Jornal colégio módulo setembro 2014

Page 1

SETEMBRO de 2014

JORNAL MÓDULO QUANDO A ARTE É VALORIZADA, OS TALENTOS APARECEM. HOMENAGEADA KARINA RABINOVITZ

E DI ÇÃO 2 014

27 DE SETEMBRO, ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO MÓDULO


2 Editorial

3

Mês de setembro! Mês em que o sol volta a trazer-nos sua luz e calor, mês da alegria bela da primavera, mês em que, no Módulo, viveremos a Mostra de Ciências, o Concurso Literário, o início da Expomódulo, a Semana de Celebração da Vida, mês em que o Módulo comemora mais um ano de sua fundação, em síntese, mês que nos convida à Poesia. Quero ceder o espaço do Editorial à poesia de Beto Guedes: Quando entrar setembro E a boa nova andar nos campos Quero ver brotar o perdão Onde a gente plantou Juntos outra vez Já sonhamos juntos Semeando as canções no vento Quero ver crescer nossa luz No que falta sonhar Já choramos muito Muitos se perderam no caminho Mesmo assim não custa inventar Uma nova canção Que venha nos trazer Sol de primavera Abre as janelas do meu peito A lição sabemos de cor Só nos resta aprender

Falo nesse chão, da nossa casa Vem que tá na hora de arrumar.. Quero não ferir meu semelhante Nem por isso quero me ferir Vamos precisar de todo mundo Um mais um é sempre mais que dois Pra melhor juntar as nossas forças É só repartir melhor o pão Recriar o paraíso agora Para merecer quem vem depois.. Deixa nascer, o amor Deixa fluir, o amor Deixa crescer, o amor.. A felicidade mora ao lado E quem não é tolo pode ver.. Para construir a vida nova Vamos precisar de muito amor

Jayme Costa Barros

Fala aí, professor! A professora Gabriela Mustafá conta um pouco de sua história

“Fiz o curso de Letras com Inglês na antiga Faculdade Jorge Amado, hoje Unijorge. Na Uneb, fiz o curso de Pedagogia. A pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários foi na Ufba, onde também iniciei um Mestrado em Tradução Inter-semiótica mas parei para estudar fora do país. Morei 3 anos nos EUA, onde fiz cursos de Espanhol, Inglês como segunda língua e Turismo. Trabalho como professora desde o ano de 1999, quando comecei com aulas particulares. Em 2002, comecei a lecionar em escolas regulares (públicas e privadas) e cursos de Inglês. Desde muito nova tive interesse em línguas estrangeiras. Por ser fã de Michael Jackson, sempre quis saber o que significavam as letras de suas músicas e o que ele falava nas entrevistas. O amor pelo vídeo-game me ajudou muito também no quesito interpretação, pois a maioria dos jogos possui histórias sem legendas e você precisa entender todo o contexto para finalizar o jogo. Entrei em curso de Inglês bem cedo e já dizia que queria ser teacher. Então, por isso tudo, escolhi Letras com Inglês unido a Pedagogia, para dar aulas de Inglês para crianças, por acreditar na eficácia de se aprender uma segunda língua na primeira infância.

Direção Geral

Ana Cristina Calfa

Assistente de Direção

Cristina Zotollo

EU FAÇO A DIFERENÇA 2014

O grupo de cidadania ativa Eu Faço a Diferença visitou, no dia 19 de agosto, o AA - Alcoólicos Anônimos da Bahia e conheceu um pouco da vida de pessoas que estão se recuperando do Alcoolismo, ouviram depoimentos e entenderam como o AA funciona ao redor do mundo. O grupo também visitou, no dia 26 de agosto, o Instituto Manassés, onde é realizado um trabalho de recuperação e reintegração de jovens com dependência química. Conversou com residentes do Instituto, conhecendo e refletindo sobre a utilização de drogas e todas as suas consequências.

AULAS DE CAMPO SALVADOR

Aula de campo nO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO – 2º ano

Para os alunos: “Guys, tenham sempre coragem e nunca desistam de sonhar, querer, amar e conquistar. Acreditem no seu potencial e procurem dar o melhor de si em tudo. Yes, you can. I Love you! ;)”

Departamento Cultural

Sócios-Diretores

Jayme Barros e Pissica

Entrei no Módulo em meados de Setembro de 2013 como professora substituta e acabei ficando, o que me deixou muito feliz e satisfeita.” Sobre a vida pessoal: “Sou casada, tenho um filho de 2 anos, uma enteada de 12 anos e um papagaio de 22 anos. Adoro passear com a família, ir a teatros, cinema, parques e fazer viagens. Fora isso, gosto muito de vídeo-game, animes, seriados, filmes, então é sempre comum me encontrar em casa jogando ou assistindo a algumas séries na TV.”

