Moda Brasil Magazine 4

Page 1



editorial

MUDAR É SEMPRE BOM!

N

ovos ares, novas ideias, novas perspectivas. Se o ano vai se tornando velho para dar lugar a um novo, essa transição se repleta de novidades que são sempre bem-vindas e aguardadas com uma certa ansiedade expectante.

capa Juliete di Piere foto © JV Galindo | New York

Mudanças significam sair da rotina e as estações nada mais são que manifestações da natureza contra a mesmice. Tome isso para si e viva intensamente o clima da renovação, aprendendo com o Universo essa linguagem que fala do tudo no Todo. Com esta edição, MODA BRASIL MAGAZINE fecha 2011 apresentando as duas faces do clima fashion para os próximos meses, além de tudo o mais que você espera para ver aqui. A partir de agora, lance-se neste momento que é só seu.

Wanderley Matos | O Editor


sumário

42 Capa — Juliete de Pieri Moda-festa com a cara do verão brasileiro

68 Saúde — O segredo da longa vida está no que você come

56 Designer da hora —

Simone Rodrigues é a Betsey Johnson brasileira!!!

58 Orla Kiely é atemporalidade, inovação e cor!

06 Tribos urbanas —

72 Dulce Pontes é pura emoção! Veja, ouça e você nunca mais será como antes.

A moda das ruas define as coleções pelo mundo

12 Semanas de moda agitam o país do Tropicalismo

16 Olho no look —

Tendências para as estações agradam a todos os gostos

22 Cabelo — Hits do momento com destaque para a franja 76 Júlia Lemmertz é “fina estampa” 62 Carlos Miele — O

26 Maquiagem —

designer brasileiro já é ícone do universo fashion

Cartela de cores e dicas quentes para um visual de arrasar

em Gente

78 Em Modernidade, João Viégas

Netto sugere um caminho inteligente para quem busca o que há de melhor na vida 80 Negócios — Coaching: você sabe o que é?

28 Acessórios — Tamanho é tudo e estilo também. Valem todas as combinações para o verão brasileiro 2012

84 — Que tal

COMPLEMENTOS

uma visitinha

30 — Bolsas e

sapatos cheios de bom gosto e elegância

a Paris?

64 Respeitar as diferenças do outro é

fundamental para relacionamentos de qualidade

66 Fitness — Confira as novas modalidades de exercício com benefícios para o corpo todo

88 Um novo conceito de qualidade de vida desponta no Brasil — O empresário José Alonso Dias aposta na ideia 90 Prepare-se para 2012 — Atrair energias positivas é a tônica para o novo ano que se aproxima

Moda Brasil Magazine é uma publicação bimestral da WB Productions | EUA. Editor — Wanderley Matos (Connecticut). Coordenação editorial — Célia Soares (Brasil). Editoria de moda — Caio Castro (Atlanta). Editoria de arte — Wanderley Matos | Rodrigo Ferreira. Marketing — Armando Ferreira (Flórida). Articulistas — Alex Moore, Armando Ferreira, Caio Castro, Camila Brant, Célia Soares, Cristina Cox, Eliana Barbosa, Jerry Docarmo, Gil Milagre, João Viégas Netto, Maria Emília Palha Faria, Renata Ricarte, Thiago Lobato, Vânia Vasconcelos. Fotografia da capa — © JV Galindo. Publicidade — info@modabrasilmagazine.com. Distribuição gratuita nos Estados Unidos da América e no Brasil, nos Estados de Fortaleza, Salvador, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


© Mateus Dias

JARBAS PEREIRA THE ESSENCE OF BRAZILIAN CREATIVITY NEW YORK | ATLANTA | ITALY www.jarbaspereiracouture.com

www.jedalitalianfashion.com


moda

TRIB S By Caio Castro.

URBANÍSSIMAS

U

ma das teorias sobre o aparecimento das tribos urbanas está relacionada a questões específicas sociais. Aqui o foco se volta exclusivamente para o lado estético dos grupos e sua projeção no mercado fashion mundial dos dias de hoje. As tribos, em sua maioria, foram criadas a partir de ideais e pensamentos determinantes, o que, automaticamente, estabeleceu os fundamentos para a formação do grupo. Cada tribo apresenta um estilo marcante, seja nas ousadas e originais vestimentas, seja nos exuberantes e exclusivos acessórios e complementos, que compõem e configuram liberdade de expressão. As tribos têm como objetivo se destacar dos clones das ruas e apresentar a identidade real do grupo.

6 revistamodabrasil.com


Bem-vindo ao mundo dos diferentes O principal símbolo hippie é o símbolo da paz, desenvolvido na Inglaterra como logomarca para uma campanha pelo desarmamento nuclear. Foi adotado pela tribo como mais uma forma de manifesto contra a guerra.

