Planificacao de uma atividade aprender sobreiro

Page 1

Aprender com a biblioteca escolar Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré-escolar e no Ensino Básico

Planificação Agrupamento/ Escola: Vale de Milhaços / EB Alto do Moinho Ano: pré e 1º ciclo Turma: 14 turmas PB: Zélia Pereira Santos Educador/ Professor: Fátima Soares Titulares de turma das 14 turmas CIBE: João Proença Referencial (Área …): Literacia da Informação Nível de ensino: 1ºciclo Atividade: @prender com o sobreiro d@ noss@ escol@! Enquadramento: O projeto centra-se no estudo do sobreiro, Quercus Suber, pelos alunos do 1ºciclo da EB Alto do Moinho, árvore existente quer no recinto escolar quer na zona envolvente da escola.

A missão da Biblioteca Escolar é fazer leitores competentes. Neste sentido cabe à biblioteca escolar promover e apoiar atividades no âmbito da promoção da leitura e das múltiplas literacias, nomeadamente da literacia da informação e científica. Deste modo, o projeto resulta de uma vontade partilhada de aplicar o projeto @prender com o sobreiro d@ noss@ escol@! num trabalho articulado entre a professora bibliotecária, os docentes titulares de turma , e ainda, de outros intervenientes da comunidade educativa como a autarquia, a Associação de Pais, no âmbito do projeto “Pais com ciência” que está a implementar o Laboratório, e as famílias, envolvendo todas as áreas curriculares com integração dos diferentes saberes.

Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar

Conhecimentos/Capacidades 1. Enuncia os conhecimentos que já tem sobre o tema e coloca questões; 2. Identifica, em contexto de grupo, os termos de pesquisa que melhor se adequam ao tema a tratar; 3. Identifica as ferramentas de pesquisa e fontes de informação fornecidas pelo professor; 7. Interage e colabora com os pares, apresentando as suas ideias e opiniões; 8. Ordena e regista a informação, estruturando-a de acordo com uma sequência lógica; 11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziu- escrita, visual ou multimédia- usando ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas, 12. Partilha as aprendizagens realizadas num ambiente tradicional ou em espaços on-line preparados pelo professor; 13. Verifica conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados refletindo sobre o que deve mudar; 14. Recorre à Biblioteca Escolar e ao Laboratório para pesquisar e tratar a informação.


Atitudes/Valores 1. Manifesto espírito de interrogação; 2. Age de forma metódica e rigorosa; 5. Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas; 6. Aceita a crítica 7. Tem em consideração as regras de utilização da Biblioteca e do laboratório. Estudo do Meio, em articulação com as restantes áreas curriculares, dos diversos anos de escolaridade:

Conteúdos curriculares

1º, 2º e 3ºs anos - Estudo dos seres vivos - Animais e plantas 4ºano- Atividades económicas.  

Objetivos da atividade

 

Motivar o aluno a estimular a sua curiosidade; Potenciar a aquisição de saberes através do trabalho prático e experimental e da resolução de problemas; Promover atitudes e valores; Integrar as novas tecnologias tanto no processo ensino-aprendizagem como na organização de um fundo documental e sua divulgação. Para alcançar os objetivos anteriores traçamos as seguintes estratégias:

 

Criação de momentos de debate e discussão sobre a ciência encorajando o espírito de observação, critico, reflexivo, aguçando a curiosidade intelectual. Desenvolvimento de trabalhos de grupo, hábitos de partilha no âmbito de uma aprendizagem transdisciplinar, cooperativa e colaborativa.

Na primeira fase deste projeto foi constituída uma equipa que o idealizou e procedeu à sua planificação. Estão previstas reuniões periódicas entre os elementos da equipa de modo a operacionalizar as atividades, fazer reajustes às planificações, se necessário, aquisição de materiais, e a

Estratégias/tarefas construção do blogue para divulgação das atividades. - Na biblioteca escolar:  Leitura das obras - “Cortiça - um fantástico presente” texto de Dionísia Laranjeiro, Ilustração de João Laranjeiro, edição de Corticeira Amorim; “Há um cabelo na minha terra – uma história de minhocas”, Gary Larsen, Gradiva Editora;  Portugal – o maior produtor mundial de cortiça- visionamento de filmes sobre o sobral; Estudo do ecossistema associado ao sobreiro / montado; o nascimento do sobreiro.  Pesquisas como complemento do trabalho de laboratório;  Elaboração de trabalhos em PowerPoint, pelos alunos, e apresentação dos mesmos aos colegas de outras turmas/anos, sobre os conteúdos


alvo de estudo;  Produção de e-books com textos e ilustrações dos alunos;  Palestras, com o prof Manuel Lima, para alunos, pais e comunidade educativa.  Exposição @prender com o sobreiro d@ noss@ escol@! -trabalhos dos alunos e das famílias.  Participação no programa Green Cork Escolas 2013/2014 (recolha de rolhas usadas) – construção do “Rolhinhas”.  Criação do blogue para divulgação das atividades e dos materiais produzidos. - Saídas de campo:  Observação, registos e recolhas referentes ao sobreiro, na zona de mata, envolvente da escola;  Observar a árvore de perto, cheirar as folhas, tocar na casca, apreciar a textura, observar detalhes;  Registo fotográfico periódico do ciclo biológico do sobreiro.

Duração

- Dia da Árvore – Plantação de sobreiros e outras árvores e distribuição de poemas sobre as arvores plantadas, no Parque Urbano de Corroios – Quinta da Marialva em parceria com a Junta de Freguesia de Corroios. - Visitas de estudo – Ecomuseu Municipal do Seixal – Núcleo da Mundet – Antiga fábrica corticeira da Mundet no Seixal - No laboratório:  Estudo sobre a biodiversidade da manta morta;  Organização e tratamento dos materiais recolhidos nas saídas de campo;  Observação à lupa binocular das recolhas efetuadas e registo sistemático dos mesmos;  O sobreiro - estudo da bolota à rolha;  Cortes da cortiça ao microscópio;  Experiências com cortiça – estudo das suas características – leveza, impermeabilidade, elasticidade, isolamento térmico e acústico, combustão lenta (...) Março, abril, maio e junho Blogue: http://aprendersobreiro.blogspot.pt

Recursos

RECURSOS: LIVROS E FILMES!  David na aventura da cortiça!  A arte de descortiçar  Há um cabelo na minha terra  A árvore no concelho do Seixal  A riqueza do montado de sobro  Animais do sobral - 2ª parte  Animais do sobral-1ª parte  Jaime e as bolotas  O nascimento de uma árvore  Cortiça um fantástico presente! PROTOCOLOS EXPERIMENTAIS


       

Avaliação

Qual a idade de uma árvore? Textura da cortiça -1 Textura da cortiça -2 Cortiça ao microscópio Biodiversidade da manta morta I Biodiversidade da manta morta II Biodiversidade da manta morta III Cortiça, comida quentinha e água fresquinha!

O empenho, o interesse e a qualidade de participação demonstrados a par das fichas de avaliação e de autoavaliação permitem-nos verificar o cumprimento dos objetivos definidos A equipa responsável acredita que a implementação do projeto @prender com o sobreiro d@ noss@ escol@!, na Escola Básica do Alto do Moinho, permitirá apostar significativamente na disponibilização de ferramentas e de recursos que permitam aos alunos desenvolver competências, quer nas áreas científicas,

Observações

quer no âmbito da literacia científica, contribuindo para a sua formação enquanto cidadãos informados, conhecedores, melhor preparados em áreas tecnológicas, de modo a responder, intervir e agir face aos múltiplos desafios que a atual sociedade coloca.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.