MÓDULO FAZ ACONTECER

Ana Paula Santos, Luana Andrade, Gabriela Rossi, Aberaldo Ribeiro, Laís Guimarães, Lueidsom Tosta e Silvana Sarno

Obrigada, Professora! Diagramação e Ilustrações Luana Andrade

e Laís Guimarães Impressão

Gráfica do Módulo

JORNAL MÓDULO é uma publicação mensal, realizada pelo Colégio Módulo. Endereço: Avenida Professor Magalhães Neto, loteamento Aquarius, 1177, Rua B, Quadra F Telefone: (71) 2102-1300 Internet: www.portalmodulo.com.br

Visita à Caramelo Arquitetos – 9º ano


4

CLUBE DE ROBĂ“TICA

Os alunos do Clube de RobĂłtica estĂŁo com tudo! O Jornal MĂłdulo entrevistou os meninos e os questionou sobre a relação deles com a robĂłtica. Perguntamos qual o motivo de fazerem RobĂłtica e o aluno Ricardo Barroso, do 7Âş A, disse “Participo do Clube de RobĂłtica porque desde pequeno sempre gostei de construir coisas, sempre quis ser engenheiro e trabalhar com esse tipo de coisaâ€?. Todos os alunos sempre tiveram interesse em RobĂłtica.

5

MĂ“DULO FAZ ACONTECER 22 de Setembro Celebração da Vida TĂŁo bom viver dia a dia... A vida assim, jamais cansa...

Esse interesse passa a ser profissional quando perguntados se pensam em trabalhar na årea. Marcelo Ferreira, do 9º B, pensa em fazer Medicina e Engenharia Mecânica e Rodrigo Queroiz, do 9º A, quer fazer Engenharia Mecatrônica. De acordo com o Professor Carlos Chagas, os alunos construíram robôs que desviam de obståculos e localizam pessoas em situaçþes de perigo. No dia 30 de Agosto, participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica em Salvador. Boa sorte, meninos!

CONNECT-AĂ‡ĂƒO JĂ ! Primeiramente gostarĂ­amos de agradecer aos alunos que depositaram na Connect seu voto de confiança. Chegou a hora de juntos construirmos um ColĂŠgio melhor e aprofundar o processo de politização dos alunos, aproveitando a nova conectividade do ColĂŠgio Modulo para trabalharmos no objetivo de atender a todas as propostas explicitadas no perĂ­odo de campanha e possĂ­veis novas demandas. Por acreditamos que o apoio e envolvimento de todos, alunos, professores, funcionĂĄrios e gestores ĂŠ essencial para obtermos o sucesso coletivo, estaremos participando e propondo reuniĂľes no intuito de identificar todas as necessidades existentes. Para possibilitar um contato mais direto, disponibilizaremos em cada andar uma caixa de sugestĂľes.

As alunas Morena Munford Moraes e Sofia Araujo Oliveira Goes produziram um desenho que foi selecionado pelo Jornal A Tarde, no caderno A Tardinha, no qual escolas indicam desenhos de seus alunos para concorrerem em uma seleção. Após o resultado, caso o desenho seja escolhido, um artista o transforma em uma obra. A arte feita por Morena e Sofia serå transformado em bordado pela autora de livros infantis, Irey Galrão. ParabÊns, meninas!

Viver tão só de momentos Como estas nuvens no cÊu... E só ganhar, toda a vida, Inexperiência... esperança... E a rosa louca dos ventos Presa à copa do chapÊu. Nunca dês um nome a um rio: Sempre Ê outro rio a passar. Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar! Mario Quintana

Curta a nossa fanpage!

facebook.com/portalmodulo

O ColĂŠgio MĂłdulo faz aniversĂĄrio no dia 27 de Setembro! ParabĂŠns aos diretores, funcionĂĄrios, professores e estudantes!

