msc-cruzeiros-BRA-relatorio-de-sustentabilidade-2020

Page 1

NAVEGANDO DURANTE A PANDEMIA Relatório de Sustentabilidade 2020
2020 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

A resiliência do nosso setor nunca esteve tão à prova como agora.

No entanto, ser uma empresa sustentável significa ser capaz de resistir a essa tempestade e às que virão no futuro - e a MSC Cruzeiros está à altura desse desafio.

PIERFRANCESCO VAGO, PRESIDENTE EXECUTIVO

Introdução

4 Maior resiliência, maior sustentabilidade

6 Preparação para o futuro

8 Resumo de 2020

10 Os valores da nossa empresa

11 Nossa abordagem

12 Código de conduta e ética empresarial

14 Trabalho em parceria

A resposta à pandemia de COVID-19

16 Uma crise sem precedentes

18 A resposta à crise

22 Interrupção das operações

30 Preparação para um recomeço

36 Reinício das operações

Ação com sustentabilidade

40 Planejamento para o futuro

42 O caminho para a descarbonização

48 Outras ações pautadas pela sustentabilidade

52 Saúde e segurança

54 Criação de uma sólida cadeia de suprimentos

56 Colaboradores

58 MSC Foundation

60 Tabela de dados

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020

MAIOR RESILIÊNCIA, MAIOR SUSTENTABILIDADE

O ano de 2020 foi muito difícil para várias pessoas e empresas do mundo todo — e o setor de turismo e cruzeiros foi particularmente afetado. A resiliência do nosso setor nunca foi tão testada como agora. No entanto, ser uma empresa sustentável significa ser capaz de resistir a essa tempestade e às que virão no futuro — e a MSC Cruzeiros está à altura desse desafio.

Não há como ter certeza de que a ameaça da COVID-19 desaparecerá por completo, e estamos cientes de que uma nova variante ou um novo vírus pode afetar nossas vidas novamente. A segurança continua sendo nossa maior prioridade. Devemos garantir que todas as medidas de proteção estejam em vigor e que cada membro da equipe da MSC Cruzeiros se sinta pessoalmente responsável e coopere totalmente para manter a segurança dos nossos colegas, parceiros e viajantes.

Precisamos desenvolver nossa resiliência para preparar nosso negócio para o futuro. Além de enfrentar os enormes desafios da pandemia, não podemos perder de vista nosso compromisso de sermos uma empresa ética e sustentável.

A crise climática e a perda de biodiversidade são problemas cada vez mais urgentes e, embora os navios de cruzeiro sejam apenas uma pequena parte das emissões globais de carbono, estamos empenhados em fazer parte da solução. Continuamos planejando um futuro com menos carbono e estamos tomando medidas ambiciosas para reduzir a poluição e as emissões e, assim, reduzir nosso impacto ecológico. Avançamos com nossos planos de descarbonização da frota, ao otimizarmos o uso de energia e trabalharmos com parceiros dos setores marítimo e energético para analisar a implementação de novas tecnologias e combustíveis com menos emissões de carbono. Apesar das dificuldades econômicas que enfrentamos este ano, mantemos nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa com “zero emissões”.

Também levamos muito a sério nossa responsabilidade com os colaboradores, cujo bem-estar é uma prioridade nos bons tempos, mas foi ainda maior nos piores momentos de 2020. Com a chegada da pandemia e a interrupção das operações dos cruzeiros, nossas equipes especializadas trabalharam incansavelmente no mundo todo para garantir que a maioria de nossos colaboradores pudesse voltar para suas famílias, apesar das dificuldades com a viagem e do fechamento das fronteiras. Também prestamos todo o apoio aos que permaneceram a bordo. Quando toda nossa frota ficou atracada e sem viajantes, mantivemos contato frequente com todos os colaboradores,

para informá-los sobre as constantes mudanças impostas pela situação e oferecer orientações de prevenção da doença.

Depois de um ano tão complicado, tive o orgulho de ser nomeado Presidente Global da Cruise Lines International Association (CLIA) em janeiro de 2021. Será um prazer liderar nosso setor, assim como a MSC Cruzeiros, durante essa fase difícil de retomada. Na MSC Cruzeiros, já divulgamos nosso pioneiro Protocolo de Saúde e Segurança, que está sendo adotado por outras empresas do setor e do mercado de turismo e viagens em geral.

Conforme voltamos à capacidade operacional total e nos preparamos para os muitos desafios que temos pela frente, tenho a esperança de aumentar nossa resiliência por meio da sustentabilidade. Agora, mais do que nunca, devemos nos esforçar para sermos uma influência positiva no mundo.

Além de enfrentar os enormes desafios impostos pela pandemia, não podemos perder de vista nosso compromisso de sermos uma empresa ética e sustentável.
INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 4

PREPARAÇÃO PARA O FUTURO

A MSC Cruzeiros é uma empresa verdadeiramente global, com rotas que cruzam o mundo, além de viajantes e tripulantes de vários países. Não enfrentamos a pandemia de coronavírus como um país, mas sim como uma comunidade internacional.

Ao longo das mais de duas décadas em que oferecemos cruzeiros, sempre adotamos procedimentos rigorosos de saúde e segurança para prevenir e controlar o aparecimento de doenças contagiosas. Nunca imaginamos que nossas habilidades de gerenciamento de crises seriam testadas em uma escala tão grande.

Embora, em alguns aspectos, 2020 tenha sido um período de espera, não deixamos de aproveitar a experiência adquirida com a crise para criar um protocolo de saúde e segurança pioneiro no setor. Trabalhamos com um grupo de especialistas em COVID-19 chamado Blue Ribbon, especialmente indicado para garantir que o protocolo fornecesse uma bolha de segurança para os viajantes desde o embarque, nas excursões em terra e no eventual retorno para casa.

Graças ao novo protocolo, fomos a primeira empresa de cruzeiros a obter permissão das autoridades nacionais da Itália, Grécia e Malta (que seriam as primeiras escalas de nossos navios) para retomar as operações em agosto de 2020. As novas medidas incluíram testes universais para todos os viajantes e tripulantes, exames regulares a bordo e planos de emergência sólidos para lidar com todos os casos suspeitos junto às autoridades de saúde locais. Além disso, trabalhamos em parceria com a nossa rede de operadoras de turismo, para criar excursões especiais que garantam a segurança dos viajantes e das populações visitadas, expandindo nossa bolha de segurança também em terra firme.

Estou particularmente orgulhoso da maneira como nossa tripulação e equipes em terra lidaram com essa pandemia sem precedentes. Em questão de dias, dezenas de milhares de viajantes voltaram em segurança para suas casas e demos início à tarefa colossal de repatriar a maioria dos nossos quase 20 mil tripulantes. Deixamos uma equipe mínima de segurança a bordo e retiramos toda a frota de serviço temporariamente.

O fechamento das fronteiras nacionais e os períodos de isolamento obrigatório impuseram grandes dificuldades para nossos tripulantes, alguns dos quais ficaram meses sem poder voltar para casa. Para cuidar deles, nós os acomodamos em nossas cabines de viajantes com todo o conforto e oferecemos serviços adicionais de apoio emocional, como atendimento psicológico em grupo e individual com nossa equipe de especialistas que estava em terra. Aqueles que foram obrigados a se isolar a bordo por motivos de saúde receberam ajuda específica para combater a solidão.

Ajustamos constantemente nosso protocolo para nos adaptarmos às mudanças na situação da pandemia e temos discussões construtivas com os governos dos nossos principais mercados, que valorizam nossas estratégias bem pensadas e abrangentes e os valiosos dados e experiências que reunimos após a retomada das nossas operações no Mediterrâneo. Assim que a situação permitir e as autoridades nacionais nos concederem as autorizações necessárias, nossa frota voltará à ativa e poderemos fazer nossa parte na recuperação econômica mundial. Mais uma vez, contaremos com nossa rede estabelecida de centenas de fornecedores, que nos apoiaram neste período difícil, e poderemos oferecer milhares de empregos seguros e bem remunerados.

Neste relatório, explicamos como superamos as dificuldades causadas pela pandemia da COVID-19 e como adaptamos nossas operações para nos prepararmos para o retorno de nossos viajantes. Esperamos receber novamente viajantes que buscam se divertir sem ter que se preocupar. Nenhuma outra opção de férias oferece protocolos de saúde e segurança mais rigorosos do que os nossos.

GIANNI ONORATO DIRETOR-PRESIDENTE INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 6
Esperamos receber novamente viajantes que buscam se divertir sem ter que se preocupar. Nenhuma outra opção de férias oferecerá a eles protocolos de saúde e segurança mais rigorosos do que os nossos.

RESUMO DE 2020

6.171

DIAS PREVISTOS DE OPERAÇÕES COMERCIAIS

1.543 DIAS DE OPERAÇÕES COMERCIAIS REAIS

3.061.946

VIAJANTES ESPERADOS

- 75% - 78%

19.502.736

DIAS DE ALB (AVAILABLE LOWER BERTH) PREVISTOS

- 74%

Nossa frota

5.011.719

DIAS DE ALB REAIS

679.514

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ESTIMADO

685.247

TOTAL DE VIAJANTES TRANSPORTADOS

290.596

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL REAL

- 57%

Os 17 navios da frota da MSC Cruzeiros foram desativados em abril de 2020 por conta da pandemia da COVID-19, com apenas dois retornando ao serviço posteriormente no mesmo ano. Consequentemente, os dias de operações comerciais sofreram uma queda de 75% em relação ao ano anterior,

e transportamos apenas um quarto dos viajantes. Os dados sobre o consumo de combustível refletem as necessidades de combustível para os dias em operação e enquanto a frota estava em terra firme.

MSC LIRICA MSC ARMONIA MSC OPERA MSC SINFONIA MSC MUSICA MSC FANTASIA MSC ORCHESTRA MSC POESIA MSC MAGNIFICA MSC SPLENDIDA MSC DIVINA MSC PREZIOSA 2005 2003 2012
INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 8

Cronograma de entrega de novos navios

A COVID-19 não só afetou a operação dos navios ativos, como também prejudicou seriamente a entrega de novos navios. Os dois estaleiros que trabalham conosco na construção desses navios, localizados na França e na Itália, fecharam por dois meses durante o primeiro período de confinamento.

Durante essa fase, nossa equipe de novas construções migrou para o trabalho remoto. Eles conseguiram manter contato com todos os envolvidos e garantir que o trabalho de design e desenvolvimento continuasse, na medida do possível, enquanto as obras de construção estavam temporariamente suspensas.

Graças à gestão eficiente dos recursos do prestador de serviços, houve pouco ou nenhum atraso no cronograma de construção. Concordamos em adiar ligeiramente a entrega do MSC Virtuosa até o início de 2021, e o cronograma de entrega de outros navios no futuro não será afetado.

2019

Crescimento futuro

O portifólio de pedidos existente foi confirmado até 2025 e traz novas tecnologias ambientais inovadoras a bordo, incluindo três navios movidos a gás natural liquefeito (GNL) — o primeiro deles, o MSC World Europa, será entregue em 2022.

2025

2022

Equipamos nossos navios com as mais avançadas tecnologias ambientais de última geração disponíveis. - O MSC Grandiosa foi certificado de acordo com a notação RINA Biosafe em 2020 - O MSC Bellissima obteve uma certificação semelhante da CLASSE NK no Japão

- O MSC Seashore será equipado com sistema de sanitização ‘Safe Air’

Foram confirmados os pedidos de três navios que operarão com gás natural liquefeito (GNL). O primeiro deles, o MSC World Europa, será entregue em 2022.

MSC SEASIDE MSC MERAVIGLIA MSC SEAVIEW MSC VIRTUOSA MSC BELLISSIMA
MSC GRANDIOSA
A COVID-19 trouxe novos desafios, mas acabou não afetando gravemente a capacidade de entrega dos nossos estaleiros.
2021 MSC SEASHORE MSC SEASCAPE MSC WORLD EUROPA INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 9
TREVOR YOUNG, VICE-PRESIDENTE DE NOVAS CONSTRUÇÕES E
RENOVAÇÕES

OS VALORES DA NOSSA EMPRESA

Os valores da nossa empresa são a base do nosso negócio. Eles sustentam nossa visão, moldam nossa cultura e definem o caminho para o futuro.

Nossos valores nos orientam a adotar práticas de negócios sustentáveis, ser uma empresa socialmente responsável e proteger nossos colaboradores, viajantes e as comunidades nas quais operamos.

We are a

We have

Family Company

O compromisso da família fundadora nos inspira com dedicação e confiança, aumentando o nosso senso de pertencimento.

Compartilhar o espírito empreendedor da família nos leva a atuar de forma proativa, corajosa e responsável em benefício de nossos viajantes e da nossa empresa.

Somos apaixonados pelo que fazemos, desafiamos a nós mesmos para alcançar a excelência e somos perseverantes para superar obstáculos.

Trabalhamos juntos com paixão e entusiasmo e oferecemos uma experiência única a nossos clientes

We are in

Nossa tradição, experiência, profissionalismo e ambição norteiam o crescimento rápido e sustentável da empresa.

Nos esforçamos para oferecer as soluções mais inovadoras para adotar a mudança, sempre priorizando a segurança e o meio ambiente.

We

We believe in

Passion ContinuousEvolution

Acreditamos que cada pessoa tem um valor único.

Desenvolvemos relacionamentos autênticos baseados em ética, respeito e espírito de equipe.

- Temos um compromisso genuíno com a satisfação e a lealdade dos nossos viajantes e colaboradores.

Equal Opportunities

A realização pessoal dos nossos colaboradores é a nossa missão.

Temos o compromisso de compartilhar nosso conhecimento, oferecer treinamento e dar apoio para o crescimento profissional de nossa equipe.

Garantimos oportunidades justas, oferecendo plano de carreira, abraçando a diversidade e valorizando todas as culturas.

