ed31

Page 41

debate - os caminhos da criação web no Brasil :: :: 41

Marcos Nähr Trabalha há três anos na Dell Computadores, onde é responsável pelo website da empresa. www.marcosnahr.com.br

“Acredito que as grandes agências nacionais já seguem um caminho próprio, mas ao contrário dos profissionais de web do Brasil, ainda não descobriram o mundo”

“Acredito que as grandes agências nacionais, digamos as dez principais, já seguem um caminho próprio, mas ao contrário dos profissionais de web do Brasil, ainda não descobriram o mundo. Primeiro preciso esclarecer que por agência entendo aquelas que realmente estão no ramo digital e não agências de propaganda com um departamento de web. Essas últimas tendem ainda a fazer adaptações de produtos off-line (impressos, vídeo etc.) para o mundo on-line. Não quero entrar no mérito desta questão, mas sem dúvida esta não é uma tendência internacional e também não é uma identidade própria a ser seguida, especialmente no que tange à qualidade, criatividade e aproveitamento da mídia internet. Um passo importante para que as agências passem efetivamente a ter uma identidade própria, seguindo padrões de qualidade, coisa que já percebemos entre os profissionais por meio de suas comunidades virtuais, é a criação de associações preocupadas com estas mudanças e tendências. Já percebemos movimentos neste sentido em alguns lugares, como no Sul do país, onde surgiu a AGADi (Associação Gaúcha das Agências Digitais). Assim, as agências, ao invés de competir, se uniram e partiram para um processo de melhoria de qualidade, padronização, aculturação do mercado e fortalecimento da categoria. Mais uma vez, elas seguem o caminho que os profissionais já vêm traçando com suas comunidades virtuais. O Brasil vem se mostrando muito forte nesta questão, das comunidades.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.