Os hippies — A subcultura hippie foi originalmente um movimento juvenil que começou nos Estados Unidos durante a década de 1960 e que se espalhou pelo mundo. Essas pessoas criaram suas próprias comunidades, ouviam rock psicodélico, pregavam o amor livre e usavam drogas para explorar estados alternativos de consciência. Os hippies e seus ideais tiveram um efeito importante sobre a cultura, influenciando a música, a televisão, o cinema, a literatura, as artes e, principalmente, a moda. Homens e mulheres usavam jeans e mantinham o cabelo longo, e ambos os sexos usavam sandálias ou andavam descalços. Os homens geralmente usavam barba, enquanto as mulheres usavam pouca ou quase nenhuma maquiagem. Os hippies muitas vezes escolhiam roupas coloridas e usavam peças à época incomuns, tais como as calças boca-de-sino, coletes, roupas tie-dye, blusas camponesa, saias rodadas e longos. Em sua maioria, compravam suas roupas nos “mercados das pulgas” e lojas de segunda mão. É visível como muitos estilistas atuais se apropriam de elementos semelhantes dessa tribo, alcançando resultados distintos, cada um com a sua linguagem própria. Trajes com apliques, feitos em tricô e crochê, e outros elementos hippies começam a compor com constância algumas coleções da alta-costura, estação após estação. Karl Lagerfeld praticamente nos colocou em um túnel do tempo ao nos levar a Saint Tropez dos anos

1970 com sua coleção “Cruise”, de 2011. Os acessórios parecem saídos direto de uma feira de artesanato hippie. O principal símbolo hippie é o símbolo da paz, desenvolvido na Inglaterra como logomarca para uma campanha pelo desarmamento nuclear. Foi adotado pela tribo como mais uma forma de manifesto contra a guerra.


moda

Preppies — Loucos por retrô O termo “preppy”, ou “preppie”, faz parte do vocabulário norteamericano, tradicionalmente utilizado para descrever o estilo de vida dos jovens que frequentavam as principais escolas preparatórias privadas nos Estados Unidos nos anos 1950. Ultimamente, o termo “preppy” tem sido continuamente utilizado pela indústria da moda para descrever o estilo que inspira famosas grifes e seus estilistas em suas coleções. Os preppies são considerados uma subcultura e não uma contracultura, como, por exemplo, os hippies ou os punks, pois não se opuseram às normas e aos valores da cultura dominante. Os preppies tiveram seu revival nos anos 1990, mas hoje já identificam um estilo específico, que tem seus adeptos independentemente das tendências de moda. Revistas como Vogue recentemente apresentaram editoriais abordando a estética preppy, com um apelo jovem e moderno. O visual preppy é formal. As roupas são elegantes e alinhadas, mescladas às referências de esportes

8 revistamodabrasil.com

como tênis, polo, remo, criket e equitação. As peças básicas de um autêntico preppy incluem blazer azulmarinho, camisas formais, gravatas listradas, calça cor cáqui, polos de algodão, napolitanos e mocassins, suéteres decote V com padronagem argyle usados por cima de camisetas básicas de gola alta ou “jogados” por cima dos ombros e amarrados na frente com os punhos dobrados. Os preppies apreciam peças clássicas de moda, mas as combinam de forma muito peculiar, dando abertura aos estilos rockers, esportivos e utilitários comumente propostos para homens e aqueles ultrassexy e demasiadamente femininos para as mulheres.


Mori Girls — Tribo que se caracteriza pela variedade de cores, detalhes, muitas sobreposições, looks extremos e animados. Uma característica da tribo Mori (vocábulo japonês que significa floresta) é a vida simples, vivida bem longe da rotina frenética das grandes metrópoles — de preferência em uma floresta encantada! Essa tribo se originou no Japão e as vestimentas se destacam por possuir uma cartela neutra de cores, com um visual naturalíssimo que lembra os contos de fadas “modern feries”. E é com esse look totalmente natural e infantil que as Mori Girls se sobressaem diante da agressividade das outras tribos jovens surgidas no país. Essas personagens preferem sapatilhas ao invés de saltos, vestidos amplos, materiais de aspecto natural nãosintéticos, unhas curtas, além de

perfeição na maquiagem, que é bem leve, e cabelos bem naturais. Alguns consideram esse estilo uma mistura entre Chapeuzinho Vermelho, Maria Antonieta e Alice no País das Maravilhas. Nos Estados Unidos, o termo mais próximo do mori seria o granola look. As moris, mesmo morando nos grandes centros, preferem manter um ritmo de vida mais pacato, apreciando as pequenas coisas do dia-a-dia, que muitos consideram banais. Gostam de explorar os cantinhos da cidade, descobrir lojas peculiares, além de frequentar cafés que ofereçam um ambiente nostálgico. Possuem verdadeira fascinação por objetos que possuam história, ou melhor,

os vintage. Esse look se destaca pela composição de camadas — peça sobre peça — e as roupas são geralmente amplas, detalhadas, com babados, rendas, fitas e crochê, tudo em tons que variam dos neutros, durante a primavera e o verão, aos terrosos e quentes, no outono e no inverno. Além disso, o estilo agrega feminilidade e conforto numa época de inquietação e correria, o que proporciona uma aparência única e muito exclusiva, sem a preocupação de atrair a atenção do sexo oposto.


