Alto Padrão - Ed. 39

Page 24

/paisagismo

A arte de miniaturizar árvores Paciência é a palavra-chave para se chegar a um bonsai perfeito, uma “obra de arte em transformação”

1

niel

s Da

Foto n man mer Zim

24

À primeira vista, eles parecem árvores que esqueceram de crescer e alcançaram um outro tipo de beleza. Mas, ainda que a natureza gere seus bonsais, normalmente é com o trabalho de mãos meticulosas que as miniaturas de troncos e galhos ganham forma. O bonsai é uma técnica milenar criada na China, onde o cultivo de árvores é feito dentro de vasos. Traduzida para o português, a palavra bonsai significa“plantado em uma bandeja”.“O simples fato, porém, de manter uma árvore em um vaso, não faz dela necessariamente um Bonsai”, diz a criadora de bonsais Sônia Lucia Halla, Bonsai Blumenau. Na arte de miniaturizar árvores que podem produzir flores e frutos, quanto mais antigo for o bonsai, maior será o seu valor e também a sua beleza, dentro do conceito filosófico oriental de exaltação à velhice e à sabedoria. A criadora de bonsais sempre gostou da natureza e a planta despertou interesse. Cultivando bonsais há 10 anos, Sônia diz que essa planta é uma “obra de arte em constante transformação”.“O bonsai está sempre crescendo, não importa o quão pequeno e devagar seja esse crescimento. Assim, como nós somos seres únicos, o bonsai também é. Não existe no mundo um igual ao outro”, afirma. Seja para harmonizar o ambiente da casa ou do escritório, a paciência é o segredo para cultivá-lo. O bonsai é ideal para quem tem pouco espaço, mas quer manter o contato com a natureza. Para se chegar a um bonsai finalizado, passa-se por três etapas. Primeiro, as mudas são selecionadas e preparadas, com um trabalho no caule e nas folhas, para ir para o vaso. “Uma muda de bonsai, se for plantada no chão, não terá uma forma agradável”, explica Sônia. Depois, ela vira um pré-bonsai. Para isso, a muda será podada, retirando-se os galhos em excesso, atada com arames para modificar a forma do tronco e transplantada para um vaso, onde ficará por, no mínimo, quatro meses. É aí que entra a parte da paciência. Durante o processo de acomodação do caule, podem acontecer alguns acidentes, como, por exemplo, o tronco partir.“Nesse caso, o criador de bonsai poderá usar um selante apropriado para colá-lo e impedir a contaminação por fungos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Alto Padrão - Ed. 39 by Mundi Editora - Issuu