Futebol

Page 54

Histórias do Futebol

pênalti que o time adversário se recusava a aceitar. Revoltados, os jogadores paulistas retiraram-se de campo e os cariocas tiveram que cobrar o pênalti, sem goleiro, e venceram a partida. Apesar desses casos específicos durante a República Velha, o uso do futebol por parte do Estado nesse período foi ocasional e esporádico. Foi somente a partir de 1930, mais especificamente a partir de Getúlio Vargas, que esse esporte passou a ser usado intencionalmente pelo Estado a seu favor.

O futebol e os populistas O período do primeiro governo de Getúlio Vargas foi marcado por um Estado fortemente centralizador; mas foi somente no período de 1937 a 1945 que o país viveu de fato sob uma ditadura. Um dos objetivos do governo era atrair os trabalhadores urbanos, e, assim, formou-se uma forjada, mas poderosa, aliança que permitiu a Vargas governar de forma centralizadora. Em seu projeto os esportes também foram considerados enquanto fator importante a ser desenvolvido, tanto para a transformação do brasileiro como para a superação das diferenças políticas que geravam os conflitos sociais. Assim, o esporte teve um papel fundamental no varguismo, principalmente o futebol, o que foi mais evidente durante o período ditatorial. Na década de 1930, Vargas tornou-se um dos patronos do futebol brasileiro e sua filha, Alzira Vargas, era a madrinha da seleção. Era um movimento típico de um líder paternalista, que trazia para o seio familiar o esporte das massas. Ainda no governo provisório, em 1932, a Revolução Constitucionalista estourou em São Paulo. Mesmo derrotados, os paulistas não sofreram punições por parte do governo federal. Vargas aproveitou a oportunidade para incentivar a integração nacional a partir do centro, a capital federal que ficava no Rio de Janeiro. E foi nesse clima que ocorreu, em 1933, a primeira edição do Torneio Rio-São Paulo. Durante o primeiro governo de Getúlio, a seleção brasileira participou de duas Copas. Na primeira delas, em 1934, não obteve grande êxito em razão das diferenças entre a CBD e as federações 53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.