O Concurso Literårio tem como objetivo desenvolver a habilidade de ler e produzir textos literårios de variados gêneros e despertar o interesse e o gosto pela produção textual artística. Uma equipe avaliadora selecionou cinco ou seis textos por categoria. Esses participarão da final do concurso, no Teatro, no dia 9 de setembro, a partir das 19 horas.

CONFIRA OS TEXTOS SELECIONADOS POR CATEGORIA INFANTO-JUVENIL 6Âş E 7Âş ANOS A Alegria (Lara Neves, 6Âş A) A Flor (Giovana Dornelas, 6Âş A) Os livros sĂŁo nossos amigos (Caio Souza, 6Âş B) Natureza (Diogo Bittencourt, 6Âş B) Poesia (Morena Moraes, 6Âş C) Meu amor por vocĂŞ (JĂşlia Costa. 6Âş C) Meu Mundo (JoĂŁo Victor Sobral, 7Âş A) FĂŠ (Enrique Rodrigues, 7Âş A) As coisas da Vida (Gabriel PalĂĄcio, 7Âş B) No ritmo do Amor (Lucas Terra, 7Âş B) Escuro dos Olhos (ThaĂ­s P. Barreto, 7Âş C) Vida Seca (RogĂŠrio Santos, 7Âş C)

JUVENIL 8º E 9º ANOS Pelas ruas da cidade (Michele Amaral, 8º A) Brasil: país diverso (Beatriz Andrade, 8º B) João pede feijão (Zacarias Esteves e Lucas Silva, 8º B) Realidade Cruel (Samantha Quadros, 8º B) CafÊ sem pão (Guilherme Braga, 8º C) Em nossos coraçþes (Mariana ArbuÊs, 9º C) A surpresa da chuva (Guilherme Rocha, 9º B) O gato era preto (Gabriela Suarez, 9º) Saudade das vontades! (Ana Beatriz Peixoto 9º B) à rvore de galhos secos (Tiago Britto, 9º C)

^

AtravÊs do jornal, divulgaremos mensalmente as propostas que estarão sendo negociadas ou executadas para que todos possam manter-se atualizados sobre as atividades da gestão do Grêmio. Nosso primeiro passo para a melhoria da Instituição serå a realização da revisão do estatuto. Contamos com vocês para a construção da pauta e pedimos que por meio da caixa de sugestþes, expressem o que acham que deve ser modificado. Não esqueçam! Somos todos responsåveis pela manutenção e preservação dessa nossa nova Conexão!

Senior 1º, 2º, 3º ANOS E ´ PRe-VESTIBULAR Sem título (Lipe Lima Carmel, 1º A) Catarse (Lara Machado da Silva Oliveira, 1º A) Dormindo (Maurício Faria, 1º B) Primeiras Vezes (Anna Luiza Barreto, 2º A) Viaje (Mariana Novais Ribas Oliveira, 2º A) Ter de ser (Renata Tinoco, 2º A) Homem macaco (Jade Rossi Maia, 2º B) Pedro/Maria (Bruna Chamusca, 2º B) O cara que perdeu tudo em 88 (Lucas Andrade Maimone, 3º A)

Homenageada do 9Âş Concurso LiterĂĄrio, Karina Rabinovitz

-


minha HISTÓRIA

Emilie Rey, 14 anos, é uma menina linda de se ver! Aluna nova do 9º ano, está a um passo do sucesso na profissão de modelo. Filha de pai fotógrafo e mãe produtora, Emilie sempre esteve perto do mundo da moda. Em 2013 foi morar no Rio de Janeiro, também com o objetivo de investir na carreira. O que realmente aconteceu. Foi convidada para fazer a campanha da Benetton e arrasou! Em junho foi passar um mês em Paris. Quando estava na fila do show da banda One Direction, um produtor da agência Elite a convidou para participar do book da agência! Ainda em Paris, uma produtora da IMG, atual agência da Gisele Bündchen, também não resistiu aos encantos da bela Emilie e a convidou para participar do cadastro da agência. Melhor impossível!!

COLUNA DE ESPORTES

Como Emilie quer tanto modelar para foto como para passarela, é preciso um pouco mais de altura em geral a altura base é de 1.76, mas Kate Moss tem 1.70! Então as portas estão mais do que abertas esperando por nossa princesa.

ALUNO ESCRI T OR A melhor ideia

A amizade Cuidar, se importar e valorizar. isso é amizade.