Care for People INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 10

NOSSA ABORDAGEM

Conduzimos nossos negócios com responsabilidade e buscamos transparência.

Governança

As atividades da MSC Cruzeiros são totalmente supervisionadas por um conselho de administração, no qual estão representados os interesses dos acionistas e principais participantes do Grupo MSC. A empresa está trabalhando com outras empresas do Grupo MSC para aproveitar ao máximo as oportunidades e garantir que os novos navios atendam às necessidades futuras dos viajantes e do mercado.

Estratégia

Em 2019, realizamos uma avaliação abrangente de materialidade que contou com análises de outros membros dos setores de cruzeiros, hotelaria e navegação, bem como um programa de entrevistas internas. Nossa estratégia de sustentabilidade se concentra nos temas mais importantes para nosso negócio e as partes interessadas, sobre os quais temos maior influência.

A avaliação, elaborada por especialistas independentes, destaca cinco temas como fundamentais para o nosso negócio: segurança, redução das emissões de gases de efeito estufa, proteção da biodiversidade, gestão de resíduos e direitos humanos.

Alinhamos nossa estratégia de sustentabilidade a diversos padrões internacionais reconhecidos, como a Global Reporting Initiative (GRI) e o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), e temos o compromisso de contribuir de forma tangível para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Gerenciamento de risco

O risco é generalizado no setor de cruzeiros, visto que grandes navios operam em todo o mundo. Iniciamos o processo de identificação de riscos “ESG” (questões ambientais, sociais

e de governança), com foco particular nos riscos físicos e transitórios relacionados às mudanças climáticas.

A longevidade dos nossos ativos apresenta um risco peculiar: os navios que projetamos hoje permanecerão em serviço por pelo menos 30 anos e, portanto, operarão sob uma estrutura regulamentar diferente da atual. Precisamos planejar com antecedência, investir em pesquisa e desenvolvimento e nos preparar para que nossos navios atuais estejam preparados para as tecnologias que estão por vir.

Métricas e metas

Dados precisos são essenciais para avaliar o nosso impacto e julgar o efeito das intervenções. Coletamos e comunicamos dados relacionados ao nosso impacto material no meio ambiente: emissões atmosféricas, gases de efeito estufa, resíduos e água. Apoiamos a meta da Organização Marítima Internacional (OMI) de reduzir a intensidade das emissões de carbono em 40% até 2030 e em 70% até 2050 em relação aos níveis de 2008. Também apoiamos uma redução de 50% nas emissões totais de gases de efeito estufa até 2050 em relação aos níveis de 2008, com o objetivo de eliminá-las o mais rápido possível neste século. Nosso objetivo de longo prazo é operar uma frota totalmente livre de emissões.

Monitoramos e reportamos dados relacionados aos nossos colaboradores, tais como número de colaboradores, número médio de horas de treinamento recebidas e taxa de retenção. Também registramos o gênero dos nossos colaboradores e temos o compromisso de alcançar uma representação igualitária em nossos navios.

INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 11

CONDUTA E ÉTICA EMPRESARIAL

Temos um programa abrangente de ética e conformidade.

Todos os colaboradores da MSC Cruzeiros devem aderir ao nosso código de conduta e seguir as diretrizes complementares.

Em 2020, criamos um módulo de treinamento on-line obrigatório para todos os nossos colaboradores.

Conformidade regulatória

Respeitamos e cumprimos todas as regulamentações locais, nacionais e internacionais aplicáveis, incluindo, entre outras:

· Normas da Organização Marítima Internacional (OMI).

· Regulamentos da UE

· Regulamentos e requisitos do estado de bandeira

· Inspeções de controle pelo Estado do porto

· Regras da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

· Obrigações fiscais perante as autoridades nacionais competentes.

· Inúmeras legislações nacionais relacionadas com a proteção de dados pessoais e a prevenção de suborno, corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal, dentre outros crimes.

· Regulamentos de sanções internacionais

Em muitos casos, nossas atividades vão além do que a lei exige. Por exemplo, nossos navios mais novos estão de acordo com várias normas adicionais de saúde, segurança e meio ambiente.

Direitos humanos e trabalhistas

Temos a convicção de que cada pessoa traz algo único para nossa empresa e, por isso, nos preocupamos seriamente com a satisfação e a fidelidade dos nossos colaboradores, não apenas dos nossos viajantes. A MSC Cruzeiros apoia e respeita os direitos humanos reconhecidos internacionalmente. Condenamos veementemente o trabalho forçado e qualquer forma de exploração ou escravidão, e cumprimos todas as leis pertinentes.

Não discriminação

A diversidade de colaboradores é uma das maiores conquistas da MSC Cruzeiros. A empresa está firmemente comprometida em apoiar oportunidades iguais de emprego e não tolera nenhum tipo de discriminação.

Liberdade de associação

Todos os colaboradores da MSC Cruzeiros terão o direito de se associar ou não a sindicatos e de formar sindicatos para negociar coletivamente em seu nome, de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.

Proteção contra assédio

A MSC Cruzeiros não tolera nenhuma forma de assédio ou comportamento abusivo, nem nenhum tipo de retaliação contra colaboradores que fazem denúncia de assédio. Exemplos de assédio e outras condutas abusivas:

· Ações ou ameaças de violência (ex.: gestos,

· palavras e contato físico) causadas à outra pessoa

· Intencionalmente, danos à propriedade da MSC Cruzeiros ou de outra pessoa

· Qualquer outro comportamento que faça outras pessoas se sentirem inseguras no ambiente de trabalho da MSC Cruzeiros.

Antissuborno

Proibimos terminantemente qualquer tipo de corrupção e subornos passivo e ativo. Tal conduta pode acarretar penas de prisão e multas elevadas para pessoas físicas e jurídicas. Temos o compromisso de administrar nossos negócios de maneira justa e cumprir todas as leis antissuborno em nossas atividades comerciais em todo o mundo.

Proteção de dados

Aplicamos as medidas mais rígidas para proteger os dados pessoais. Em todas as nossas atividades comerciais, tentamos não coletar mais dados do que o estritamente necessário.

INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 12

Todas as políticas, procedimentos e contratos relacionados à privacidade são otimizados para garantir que o processamento de dados, tanto em terra quanto a bordo de nossos navios, esteja de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da UE, uma norma de alto nível que usamos mundialmente.

Nossos viajantes podem exercer seus direitos de titulares de dados através de plataforma de atendimento ao cliente, que vai além das práticas padrão atuais. Essa plataforma permite confirmar a identidade e ajuda os usuários no envio de solicitações relacionadas ao processamento dos dados, que são atendidas prontamente. A plataforma está disponível nos 14 idiomas que são usados nos sites da MSC Cruzeiros.

Todos os colaboradores que trabalham em nossos escritórios em terra, bem como os tripulantes a bordo dos navios, devem passar por um treinamento personalizado de privacidade.

Denúncias

Em outubro de 2020, lançamos uma plataforma para denunciar irregularidades. O objetivo é permitir que fraudes, abusos, perigos e práticas corruptas sejam denunciados com segurança a uma pessoa responsável encarregada de investigá-los.

A plataforma é administrada por terceiros e permite denúncias anônimas, caso seja a vontade do denunciante. Em seguida, as denúncias são analisadas pela pessoa responsável pela área de conformidade da empresa e pelo comitê de conformidade operacional. As denúncias consideradas graves são encaminhadas ao comitê de conformidade, do qual participam o CEO e o Diretor Executivo.

Cumprimento das sanções

Em 2020, desenvolvemos uma política global de sanções para garantir o cumprimento de todas as leis e regulamentos de sanções comerciais em vigor nas regiões onde operamos. Essa política foi concluída e lançada no início de 2021. Os fornecedores de bens e serviços que desejam trabalhar conosco devem assinar uma declaração confirmando que não estão impedidos de realizar negócios sob as leis sancionatórias. Desenvolvemos cursos de treinamento neste sentido para apoiar os colaboradores das áreas relevantes da nossa empresa, como compras, recursos humanos e vendas.

Nossa nova política global de sanções garante a conformidade com as leis de sanções em toda a nossa cadeia de abastecimento.
INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 13

TRABALHO EM PARCERIA

Reconhecemos o valor de colaborar com nossos parceiros para aprimorar nossas estratégias de segurança e nossas conquistas de sustentabilidade coletiva.

Ao longo de 2020, nossa relação com várias associações e organizações externas nos ajudaram a lidar com desafios imediatos da pandemia.

O setor de cruzeiros se uniu para conversar com as autoridades reguladoras e outras partes interessadas, para entender melhor o que a situação implica e, em particular, para colaborar na criação de diretrizes e normas governamentais e do setor.

Criação do novo protocolo de saúde e segurança

Em resposta à pandemia, um grupo de trabalho interno desenvolveu um novo protocolo de saúde e segurança no qual todos os aspectos da operação do cruzeiro foram analisados. Um grupo de especialistas em COVID-19 chamado Blue Ribbon, formado por cientistas e profissionais médicos externos, foi formado para nos ajudar, orientar e revisar o protocolo final.

Trabalhamos incansavelmente com as autoridades de saúde regionais, nacionais e locais — diretamente e por meio da CLIA — para que o novo protocolo fosse adequado e aceito nas regiões onde queríamos operar.

Colaboração para criar novas diretrizes

Em 2020, apoiamos a CLIA na criação de diretrizes sobre todos os aspectos dos requisitos obrigatórios de saúde e segurança e da resposta à pandemia para seus membros. Também estamos trabalhando com a CLIA e a British Chamber of Shipping para desenvolver documentação de orientação para o Reino Unido sobre como retomar a atividade de cruzeiro com segurança.

Por meio da Swiss Shipowners Society, oferecemos assessoria à International Chamber of Shipping (CNI), principalmente em relação ao bem-estar dos marinheiros e à liberdade de movimento. Nosso grupo Blue Ribbon de especialistas em COVID-19 encaminhou nossas sugestões a vários guias criados por terceiros para facilitar a retomada gradual das operações de cruzeiro. Por exemplo: EU Healthy Gateways, a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 14
Em resposta à pandemia, um grupo de trabalho interno desenvolveu um novo protocolo de saúde e segurança no qual todos os aspectos da operação do cruzeiro foram analisados.

Descarbonização do setor de cruzeiros

Continuamos firmando novas alianças que nos permitam abrir novos caminhos em termos de tecnologias e combustíveis. Visando a inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, queremos reduzir gradualmente as emissões e, por fim, criar um futuro livre de emissões para o setor de cruzeiros.

Nossa associação ou parceria com várias organizações, como a CLIA, ICS, BIMCO e a Society for Gas as a Marine Fuel, deu suporte técnico contínuo e importante para a descarbonização do setor.

No final de 2020, o Grupo MSC passou a integrar o Hydrogen Council, uma iniciativa internacional com mais de 100 membros. O conselho reúne empresas líderes que têm uma visão unificada para o futuro e um objetivo de longo prazo: fazer do hidrogênio uma parte da transição para a energia limpa.

Somos membros do Green Shipping Program na Noruega, por meio do qual trabalhamos com outras grandes empresas de cruzeiros e entidades locais para desenvolver e divulgar um roteiro para reduzir as emissões de carbono nas águas norueguesas. Nossas propostas e compromissos foram bem recebidos pelas autoridades reguladoras locais, com as quais colaboramos para encontrar uma forma de compatibilizar os cruzeiros com as baixas emissões de carbono.

Em 2020, apresentamos com sucesso uma proposta para a iniciativa Horizonte 2020 da UE e recebemos financiamento para investigar várias medidas sinérgicas para reduzir as emissões em navios de cruzeiro e cargueiros. Trata-se de uma colaboração com organizações acadêmicas e fornecedores de soluções técnicas.

INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 15
Em 2020, apresentamos com sucesso uma proposta de financiamento à União Europeia para investigar várias medidas sinérgicas de redução de emissões.

A RESPOSTA À PANDEMIA DE

COVID-19

UMA CRISE SEM PRECEDENTES

Quando a COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo, no início de 2020, ninguém sabia muito sobre esse vírus. Porém, ao longo do ano, todos foram afetados de uma forma ou de outra. Todos os setores e empresas foram afetados e, no caso dos cruzeiros, o impacto foi tal que a atividade foi completamente interrompida em todo o mundo.

Nossa prioridade era levar nossos viajantes para casa com segurança o mais rápido possível e repatriar nossa tripulação. Foi um desafio considerável, porque cada vez mais restrições foram impostas às viagens internacionais: as fronteiras foram fechadas, os limites à mobilidade aumentaram e alguns governos se recusaram a permitir a entrada de seus próprios cidadãos.

Em seguida, tivemos que gerenciar a retirada de serviço de nossos navios, garantir a saúde e o bemestar dos tripulantes essenciais que permaneceram a bordo e nos preparar para o “novo normal” para quando as operações pudessem ser retomadas.

RESPOSTA À CRISE

Assim que soubemos do surto de coronavírus que apareceu na China em janeiro de 2020, tomamos providências imediatas para garantir a saúde e o bem-estar de nossos hóspedes e tripulantes em toda nossa frota.

No final de janeiro, implementamos medidas de saúde pública em todos os nossos cruzeiros, além dos seguintes requisitos adicionais:

· Hóspedes de todas as nacionalidades tinham que preencher um questionário antes de embarcar no navio, para evitar o embarque de pessoas que tinham estado na China continental nos últimos 30 dias.

· Antes do embarque, todos os viajantes e tripulantes passavam por uma triagem térmica sem contato, em todos os nossos cruzeiros e em qualquer lugar do mundo.

· Qualquer pessoa que apresentasse sinais ou sintomas de doença, como febre, calafrios, tosse ou dificuldades respiratórias, era proibida de embarcar.

· Todos os navios da frota eram totalmente higienizados.

· Pessoas que apresentavam sintomas de febre a bordo eram isoladas em suas cabines, assim como seus contatos próximos.