auto ajuda moda

Atletas urbanos — Tribo “geração saúde”, narcisista, obsecada por esportes, academia, beleza e juventude. Foi nos anos 1980 que a coqueluche fitness explodiu nos EUA dando origem a esse grupo batizado de atletas urbanos. Pessoas do mundo inteiro aderem a esse estilo, procurando manter uma vida saudável, de espírito jovem e ativo. Os atletas urbanos se mutiplicam a cada dia, transformando os grandes centros numa verdadeira academia ao ar livre, onde a moda é, exclusivamente, o bem-estar pessoal. Essa tribo, além de representar um grupo de pessoas saudáveis, que mantém o corpo firme, pele e cabelos tratados,também representa um grupo de pessoas seguras e com um enorme sexy appeal. Designers de renome, estação após estação, buscam novas propostas para o segmento fitness, que hoje se tornou um mercado hiperlucrativo. É por esse motivo que as grandes marcas do segmento buscam parcerias com

10 revistamodabrasil.com

os magos da moda. Um exemplo é a Adidase a estilista Stella McCartney, que desenvolve coleções para a marca desde 2004. Editoriais das grandes revistas fashion dão ao estilo esportivo novas interpretações, com uma linha mais conceitual, reforçada pela mistura de cores, a adição de acessórios e make-up diferenciado. Grandes nomes do cenário fashion, como Louis Vuitton e Moschino também já aderiram ao segmento esportivo. Detalhes como os decotes nadadores, tênis, bolsas, listras laterais e modelagens anatômicas mostram o lado totalmente high fashion do segmento fitness.


Gypsets — Estilo contemporâneo, simples, sofisticado e livre. O termo deriva da junção das palavras “gypsy”, que significa cigano, e “jet setters”, termo usado para designar pessoas de alto poder aquisitivo e que viajam constantemente. Com a vida louca dos tempos atuais, pode-se notar o aumento do interesse das pessoas em relação aos movimentos slow ao redor do mundo (slow food, slow fashion, slow cities) e essa tribo vem se tornando referencial e inspiração de vida e estilo. Gypsets aliam ao seu estilo de ser e de viver a sofisticação e a liberdade. Essa tribo tem reinventado o espírito hippie dos anos 70: valoriza a simplicidade da vida, contudo está sempre conectada com o mundo através da moda, do design, da música e da arte. Essa tribo sofre a influência de lugares longínquos e culturalmente exuberantes e exóticos, das cores, da natureza e da liberdade em sua essência. Ultimamente, muitas celebridades têm aderido ao estilo, como Sienna Miller, Rachel Zoe, Kate Moss e as gêmeas Olsen, transformando-o em tendência

que rapidamente está ganhando coleções, campanhas e editoriais, sempre ligados às temáticas étnicas que o gypset carrega.


flash

Coisasd CoisasdoBra C São Paulo Spring Fashion Week Verão 2011 | 2012

onsiderado o maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week - Primavera-Verão 2011 | 2012 trouxe o melhor dos designers brasileiros. Já na sua 31ª edição, o SP Fashion Week provou em seis dias que realmente a moda nacional evoluiu e muito, e hoje é respeitada e reconhecida internacionalmente graças à visão moderna e criativa de grandes estilistas brasileiros, que têm como inspiração nada mais nada menos que o rico e belo país verde-amarelo. Cor, luminosidade, tropicalidade e sensualidade são apenas alguns dos adjetivos que descrevem a mostra. O São Paulo Fashion Week Primavera-Verão 2011 | 2012 aconteceu de 13 a 18 de junho no prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera. Dentre os principais destaques da edição estão Glória Coelho, Triton, Iódice, Movimento, Animale, Reserva, Lino Villaventura, Neon, Ronaldo Fraga e Tufi Duek.

12 revistamodabrasil.com


doBrasil asil

Moda Brasil | 13


flash

Rio Fashion Week Verão 2012 O Rio de Janeiro era frequentemente visto por turistas de todo o mundo apenas como destino turístico, mas hoje, além das belezas naturais, da vida noturna singular, da atmosfera maravilhosa e da boa comida, o Rio Fashion atrai turistas e profissionais de todo o planeta para conferir o que o país tem de melhor dentro da moda nacional. A razão por trás dessa nova tendência reside no fato de que, através dos anos, o RFW provou que possui um enorme potencial fashion, oferecendo, por meio da visão de seus estilistas e das coleções apresentadas durante a semana, um ar de renovação, liberdade de expressão e o tropicalismo que o clima e o cenário carioca possuem. O RFW mostrou cores vivas e tecidos leves, que invadiram e dominaram as passarelas. Designers brasileiros apresentaram suas coleções de verão femininas e masculinas para 2012 com muita elegância, superdescontração e muita diversão. O Rio Fashion Week Verão 2012 aconteceu de 30 de maio a 4 de junho, no Pier Mauá. Deu de tudo: coleções de cair o queixo e outras não tão lisonjeiras — desfilaram beldades de biquini e até excêntricos Zombie boy da coleção Auslander. Confira os flashs!

14 revistamodabrasil.com



look Por Caio Castro | Editor de Moda

internac

OUTONO-INVERNO 2011 | 2012

N

ão é segredo nenhum que os designers criam coleções fantásticas com base em uma série de tendências. E o Outono-Inverno 2011 | 2012 apresenta tendências variadas e muito diversas.

