Jornal MovCidade

Page 7

Variedades | 07

Futebol e ditadura Futebol e ditadura andaram muito próximos na América Latina. São muitos os casos em que governos se utilizaram do esporte para se promover. Mas a utilização do esporte para fins políticos não parou na década de 1970 e pode ser percebido também na democracia. Sob o tema Futebol e Ditaduras na América Latina, o assunto foi discutido na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, realizada no início do mês. “A gente constata que futebol e ditadura andaram muito próximos. As ditaduras se valeram muito do futebol, em vários momentos, como propaganda. Mas isso ocorre no regime democrático. Nas ditaduras, é claro, é um processo mais objetivo e danoso, mas também

acontece na democracia”, disse o historiador e jornalista Lúcio de Castro. A Copa do Mundo, que começa em dois meses, é um exemplo disso. “Em alguns campos, a gente está vivendo um estado muito preocupante, próximo ao estado de exceção. Quando a gente fala em remoções de favelas, a gente vive casos muito preocupantes”, disse. Castro comentou também as manifestações que ocorreram em meados de 2013, durante a Copa das Confederações. Ele criticou a forma como o governo está lidando com o assunto. “Me preocupo muito: a partir dos protestos, se discutiu uma série de leis que inclusive lembram o estado de exceção, nas quais você

pode ser preso só por estar se manifestando. Espero que a gente possa viver nas ruas o que é um pais democrático”. Também presente no debate, o escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano não quis comentar especificamente as manifestações ou a Copa, mas defendeu o futebol como esporte. “O futebol não tem a culpa dos pecados cometidos em seu nome”. Galeano é autor do livro Futebol ao Sol e à Sombra, no qual mostra que o futebol tornou-se um negócio lucrativo. Galeano descreve

que, para além das paixões, mitos, heróis, glórias e tragédias, o jogo tem um lado sombrio, que envolve poderosos interesses políticos e financeiros. Por outro lado, os debatedores ressaltaram que não apenas as ditaduras utilizaram os jogos, mas também a população. Galeano citou o Uruguai como exemplo. Foi em um estádio, a primeira manifestação contra o golpe no seu país. “O povo estava mudo pela agressão. Mas foi num estádio lotado, não tinha nenhum lugarzinho, nem microscópico, que começaram a gritar pela primeira vez: Se va acabar, se va acabar La dictadura militar”. Sobre o futebol atual, o jornalista Mário Magalhães, autor da biografia Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo, destacou a exclusão nos jogos. “Na Copa das Confederações, não se via o Brasil, em toda a sua diversidade, nos estádios, parecia que a população era européia, todos brancos”, disse, atribuindo o fato ao alto preço dos ingressos. “Tem toda uma geração de jovens que acompanha o futebol só pela televisão, que não vai aos estádios”.

“As ditaduras se valeram muito do futebol.”

Dicas para Casa Roupas Manchadas por Roupas Coloridas

Solução Forte para Limpeza dos Azulejos e Pisos

Numa panela, que caiba a roupa manchada, ferva água suficiente para cobrir a roupa em questão. Depois de ferver, coloque uma boa quantidade de açúcar, junte a roupa e deixe fervendo ate que a mancha desapareça. Este truque só serve para roupas que não encolham e de algodão, tecido sintético não pode. E se forem coloridas, verifique se a cor é firme.

Faça uma mistura de: - ½ xícara (chá) de vinagre branco, - 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio - ½ de amônia em um litro de água. Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.

Óleo para Celulite - 100ml de óleo de semente de uvas - 3 gotas de óleo essencial de alecrim - 3 gotas de óleo essencial de lavanda Misture os óleos essenciais ao óleo de uva e faça massagens nas partes do corpo afetadas pela celulite. Não se trata de uma massagem enérgica, mas suave, circular, dando leves pancadinhas com as mãos em conchas. Faça massagens diariamente para que os resultados sejam mais rápidos. Atenção: o óleo de sementes de uva e os óleos essenciais de alecrim ou lavanda se compram em farmácias naturais ou de manipulação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.