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 18

Atracação dos navios da frota

À medida que a pandemia se espalhava para fora da China, fomos forçados a nos adaptar continuamente às restrições impostas pelos portos e autoridades de saúde de cada país, o que resultou em mudanças nos itinerários e cancelamentos de cruzeiros.

No dia 13 de março, a CLIA anunciou uma decisão do setor: todos os seus membros concordaram em interromper as atividades dos navios de cruzeiro. Isso gerou inúmeros obstáculos para um setor que normalmente opera 365 dias por ano. A atracação de frotas inteiras foi uma medida sem precedentes que representou um desafio logístico considerável. Além disso, foi necessário encontrar imediatamente ancoradouros adequados para os navios e examinar as opções para uma paralisação de longo prazo, sem saber exatamente quanto tempo a crise duraria.

Enquanto os navios faziam suas viagens finais, o Centro de Apoio Marítimo e as equipes de gerenciamento de crise trabalhavam incansavelmente com a equipe de operações em terra em todo o mundo para ajudar os viajantes que desembarcavam, alguns dos quais precisavam de ajuda para organizar a viagem de volta para casa.

A SEGURANÇA DOS VIAJANTES COMO PRIORIDADE

O último navio a ser desativado foi o MSC Magnifica, que estava em um cruzeiro de volta ao mundo de 117 dias quando a pandemia foi declarada. A última excursão em terra ocorreu em 10 de março na Nova Zelândia. No dia 14 do mesmo mês, o comandante do navio tomou a difícil decisão de não permitir o desembarque dos viajantes na Tasmânia.

Quando chegou à Austrália, o World Cruise foi oficialmente cancelado. Os viajantes tinham duas opções: desembarcar, com liberação para ir direto ao aeroporto mais próximo e pegar o voo para casa, ou permanecer a bordo e retornar à Europa com o navio.

Alguns viajantes decidiram desembarcar em Melbourne (Austrália) no dia 19 de março. Os que precisavam recebiam ajuda para viajar, na forma de transporte terrestre, trem ou voo.

No entanto, como foi criado um ambiente esterilizado a bordo, a maioria dos viajantes quis ficar e, para eles e a tripulação, a vida a bordo continuou normalmente. O navio atracou em Marselha (França) em 24 de abril, sem nenhum caso de COVID-19 detectado. Os 1.770 viajantes receberam toda a assistência necessária com transporte e hospedagem para poderem voltar para casa.

ESTUDO DE CASO
Trabalhamos incansavelmente para ajudar os viajantes que desembarcavam, alguns dos quais precisavam de ajuda para organizar a viagem de volta para casa.
Alguns casos de COVID-19 tinham sido confirmados na Tasmânia e, por conta da idade avançada de muitos dos nossos viajantes, não quis arriscar.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 19
ROBERTO LEOTTA, COMANDANTE

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) é identificado

82 casos de COVID-19 são confirmados em 18 países fora da China

O surto da COVID- 19 é confirmado como pandemia pela OMS

Mais de 1 milhão de casos de COVID-19 são confirmados no mundo inteiro

Suspensão dos cruzeiros em todo o mundo

Todos os cruzeiros da MSC são cancelados e os viajantes começam a desembarcar

Fretamento de voos para contornar a paralisação de voos comerciais

75% da tripulação érepatriada

O MSC Divina deixa as Bahamas rumo à Europa para ajudar a repatriar mais de mil tripulantes para a Europa e a África

JANEIRO FEVEREIRO

Outras medidas de saúde pública são implementadas em todos os navios como precaução

Os cruzeiros que partem de Xangai são cancelados e o navio segue para Singapura

Os itinerários dos cruzeiros continuam a ser revisados e modificados para adaptá-los às medidas das autoridades portuárias e minimizar os riscos

RELATÓRIO
20
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19
DE SUSTENTABILIDADE 2020

Segunda onda de casos de COVID-19 leva a novos confinamentos na Europa

Formação do grupo Blue Ribbon de especialistas em COVID-19

O MSC Grandiosa volta às operações com viagens de uma semana na Itália

Mais de 90% da tripulação é repatriada

MSC Armonia deixa as Bahamas com destino à América do Sul para ajudar a repatriar quase 300 tripulantes O novo protocolo de saúde e segurança é compartilhado com autoridades

99,9% da tripulação é repatriada

O MSC Grandiosa recebe o certificado de biossegurança da sociedade de classificação RINA

O protocolo de saúde e segurança recebe um certificado de conformidade para o MSC Bellissima da ClassNK no Japão

SET - OUT NOV -

O MSC Magnifica volta às operações na Itália, Malta e Grécia

As viagens são temporariamente suspensas devido às restrições rigorosas da temporada de férias

DEZ
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 21

PAUSA NAS OPERAÇÕES

A atracação da nossa frota foi uma situação inédita, que impôs dificuldades que nossas equipes trabalharam incansavelmente para resolver.

Repatriação da nossa tripulação

Quando as operações foram interrompidas em meados de março de 2020, havia mais de 19 mil pessoas trabalhando a bordo de nossos navios. Como a tripulação mínima de segurança era de apenas de mil pessoas para toda a frota, foi necessário retornar os demais (mais de cem nacionalidades) às suas casas, sãos e salvos.

Naquela época, nossos navios estavam espalhados por diferentes partes do mundo: Europa, Estados Unidos, Caribe, Brasil, Emirados Árabes Unidos e África do Sul. Para realizar a repatriação, foi necessária uma intensa colaboração dentro da empresa e tivemos que realocar recursos internos para que isso fosse possível.

A repatriação dos tripulantes começou no dia 12 de março. Com o aumento no número de voos cancelados pelo mundo, uma equipe especial foi criada para ajudar os colaboradores retidos em aeroportos a encontrar outro voo ou hotel. De 14 de março a 9 de abril, esse grupo de voluntários de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Tripulação, Viagens de Negócios e Escritório de Tripulação trabalhou incansavelmente para ajudar 943 colaboradores a voltar para casa.

Embora o número total de voos de passageiros tenha sofrido um corte de 50% em março, mais de metade da nossa tripulação conseguiu embarcar em voos comerciais

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 22

de volta para casa. No início de maio, o número de voos já era 70% menor, então tivemos que recorrer a voos fretados e a ajuda de governos para que nossos colaboradores pudessem voltar para casa. Repatriamos 42% da tripulação usando esse método. Também utilizamos navios próprios para este fim: em maio, o MSC Divina partiu das Bahamas para a Europa transportando mais de mil tripulantes, que puderam continuar a viagem com mais facilidade saindo da Itália, por via terrestre ou aérea.

Em alguns casos, tivemos que repatriar colaboradores para países que fecharam fronteiras e impuseram diversas restrições. Colaboramos com as autoridades nacionais, realizamos inúmeros testes de COVID-19 em nossos colaboradores e trabalhamos com organizações locais para obter instalações autorizadas para passar pela quarentena. No final de março já havíamos repatriado 62% de nossa tripulação e, no final de junho, 92%.

Nossas equipes de Relações Governamentais traziam regularmente informações atualizadas sobre a situação em cada país e mantínhamos contato frequente com governos locais e nacionais, embaixadas e consulados. A comunicação diária (e ainda mais frequente) com a administração sênior permitiu que os planos de viagem fossem aprovados imediatamente.

Mais de 100 colaboradores desembarcaram de nossos navios de cruzeiro e não conseguiram voltar para casa devido ao cancelamento de voos. Não puderam continuar a viagem nem embarcar novamente por conta das restrições que nos foram impostas pelas autoridades sanitárias locais. Cobrimos todos os custos de hospedagem em hotel e fornecemos atendimento psicológico e ajuda para o retorno para casa.

Repatriar 18 mil tripulantes num momento em que o transporte e as fronteiras estavam fechando rapidamente no mundo todo foi uma tarefa extremamente difícil. Naquela época, contávamos com marinheiros de mais de cem nacionalidades. Trabalhamos com governos e autoridades locais do mundo todo para que todos

pudessem voltar com segurança para casa e suas famílias.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 23

DESTAQUE DE VOLTA PARA CASA

Eu estava trabalhando no MSC Musica no Brasil quando as operações foram interrompidas. Não quis desembarcar porque o navio provavelmente era o lugar mais seguro à época, mas a MSC Cruzeiros me explicou como me proteger contra o vírus e me deu equipamentos de proteção para a viagem de volta para casa.

Durante meu tempo a bordo, a empresa manteve todos informados sobre o que estava acontecendo no mundo. Depois de voltar para casa, continuei recebendo e-mails com mensagens de incentivo e orientações de segurança e proteção. Espero poder voltar a trabalhar em breve, embora tenha sido bom passar esse período difícil com as pessoas que amo.

ESTHER MBUGUA, GARÇONETE, QUÊNIA

Segurança da tripulação

Os colaboradores que permaneceram a bordo como tripulação mínima de segurança, ou à espera de repatriação, permaneceram em cabines de viajantes, se possível com varanda.

Colocamos em prática um sistema rigoroso: um código de cores para nossos navios que determinava o procedimento a seguir em termos de atividades sociais e refeições.

Por exemplo, um navio recebia a cor “verde” se nenhum teste tivesse dado positivo nos últimos 14 dias; neste caso, bares, academias e piscinas poderiam funcionar.

Se um navio recebesse a cor “laranja” ou “vermelho” — com um teste positivo nos últimos 14 dias —, todas as atividades sociais eram suspensas e a tripulação tinha que permanecer em suas cabines quando estavam fora do horário de trabalho.

O bem-estar da tripulação

Nossa equipe de Estratégia e Desenvolvimento da Tripulação atendeu os colaboradores a bordo e manteve todos informados sobre as mudanças que estavam ocorrendo nas medidas sanitárias e nas viagens. Também trabalhou com as agências de recrutamento que temos pelo mundo, muitas das quais prestaram assistência valiosa na repatriação. Essa comunicação frequente permitiu que os familiares das pessoas a bordo estivessem sempre informados.

Com a equipe de comunicação interna, eles criaram uma nova plataforma on-line pela qual a equipe tinha fácil acesso a conteúdos interessantes como artigos sobre saúde e bem-estar para ajudá-los durante a estadia no navio, jogos on-line, concursos, histórias e um mural para mantê-los informados das novidades da empresa e do mundo exterior.

Além da ajuda da equipe de apoio à tripulação, recrutamos psicólogos com experiência em crises, desastres e traumas para um atendimento mais direcionado por meio de sessões de terapia individual e em pequenos grupos, ambas via videoconferência. Para complementar, transmitimos vídeos educativos no canal da tripulação sobre como lidar com o estresse e a ansiedade.

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 24

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Muitos tripulantes foram obrigados a se isolar a bordo dos navios e nossa prioridade era oferecer um ambiente acolhedor.

Pessoas que passam por um período de isolamento podem acabar sofrendo de solidão; sabíamos que tínhamos que mobilizar recursos para oferecer o apoio que nossos tripulantes precisavam. Para começar, criamos uma equipe especial de assistência à tripulação e um serviço de linha direta, atendido por 30 colaboradores da África do Sul, Estados Unidos, Brasil, Itália e Suíça, e disponível em seis idiomas.

Cada navio recebeu o número de contato direto de membros específicos da equipe de assistência, para que o pessoal de bordo pudesse ligar e enviar mensagens. Todos os integrantes da equipe assistencial receberam treinamento específico para atender pessoas que estavam isoladas.

ESTUDO DE CASO
A linha de ajuda e a equipe de apoio à tripulação foram criadas praticamente da noite para o dia, a fim de garantir que os colaboradores recebessem o atendimento adequado. Eles estavam isolados e com saudade de casa. Para eles, foi muito importante sentir que alguém estava os ajudando e cuidando deles.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 25
LAURA
ROSASCO, MEMBRO DA EQUIPE DE APOIO À TRIPULAÇÃO

DESTAQUE VENCER O ISOLAMENTO

Rishab Bumb é de Jaipur, Índia, e trabalha como garçom na MSC Cruzeiros. Ele foi obrigado a permanecer a bordo do MSC Grandiosa por vários meses devido a restrições de viagens internacionais que o impediam de voltar para casa. Nesse período, testou positivo para a COVID-19 e teve que ficar isolado por quatro semanas até o resultado do teste sair negativo.

Rishab foi o primeiro de muitos tripulantes a se beneficiar do serviço especial de atendimento psicológico, até que finalmente conseguiu desembarcar em junho.

Fiquei muito angustiado durante o período de isolamento. A preocupação era grande porque eu não sabia quando voltaria a ver minha família. A sessão individual com o psicólogo fez toda a diferença. Ele me passou técnicas excelentes para me acalmar e diminuir a ansiedade. Consegui sentir a diferença na hora. Serei

O feedback da tripulação

Pedimos à nossa equipe que deixasse um feedback anônimo sobre as ações que tomamos para garantir o bem-estar da tripulação em 2020 e como se sentiam com relação a voltar ao trabalho.

Mais de

15.000 participaram

85 % afirmaram que sua agência de recrutamento local foi gentil, receptiva, profissional ou solidária

87%

se sentem felizes e esperançosos quando pensam sobre o trabalho

Apoio em terra

97%

estão prontos para voltar a trabalhar com a MSC Cruzeiros

A grande maioria da nossa equipe em terra começou a trabalhar de casa. Cerca de 70% do total de colaboradores participou de planos de redução da jornada de trabalho e uma em cada oito pessoas foi dispensada. Equipes de recursos humanos, local e corporativa, prestaram assistência durante esse período incomum.

Criamos uma área especial em nossa intranet onde publicávamos artigos semanais, recursos de aprendizagem e visualizações de fotos para ajudar a aumentar o bem-estar e atualizar os tripulantes sobre a situação.