Para a estação os estilistas trazem aos seguidores assíduos da moda uma variedade enorme de tendências para qualquer gosto. Algumas novas, outras excêntricas e, é claro, a tradicional e a clássica, que alguns fashionistas jamais abririam mão por estar habituados a elas. Relacionamos algumas delas:

Cores Para estações mais frias, os designers normalmente preferem usar cores neutras ou reservadas como preto, marrom, marinho, creme, violeta escuro, etc. No entanto, o Outono-Inverno 2011 | 2012 trará tons brilhantes como o carmesim, laranja neon, roxo, azul-céu, entre outros. Além disso, esses tons chamativos também vão fazer parte de combinações superousadas. É hora de se inspirar com as coleções de alguns dos grandes nomes fashion: Haider Ackermann, Alberta Ferretti, Victoria Beckham, Tommy Hilfiger, Burberry Prorsum.

16 revistamodabrasil.com


cional Androgenia O mundo inteiro parece estar mudando. Os homens se tornaram mais parecidos com as mulheres e vice-versa. A moda simplesmente não poderia ficar de lado dessa tendência global. E como resultado vemos camisas masculinas, casacos, botas e chapéus na maioria das coleções femininas Outono-Inverno 2011 | 2012. Assinam Chanel, Dolce & Gabbana, Sonia Rykiel, Stella McCartney, Balenciaga e outros.

Miscelânea A ordem é misturar no Outono-Inverno 2011 | 2012. Parece loucura? Designers trazem peças de seda acompanhadas de peles e artigos em malha. Lantejoulas e couro fazem uma combinação perfeita e até mesmo o plástico vai bem com chiffon e lã. Mix extremamente maluco! Confira!


Midi e maxissaias Para a estação fria 2011 | 2012, as saias ganham mais comprimento, deixando para trás as populares minissaias, que dão um ar tão sexy quanto. Vale a pena ver as coleções de Dries Van Noten, Chloé, Balenciaga, Roland Mouret, Antonio Marras, dentre outros.

Estampas A variedade de estampas no Outono-Inverno 2011 | 2012 é enorme: desde poás, na coleção da Gucci e efeitos de vidro quebrado na de Stella McCartney, até gigantescas flores, em Versace. Há também gravuras barrocas na coleção de Jonathan Saunders, cintilantes flores na primavera de Miu Miu, enormes penas estampadas na coleção de Ungaro, e Givenchy traz panteras. Há também variedade e abundância de estamparia em coleções de outros famosos designers.

18 revistamodabrasil.com


Babados e plissês Alguns dos grande designers de moda comprovam em suas coleções que a feminilidade deve ser preservada. E a grande novidade para aquelas que não querem aderir ao estilo masculino, e sim permanecer bem feminina, elegante e frágil, a pedida será os plissados, babados, bordados e lindas rosetas. Leiam-se Valentino, Oscar de la Renta e Christian Dior.

Transparência Quem disse que transparência não combina com clima frio está totalmente enganado! Tendência altamente sexy para o Outono-Inverno 2011 | 2012. Exemplo disso são os vestidos, saias e blusas transparentes apresentados nas coleções de Christian Dior, Gucci, Alexander Wang, Mugler, Blumarine e Michael Kors.


look

Atitude verde-ama PRIMAVERA-VERÃO 2011 | 2012

O

outono chegou ao fim e dá passagem para a deliciosa estação primavera-verão no Brasil tropical. Cores e formas se unem trazendo tendências bem brasileiras, as quais os estilistas, em suas criações, apresentam beleza e sensualidade, imprimindo o clima romântico, atraente e quente, marca registrada do Brasil. Renomados estilistas brasileiros trazem para a estação PrimaveraVerão 2011 | 2012 a brasilidade apresentada durante o Rio Fashion, onde o que não faltou foi muita gente bonita, criatividade e bom gosto. Uma das tendências fortes dos desfiles do Rio Fashion foi o uso de formas geométricas, inspiradas no movimento Art Deco, e as criações que representam o calor do verão carioca. Algumas das marcas e designers que farão esse verão bem apimentado

20 revistamodabrasil.com

são Ágatha, Walter Rodrigues, Andrea Marques, Maria Bonita Extra, Herchcovitch, Giulia Borges, TNG, entre outros, do Rio e do São Paulo Fashion Week.


arela


cabelo

AS TENDÊNCIAS 20 PARA OS DOIS LAD AM

C

abelo e maquiagem desempenham papel muito importante no mundo fashion, com opções variadas e criativas estação após estação. Tal como as roupas e os acessórios, são itens de beleza e visual sempre com novas tendências. É hora de conferir o que está acontecendo nos dois lados dos hemisférios.

