[cdm] Mind Space

Page 67

A evolução do conhecimento científico foi transformando, ao longo do tempo, a relação do homem com o mundo e com a arquitectura, sendo que, actualmente, o conceito de corpo tem ganho cada vez maior importância no pensamento contemporâneo. A ideia de corpo surge sempre fortemente ligada ao contexto científico de determinada época já que a relação estabelecida entre estes dois elementos (corpo - arquitectura), variou significativamente ao longo da história, tendo sido determinada por diversos princípios que se foram alterando com o passar dos séculos. Encontrar uma definição de corpo para o homem sempre foi difícil, pois o entendimento desta estrutura variou sempre relativa e independentemente de alguns factores culturais, religiosos e educacionais. Resumidamente, o paradigma corporal na concepção do espaço, evoluiu a partir de questões que a antiguidade pensou como a relação corpo/alma (enquanto espírito ou mente), passando por questões meramente geométricas e matemáticas (em resposta ao dualismo cartesiano), até atingir níveis de subjectividade relacionados com formas de percepção e compreensão do espaço, estudadas pelas escolas filosóficas fenomenológicas. Actualmente, este paradigma é cada vez mais afectado pela era digital, estando dependente das novas tecnologias e realidades virtuais. Não é nossa intenção fazer um estudo exaustivo do modo como o corpo se foi relacionando com o espaço arquitectónico (e vice-versa) aos longo dos séculos. Pretendemos apenas, fazer uma pequena abordagem às diferentes épocas da história, que tiveram um papel importante no modo do arquitecto pensar e desenhar o espaço para o corpo.31

3.1.1. Corpo como Ordem Divina, Visão Teocêntrica É sobretudo no mundo clássico, numa perspectiva científica, que se sistematizam as regras que relacionam o corpo do homem com o espaço. A harmonia e a proporção da figura humana na Grécia antiga inspirava os modelos arquitectónicos baseados na [fig. 31 - 35]

mensurabilidade como método projectivo. O Tratado de Vitrúvio, corresponde ao momento em que o homem se vê perante a necessidade de construir uma segunda pele para o seu corpo, equacionando a relação da arquitectura com o corpo humano. A experiência do seu corpo passa a fazer-se num território progressivamente humanizado. Neste período, o conceito de corpo surge como uma aproximação à ordem divina — o homem como criação à imagem de Deus — visão teocêntrica32.

31 c Foi tomado como referência o estudo anteriormente desenvolvido por Maria Inês Moreira na sua Prova Final Arquitectura, Corpo e Prótese. 32 c Teocentrismo, é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Opõe-se ao Antropocentrismo, Biocentrismo e ao Humanismo.

capítulo 3 conceito de corpo na definição de espaço

65


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.