Já havíamos iniciado a implantação de uma plataforma global de comunicação para que a empresa pudesse permanecer conectada e permitir um trabalho inteligente eficaz, amparada por uma política interna. Quando a pandemia foi declarada e muitos colaboradores foram obrigados a trabalhar de casa, estendemos o uso dessa ferramenta para todos. Rapidamente, as equipes de recursos humanos passaram a trabalhar com a equipe de TI para facilitar a transição para os colaboradores, e disponibilizaram treinamento on-line sobre o uso da plataforma. Mais de 700 membros da equipe em terra compareceram a essas sessões e a transição para o trabalho remoto ocorreu sem problemas.

eternamente grato à MSC Cruzeiros por todo o apoio que recebi nos últimos meses.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 26
RISHAB BUMB, GARÇONETE, QUÊNIA

Garantir conformidade regulamentar nos navios

Tivemos que agir para que, durante a paralisação, cada navio cumprisse todos os regulamentos de segurança e ambientais aplicáveis, com a garantia de que todos mantivessem um número mínimo de tripulantes. Como nunca tínhamos passado por uma situação semelhante, nossas equipes de segurança e gerenciamento de crises revisaram os protocolos existentes e criaram novos procedimentos para garantir a segurança e não comprometer a operabilidade dos navios.

Apesar das circunstâncias, todos os navios continuam exigindo que os tripulantes participem periodicamente de simulações de emergência e realizem os trabalhos de manutenção necessários. Os navios que voltaram totalmente à ativa devem implementar as mudanças de procedimento relacionadas à COVID-19.

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 27
Tivemos que agir para que, durante a paralisação, cada navio cumprisse todos os regulamentos de segurança e ambientais aplicáveis, com a garantia de que todos mantivessem um número mínimo de tripulantes.

DESTAQUE TRIPULAR UM NAVIO VAZIO

Continuei a bordo do MSC Poesia depois que todos os viajantes desembarcaram em março. Como engenheiro-chefe, eu era responsável por garantir que todas as máquinas funcionassem corretamente e que o navio operasse com segurança após o encerramento das atividades não essenciais.

Durante o período em que o navio ficou atracado, a tripulação ficou muito menor do que o normal, mas todos sabíamos o que tínhamos que fazer e trabalhamos em equipe para manter tudo funcionando. Era estranho estar em um navio vazio e sentíamos falta dos outros tripulantes, mas buscamos nos ocupar e praticávamos esportes para nos animarmos. Com acesso gratuito à internet, conseguíamos falar com nossos familiares também.

Gestão de resíduos e águas residuais

Em condições normais, o descarte do fluxo de resíduos, que inclui esgoto tratado, resíduos sólidos e resíduos recicláveis, é incorporado a um plano ambiental elaborado antes da viagem, que leva em conta a disponibilidade de meios de recepção de resíduos nos portos. Dessa forma, é possível garantir total conformidade com os regulamentos internacionais, nacionais e locais nos itinerários de todos os cruzeiros, bem como o devido descarte de fluxos de resíduos para não sobrecarregar a capacidade de armazenamento do navio.

Enquanto os navios estavam atracados em locais específicos, quem tinha permanecido a bordo teve que dar continuidade a algumas operações, como coleta e armazenamento de todos os resíduos. Cada navio trabalhou com a equipe de conformidade ambiental em terra para garantir uma escala portuária a cada 40 dias, mais ou menos, para descarregar resíduos com segurança.

Muitos portos, embora abertos para um número de serviços limitado, implementaram medidas extraordinárias, como a restrição do manuseio de resíduos para controlar a possível propagação de casos.

Os navios equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais (AWTS), capazes de produzir água tratada de qualidade semelhante à da água canalizada, receberam autorização em alguns casos para descarregar água tratada no mesmo porto. Os descartes foram meticulosamente controlados para garantir a conformidade com os regulamentos, e desinfetantes adicionais, como cloro, foram adicionados a taxas por metro cúbico prédeterminadas e autorizadas por lei. Um laboratório autorizado analisava periodicamente as águas residuais da estação de tratamento.

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 28
VOLODYMYR KUKHAR, ENGENHEIRO-CHEFE, MSC POESIA

Segurança alimentar e doações

Somos uma das poucas empresas de cruzeiros a receber o ISO 22000 em segurança alimentar, em todas as operações relacionadas a alimentos e bebidas e em todos os navios da frota. Não queríamos correr o risco de perder essa certificação.

Foi acordado com o Bureau Veritas, órgão certificador, que o processo de recertificação seria temporariamente suspenso para os navios que estavam fora de serviço. No caso do MSC Magnifica, que voltou à ativa poucos meses depois, o processo de recertificação seguiu os procedimentos pertinentes.

Com a interrupção das atividades, ficamos com 97 contêineres de alimentos e outros itens que já não eram necessários. Trabalhamos com a MSC Foundation para distribuí-los a instituições de caridade locais para ajudar pessoas necessitadas na Itália, França, Espanha e Portugal.

ESTUDO DE CASO

GESTÃO DAS

OPERAÇÕES

NAS BAHAMAS

A Ocean Cay MSC Marine Reserve deu as boasvindas aos primeiros viajantes de navios de cruzeiro no dia 5 de dezembro de 2019. Entre essa data e março de 2020, dois ou três navios passavam por semana pelo local. Em 20 de março, as Bahamas entraram em quarentena e o setor de cruzeiros dos EUA parou.

Muitos colaboradores voltaram para casa, mas alguns ficaram para continuar administrando a ilha, prestando serviços essenciais de segurança, proteção e meio ambiente, e para apoiar as necessidades da tripulação essencial em navios que estavam ancorados em Ocean Cay. No final de março, dos 120 funcionários que normalmente trabalhavam na Ocean Cay, restavam apenas 52 prestadores de serviços e 15 terceirizados, chegando a menos de 50 até julho, à medida que mais colaboradores conseguiam voltar para casa.

Durante a paralisação, quatro dos nossos navios ancoraram na Ocean Cay. O gerenciamento da água do porão, do lodo e dos resíduos tornou-se um problema operacional particularmente crítico para essas embarcações. As regras dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e o fechamento de portos nas Bahamas criaram desafios conforme os navios atingiam a capacidade máxima de retenção. Embora as águas residuais tratadas pudessem ser descarregadas fora do arquipélago das Bahamas de acordo com todos os regulamentos aplicáveis, não havia opções prontamente disponíveis para esgoto, lodo e outros resíduos sólidos. Graças à nossa equipe de operações portuárias, conseguimos criar procedimentos especiais de segurança e, por fim, obtivemos autorização para descarregar os resíduos nas instalações de recebimento dos portos.

Distribuímos 97 contêineres de alimentos e outros itens para instituições de caridade locais para ajudar os necessitados.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 29
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19

PREPARAÇÃO PARA RECOMEÇAR

Novo protocolo de saúde e segurança

sobre o vírus se tornaram conhecidos. Um grupo de trabalho multidisciplinar interno foi criado para desenvolver um protocolo eficaz de saúde e segurança que nos permitisse receber viajantes novamente.

Nosso objetivo era criar um ambiente seguro e protegido contra o vírus que garantisse a saúde da tripulação e dos viajantes, sem impedi-los de ter férias tranquilas e agradáveis.

20.501

Viajantes desde a retomada das atividades com o novo protocolo

440

58.182

testes de COVID-19 realizados na tripulação e em viajantes nos cruzeiros com o novo protocolo

pessoas não receberam autorização para embarcar porque testaram positivo no terminal, por estarem em uma bolha social com caso positivo, porque não tinham a documentação necessária para viajar ou porque não preencheram os requisitos para excursões terrestres.

22.233

horas de treinamento sobre o novo protocolo no MSC Grandiosa

Historicamente, nossas medidas de saúde e segurança sempre foram eficazes em toda a frota, pois nenhum grande surto de doenças contagiosas foi confirmado a bordo de nossos navios até agora. Com a chegada da COVID-19, realizamos uma revisão completa e ampliamos as medidas existentes para permitir a retomada das operações.

O protocolo de saúde e segurança foi elaborado por especialistas internos em serviços médicos, saúde pública e saneamento, operações hoteleiras, gestão de tripulação, sistemas de engenharia, tecnologia da informação e logística. Fomos auxiliados nesse esforço por uma consultoria especializada terceirizada e por meio de consulta com nosso grupo Blue Ribbon de especialistas em COVID-19.

O novo protocolo de nove pontos engloba um conjunto definitivo de normas e procedimentos que vão além das diretrizes estabelecidas por órgãos técnicos e reguladores. Inclui testes de rotina de viajantes e tripulantes, uso obrigatório de máscaras em todas as áreas públicas, distanciamento social, medidas de precaução para excursões e processos para gerenciamento de casos confirmados.

Com a evolução da pandemia da COVID-19, mais dados e informações
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 30

OS NOVE PONTOS DO PROTOCOLO DE SAÚDE E SEGURANÇA

DA MSC CRUZEIROS

1

Testagem de viajantes:

Todos os viajantes são testados antes do embarque, incluindo uma coleta de amostra para o teste de COVID-19, um questionário de saúde e uma verificação de temperatura sem contato. Qualquer viajante que apresentar sintomas da doença não poderá embarcar.

4

Sistemas de ventilação: Os sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração garantem um sistema de ar fresco total sem recirculação interna. Em áreas médicas ou de isolamento, o ar está sob pressão negativa, com sistemas de filtragem que garantem que não haja mistura de ar.

7

Máscaras:

Todos os viajantes e tripulantes devem usar máscara em todas as áreas públicas.

2

Testagem de tripulantes:

Todos os tripulantes são testados em seu país de origem e novamente antes de embarcar. Entram em quarentena a bordo e fazem um terceiro teste antes de iniciar o trabalho. Eles são testados duas vezes por mês.

3

Medidas de precaução para excursões terrestres: Para garantir a segurança das excursões terrestres, as excursões são realizadas em “bolhas” protegidas. As empresas que organizam as excursões devem assegurar que cumprem os regulamentos de saúde locais.

6

Ação em caso de emergência: Se o teste de um viajante der positivo antes do embarque, ele e seu grupo de viagem não poderão embarcar. O teste positivo a bordo iniciará imediatamente o isolamento e, se necessário, o desembarque de emergência.

8

Distanciamento físico: Para conseguir manter o distanciamento social a bordo, a ocupação máxima do navio é de 70% e o número de viajantes admitidos é reduzido em todas as zonas, incluindo restaurantes, teatros, spas e academias.

Estrutura de isolamento a bordo e monitoramento: São reservadas áreas de isolamento para viajantes ou tripulantes que declarem ter sintomas da doença. As pulseiras “MSC for Me” são usadas para dar suporte ao monitoramento de rastreamento

9

Controle de incidência da COVID-19:

Dependendo do resultado, o protocolo é modificado ou ajustado, se necessário.

ESTUDO DE CASO
5
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 31

Convencer as autoridades

Concluído o novo protocolo, iniciamos o processo de convencer as autoridades de que nosso protocolo era consistente e eficaz. Dada a natureza do nosso negócio, tivemos de repetir muitas vezes estas conversas, tanto com as autoridades nacionais como com várias entidades locais e regionais em todos os locais por onde passam os nossos itinerários. Após obter o apoio das autoridades, pudemos retomar algumas atividades em agosto de 2020.

Adoção de soluções digitais

Para reduzir o contato direto, implementamos e aprimoramos o uso de soluções digitais, como QR codes no lugar de menus impressos e pagamento sem contato. A sinalização digital em todo o navio e canais de TV dedicados para transmitir informações detalhadas para as cabines reduziram ainda mais a necessidade de contato direto com os membros da tripulação.

Os viajantes do MSC Grandiosa receberam a pulseira do “MSC for me”, que permite fazer pagamentos no navio, abrir a porta da cabine e usar as telas interativas em todo o navio. Isso reduz a necessidade de tocar nas superfícies.

As pulseiras também ajudam a realizar controles de rastreamento e localização, pois são equipadas com tecnologia Bluetooth que permite rastrear os contatos de acordo com determinados parâmetros aprovados por nossos especialistas médicos (e obedecendo rigorosas normas de privacidade e segurança, de acordo com o RGPD). Fomos a primeira empresa de navios de cruzeiro a usar a tecnologia vestível a bordo dessa forma, e isso tem sido útil para controlar e conter a propagação do vírus a bordo.

LUCA MATOLA, LÍDER DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE SAÚDE E SEGURANÇA

O fato de sermos a primeira Companhia de cruzeiros a retomar a operação em agosto de 2020 é a prova de que nosso protocolo foi bem aceito pelas autoridades. Desde então, pudemos demonstrar que o protocolo é eficaz.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 32

Grupo Blue Ribbon de especialistas em COVID-19

Além de criar um grupo de trabalho multidisciplinar formado por especialistas internos para desenvolver o protocolo de saúde e segurança, também criamos um grupo de especialistas internacionais chamado de Blue Ribbon de Especialistas em COVID-19 para nos ajudar em nosso trabalho nesta área. O grupo reuniuse cerca de 10 vezes em 2020 para orientar sobre a criação do novo protocolo e continuar orientando depois que ele entrou em vigor.

O grupo também ajudou a mantera empresa informada sobre o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas a mecanismos de testes e vacinação. As reuniões continuaram em 2021 para oferecer conselhos e assistência além do que já tínhamos prestado. Além disso, pudemos recorrer à experiência regional específica dentro do grupo para dar apoio a áreas onde o reinício operacional foi planejado.

Dr. Ian Norton

Médico especialista em emergência, atual diretor administrativo da Respond Global, ex-chefe do programa de Iniciativa de Equipe Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prof. Christakis

Hadjichristodoulou

Professor de higiene e epidemiologia da Faculdade de Medicina e vice-presidente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Tessália (Grécia).

Prof. Stephan J. Harbarth

Epidemiologista de hospital, especialista em doenças infecciosas e diretor do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos dos Hospitais da Universidade de Genebra (HUG) e da Faculdade de Medicina.

Dr. Jesus Arroyo

Especialista em medicina interna dos Hospitais da Universidade de Genebra, clínica privada em Genebra, consultor de assuntos médicos da Trafigura Energy.