22 revistamodabrasil.com


011/2012 DOS DAS MÉRICAS Por Gil Milagre

Hemisfério Sul Primavera-Verão 2011 | 2012 Brasil 40 graus! A tendência para a estação será criativa, sexy e despojada, ou seja, com estilos ultramodernos e diferentes para a mulher brasileira causar statement na Primavera-Verão 2011, garantindo aquele ar chic e misterioso, embalado num visual very cool. As franjas geométricas e desconectadas serão o hit do momento. Sempre na moda, a franja tem suas fiéis admiradoras, que não dispensam seu uso, seja ela lateral, inteira, repicada, desfiada. Além de valorizar e moldar o rosto, ela também ajuda a dar aquela disfarçada na idade, afinal, a franja vai legal com todo tipo de corte de cabelo. Sobre as cores o efeito despojado e natural está em alta, contudo, vê-se uma infinidade de técnicas e nuances compondo a cartela. Um dos tons mais recomendados e perfeitos para o visual da mulher brasileira é o Sun Kiss, Ombré Hair,

e Invisible Highlights. Também os loiros, platinados e vermelhos (ruivas — as guerreiras do fogo), sem dúvida nenhuma esquentarão ainda mais a estação. Assim sendo, a ordem é aproveitar o verão brasileiro com cabelos saudáveis, vistosos e superfashion do começo ao fim da temporada. DICA — Os cabelos compridos ainda continuarão com tudo, mas se as madeixas estão curtas ou médias, aproveite agora para deixálas crescer. Caso prefira manter os cabelos no comprimento atual, não precisa entrar em pânico. É só optar por um visual que se adapte ao estilo. Aposte também em acessórios para dar um visual moderno e alegre, como presilhas, tiaras e flores. Abuse também das tranças, coques e rabosde-cavalo. Mas atenção, fashionistas: o look natural continua marcando presença!


cabelo

Hemisfério Norte Outono-Inverno 2011 | 2012 A estação fria norte-americana, em se tratando de cabelos, se resume em duas fortes palavras: revival e evolution. Com o início de uma nova década, as tendências de moda para 2011 são todas revival. Com um toque único e totalmente modernista, mas com uma pitada dos estilos mais icônicos do seculo XX, temos a base para os estilos de cabelo dominantes em 2011. Inspirados em tempos passados e sua evolução, os melhores estilos e cores da temporada de 2010 renascem e evoluem chics e luxuosos, complementando as tendências fashion criadas pelas grandes grifes para a nova estação. Como sempre, os cabelos longos permanecem no Outono-Inverno 2011 | 2012 por ser uma tendência de apelo simples e fácil de se moldar, em qualquer ocasião. Nota-se, mais uma vez, a presença das tranças, tanto a lateral quanto a tradicional, que, no entanto, começam a se fundir com outros penteados populares, no caso o famoso topete (topknot). O mote sexy para a estação ficará por conta do estilo Brigitte Bardot hairstyle bouffant — que entrará em cena trazendo um look elegante e sensual —, seguindo e complementando os looks com um toque moderno e discreto, tanto para o dia quanto para a noite. Com uma influência expressiva dos anos 1970, os cabelos trazem de volta os penteados afro, interpretados em 2011 de uma forma mais suave e sonhadora.

24 revistamodabrasil.com

DICA — Quanto aos cortes há uma coisa que é preciso saber: a moda para esta estação é totalmente nostálgica — revivals dos anos 1960 e 1970, resgatando o olhar inocente. O corte estilo bob está de volta, embora com o complemento da franja, que também volta com tudo tornando o look ultrafashion. Sobre a cor dos cabelos percebe-se uma mudança dramática com tons fortes dentro da cartela. Mas o mais importante, quando o assunto é cor, é consultar seu hairstylist para que ele recomende a tonalidade certa que se adapte à sua cor de pele e ao formato do seu rosto.



maquiagem

MAQUIAGEM Outono-Inverno 2011 | 2012 USA Em matéria de maquiagem a estação outono-inverno americana apresentará um look de aparência bem natural, eyeliner estilo retrô sensual e perfeito, e bem marcados lábios vermelhos, pedindo que você faça uma mudança radical em seu visual. Não tenha medo de usar tons de batom ousados ou até mesmo maquiagem nos olhos para tornálos ainda mais dramáticos. A cartela estará repleta de tons outonais. Exemplificando, o laranja é uma cor universalmente lisonjeira e garante ser o centro das atenções em qualquer situação. Faça seus olhos se destacarem com a aplicação de uma sombra laranja para dar um brilho suave e quente. E complete o look com batom vermelho ou rosa sutil, a fim de evitar um efeito avassalador. DICA — Maquiagem natural será

Lábios negros - looks vamp e bem dramáticos foram destaque nos desfiles de Miu Miu e Diane Von Furstenberg. Corajosamente coloridos e adornados, causaram wow factor-looks, um termo muito usado pelos fashionistas.

sempre uma tendência in, não apenas durante o verão, mas também nos dias mais frios. A pele deve apresentar uma aparência de ar e ambiente limpo, saudável e fresca, resultado da cartela de cores naturais que vem repleta de nude e tons flirty, como o pêssego e o bege. Uma pele radiante, impecável e sempre bonita é agradável de se ver. Por isso, a dica é usar maquiagem nua, a fim de reforçar a sua beleza natural. Fundation, concealer, um toque de blush nas bochechas e um batom sheer nu são os produtos que você precisa para uma maquiagem natural. 26 revistamodabrasil.com


