Ensino de Língua Portuguesa para surdos

Page 119

• diferentemente, em português, o sintagma nominal sem determinante remete a uma interpretação genérica (cf. (2): Gosto de cachorros).

Cabe, portanto, destacar para o aprendiz surdo de português L2 que a ausência do artigo em português implica uma interpretação genérica. É preciso ressaltar também que o uso do artigo definido em português admite tanto uma leitura específica quanto genérica, o que indica uma situação de ambigüidade gramatical, a ser resolvida no contexto, em combinação com aspectos gramaticais (comparem-se os exemplos (7) e (8)). Uma semelhança entre o português e a LIBRAS está na expressão da posse: ambas as línguas têm formas pronominais específicas para a posse, isto é, ambas têm morfologia de caso (genitivo), formando um paradigma de pessoa. Outro aspecto relevante é o fato de que em português, os determimantes concordam em gênero e número com o núcleo nominal: um processo gramaticalizado por meio de sufixos flexionais. Em LIBRAS não existe flexão de gênero e número nos determinantes. O possessivo por exemplo, só tem flexão de pessoa (refere-se ao possuidor) (cf. 18) Alguns desses aspectos vão ser trabalhados a seguir, por meio de atividades de leitura, reflexão sobre a língua, sistematização, expressão escrita e reescritura.

PROPOSTA PE EXERCÍCIOS_________________________________ Oficina: Estrutura do sintagma nominal em português TEXTO E CONTEXTO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.