Prof. Camillo Ricordi

Professor de engenharia biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami.

A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 33
Nosso Grupo Blue Ribbon de Especialistas em COVID-19 ajudou a criar nosso protocolo de saúde e segurança e forneceu conhecimento especializado quando necessário.

TESTAGEM UNIVERSAL PARA VIAJANTES, TRIPULANTES E VISITANTES

Um fator crítico para o sucesso de nosso novo protocolo foi a introdução de testes universais para todos os viajantes, tripulantes e visitantes.

Quando as operações do cruzeiro foram retomadas pela primeira vez em agosto de 2020, todos os viajantes foram obrigados a passar por um teste de antígeno de COVID-19 no terminal de cruzeiros e só podiam embarcar no navio depois de receber um resultado negativo.

Mais adiante, em resposta ao aumento de casos de COVID-19 em muitos países, um requisito adicional foi adicionado para viajantes de áreas de alto risco: eles tinham que apresentar um comprovante de

PCR ou teste de antígeno negativo antes de chegar ao terminal. Além disso, nosso protocolo exige que todos os viajantes sejam testados com antígenos na metade do cruzeiro para garantir a manutenção da segurança deles.

Para a tripulação, foram estipulados protocolos ainda mais rigorosos sobre testes e exames de saúde. Os tripulantes devem passar por um teste PCR em seu país de origem antes de ir para o navio e, depois, por um teste de antígeno quando chegam ao terminal, antes de embarcar.

Em seguida, devem ficar isolados a bordo por 14 dias e só começar a trabalhar se testarem negativo novamente em outro teste PCR. Eles são então testados semanalmente, usando uma combinação de antígeno e teste molecular PCR.

Além disso, fornecemos EPIs, realizamos testes e aplicamos medidas restritivas a todos os visitantes e técnicos que embarcam nos navios e às pessoas que trabalham neles enquanto os navios estão fora de serviço. Realizamos os testes antes do embarque e impomos medidas para limitar o contato com o restante dos ocupantes do navio fora do horário de trabalho.

ESTUDO DE CASO
A rotina e os testes regulares de nossa equipe e de nossos viajantes nos permitiram operar com sucesso e segurança. É a base de nosso novo protocolo de saúde e segurança.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 34

Treinamento e preparação da tripulação

Lançamos programas abrangentes de treinamento para a retomada das operações. Durante a quarentena obrigatória que a tripulação teve que passar ao retornar ao navio, várias plataformas de aprendizagem foram utilizadas. O treinamento sobre o novo protocolo de saúde e segurança foi realizado por meio de nossa plataforma de e-learning, complementado por transmissões de TV nas cabines e videochamadas interativas.

Após o fim da quarentena, os tripulantes puderam participar de um treinamento específico para o trabalho organizado pelos chefes de departamento sob o controle rigoroso do diretor de protocolo de saúde e conformidade (HPCO, na sigla em inglês). Isso garantiu que a tripulação estivesse totalmente familiarizada com as novas práticas e procedimentos e pudesse realizar suas funções de acordo com o protocolo de saúde e segurança.

Em circunstâncias normais, muitos tripulantes aproveitam a oportunidade de visitas em terra para desembarcar do navio. Com o recomeço das viagens, em 2020, foi negociada com os sindicatos a suspensão das visitas terrestres dos colaboradores, para a própria segurança destes. Os protocolos para excursões terrestres voltados aos viajantes provaram ser eficazes e pretendemos estender esses procedimentos aos membros da tripulação para que possam desembarcar com segurança no futuro.

Verificações de terceiros

A sociedade de classificação RINA, renomado órgão de certificação marítima independente, confirmou que o protocolo de saúde e segurança da MSC Cruzeiros está em conformidade com a Orientação Conjunta da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (CEPCE). A orientação conjunta incorpora normas de saúde adicionais, como a ação conjunta EU HEALTHY GATEWAYS, que promove uma ação coordenada para aprimorar a preparação nos pontos de entrada.

As credenciais do protocolo de saúde e segurança foram expandidas ainda mais quando o MSC Grandiosa, o primeiro navio a implementar o protocolo, obteve o certificado RINA de “navio biosseguro”. Essa certificação voluntária, com base em metas, confirma que o navio está equipado com os sistemas, componentes, distribuição e procedimentos operacionais necessários para reduzir o risco de contágio.

Tivemos mais de 22 mil horas em treinamento com nossa tripulação no MSC Grandiosa para o retorno, incluindo treinamento específico sobre o novo protocolo de saúde e segurança.
ANNA GIACOBBE, DIRETORA DE TREINAMENTO DA TRIPULAÇÃO
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 35

RETOMADA DAS OPERAÇÕES

Para manter todos seguros a bordo de nossos navios, a experiência do viajante foi modificada de acordo com nosso protocolo de saúde e segurança.

Para garantir o distanciamento social, revisamos os procedimentos de exercícios de segurança para viajantes recém-embarcados. Todos os viajantes foram obrigados a assistir a um vídeo sobre segurança em suas cabines e digitar um código no telefone da cabine para confirmar que fizeram isso. Como parte do exercício, os viajantes foram solicitados a seguir para os pontos de encontro de forma escalonada para manter o distanciamento social.

Serviços médicos aprimorados

O novo protocolo exige um aumento do quadro médico a bordo, com a adição de pelo menos um oficial de protocolo de saúde e conformidade (HPCO) em cada navio, tanto os operacionais quanto os que estão fora de serviço, dependendo da quantidade de tripulantes.

ANDREA IMARISIO, RESPONSÁVEL PELA CONFORMIDADE E O PROTOCOLO DE SAÚDE

O HPCO garante que o protocolo seja totalmente cumprido e trabalha com a equipe médica estendida a bordo e com todos os departamentos do navio para garantir que a tripulação receba o treinamento apropriado. O HPCO se reporta diretamente ao capitão do navio e, para garantir sua independência, também se reporta diretamente ao CEO da MSC Cruzeiros.

Caso seja detectado um caso suspeito, existem várias cabines reservadas para quarentena, localizadas em uma área específica do navio com sistemas de ar condicionado independentes. As autoridades sanitárias do porto mais próximo são imediatamente notificadas, de acordo com o protocolo e a legislação aplicável, e é decidido em conjunto se as pessoas afetadas desembarcarão.

Todos os viajantes são orientados a ter um seguro que cubra a COVID-19. Os viajantes que apresentarem os sintomas e testarem positivo para a doença, receberão o atendimento necessário, além das orientações para ficarem em quarentena.

Durante essa época sem precedentes, a segurança a bordo não pode ser comprometida. Nosso protocolo revisado garante que todo o treinamento de segurança e os exercícios de segurança do navio podem ser realizados de forma a garantir o cumprimento das regras de distanciamento social.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 36

Garantir os suprimentos essenciais

Desde o início da pandemia, foram necessárias grandes quantidades de equipamentos de proteção individual (EPI), produtos de limpeza e equipamentos para os testes. Dado o número de tripulantes, precisávamos de um grande volume de suprimentos e constantes para os navios atracados na Europa, África do Sul, Brasil, EUA e Caribe.

Devido à pandemia e à consequente suspensão dos cruzeiros, fomos forçados a cancelar ou atrasar os pedidos em toda a nossa cadeia de suprimentos. Isso afetou diretamente centenas de fornecedores que nos fornecem produtos essenciais para nossos navios.

Também afetou aqueles que fornecem suprimentos e serviços para ajudar o negócio a crescer, por exemplo, para renovar navios ativos e entregar novos navios. Esta situação exigiu uma interação cuidadosa e delicada com nossos fornecedores, que, em circunstâncias normais, devem nos fazer entregas frequentes e dentro do prazo.

DESTAQUE

UMA MUDANÇA DE ABORDAGEM

“Quando o vírus apareceu, reagimos rapidamente para desacelerar nossas operações da cadeia de suprimentos.

“Isso implicou trabalhar com nossos fornecedores para desacelerar, atrasar ou interromper os pedidos, garantindo que as cadeias de suprimentos estivessem prontas para voltar a funcionar em curto prazo.

“Uma boa comunicação era essencial: tínhamos que entender como a crise estava afetando nossos fornecedores para encontrarmos juntos a melhor forma de ajudar uns aos outros. Para isso, tivemos que revisar os acordos comerciais e, quando possível, suspender temporariamente os pedidos em vez de cancelá-los.

“O desafio seguinte foi criar recursos de segurança em grande escala, como equipamentos de proteção e testes de COVID-19. A demanda excedeu significativamente a oferta, mas reagimos rapidamente e estabelecemos relacionamentos com fabricantes globais selecionados.

Além disso, começamos a investigar inovações que poderiam nos ajudar a reiniciar as operações, como túneis de desinfecção para a entrega de suprimentos. A equipe está dividida entre Genebra, Londres, Sorrento, Miami e Xangai, então começamos a realizar reuniões diárias para nos comunicarmos e agirmos com eficácia.”

Quando o vírus apareceu, reagimos rapidamente para desacelerar nossas operações da cadeia de suprimentos.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 37

O “novo normal” das excursões

Fomos forçados a reinventar as excursões em terra para encontrar o equilíbrio entre a segurança de nossos viajantes e tripulantes, a satisfação dos hóspedes e o valor para as comunidades locais.

O novo protocolo de saúde e segurança incorpora requisitos específicos para embarque, desembarque e excursões.

Depois de impor testes obrigatórios (e, em alguns casos, múltiplos) antes do embarque, o protocolo para visitas ao continente devia garantir a segurança contínua de todos os participantes. Precisávamos de medidas para proteger nossos viajantes no contato com pessoas que não haviam sido submetidas ao mesmo regime.

Todos os operadores turísticos locais devem seguir procedimentos operacionais rígidos; os passeios devem ocorrer em “ambientes de bolha” e os hóspedes devem permanecer em um pequeno grupo durante toda a visita. Na manhã do passeio, os guias turísticos, motoristas de ônibus e qualquer outro pessoal em terra que possa entrar em contato próximo com os viajantes devem fazer teste de COVID-19. Todos os operadores turísticos e viajantes devem usar máscara durante toda a excursão em terra.

A aplicação efetiva das medidas de segurança significou que, em alguns casos, o embarque foi negado aos viajantes caso não cumprissem estritamente as disposições para excursões em terra.

Nosso regresso ao mar do Mediterrâneo demonstrou que os cruzeiros podem ser uma das opções de férias mais seguras disponíveis, com o nosso protocolo único e consistente que protege nossos viajantes e garante a segurança das comunidades que visitamos.
GIANNI ONORATO, DIRETOR-PRESIDENTE
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 38
photo: Daniele di Maria ®

DESTAQUE A SEGURANÇA DOS VIAJANTES EM TERRA

“Quando começamos a receber de volta os viajantes em agosto de 2020, tivemos que repensar como administrávamos as excursões em terra. Precisávamos tranquilizar nossos viajantes de que era seguro deixar o navio e, em seguida, garantir que não estavam trazendo o vírus de volta a bordo com eles. Também precisávamos proteger as comunidades que visitamos e demonstrar que não as estávamos colocando em risco.

“Só permitíamos que as pessoas desembarcassem se tivessem reservado uma excursão organizada pela MSC, onde sabíamos que nossas rígidas medidas de saúde e segurança estavam sendo cumpridas. Os viajantes não podiam mais sair do navio por conta própria, mas, em vez disso, tinham que fazer parte de uma “bolha de turismo”. Nós os acompanhamos por toda parte, e os viajantes que ignoraram nosso protocolo e saíram por conta própria voltaram ao terminal e descobriram que não podiam mais embarcar.

IACCARINO, DIRETORA DE EXCURSÕES EM TERRA

“Fizemos um grande esforço para administrar adequadamente todos os riscos: coordenamos com os portos para evitar aglomerações no desembarque de viajantes, medimos a temperatura de todos na saída do navio e novamente no retorno, os guias de turismo usavam EPI e passaram por uma triagem sanitária, reservamos os pontos turísticos nos momentos em que podíamos ter o espaço só para nós, e todos os veículos eram devidamente limpos e desinfetados antes de cada viagem.

“Apesar dessas restrições, nossas excursões em terra continuaram muito populares. Nossos hóspedes sabem que temos padrões elevados em relação à saúde e segurança a bordo e acho que foi reconfortante para eles ver que estávamos sendo tão rigorosos quando em terra.”

Só permitíamos que as pessoas desembarcassem se tivessem uma excursão organizada pela MSC, onde sabíamos que nossas rígidas medidas de saúde e segurança estavam sendo cumpridas.
A RESPOSTA À PANDEMIA DA COVID-19 RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 39
MARIALUISA

AÇÃO PELA SUSTENTABILIDADE

PLANEJAMENTO PARA O FUTURO

A pandemia foi um claro lembrete da fragilidade do planeta e da necessidade de ação imediata. Como a maioria dos navios foram retirados de serviço após março de 2020 e ficaram atracados no restante do ano, nossa tripulação trabalhou em estreita colaboração com as equipes em terra para garantir a conformidade ambiental em toda a frota.

Também aproveitamos a oportunidade para continuar planejando o futuro, trabalhando de forma colaborativa para identificar formas de gerenciar as emissões de nossa frota, reduzir o uso de plástico e a geração de resíduos e diminuir nosso impacto na vida marinha e na biodiversidade. Fizemos tudo isso sem nunca perder de vista a importância fundamental de construir uma equipe leal e comprometida, que queira crescer conosco em suas carreiras, tanto a bordo como em terra.

O CAMINHO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

Os

da poluição do ar e das mudanças climáticas na economia, na sociedade, na saúde e na biodiversidade são cada vez mais evidentes. Está claro que devemos reduzir significativamente nossas emissões de carbono e encontrar soluções de energia limpa.