Primavera-Verão 2011 | 2012 Brasil no verão 2012. A única diferença A novidade no território makeestará nas tonalidades, mais abertas up para a próxima temporada e vibrantes. A ideia é combinar é a grande liberdade que os o bronzeado do verão com uma batons ganharão no verão 2012. maquiagem no tom dourado. O Contudo, mesmo com uma ampla dourado vai se destacar em 2012, aplicabilidade de cores, a questão será “olho tudo, boca nada”, que fez por isso use sombras e batons com um toque de ouro, muito sucesso no o que deixará seu inverno brasileiro visual com a cara do e causará furor No make-up, pele verão. no inverno super hidratada, nada americano. Outra DICA — Sem tendência forte muito carregado. dúvida, o verão é a e diferente é estação mais alegre O bronze do verão equilibrar sombras do ano, por isso as brasileiro já é a base, coloridas com um sombras estarão batom um pouco entretanto, abuse das vibrantes para mais marcado, deixar o look com cores. mas para isso será a cara da estação. preciso escolher A proposta das os tons certos sombras coloridas é fazer uma para não pesar o visual. variação de cores e tons para deixar o O vermelho já marcou muita presença no inverno brasileiro de 2011 e também continuará com tudo

olhar mais alegre, porém o delineador tradicional é o preto, que sempre foi o mais usado pelas mulheres.


acessórios

O verão brasileiro promete cores, formas e muito estilo na linha de acessórios Por Camila Brant

E

m um país onde as cores são um de seus maiores tesouros, as coleções refletem, como não poderia deixar de ser, esses ricos elementos. A moda em acessórios para o verão 2011 | 2012 vem repleta de novidades e promete deixar o visual feminino mais completo e bem versátil. As bijuterias estão com tudo, bem despojadas e fashion. As peças estão maiores, descontraídas e apresentam cores vibrantes com formas bem diferenciadas. Esses detalhes farão a cabeça das mulheres, independentemente de idade e gosto.

Os desfiles do circuito internacional apresentaram ótimas referências em acessórios, que devem dominar a estação quente do Brasil. A temporada promete uma viagem por joias clássicas até peças com inspiração modernista e hípica,

28 revistamodabrasil.com


com muitas peças misturando couro e metal. O clima de ourivesaria está presente em colares de correntes e brincos em tons metalizados de dourado, com elos em formatos retangulares. Nos colares, os comprimentos variam bastante, mas aparecem mais próximos ao pescoço e com muitas contas penduradas — principalmente em tons de preto, turquesa e vermelho. Para os acessórios em metal puro, os cortes aparecem geométricos e estilizados para braceletes largos e colares em semicírculos. Os cintos finos e precisamente posicionados na cintura adicionam

um brilho futurista a qualquer look, especialmente quando combinados a paletas de nuances vívidas ou de branco nessa Primavera - Verão 2011 | 2012. Os óculos de sol também têm destaque nessa estação. Valorizando o formato e a delicadeza do rosto feminino, os modelos vêm diferenciados, com armações mais sofisticadas e lentes coloridas. Tons fluorescentes e vibrantes podem ser sensação nas próximas estações — uma mistura de delicadeza com jovialidade, que dá um toque superespecial ao look.


complementos

Primavera-Verão BRASIL 2012 Bolsas

As bolsas de mão são as queridinhas da estação, aparecendo nos mais variados modelos — formas retangulares e estruturadas, em couro, com vazados feitos a laser, modelos mais compactos no estilo carteira, variando entre materiais como couro engomado, vinil e até mesmo madeira, bolsas mais leves e clássicas, com aplicações de flores e franjas. Não há dúvida de que elas já são parte indispensável para complementar o look de qualquer mulher, devendo sempre unir estilo pessoal e tendências de moda. Nesta Primavera-Verão 2011 | 2012, as variadas opções entre formas e materiais prometem deixar o visual feminino do jeito que cada uma preferir, sempre com estilo elegante e divertido.

Peças-chave - Efeitos tramados - Mistura de cores e materiais - Grandes e artesanais - Pequenas e estruturadas - Macias e arredondadas - Formato mochila

30 revistamodabrasil.com


Sapatos

As tendências que estarão vestindo os pés das brasileiras durante a estação apresentam variedades de cores, materiais e estilo, imprimindo a criatividade e o bom gosto dos designers brasileiros. Os lançamentos estão bem democráticos — há opções para todos os gostos. Os tons fortes, como laranja ou coral, rosa, verde e variações de azul dividem espaço com os tons neutros, como o bege, o branco, o preto e o marrom. As sandálias abotinadas e as ankle boots continuam em alta. Desta vez, em versões coloridas e recortadas (destaque para os vazados feitos a laser), proporcionam mais conforto térmico nos dias quentes. Destaque para os saltos, em alturas diversas, feitos com materiais naturais como corda, cortiça e madeira. Plástico ou tela trazem transparência aos calçados casuais e de festa, e os metalizados serão febre, principalmente nos sapatos para a noite.

Peças-chave - Plataformas altas com tramados - Sapatos com tecidos em oposição - Cabedal estendido - Forrações e texturas - Handmade e trançados - Couro cortado a fio - Meia-pata trabalhada - Anabella com frente encostada - Saltos baixos e cheios - Sandálias rasteiras – naturalistas e urbanas - Sapatos fechados e semifechados, com sapatilhas leves e chanel - Amarrações com corda - Sandália-bota


complementos

Outono-Inverno USA 2012 Sexy is back pra lá de in

O

alto verão se foi e todos os fashionistas no hemisfério norte já começam a desfilar seus modelidos e exibir seu guarda-roupas para a nova temporada. A estação Outono-Inverno 2011 | 2012 traz complementos com uma variedade enorme em estilo, cores e formas, acompanhados de muito bom gosto e elegância.