Todos nós temos ideias, boas e ruins, chatas e legais. Temos a ideia de viajar, passear, desenhar, cantar Para mim, todas as ideias tem um começo e um fim.

Apoiar, entender e ajudar isso é amizade.

Sempre tive ideias, de dançar, de cantar, de brincar, de estudar.

Já enturmada na escola, Emilie gosta muito de viajar e assistir filmes. Pretende voltar para o Rio no próximo ano! Estamos na torcida e com certeza vamos aplaudir muito o sucesso da mais nova modelo brasileira!

a o d a g e l Que ? a x i e d s o Copa n Por Fernando Frazão Prof. de Educação Física

Com a Copa do Mundo encerrada, é hora de analisar quais eram as expectativas antes do Mundial e compará-las com os resultados. Os gastos com a competição levaram às ruas muitos dos manifestantes de junho de 2013. Agora, com os benefícios do outro lado da balança, podemos avaliar com ponderação o que a Copa nos trouxe. Nessa hora, a palavra mais citada é “legado”. E não há dúvida de que houve, sim, legados, tanto positivos quanto negativos. Quais deles, no entanto, permanecerão – para o bem e para o mal – é algo que só o passar do tempo nos dirá. Um legado indiscutivelmente positivo é a promoção da imagem do Brasil no exterior. Segundo o Ministério do Turismo, o país recebeu 1 milhão de estrangeiros, de 202 nacionalidades, e 61% fizeram sua primeira visita ao Brasil por ocasião da Copa – muitas dessas pessoas talvez jamais considerassem a possibilidade de vir ao Brasil, se não fosse pelo fato de estarmos organizando o Mundial. Curitiba também ganhou nesse aspecto. De acordo com estudo feito pela UFPR, a cidade recebeu em junho 214,5 mil turistas, dos quais 95,8 mil estrangeiros, de 73 países. O setor hoteleiro, que esperava aumento de 30% na ocupação com a Copa, teve suas expectativas superadas. Os bares também viram a clientela subir de 50% a 70%.

7

E a imagem do Brasil não melhorou apenas aos olhos dos estrangeiros – nós mesmos redescobrimos nossa cordialidade. Não há dúvidas de que ela tem boa participação em outra estatística animadora: 95% dos estrangeiros entrevistados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) disseram ter vontade de voltar ao Brasil – em Curitiba, a UFPR apurou que 93% dos visitantes recomendarão a cidade como destino turístico para outras pessoas.

Quando eu for adulta, não quero que as minhas ideias acabem.

Amizade não se compra, amizade se conquista, sendo você mesmo, na rua, na casa, na escola e na vida.

Quero sonhar e idealizar para sempre Hoje tenho a melhor ideia do mundo. Eu quero ser jovem para sempre Eu quero aproveitar a minha juventude para sempre.

Janaína Tito, 7º A

Júlia Costa, 6º C

REFRESCANDO A

Vá por mim!

Eu Ouvi Imagine Dragons - Demons

Essa é a chave para que esse legado seja duradouro e não apenas temporário. Pelo potencial turístico que temos, os 6 milhões de estrangeiros que vieram ao Brasil em 2013 ainda são muito poucos em comparação com outros países – a França, líder nesse quesito, supera os 80 milhões. O décimo país nesse ranking, a Tailândia, atraiu 26,5 milhões de visitantes estrangeiros no ano passado. A Copa apresentou o Brasil a muitas pessoas, mas só uma divulgação eficaz do Brasil no exterior fará delas turistas habituais.

Pessoa que adora, pessoa de quem gosta, pessoa que te faz rir, que te faz sorrir, isso é ser amigo.

Amanda Boccanera, 2º A

Eu Li “O Hipnotista de Lars Kepler.” É uma história cheia de enigmas intrigantes e que me manteve interessado do início ao fim.

Rafael Duarte, 2º B

CUCA

6

Eu vi

“Oz - Mágico e Poderoso, um filme muito legal.” Gostei dos truques de mágica que o Oz fazia. Muito divertido.

Bruno Sobral, 6º C

Eu Fui

Visitar minha tia em Tiradentes, Minas Gerais. É uma cidade bonita, fazia um frio agradável. Passei por outras cidades muito bonitas de Minas também.

tiras-do-calvin.tumblr.com

Bruno Carvalho, 6º C



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.