Eficiência energética

Apesar das dificuldades que 2020 trouxe, continuamos buscando maneiras de aprimorar a eficiência de nossa frota e otimizar horários para reduzir ainda mais a demanda de combustível e garantir o progresso ano a ano. Uma meta central da MSC Cruzeiros é cumprir a meta do setor: aprimorar em 40% a intensidade das emissões até 2030 em relação ao ano base de 2008.

Usamos um processo de análise de dados digital especializado que nos permite monitorar constantemente o consumo de energia do navio. Uma equipe multifuncional garante a implementação de medidas de eficiência energética. Além disso, colaboramos com nossos parceiros de negócios e estaleiros para enfrentar o desafio geral de redução das emissões de carbono, otimizando as operações e reduzindo o impacto energético da infraestrutura do navio.

Os resultados imediatos e positivos de nossa iniciativa de otimização de energia Ecorizon criaram o estímulo a bordo para buscar melhorias adicionais. Foi um esforço bastante colaborativo, no qual as equipes de convés, motor e hotéis desempenharam um papel importante.

ANTONIO IACCARINO, ENGENHEIRO-CHEFE DO MSC GRANDIOSA

ESTUDO DE CASO

OTIMIZAÇÃO DO USO DE ENERGIA NO MSC GRANDIOSA

No início de 2020, a tripulação de nosso mais novo navio, o MSC Grandiosa, ajudou a lançar o Ecorizon, um processo inovador para otimizar a energia do navio usando uma ferramenta de otimização digital. Essa ferramenta coleta grandes quantidades de dados por meio de sensores de bordo e sistemas de automação, com os quais é elaborado um relatório muito preciso sobre o perfil energético do navio naquele momento. Em seguida, as informações coletadas são comparadas com uma réplica digital dinâmica que orienta os operadores a bordo para aprimorar os perfis operacionais e o gerenciamento de viagens.

Este sistema, implementado pelo Chefe de Gestão de Eficiência Energética e uma equipe de especialistas em energia do estaleiro Chantiers de l’Atlantique, permitiu planejar e fazer vários ajustes no MSC Grandiosa.

Juntas, essas medidas eliminaram aproximadamen te 15 toneladas de combustível por dia durante as operações de cruzeiro entre agosto e dezembro, o que equivale a uma redução de 47 toneladas de dióxido de carbono por dia operacional. Comparado com o desempenho do MSC Grandiosa no início do ano, isso representou uma redução de 4% na demanda de energia.

graves efeitos
AÇÃO
SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 42
COM
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 43

DESTAQUE

USO DE DADOS PARA APRIMORAR A EFICIÊNCIA

“Ter melhores dados abriu um mundo de oportunidades que, há uma década, talvez apenas os mais futuristas ousariam imaginar. Agora, nossos técnicos a bordo contam com a ajuda de sistemas automatizados e integrados, que reúnem e interpretam grandes quantidades de dados coletados por sensores e mecanismos de campo. Dados melhores permitiram avanços enormes no gerenciamento de nossos navios e nos ajudaram a cumprir nossas metas de redução de emissões.

“Por meio de equipamentos de monitoramento e sensores de bordo, agora podemos conectar logicamente elementos técnicos - como motores, instalações hoteleiras e componentes de máquinas - a fatores operacionais, como o itinerário do navio, o número de viajantes a bordo e as condições meteorológicas. Isso nos permite fazer ajustes automáticos quando os fatores condicionais mudam - um processo interativo e multifatorial para aprimorar a eficiência.

“Somado a isso, há a conectividade navio-terra aprimorada e a transmissão de dados com alta capacidade de banda, o que nos permitiu incorporar os dados a bordo ao nosso complexo sistema de análise de dados em terra. Nossos analistas podem então revisar as informações, reunir ideias e tomar decisões de negócios baseadas em dados que otimizam as operações em todos os níveis. Eles então orientam os operadores de bordo para aprimorar a eficiência.”

Melhoria ano a ano

No final de 2019, alcançamos uma redução de 28% na intensidade das emissões (emissões de CO2 por ALB/ km) para toda a frota, em comparação com os dados de 2008. Devido à interrupção das operações no início de 2020 e ao descomissionamento dos navios, não é possível fazer uma medição realista e comparável da intensidade de carbono ano a ano.

Conseguimos fazer algumas comparações com os dados de 2020 antes da atracação da frota: o resultado é uma melhoria de 2,5% na intensidade das emissões de toda a frota, em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, conseguimos reduzir em 4% o uso de combustível por dia do MSC Grandiosa quando retomamos os cruzeiros em agosto, em comparação com as operações no início do ano antes da pandemia.

Colaboração constante

A colaboração é essencial para permitir a descarbonização do nosso setor. Damos todo o apoio possível para a pesquisa e o desenvolvimento de combustíveis alternativos e novas tecnologias inovadoras.

Em 2020, trabalhamos em conjunto com o estaleiro Chantiers de L’Atlantique, o provedor de soluções de energia Wärtsilä e a sociedade de classificação Bureau Veritas para explorar o uso de novos combustíveis para apoiar a descarbonização nos navios de cruzeiro da próxima geração. Isso levou ao estudo ‘AFTER’, um projeto colaborativo que continuará em 2021 para avaliar a viabilidade de novas opções de combustível, incluindo metanol e amônia, em grandes navios de cruzeiro.

Calculamos uma melhoria de 2,5% na intensidade das emissões quando nossa frota estava totalmente operacional no início de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019.
Ter melhores dados permitiu enormes avanços na gestão de nossos navios e nos ajudou a atingir nossas metas de redução de emissões.
ANDREA CROSETTI, RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE EFICIÊNCIA DE ENERGIA
44
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020

Combustíveis futuros

Combustíveis com baixo teor de carbono são essenciais para cumprir as metas de redução de emissões absolutas. Para nossa frota existente, continuamos atentos à disponibilidade de combustíveis biológicos ou sintéticos apropriados e apoiamos as políticas governamentais para permitir seu uso de uma perspectiva comercial.

Nosso primeiro navio movido a GNL estará operacional em 2022, permitindo uma demissão de carbono menor e reduções significativas das emissões de SOx e NOx em comparação com a propulsão convencional. Dois outros navios movidos a GNL estão confirmados para entrar em serviço em 2023 e 2024. Pelo menos um navio de GNL será usado como banco de ensaio para células de combustível de óxido sólido, que podem converter GNL em eletricidade e são muito mais eficientes do que os motores convencionais.

Em condições equivalentes, o GNL produz menos emissões do que todos os outros combustíveis usados comercialmente em navios de grande porte; ainda assim, é um combustível fóssil, e nosso plano de longo prazo deve ser a transição para um combustível com menores emissões de carbono. O BioGNL ou o GNL sintético poderia substituir o GNL de origem fóssil como combustível, permitindo-nos introduzi-lo gradualmente à medida que se torna comercialmente disponível, sem modificar excessivamente a infraestrutura em terra ou dos navios.

ESTUDO DE CASO PROMOVER A INOVAÇÃO

Continuamos colaborando com outros líderes da indústria em seus campos para pesquisar e desenvolver novas soluções que ajudarão na descarbonização do transporte marítimo.

No final de 2020, soubemos que o fundo Horizonte 2020, o programa referência de pesquisa e inovação da UE, tinha concedido financiamento a um esforço colaborativo em que participávamos. Conhecido como Consórcio CHEK, liderado pela Universidade de Vaasa da Finlândia, ele se concentrará na combinação de tecnologias energéticas avançadas e projetos inovadores de navios para promover operações marítimas com baixas emissões de carbono.

O projeto pretende demonstrar as vantagens de uma ampla gama de tecnologias e soluções, incluindo propulsão de hidrogênio, sistemas antiincrustantes por ultrassom, lubrificação do casco com ar, aproveitamento energético de resíduos e software de otimização digital, totalmente integrados para maximizar a eficiência em todos os aspectos das operações do navio.

Os resultados são esperados durante 2023 e serão amplamente divulgados para apoiar a melhoria da competência em toda a indústria.

Continuamos

Nosso primeiro navio movido a GNL começará a operar em 2022.

colaborando com outros líderes da indústria em seus campos para pesquisar e desenvolver novas soluções que ajudarão na descarbonização do transporte marítimo.
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 45
EMILIO LA SCALA, PRESIDENTE E CEO DA MSC CRUISE MANAGEMENT

O obstáculo do escape de metano

Um obstáculo que os combustíveis gasosos, como o GNL, precisam superar é a possibilidade de o metano não queimado escapar dos motores de combustão de combustível misto. Isso pode impactar os níveis de redução de emissão de gases de efeito estufa que estão embutidos no GNL.

O provedor de soluções de energia Wärtsilä está fazendo progressos para reduzir o escape de metano de seus novos motores de combustível misto de GNL. Nos últimos 25 anos, o potencial de escape de metano não queimado em motores bicombustíveis foi reduzido em mais de 85% e, nos próximos três anos, os avanços deverão reduzir ainda mais significativamente.

Embora alguns estudos atuais sobre o assunto ainda estejam usando dados de motores mais antigos com maior escape de metano, os motores com tecnologia moderna — incluindo os motores que serão instalados pela MSC Cruzeiros em seus primeiros navios movidos a GNL — apresentam escape de metano significativamente menor e, portanto, menores emissões gerais de gases de efeito estufa, em comparação com os combustíveis marítimos tradicionais.

Levando em conta o escape de metano, nossos cálculos indicam que os motores do MSC World Europa têm o potencial para aprimorar seu perfil de emissões de gases de efeito estufa em até 20%.
STEFAN NYSJÖ, VICE-PRESIDENTE DE FONTE ENERGÉTICA DA WÄRTSILÄ
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 46

DESTAQUE NOSSA AMBIÇÃO: EMISSÃO ZERO

“Atualmente, nossa indústria depende quase totalmente de combustíveis fósseis. Para atingir o objetivo de zerar as emissões, precisaremos adotar novos tipos de combustível e exigir o apoio de governos e organismos reguladores para possibilitar essa importante transição em nosso setor.

“Nesse ínterim, estamos empenhados em aprimorar a eficiência energética de nossa frota existente e estamos considerando a melhor forma de nos prepararmos para o futuro. Por exemplo, estamos fazendo pesquisas sobre o uso de combustíveis com baixas emissões de carbono que, se disponíveis em escala, podem substituir os combustíveis existentes sem modificação significativa das máquinas e sistemas atuais.

‘’Os navios que estamos projetando hoje estarão operacionais por pelo menos 30 anos, então precisamos pensar com cuidado para garantir que tomaremos as decisões corretas sobre as tecnologias de propulsão para depois de 2025. Isso nos permite monitorar a capacidade técnica e a viabilidade comercial de alternativas com menores emissões de carbono. No momento, estamos considerando todas as oportunidades possíveis à medida que desenvolvemos nosso caminho para o futuro.”

Neutralidade de carbono

Em 2019, anunciamos nosso compromisso de investir em sistemas de alta qualidade para compensar as emissões, com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono das nossas operações a partir de 2020. No entanto, após a paralisação das operações em 2020, optamos por suspender temporariamente este plano e redirecionar nossos esforços para o investimento direto em pesquisa e desenvolvimento, para reduzir diretamente nossa própria emissão de carbono.

Percebemos um interesse crescente no uso de combustíveis alternativos mais limpos em nosso setor, por isso, nosso foco continua sendo permitir a comercialização e implantação desses novos combustíveis. Acreditamos que esta abordagem permitirá a redução real de nossa própria emissão de carbono e a de outros operadores de navios, bem como reduzir significativamente os poluentes atmosféricos locais.

Para atingir o objetivo de zerar as emissões, precisaremos adotar novos combustíveis.
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 47
LINDEN COPPELL, DIRETORA DE SUSTENTABILIDADE

OUTRAS AÇÕES EM PROL DA SUSTENTABILIDADE

Para além da descarbonização, estamos tomando medidas para proteger a vida marinha, gerenciar as águas residuais e outros resíduos, reduzir o uso de plásticos e agilizar nossa logística, tudo isso com o objetivo de minimizar nosso impacto ambiental mais amplo.

com o posicionamento interno dos equipamentos e a supressão de ruídos, minimiza os níveis de ruído e vibração. O Bureau Veritas certificou o navio de acordo com a notação Underwater Radiated Noise (URN), que também ajuda a reduzir o ruído e a vibração dentro do próprio navio, aprimorando o conforto dos viajantes e da tripulação.

Aprimorar nossa gestão de águas residuais e resíduos

Para planejar melhor como lidamos com águas residuais e resíduos em nossos cruzeiros, no final de 2019, começamos a revisar e ajustar as atividades de gerenciamento de resíduos em cada viagem individual. Essa abordagem mais personalizada garante o controle total das práticas de gestão de resíduos.

Antes do início de cada cruzeiro, nosso responsável pelo cumprimento de normas ambientais do navio desenvolve um plano ambiental para a viagem.

Reduzir nosso impacto na vida marinha

O ruído ambiental de baixa frequência criado por embarcações, conhecido como ruído subaquático irradiado, pode afetar a vida marinha. O design do casco do MSC Grandiosa, nosso navio mais novo, combinado

Antes do início de cada cruzeiro, o responsável pelo cumprimento das normas ambientais do navio desenvolve um plano ambiental para a viagem (VEP), em colaboração com outros oficiais a bordo. Este documento abrangente detalha a maneira como cada fluxo de resíduos gerados a bordo deve ser tratado, levando em consideração todos os regulamentos aplicáveis em vigor no itinerário do cruzeiro e a disponibilidade de instalações portuárias adequadas. O plano aborda o manuseio adequado de resíduos sólidos e líquidos e das águas de lastro, além de levar em consideração os requisitos específicos das áreas de controle de emissões e as restrições em outras áreas sensíveis designadas.

