Revista BR Cooperativo - Edição nº 8 - Abril de 2021

Page 50

AMAZÔNIA COOPERATIVA Giro por Katarine Ávila FOTOS: COOPATRANS

Pandemia impõe prejuízos a cooperativas de cacau na Páscoa

Os produtos da marca CacauWay e a produção na fábrica da cooperativa Coopatrans odo ano, a Páscoa é uma data importante para cooperativas que trabalham no setor de chocolates. Porém, em 2021 o setor enfrentou pela segunda vez os efeitos da pandemia da Covid-19. Os números ainda não foram divulgados, mas a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê queda de 2,2% nas vendas em relação a 2020. O que representa pior resultado, desde 2008, já que no ano passado as vendas também caíram. Para a cooperativa Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (Coopatrans), produtora de cacau e chocolate do Pará e detentora da marca Cacauway, as dificuldades não foram diferentes das outras empresas. A engenheira agrônoma e responsável técnica da cooperativa, Hélia Félix, falou das dificuldades enfrentadas pela cooperativa por conta da pandemia. Segundo Hélia, este tem sido um período crítico e de incertezas. “Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por uma Páscoa com poucas vendas, não movimentando como deveria nosso fluxo de caixa, pois esta é a data comemorativa mais importante em uma fábrica de chocolates”, comenta. Hélia conta que havia uma perspectiva de crescimento de 100% em 2020, tanto em produtos produzidos como no faturamento, porém o que aconteceu foi uma redução de faturamento de 50% em relação a 2019. Por conta disso, a cooperativa teve que tomar algumas medidas para enfrentar o período turbulento.

Sicoob Roraima realiza ações de expansão no estado

O

governo de Roraima prepara o crescimento do cooperativismo no Estado. Em abril, a Casa Civil do Estado recebeu representantes do setor. A reunião foi marcada para solicitar convênios com o Governo do Estado de Roraima, possibilitando o recolhimento de tributos estaduais nas agências do Sicoob Roraima. Estavam também presentes na reunião o presidente do Conselho de Administração, Luis Bazan, o diretor-presidente, Ailton Fernandes, o diretor financeiro José Cícero Francisco dos Santos, gerentes das duas agências Patrícia Seganfredo e Jane Costa e o Secretário Chefe da Casa Civil, Flamarion Portela. O interesse da parceria surgiu por parte do Sicoob Roraima, que solicitou a reunião e foi prontamente aten-

50

dido pela equipe do Palácio Senador Hélio Campos. Na reunião, os presentes puderam falar sobre o cooperativismo de crédito, sobre a sua influência no estado de Roraima, sobre a expansão das atividades rurais, produtos agrícolas e a presença do Sicoob Roraima em negociações e custeios de grandes investimentos na área. O Sicoob Roraima já está fazendo a sua expansão no estado e buscando parcerias com grandes órgãos da administração pública, com o desejo de impulsionar o cooperativismo na região. Afinal, as ações cooperativistas beneficiam não apenas a cooperativa e os cooperados, mas a comunidade como um todo.

BR Cooperativo l Ano 2 l Nº 8 l Abril 2021

“Tivemos subsídio do governo federal para não ter que demitir nossos funcionários, tivemos ajuda financeira de apoiadores que estiveram juntos e acompanharam de perto a necessidade. Atualmente estamos trabalhando em dias e horários reduzidos”, conta. Ao comparar as páscoas de 2020 e 2021, Hélia comenta que foram bem parecidas, e até mesmo o lockdown deste ano parece ter sido estratégico, ocorrendo no mesmo período de 2020, no início da pandemia. “Promovemos estratégias para venda aos nossos associados, comerciantes locais, vendas dellivery em redes sociais e lançamentos de novos produtos atrativos aos nossos clientes”, destaca. A maior expectativa agora para a Cacauway é que a vacina chegue o mais rápido possível. “Esperamos que a vacina chegue para todos para que possamos retomar as atividades normais e projetar o crescimento de nossa empresa como planejado para 2020. 2021 será o ano das vendas e-commerce, estamos criando mecanismos de vendas e apostando nas redes sociais para continuar existindo”, afirma a engenheira agrônoma. A Coopatrans surgiu em 2010 com a união de 40 produtores de cacau da agricultura familiar. Em seu portifólio de produtos da marca Cacauway possui trufas, tabletes e cacau em Pó; as trufas produzidas possuem sabores diferenciados, destacando-se as de açaí, castanha do pará, cupuaçu, geleia de cacau e Nibs, por serem sabores regionais.

SICOOB RORAIMA

T


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.