Revista de sociologia

Page 173

demografia é o estudo do crescimento populacional, tendo como principais conceitos: taxa de natalidade, de mortalidade, fertilidade, fecundidade e migrações.

A partir dessas variáveis são analisados os padrões demográficos e suas variações, denominadas transições demográficas. Com o advento do capitalismo, houve redução das taxas de mortalidade em ritmo maior do que o da redução das taxas de natalidade, produzindo um aumento populacional. Posteriormente as taxas de natalidade e mortalidade se equilibraram. Atualmente, as projeções apontam que, até 2.150, a população mundial ultrapasse 10 bilhões de pessoas, em especial no mundo em desenvolvimento. Desse modo, a maioria dos países ainda passará por uma transição demográfica com um crescimento acelerado, para posteriormente até atingir o equilíbrio populacional. Paralelamente, nos países ricos ocorre o fenômeno de envelhecimento da população e redução do número de jovens, o que terá impacto significativo sobre o mercado de trabalho, a seguridade social, a distribuição de alimentos e água, o meioambiente e as cidades. A questão ambiental está na agenda global e são propostas soluções para os problemas ambientais, devido aos crescentes padrões de consumo. A teoria dos “limites para o crescimento” afirmava, na década de 1970, a incompatibilidade do desenvolvimento industrial e crescimento econômico, devido à limitação dos recursos naturais. As teorias do desenvolvimento sustentável postulam que o crescimento deve ocorrer sem comprometer a disponibilidade de recursos para as gerações futuras. Entretanto, deve se considerar que os danos ambientais têm mais impacto sobre os países e camadas pobres da população. Os riscos ambientais possuem diversos graus de impacto sobre a população e são relacionados a diversos fatores decorrentes da evolução da ciência, tecnologia e indústria: poluição ao ar e da água, resíduos sólidos, chuva ácida, aquecimento global e esgotamento das energias renováveis e não-renováveis. A disseminação de lavouras e de alimentos geneticamente modificados é envolvida por polêmicas entre os que defendem seus benefícios na redução da fome e da desnutrição e os que salientam os riscos para o ambiente e as pessoas. Diante dos problemas ambientais, o conceito de ecoeficiência foi formulado para se referir às novas tecnologias que produzem crescimento econômico com impactos reduzidos sobre o meioambiente, afirmando, enfim, a compatibilidade entre produção industrial e preservação ecológica. 20. Métodos de Pesquisa Sociológica A sociedade e as interações sociais são estudadas sistematicamente pelos sociólogos a partir de questões que podem ser factuais, comparativas,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.