Bolsas

Coleções apresentam novas propostas dentro do cenário fashion Outono-Inverno 2012, despertando a atenção e atraindo os olhares fashionistas. Trazem um ar de renovação, principalmente pelos materiais, detalhes e cores. Elas chegam em formas e tamanhos variados, atendendo às diferentes necessidades femininas e de ocasião e, principalmente, daquilo que pretendem carregar. Em geral, os shapes mais estruturados foram os mais frequentes, sendo que as tradicionais clutches seguem em evidência, trazendo, por vezes, estampas, bordados, padronagens e detalhes metalizados sobre sua estrutura rígida, como nos foi apresentado pela Balenciaga. Para as opções mais clássicas, temos peças trabalhadas em P&B, estilo xadrez ou Pied de Poule, e no couro texturizado elementos que garantem um visual mais democrático a carteiras, como as lançadas pela grife Salvatore Ferragamo. Modelos igualmente versáteis chegam com abotoaduras e fivelas frontais, em tamanhos médios e confeccionadas tanto em materiais maleáveis quanto nos rígidos, estilo maleta — estas se mostram casuais o suficiente para atualizar produções mais básicas. Outro atributo 32 revistamodabrasil.com

constante que garante atualização e, sobretudo, toques luxuosos para esse complemento é a aplicação de pele. Seja em pontos estratégicos ou na bolsa inteira, esse material confere ainda uma textura macia e transmite uma sensação térmica confortável para quem as adotará nas temporadas mais frias que se aproximam. Grifes como a Chanel, Louis Vuitton e Kenzo fizeram desta uma de suas apostas para o inverno 2012. Entre modelos mais tradicionais, como aqueles clássicos Louis Vuitton e opções mais ousadas, as bolsas seguem trazendo personalidade e estilo para arrematar os looks femininos nas mais diversas ocasiões. Casuais ou sofisticadas, elas foram, então, bastante destacadas durante os lançamentos para o Outono-Inverno 2012.


Sapatos

As tendências de calçados para o Outono-Inverno 2011 | 2012 como sempre são bem diversas para que cada mulher possa sempre encontrar algo só para si. Se falarmos sobre a aquarela de cores, os tons da moda para a temporada serão preto, branco, metálico, bege, bordô, azul escuro, chocolate, violeta profundo, cáqui e vermelho. Matizes brilhantes são escassos, o que é normal, pois preferimos usar cores mais escuras durante as estações frias. Saiba que as meias em sapatos estão novamente em voga. Saltos altos e robustos competirão pela atenção dos fashionistas. Os materiais que prevalecem no Outono-Inverno 2011 | 2012 dentro das coleções de calçados serão couro comum, patentes e peles de répteis, camurça e cetim. Há também a presença de muito laço e peles ocasionais para a temporada. Em relação ao salto, veremos plataformas e cunhas. A tendência cunha foi transferida da temporada anterior para o Outono-Inverno 2011 | 2012. Na Primavera-Verão 2011 vimos plataformas coloridas e incomuns, mas para o Outono-Inverno 2011 | 2012 os projetos são mais modestos e elegantes. Calcanhares Chunky são bem populares e aparecem durante as estações mais frias, pois proporcionam conforto e confiança no pisar. Haverá

abundância de sapatos com saltos robustos — estilos bem diferentes, desde as clássicas botas até as botas Rocker. E como sempre não poderiam faltar os saltos Spike. Saltos robustos e sólidos são confortáveis, mas eles nunca serão ou substituirão o tão elegante e sexy salto-agulha. É por isso que os designers criam sempre uma variedade de sapatos com saltoagulha dentro de suas coleções, fazendo com que a mulher se torne e continue ainda mais feminina e sedutora.


Chianelli Moda-festa que é a cara do Brasil

D

a paixão pela moda, que começou com um trabalho em pedrarias e bijus, foi que nasceu a Chianelli, em 1998, maison especializada em moda festa. A marca, procedente de Divinópolis, Minas Gerais, onde mantém seu show-room, pode ser encontrada também na Savassi, point da moda na capital mineira, tendo à frente de sua administração a empresária Márcia Simone. Suas coleções vão muito além das montanhas de Minas e mantêm um público fidelíssimo também em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, entre outros estados brasileiros. Atendendo igualmente ao mercado internacional, exportando para a África e para os Estados Unidos, a Chianelli é presença constante nos eventos de moda e de beleza no Brasil e no exterior, se destacando pela qualidade, bom gosto e elegância de suas peças. Recentemente, a marca firmou parceria com o estilista Renato Loureiro para o desenvolvimento de sua coleção de verão e vestiu as candidatas do Miss Terra Estado de Minas Gerais.



