Duo Kids 2015

Page 13

MITO

Barriga redonda indica menina e pontuda menino

VERDADE

Pintar cabelo prejudica o bebê

A forma da barriga não tem relação com o sexo do bebê. A Durante as primeiras 16 semanas de gravidez, é barriga se desenvolve dependendo do biotipo físico da mamãe. aconselhável não usar tinturas para cabelo. Esse cuidado deve ser tomado porque o couro cabeludo é uma região bastante vascularizada, o que facilita a entrada da química da tintura na corrente sanguínea. Substâncias como amônia, benzeno e iodo podem ter efeito tóxico para o bebê, aumentando as chances de má-formação e danos fetais.

MITO Prática de exercícios físicos

A gestante não pode realizar as mesmas atividades físicas de antes da gravidez, mas exercícios supervisionados por um profissional especializado são mais do que recomendados. Hidroginástica e caminhada são exercícios de baixo impacto que podem ser realizados pela futura mamãe.

MITO

Desejos por comidas esquisitas

Se os desejos da grávida não forem satisfeitos o bebê pode nascer com algum sinal – Os desejos são originados normalmente devido às necessidades do organismo da grávida, como falta de alguma vitamina. Mas se a mamãe não comer feijão com leite condensado o bebê não vai nascer com cara da iguaria.

MITO

Depois de cesárea, não se pode fazer parto normal

O ideal é que haja o intervalo de dois anos entre a cesariana e o parto normal, mas, passado esse período, não há problema. Quando a mulher passa por um parto cesariano, o útero é cortado e depois costurado. Esse intervalo de dois anos é importante porque, durante as contrações, o útero pode se romper e causar hemorragia interna.

VERDADE

Grávidas podem ficar com a pele manchada por causa do sol

VERDADE

Evitar bebidas alcóolicas

Beber qualquer quantidade de álcool é desaconselhável durante a gestação. É muito importante que a mulher corte o consumo de bebida alcoólica de sua rotina, já que pesquisas mostram que até o consumo apenas social de álcool pode levar à Síndrome Alcoólica Fetal. A Síndrome Alcoólica Fetal é caracterizada pela má-formação do feto causada pela ingestão de álcool pela mãe.

VERDADE

Ficar sem comer aumenta o enjoo

O jejum aumenta a náusea e nem é preciso estar grávida para que isso aconteça.

VERDADE

Grávidas sentem mais calor

A grávida tem aumento da temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade física – de 0,5 a 1,0 �C, o que a torna mais quente. O aumento da temperatura se deve à ação da progesterona, o hormônio que a placenta produz.

TALVEZ

A mudança da lua tem influência no parto

Na verdade, não há estudos científicos que comprovem uma interferência da Lua no trabalho de parto. Porém, alguns Toda grávida tem mais tendência a ter manchas na pele por especialistas tentam encontrar uma relação com essa crença: causa do aumento da liberação de melanina na pele. O ideal é Durante a lua cheia e a lua nova, existe uma força maior para que a grávida utilize protetor solar no rosto e, principalmente, na o centro da Terra, o que poderia aumentar a pressão pélvica e, consequentemente, as contrações. barriga, onde há maior concentração dessa proteína. revistaduo.com.br

13


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.