3 minute read

6.3 O Traçar das Capas Serenata

6.3 O Traçar das Capas –Serenata

1. O Traçar das Capas é uma cerimónia que tem lugar na noite da Serenata, e é aprimeira noite em que o Caloiro pode utilizar o Traje Aca

Advertisement

2. A Serenata tem lugar durante o segundo período das ARC e é marcado pela AAL, estando integrada no programa da Semana Académica.

3. Esta cerimónia deve ser respeitada por todos os membros do MTA e por todos os Caloiros, sendo obrigatória a presença dos mesmos.

4. Se o Caloiro não comparecer no mínimo em 60% das ARC, não poderá trajar nessa cer

a) A exceção disso são situações avaliadas e aceites pelo Conselho de Veteranos.

5. Antes da cerimónia, deve ser feita uma revista aos Caloiros pelos membros do MTA, de modo a conferir o correto uso do Traje Académico, de acordo com o capítulo 6. Traje Académico.

6. Antes da Serenata, os Caloiros deverãoter a gravata no bolso da batina/casacoe a capa deve estar dobrada sobre o braço esquerdo.

a) A gravata será, posteriormente, posta pelos Padrinhos/Madrinhas;

b) A capa só poderá ser traçada pelos Padrinhos/Madrinhas, e só depois desta cerimónia é que esta pode estar sobre o ombro;

c) Nesta cerimónia não podem ser utilizados emblemas, pins ou broches no traje. Esta premissa deve ser respeitada até à inscrição na matrícula do anoseguinte.

7. O Traçar das Capas deve ser feito pelos Padrinhos/Madrinhas. Na impossibilidade da presença dos mesmos, o traçar deve ser feito por um membro do MTA à escolha do Caloiro, com a aprovação prévia do Conselho de Veteranos.

8. A cerimónia do Traçar das Capas, os Padrinhos/Madrinhas

devem estar de traje completo e capa traçada, bem como todos os membros do MTA que estiverem a assistir.

a) Caso o trajado não se encontre devidamente trajado e traçado, corre o risco de não puder traçar a capa os seus afilhados ou de que o Traçarseja inválido.

9. O Traçar das Capas é realizado com a capa do estudante estendida no chão, com o colarinho virado para trás. A capa é benzida por todos os membros do MTA e pisada como símbolo de sorte. Em seguida, o estudante coloca-se de joelhos sobre a capa, para que cada Padrinho/Madrinha possa começar a traçar a capa ao respetivo afilhado.

a) O Conselho de Veteranos, em concordância com os restantes membros do MTA, alterara maneira como a capa é benzida.

7. Traje Académico

1. O Traje Académico é um direito de todos os alunos que tenham participado em todas as ARC e que tenham sido batizados e enterrados.

2. O Traje Académico deve ser honrado e respeitado pelo estudante que o enverga, assim como por todos os outros estudantes, independentemente do seu grau hierárquico.

3. O Traje Académico deriva das vestes dos clérigos e pretende fomentar a igualdade, respeito e humildade entre todos os alunos, independentemente do estabelecimento de ensino que frequentam e das suas ideologias. Nenhum aluno deve, por isso, ser discriminado e o seu estatuto social ou posses financeiras devem permanecer afastados de todas as ARC e do MTA.

4. O Traje Académico éuma característica dos estudantes do ensino superior portugueses que os diferenciam dos estudantes de outros pontos do mundo.

5. O Traje Académico éum símbolo de representação do estabelecimento de ensino que frequentam, neste caso, éum símbolo da representação da FBAUL.

6. O Traje Académico deve ser usado em todas as ARC e momentos em que o seu uso assim o justifique.

8. Em caso de mudança de sexo por parte de qualquer membro do MTA, o traje académico a ser utilizado será aquele que corresponder ao sexo final, sendo necessária a apresentação do caso ao Conselho de Veteranos e posteriormente a apresentação do caso aos restantes membros do MTA.

This article is from: