Revista de sociologia

Page 215

> Tácito (55-120) cidadão romano escreveu sobre as tribos germânicas, que admirava pela forma austera que encaravam o casamento. > Marco Pólo, viajante italiano, que visitou a China e outras partes da Ásia, descrevia mulheres que compram, vendem e fazem tudo que é necessário para seus maridos e suas casas. Um povo que não fazia objeções a comer carne de cavalo e cães, a tomar leite de égua e que nada no mundo os faria tocar na mulher do outro, pois era um erro e uma desgraça. > Padre Anchieta (1534-1597), se surpreendeu com os costumes patrilineares dos Tupinambás, que respeitavam as filhas dos irmãos, porque compreendiam que o parentesco verdadeiro vem pela parte dos pais; porém as mães não são mais que sacos de transporte; os filhos das fêmeas são como escravos, as vezes os vendiam, ou os matavam e comiam, ainda que sejam seus netos, filhos de suas filhas. > Montaigne (1533-1572) não se espantou em demasia com os costumes dos tupinambás, não vendo nada de bárbaro ou selvagem, afirmando que na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. Para demonstrar estas diferenças não necessitamos retornar ao passado. Necessita, apenas, comparar os costumes de nossos contemporâneos no chamado mundo civilizado:  Trânsito na Inglaterra segue a mão esquerda;  Os franceses cultivam hábitos culinários, como comer escargots (lesmas) e rãs, que podem causar asco a muitos povos;  No Japão era costume o devedor insolvente praticar o suicídio na véspera do ano novo, como uma forma de limpar seu nome e o de sua família.  Para os ciganos da Califórnia, a obesidade é um indicador de virilidade  É proibido comer carne de vaca para os hindus, da mesma forma que a de porco é proibida para os mulçumanos.  Em algumas regiões do Norte do Brasil a gravidez é considerada enfermidade

As teorias antigas e persistentes que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou outros grupos humanos, como os nórdicos são mais inteligentes que os negros; os alemães têm mais habilidade para mecânica; os judeus são avarentos e negociantes e os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxuria dos portugueses.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.