Duo Mulher 2015

Page 81

Quando falamos de saúde da mulher vamos além do olhar voltado para ginecologia e obstetrícia. Precisamos difundir algumas verdades que por vezes podem ser confundidas com mitos e vice-versa. É sabido que o corpo feminino é essencialmente diferente do masculino, questões como a complexidade bioquímica, metabólica e endócrina torna-as mais complexas e estas por si só são responsáveis por muitas das doenças ou até como potencializadoras de outras e precisam ser vistas juntas principalmente pelas alterações mecânicas. Há uma tendência de envelhecimento mais acelerado, a maturidade é antecipada em relação ao homem, hormônios abundantes, conexões corporais ricas e complexas, funcionamento metabólico diferente. Todas estas questões fisiológicas associadas à parte psicoemocionais que as tornam mais sensíveis, astutas, perceptivas, resistentes, também geram emoções no circuito negativo e são frágeis, volúveis, carentes, instáveis, porém com uma alta capacidade de mutação e adaptação e este conjunto as tornam especiais. Portanto um programa de tratamento seja a área que for deve ser pensado de maneira própria e especifica, e na Fisioterapia mais ainda. Como especialista no desenvolvimento humano e Disfunções Vertebrais e Posturais as nuances de cada corpo devem ser respeitadas em todos os aspectos, por exemplo, nas Hérnias de Disco que são sem dúvida as patologias mais agressivas para a coluna e que são tão comuns juntamente com as doenças degenerativas com a artrose e a

osteoporose necessitam ser avaliada e tratada de forma diferenciada do homem. Quando uma mulher vem para sua consulta conosco todas estas questões são levadas em consideração. Entender como o cérebro feminino funciona e as suas relações com as funções mentais e comportamentais é algo extremamente envolvente e que me fascina, o que torna completamente diferente nossos resultados e o índice de sucesso ultrapassa qualquer linha de raciocínio convencional feita pelos profissionais de saúde de forma geral. Existe também a necessidade de mudar o foco dado à doença para que seja voltada a promoção da saúde e qualidade de vida apesar da doença. As abordagens integrativas e complementares em saúde reúnem concepções diferenciadas da medicina tradicional com ênfase na integralidade dos sistemas no atendimento em que o corpo, a mente, o espirito e as crenças do meio em que vivemos formam uma entidade complexa e não separada. Isto implica a atuação sobre os fatores causais das doenças, além da influência sobre suas manifestações. Portanto buscamos ferramentas que visam à promoção e recuperação da saúde integral e a humanização nas relações sociais entre pacientes e terapeutas. Sempre digo que a complexidade feminina me encanta e tratá-las para mim é um prazer, lembrando que todas vocês que acreditam e atuam no mundo de forma tão dinâmica e multifacetária não são “mulheres maravilhas” e sim mulheres maravilhosas. Dr. Johny William Jablonski Técnico Responsável Diretor Regional da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna Fisiothera/ITC Vertebral Joinville e Balneário Camboriú. (47) 3029-3037- 9668-4881.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.