O plano é revisado e aprovado pelo comandante. Se ocorrer alguma mudança no itinerário devido a desvios, trocas de portos, etc., o VEP é revisado de acordo. Os planos aprovados são submetidos ao Departamento de Operações Ambientais e Conformidade em terra para revisão final e para verificar a conformidade com todas as regras e regulamentos vigentes e os procedimentos operacionais padrão da empresa. O VEP está disponível como um guia de referência para os oficiais da ponte e da sala de controle de máquinas durante a viagem.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 48

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA RESÍDUOS MÉDICOS E SANITÁRIOS

Em 2020, implementamos um novo protocolo de gerenciamento de doenças infecciosas para garantir o manuseio, armazenamento e descarte seguro de resíduos médicos e de equipamentos de proteção individual (EPI) gerados em grande quantidade a bordo de nossos navios.

Para lidar com o aumento do volume de resíduos, algumas áreas de armazenamento de mercadorias gerais a bordo foram redesenhadas especificamente para guardar resíduos médicos.

Durante o reinício das operações no Mediterrâneo, implementamos procedimentos e negociamos acordos específicos com organizações locais para a coleta e eliminação de resíduos médicos gerados pelos testes em tripulantes e viajantes nos terminais portuários antes do embarque.

ESTUDO DE CASO
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 49
Em 2020, implementamos um novo protocolo de gerenciamento de doenças infecciosas.

Reduzir a dependência de plásticos

Em novembro de 2020, a MSC Cruzeiros assinou a Single Use Plastic Charter da UK Chamber of Shipping, através da qual a empresa e outros 28 signatários se comprometem a eliminar os plásticos de uso único.

Em 2019, já havíamos anunciado a eliminação de 97 milhões de itens de plástico descartáveis de nossas operações navais. Entretanto, tivemos que introduzir em 2020 uma série de itens descartáveis que contêm plástico para garantir a segurança da tripulação e dos viajantes durante a pandemia, como quantidades significativas de equipamentos de proteção individual (EPI), embalagens de refeição para a tripulação em quarentena e materiais resultantes de nossos procedimentos de testagem.

Além disso, o retorno ao serviço de acordo com nosso estrito protocolo de saúde e segurança exigiu uma modificação de alguns serviços. Por exemplo, fomos obrigados a fornecer almoços embalados para os

viajantes da excursão em terra, incluindo alguns itens de plástico de uso único.

No entanto, não se prevê que isso afetará nosso compromisso de longo prazo de buscar alternativas sem plástico. Implementamos procedimentos rigorosos para garantir que todos os itens ou embalagens de plástico de uso único sejam totalmente justificados, com evidências de que nenhuma alternativa viável está disponível.

Continuamos trabalhando com nossa cadeia de suprimentos para buscar alternativas sem plástico para produtos e embalagens. Por exemplo, as estações de higienização das mãos provavelmente permanecerão a bordo, o que implica uma quantidade enorme de embalagens para milhares de litros de álcool gel. A possibilidade de encontrar uma alternativa sólida que possa se liquefazer a bordo reduziria consideravelmente a necessidade de embalagens.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 50
Estabelecemos protocolos rígidos para garantir que todas as embalagens ou itens de plástico de uso único sejam plenamente justificados.

PROMOÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA OCEAN CAY

Na Ocean Cay, transformamos uma instalação industrial abandonada em um destino imaculado, onde nossos hóspedes podem viver a experiência de visitar uma ilha deserta natural e isolada. Apesar dos desafios de 2020, os benefícios deste projeto que respeita o meio ambiente ficaram evidentes, à medida que a biodiversidade aumentou na água, na terra e no ar.

lá, e seus ninhos foram encontrados em várias praias da ilha no passado. Temos um plano de gestão de tartarugas marinhas que inclui medidas de proteção, especialmente durante a época de desova.

Tivemos que escavar um canal para permitir que os navios de cruzeiro atracassem na ilha. Antes de fazer isso, transplantamos cuidadosamente os corais localizado ali e temos a satisfação de informar que a maior parte deles sobreviveu. Nós monitoramos esses corais e vimos um aumento na produtividade com inúmeras espécies registradas, incluindo biquaras, encharéus, peixes-porco, acarás, lagostas, caranguejos, camarões e moreias — indicadores positivos de um recife saudável. Além disso, foi observada a presença de ouriços-do-mar, o que é importante, pois consomem algas que, de outra forma, podem crescer ao ponto de sufocar os recifes de coral.

Nossa estratégia de paisagismo incluiu a reintrodução da vegetação natural da região e a remoção de espécies invasoras. Durante 2020, isso levou a um aumento da vida selvagem aviária e ao retorno de muitas espécies de pássaros, incluindo casais reprodutores, bem como um aumento nas populações migratórias. Aves aquáticas, incluindo garças, e ostraceiros, são agora avistados com frequência, e ocasionalmente são vistas aves de rapina, como águias-pesqueiras e falcões.

O governo das Bahamas se comprometeu em designar as águas ao redor da Ocean Cay como Área Marinha Protegida, o que implica em restrições à pesca comercial e medidas adicionais para proteger e aumentar a biodiversidade.

Nossos esforços para remover quantidades significativas de resíduos de metal das águas ao redor da ilha resultaram em melhorias dramáticas na ecologia local, e a vida marinha se tornou mais diversificada. É comum ver tartarugas marinhas por

ESTUDO DE CASO
É um prazer ver a vida selvagem e a flora prosperando na Ocean Cay. Criamos um refúgio para a natureza.
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 51
ORAZIO CACI, GERENTE GERAL DA OCEAN CAY

SAÚDE E SEGURANÇA

Treinamento de segurança para a tripulação

Em 2020, um total de 1.191 feridos foram relatados a bordo, 746 por hóspedes e 445 pela tripulação. Destes, seis necessitaram de evacuação médica. Isso é menos de um quarto dos feridos relatados em 2019, o que reflete o tempo que nossos navios passaram atracados.

Segurança dos viajantes

Normalmente, antes da partida, todos os hóspedes devem comparecer a um exercício de segurança e, em um horário específico, eles devem se apresentar ao ponto de encontro designado. Cada viajante carrega um Cruise Card ou pulseira para fazer o check-in em um ponto de encontro, então sempre sabemos quantas e exatamente quais pessoas estão presentes em caso de emergência ou de treinamento de segurança.

Todo navio tem bombeiros a bordo certificados de acordo com a Convenção Internacional sobre Padrões de Treinamento, Certificação e Guarda de Marítimos (STCW) e são responsáveis pela manutenção dos aparelhos de combate a incêndio de acordo com o Código Internacional para Sistemas de Segurança contra Incêndios e os requisitos da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.

Nossos bombeiros têm outras funções, como patrulhamento noturno e manutenção de equipamentos salva-vidas, o que significa que temos mais deles a bordo de nossos navios do que outras empresas de cruzeiros. Todos os aparelhos salva-vidas são fornecidos de acordo com os requisitos das regras e regulamentos internacionais, incluindo a Segurança da Navegação e a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) e o Código de Aparelhos SalvaVidas (LSA).

Nossos procedimentos de segurança são projetados especificamente para exceder em muito o Código de Gerenciamento de Segurança Internacional (ISM) mínimo e outros regulamentos da OMI e cultivamos uma cultura de segurança na qual todos os membros da tripulação têm responsabilidade direta com ela.

As atividades de treinamento de segurança são ministradas por um instrutor de segurança a bordo, certificado pelos padrões de treinamento de instrutores da OMI. A política da nossa empresa exige que um mínimo de cinco horas de treinamento de segurança seja fornecido para cada novo tripulante que embarca, após o qual eles devem passar em um exame. Fornecemos treinamento detalhado adicional para aqueles que têm funções específicas relacionadas à segurança, como o uso de dispositivos de combate a incêndio ou gerenciamento de procedimentos de emergência.

Nossa unidade de treinamento está constantemente atualizando e ajustando o treinamento da tripulação para refletir as lições aprendidas e os novos requisitos da CLIA ou da STCW. Usamos um sistema interativo para gerenciar todos os certificados da tripulação.

Serviços médicos e saúde pública

Nossos centros médicos de última geração oferecem assistência a bordo para tripulantes e viajantes, de acordo com as políticas da CLIA. Os médicos e enfermeiros a bordo e em terra são profissionais certificados, disponíveis 24 horas para tratar muitas doenças diretamente a bordo. Todos os navios com mais de 150 mil toneladas brutas têm um oficial de cumprimento das normas de saúde

A segurança de nossos viajantes, nossa tripulação e dos alimentos que servimos a bordo é nossa maior prioridade.
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 52
Para 2020, uma nova função foi criada para apoiar o reinício das operações: o diretor de protocolo de saúde e conformidade.

pública (PHCO) plenamente capacitado. Além disso, uma equipe de PHCOs itinerantes dá apoio constante aos outros navios na realização de verificações regulares da qualidade da água potável, instalações de água recreativa e monitoramento dos processos de segurança alimentar. Eles compartilham seus conhecimentos com todos os tripulantes por meio de treinamento em sala de aula e no local de trabalho.

Para 2020, foi criada uma função para apoiar o reinício das operações: o diretor de protocolo de saúde e conformidade, que é responsável pela aplicação do protocolo de saúde e conformidade e se reporta diretamente para o comandante do navio e o CEO da empresa. É possível que esse cargo seja mantido no futuro próximo.

Gerenciamento de crises

Nossas equipes especializadas no gerenciamento de resposta a crises lidam com questões técnicas e aquelas que afetam os viajantes. O Centro de Apoio Marítimo em Londres atua imediatamente em caso de qualquer crise técnica ou operacional a bordo, e trabalha em coordenação com as equipes de gerenciamento de crises de viajantes em Genebra e Nápoles, quando problemas operacionais afetam os viajantes. Os eventos sem precedentes de 2020 colocaram esta equipe à prova e provaram sua capacidade de gerenciar situações desafiadoras que mudam constantemente. Eles supervisionavam todos os movimentos dos navios, apoiavam o movimento e repatriação da tripulação e garantiram uma tripulação mínima de segurança para todos os navios.

Também temos equipes de atendimento a bordo de cada navio e em terra que prestam apoio emocional e logístico à nossa tripulação, viajantes e suas famílias em caso de ocorrência de um evento traumático ou inesperado.

Em 2020, foram registrados
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 53
1.191feridos a bordo, menos de 25% dos registrados em 2019, refletindo o tempo que nossa frota esteve atracada.

CRIAÇÃO DE UMA SÓLIDA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Escolhemos fornecedores que compartilham nossos elevados valores éticos e a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores, com o meio ambiente e com as comunidades locais.

Embora nossas atividades diárias de aquisição tenham sido seriamente interrompidas pela pandemia em 2020, nosso Programa de Conformidade de Fornecedores continuou a garantir a incorporação de cláusulas específicas sobre conduta ética nos negócios e sustentabilidade em todos os contratos e acordos.

Auditoria de nossos fornecedores

Identificamos quaisquer riscos aos padrões de nossos fornecedores rastreando e monitorando nossas cadeias de suprimentos. Nosso programa de auditoria bemsucedido já existe há vários anos. Se for descoberto que um fornecedor violou nosso Código de Conduta, dependendo da gravidade da infração, podemos decidir rescindir o contrato ou trabalhar com eles para entender o que deu errado para colocar um plano de solução em prática. Se não observarmos uma melhora rápida, nos reservamos o direito de rescindir o contrato.

Ética e direitos humanos

Estamos empenhados em realizar negócios de forma justa e respeitar todas as leis aplicáveis, e esperamos isso também de nossos parceiros e fornecedores. Temos uma política que explica o que esperamos de nossos fornecedores em relação a legislação anticorrupção, trabalhos forçados e cumprimento de sanções. Todos os fornecedores são contratualmente obrigados a cumpri-la.

O descumprimento desta política resulta na rescisão imediata do contrato.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 54

Redução do nosso impacto ambiental

Trabalhamos em parceria com nossos fornecedores para elevar os padrões ambientais. Todos os colaboradores envolvidos em qualquer atividade de compra, abastecimento e contratação devem se comprometer a conscientizar nossos fornecedores sobre como reduzir os impactos ambientais vinculados à sua cadeia produtiva, operação e produtos finais.

Aquisição de produtos de origem local

Nosso programa “Local as First Choice” (prioridade aos produtos locais) visa adquirir produtos locais para contribuir com os meios de subsistência da comunidade local. Embora os benefícios da aquisição de produtos locais sejam óbvios no que diz respeito a alimentos frescos, também há benefícios para outros tipos de produto, pois reduz a distância que os itens devem percorrer, diminuindo as emissões de carbono.

Logística otimizada

No início de cada itinerário, cada navio recebe dezenas de milhares de itens para apoiar as operações hoteleiras e do navio, por isso, temos uma logística complexa para garantir que nossa frota global receba os itens de que precisa. Tomamos diversas medidas para aprimorar a otimização e reduzir as emissões.

Em 2020, iniciamos um projeto para otimizar o carregamento de caminhões e contêineres. Testamos essa prática em um único navio depois da retomada das atividades e vimos uma redução de aproximadamente 20% no uso de caminhões.

Além disso, lançamos um projeto para reduzir o número de fornecedores que entregam diretamente ao navio. Para isso, aumentamos a consolidação em nossos armazéns. Também estamos trabalhando para racionalizar nossas práticas de consolidação na Europa, dedicando armazéns

a categorias específicas de produtos, simplificando as operações e reduzindo o transporte local entre essas instalações de armazenamento.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 55
Identificamos quaisquer riscos aos padrões de nossos fornecedores rastreando e monitorando nossas cadeias de suprimentos.

PESSOAS

Este relatório cobre um ano extraordinário em que, durante meses, todos os nossos navios ficaram parados e a maior parte da nossa tripulação estava em casa. Isso significa que muitos de nossos programas de treinamento e desenvolvimento foram suspensos ou adiados. A retomada das operações exigiu um treinamento extensivo sobre o novo protocolo de saúde e segurança, enquanto nossas equipes técnicas usavam esse tempo para o desenvolvimento de habilidades da tripulação do convés e das máquinas.

