etárias. Venha à Nossa Biblioteca Municipal e viaje pelo mundo da leitura.

Dia da Biblioteca

154

Revista Municipal Município de Velas

Dia do Pijama

Hora do Conto


ANIMAÇÃO DE RUA Verão com Cultura Durante os meses de verão não há nada melhor do que desfrutar um pouco da noite ao som do que de melhor se faz na Nossa Terra. O Centro Histórico da Vila das Velas, nomeadamente, o Jardim da República e a Praça Velha, são palco de muita animação.

Revista Municipal Município de Velas

155


Um Concelho de Tradições

Rosais • Velas • Santo Amaro • Urzelina • Manadas • Norte Grande

Município

de Velas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.