Usamos o tempo de atracação para que nossos oficiais de convés e de máquinas desenvolvessem as habilidades necessárias para garantir altos níveis de segurança e competência em nossos navios tecnicamente complexos, com mais de 25 mil horas-pessoa de treinamento remoto em 2020.

Treinamento e capacitação

Durante 2020, nosso foco de treinamento foi na preparação para a retomada das atividades, com módulos de treinamento detalhados para refletir o extenso e novo protocolo em vigor nos navios. Oferecemos treinamento adicional a bordo e usamos cada vez mais módulos de e-learning, que os tripulantes podem acessar por meio dos seus próprios smartphones ou de tablets disponíveis a bordo de cada navio, para garantir um desenvolvimento profissional constante.

As equipes de convés e de máquinas devem operar equipamentos técnicos complexos. Eles recebem certificação e treinamento técnico abrangentes, em concordância com todas as regras e regulamentos aplicáveis e além. Apesar dos desafios de 2020, continuamos oferecendo um extenso treinamento tanto em terra quanto para as equipes de convés e de máquinas a bordo.

O treinamento de gestão de recursos de ponte (BRM), que se concentra em garantir e aprimorar a cultura de segurança, continuou com a educação a distância para a tripulação em terra.

Introduzimos programas de BRM específicos que abrangem a resposta a emergências, assim como treinamento em gerenciamento de recursos das máquinas para oficiais de máquinas. Outros cursos à distância abordaram o gerenciamento e uso técnico e de software. No total, a educação a distância de oficiais de convés e de máquinas totalizou 25.452 horas-pessoa.

Além disso, os inspetores de operações da frota passaram um total de 58 dias a bordo dos navios. Cada visita cobriu a chegada e saída do navio, além de um treinamento mínimo de duas horas por dia em um tópico específico para toda a equipe da ponte. Dedicamos tempo adicional ao treinamento de oficiais disponíveis sobre instrumentos e procedimentos.

Para apoiar a retomada das atividades, os instrutores de segurança da frota realizaram duas visitas e ofereceram 140 horas de capacitação para aprimorar a preparação da tripulação para emergências e auxiliar na fase de retorno das operações.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 56
CAPTAIN PIERLUIGI BARRILE, VICE-PRESIDENTE DE OPERAÇÕES DA FROTA

Formação de líderes

Nosso modelo de competências define as competências e comportamentos esperados de nossos líderes. Cada competência tem um conjunto de indicadores-chave de comportamento que ajudam os gerentes a contribuir com sucesso para a visão e os valores da MSC Cruzeiros.

Nosso programa de desenvolvimento de líderes prepara os gerentes em terra para ocupar cargos de liderança. O programa é dividido em três níveis e os gerentes cursam os módulos subsequentes anualmente. Embora suspenso devido à pandemia, o plano é revitalizá-lo quando retomarmos plenamente as operações comerciais.

O processo para ascender profissionalmente nos navios da empresa deve cumprir rigorosamente os parâmetros definidos em nossos planos de carreira, como atingir as metas de gestão de desempenho individual (IPM), níveis suficientes de proficiência em idiomas e a conclusão do treinamento específico do departamento. Para todos os cargos gerenciais a bordo, os Comitês de Promoção garantem a diversidade dentro da comunidade de gerentes.

Diversidade e inclusão

Com 124 nacionalidades em toda a empresa, temos um quadro de colaboradores verdadeiramente internacional que representa essencialmente todos os credos, cores e origens. Sabemos que muitos de nossos colaboradores são LGBTQ+.

Atualmente, 53,7% dos nossos colaboradores em terra e 19% da tripulação a bordo são mulheres. Para aprimorar o equilíbrio de gênero em todas as áreas de nossas operações, assumimos o compromisso de alcançar a igualdade de gênero em toda a nossa frota.

Bem-estar da tripulação

Gerenciamos nossa tripulação em total conformidade com a Convenção do Trabalho Marítimo (CTM) de 2006 da Organização Internacional do Trabalho no que diz respeito à atribuição de horas de trabalho e licenças. Nós sempre cuidamos dos custos de repatriação e das providências das licenças em terra para todos os nossos tripulantes e, antes de desembarcarem, fazemos todos os esforços possíveis para informar, com certeza, a data e o local em que seu próximo contrato começará.

Nosso programa de reconhecimento, MSC People, homenageia mensalmente os colaboradores que personificam melhor nossos valores. É essencial escutar as necessidades de nossa tripulação para garantir seu bem-estar e felicidade, por isso, nós os contatamos com frequência, inclusive através de pesquisas e de nossas agências de tripulação. Assim, criamos informações de apoio sobre os tópicos que mais interessam a eles e aplicamos mudanças para atender melhor às suas necessidades.

Disciplina

Nossa política disciplinar está em conformidade com os regulamentos da CTM e atende ou excede os requisitos aplicáveis dos acordos trabalhistas coletivos. Ela explica o processo de aplicação de medidas disciplinares, enquanto as normas de conduta da MSC Cruzeiros a bordo indicam o nível apropriado de medidas disciplinares.

AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 57

MSC FOUNDATION

A MSC Foundation é uma organização independente, sem fins lucrativos, criada pela família Aponte para liderar, focar e promover os compromissos ecológicos, humanitários e de desenvolvimento do Grupo MSC.

Apoio emergencial

Em 2020, lideramos 13 iniciativas de ajuda de emergência, incluindo medidas abrangentes de prevenção e mitigação da COVID-19 em alguns dos países mais afetados. Testes de antígenos, máscaras médicas de alta qualidade e alimentos foram doados e distribuídos para contribuir com os esforços nacionais de saúde. Além disso, a MSC Foundation forneceu suprimentos de socorro às pessoas afetadas pela explosão do porto de Beirute e às comunidades afetadas por desastres naturais na América Central.

À COMUNIDADE
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 58
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL APOIO
EDUCAÇÃO APOIO EMERGENCIAL

Apoio aos necessitados

Apesar da pandemia, a MSC Foundation continuou seu importante trabalho para a proteção do meio ambiente. Por exemplo, com a inovadora campanha Super Coral nos EUA para salvar recifes e mitigar os efeitos das mudanças climáticas e com um programa para fabricar tijolos ecológicos de plástico reciclado para construir 21 salas de aula na Costa do Marfim e, ao mesmo tempo, empoderar as mulheres (este programa ganhou o prêmio Global Inspire da UNICEF).

Na Europa, a MSC Foundation contribuiu para o ensino sobre proteção marinha em escolas italianas, em colaboração com a organização Marevivo. Na Alemanha, forneceu fundos para o plantio de uma espécie de planta ameaçada de extinção no rio Elba, em colaboração com a Elbe Habitat Foundation.

A MSC Foundation também continuou a melhorar a vida de crianças e pessoas necessitadas, ajudando suas comunidades. Por exemplo, prestou cuidados de saúde a mais de 4 mil beneficiários diretos no Haiti, juntamente com a Andrea Bocelli Foundation, e disponibilizou tratamento para desnutrição aguda grave a mais de 3 mil crianças no Malawi.

AJUDA PARA OS MAIS VULNERÁVEIS

À medida que a pandemia se espalhava, a MSC Foundation auxiliou iniciativas locais e nacionais em todos os continentes para ajudar a mitigar o impacto da COVID-19 entre os grupos mais desfavorecidos.

Por exemplo, com a paralisação repentina das operações em março, foram devolvidos ao nosso armazém em Gênova, 97 contêineres com alimentos e outros itens que a frota precisa em circunstâncias normais. No caso de itens com prazo de validade curto, fazemos parceria com instituições de caridade locais para distribuir rapidamente alimentos às pessoas necessitadas.

Na Itália, em coordenação com a MSC Cruzeiros, a MSC Foundation doou cerca de 40 toneladas de produtos perecíveis para ONGs, hospitais e outras instituições. Na França, a MSC Cruzeiros e a MSC Foundation enviaram 6 toneladas de alimentos para a Cruz Vermelha de Marselha, um banco de alimentos local e o corpo de bombeiros naval da cidade.

A MSC Foundation reagiu rapidamente, desde o início da pandemia, para oferecer ajuda no mundo todo para combater a COVID-19 e mitigar seu impacto em grupos desfavorecidos.
Nossos esforços continuarão enquanto a pandemia continuar sendo uma ameaça.
CAPT. GIANLUIGI APONTE, PRESIDENTE DO CONSELHO DA MSC FOUNDATION
ESTUDO DE CASO
AÇÃO COM SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 59

TABELA DE DADOS

Operações 2018 2019 2020 Número de navios 15 17 17 Dias de operação 5.189 5.704 1.543 Dias de ALB (available lower berth) 15.198.506 17.379.840 5.011.719 Total de hóspedes transportados 2.367.527 2.751.216 658.247 Combustível/emissões (1) 2018 2019 2020 Total de combustível consumido nos navios (toneladas) 571.526 650.306 290.596 Toneladas de CO2 1.786.421 2.031.639 908.393 Toneladas de combustível consumido – só das operações de cruzeiro (2) Não se aplica Não se aplica 160.217 Toneladas de CO2 – só das operações de cruzeiro (2) Não se aplica Não se aplica 499.818 Gramas de CO2 por ALB Km – só das operações de cruzeiro (2) 244 238 251 Gramas de SOx por ALB Km – só das operações de cruzeiro (2) 2,37 1,47 1,21 Gramas de NOx por ALB Km – só das operações de cruzeiro (2) 4,18 4,10 4,43 Número de navios com sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS, na sigla em inglês) operacionais 7 9 9 Número de navios com sistema de redução catalítica seletiva (SCR, na sigla em inglês) 0 0 1 Água 2018 2019 2020 Água potável (litros/pessoa/dia) 201 167 230 Água potável produzida (m3) 3.538.428 3.476.049 1.207.031 Água potável carregada (m3) 753.997 839.660 319.775 Águas residuais lançadas no mar 2018 2019 2020 Esgoto tratado (m3) 1.678.928 276.273 85.481 Esgoto não tratado (m3) 58.978 73.243 765 Água cinza (m3) 1.763.702 1.326.098 386.172 Águas residuais tratadas com AWTS (m3) Não disponível 2.885.040 731.768 Percentual de águas residuais tratadas com AWTS Não disponível 63% 61% Número de navios com AWTS 7 9 9
Contato: sustainability@msccruises.com RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 60

As emissões de gases de efeito estufa são calculadas com base nas Diretrizes da OMI, registros de fornecedores e padrões internos e, em seguida, resumidas e apresentadas para este relatório. Os fatores de emissão usados neste relatório estão de acordo com o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental de Registro do Clima das Nações Unidas (IPCC).

A quantidade total anual de CO2 é calculada multiplicando-se o consumo anual de óleo combustível e o fator de conversão para o tipo de combustível, conforme exigido pela OMI (MEPC.1/Circ.684 - e MEPC.245(66))

Os cálculos de SOx levam em consideração o teor de enxofre do combustível consumido e os fatores de emissão, considerando a utilização do sistema de limpeza de gases de escape (EGCS) para processar as emissões por meio de reações químicas de SOx. Com referência às diretrizes da OMI, incluindo MARPOL 73/78 Anexo VI, MEPC 74 e o Estudo de Emissões de GEE de Navios e ISO 8178, os fatores de emissão usados para calcular estatisticamente o valor de NOx para HFO/LFO é de 78 kg por tonelada de combustível consumido e para gasóleo marinho (MGO) é de 80 kg por tonelada de combustível consumido. A redução de NOx usando sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) a bordo é levada em consideração.

(2)

Para efeito de cálculo das emissões por Km ALB, foi utilizado apenas o combustível para os cruzeiros comerciais durante o ano de 2020, descontando-se o consumo de combustível durante a atracação dos navios.

(3)

Com base no número de colaboradores em 31 de dezembro de 2020

(4)

Com base no número de tripulantes a bordo em 29 de fevereiro de 2020

Resíduos sólidos/Material reciclado 2018 2019 2020 Total de resíduos eliminados – exceto recicláveis (m3) Não disponível Não disponível 41.234 Total de resíduos reciclados (m3) 25.792 26.352 6.794 Vidro (m3) 5.569 6.897 1.712 Alumínio (m3) 820 1.418 318 Plástico (m3) 9.318 6.263 1.654 Papel (m3) 7.603 9.393 2.083 Óleo de cozinha (m3) 97 147 56 Outros (m3) 2.380 2.234 971 Pessoas 2018 2019 2020 Total de colaboradores em terra Não disponível 2.608 2.142 (3) Em terra: percentual de colaboradoras Não disponível 55% 53,7% Taxas de retenção de colaboradores em terra Não disponível 89,7% 76,9% Média de horas de treinamento por colaborador (em terra) Não disponível 49,7 8,2 Total de colaboradores a bordo Não disponível 19.860 19.789 (4) A bordo: percentual de colaboradoras Não disponível 18% 19,4% Taxas de retenção de colaboradores (a bordo) 87% 89% Não disponível Média de horas de treinamento por colaborador (a bordo) Não disponível 36,3 hours Não disponível
(1)
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2020 61

Estou muito orgulhoso de como a equipe da MSC Cruzeiros enfrentou a crise global da COVID-19. O ano passado foi incrivelmente difícil, mas todos juntos resistimos à tempestade e estamos muito animados para receber novamente os viajantes em nossos navios. Nosso protocolo de saúde e segurança, pioneiro no setor, nos permite oferecer uma das opções mais seguras do mundo para passar as férias. A ameaça do vírus não é nosso único desafio: continuamos explorando maneiras de reduzir o impacto ambiental de nossas operações e preparar nossos negócios para um futuro com menos emissões de carbono. Também temos uma missão social e estamos empenhados em promover uma maior igualdade de gênero em nosso quadro de colaboradores. Juntos, nossa firme intenção é ser uma influência positiva no mundo.

© MSC Cruises SA, agosto de 2021
msccruzeiros.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.