36 revistamodabrasil.com




39 revistamodabrasil.com



Fotografia e produção: JV GALINDO Produçãoe de moda: CAIO CASTRO Fotografia produção : JV GALINDO Cabelo: NICOLE PARKINSON Produção de moda: CAIO CASTRO Maquiagem: SASHANICOLE MASTROGIOVANNI Cabelo: PARKINSON Assistente de fotografia: SAM TAPIA Maquiagem: SASHA MASTROGIOVANNI Locação:Assistente LANCE LAPPIN STUDIOSAM | New York de fotografia: TAPIA Roupas: CHIANELLI Locação: Lance Lappin Studio | New York Tratamento de imagem: THIAGO GONÇALVES Roupas: Chianelli



Moda Brasil | 43


capa

Juli

44 revistamodabrasil.com


iete de Pieri A garota da capa

J

uliete de Pieri é uma morena matogrossense que se destaca pela sua simpatia, bom humor e inteligência. Com 19 anos, Juliete estuda Direito e pensa em seguir uma sólida carreira nessa área. Mas enquanto não se forma, ela tem conciliado a faculdade com vários trabalhos como modelo. Juliete tem uma ampla experiência em eventos internacionais. Em 2010, participou do concurso Top Modelo of The World, na Alemanha, e conquistou o título de Miss Globe 2010/2011 — concurso voltado para descobrir new faces internacionais, cujas vencedoras têm sua carreira projetada mundialmente.


46 revistamodabrasil.com


E a carreira de modelo de Juliete não para por aí. São fotos, desfiles, entrevistas, várias capas de revista, presença vip em eventos no Brasil e fora dele. Em maio, Juliete trabalhou em Miami e em setembro fez fotos para a capa da revista Moda Brasil em New York, onde também desfilou a moda-verão de grandes marcas de Minas Gerais, como Siri Moda Praia e Chianelli. Com 1,74 m de altura, manequim 36, 94 cm de quadril, 60 cm de cintura e 84 cm de busto, Juliete possui requisitos perfeitos para concursos de beleza. E para potencializar ainda mais seu talento ela foi preparada na cidade de Divinópolis (MG, Brasil) pelo diretor da Look Top Beauty, José Alonso Dias, reconhecido como o descobridor da beleza feminina brasileira. Lá ela frequentou aulas de idioma para praticar seu inglês fluente, e aulas de postura, passarela, oratória e condicionamento físico, tornando-a mais competitiva em concursos e mais profissional para eventos de moda e beleza. A modelo ressalta ainda sua admiração pelos novos concursos de beleza mundiais, que valorizam não apenas a estética, mas defendem causas próprias, de cunho ecológico, social ou cultural. Afinal, as candidatas ficam ainda mais motivadas a participar de eventos em que elas acreditam e se identificam com as causas. Para Juliete, “o que somos é um presente de Deus e no que nos transformamos é nosso presente a Ele”. Muito pautada em sólidos valores familiares, é assim que Juliete busca alcançar seus objetivos, vencer seus desafios e se tornar uma pessoa cada dia melhor. Mesmo com sua atribulada agenda de compromissos, dentro e fora do Brasil, Juliete não deixa de dar atenção aos amigos e está sempre perto da sua família: “São eles que me dão força para eu estar sempre confiante, determinada e otimista”. É essa postura centrada que faz de Juliete mais uma brasileira que se destaca no mundo fashion. Atributos para isso ela tem, concorda?


Made in Brazil para o mundo

A

Siri entrou para o universo beachwear em 1993 quando Íris da Paz, uma das proprietárias da marca, desenhou na areia seu nome ao contrário e teve o insight. Daí nasceu uma marca de moda-praia. Hoje a coleção comemorativa dos 18 anos tem a essência da cidade de Tiradentes como principal inspiração na criação do Verão 2012. As estampas traduzem a arquitetura histórica com suas janelas que ligam o passado e o futuro. As ladeiras e casarios aparecem emoldurados pelas verdes montanhas de Minas. As montanhas revelam nuances da natureza como o animal print, com as estampas python, orquídeas e

48 revistamodabrasil.com

pássaros. O movimento tropicalista entra em cena com os temas de frutas e folhagens incorporados em referências vintage, em maiôs com fendas e as hot pants, que são as calcinhas mais amplas. As coleções — baby e adulto — passam também pela moda fitness, agradando clientes por todo o Brasil e pelo mundo. A empresa exporta para a Europa, Japão e Estados Unidos, e tem estrelado editoriais de revistas nacionais e internacionais. A grife já fez o look de modelos top como Raika Oliveira, Ana Beatriz Barros e Daniela Sarahyba, em duas edições consecutivas da revista Sports Ilustrated.



50 revistamodabrasil.com





Fotografia e produção: JV GALINDO Produção de moda: CAIO CASTRO Cabelo: NICOLE PARKINSON Maquiagem: SASHA MASTROGIOVANNI Assistente de fotografia: SAM TAPIA Locação: LANCE LAPPIN STUDIO | New York Biquinis: SIRI Tratamento de imagem: THIAGO GONÇALVES



brasilidade

A alta-costura de

SIMONE RODRIGUES

56 revistamodabrasil.com Moda Brasil / 56

Designer mineira — leia-se Sisa Design — vem se destacando nas passarelas internacionais com seu estilo inusitado e inovador.

D

esde menina, Simone Rodrigues desenha e costura seus próprios vestidos. Designer de Moda, com formação acadêmica também em Administração e Marketing, já foi modelo e hoje é responsável pela própria marca, a Sisa Design, criada em 2004. Desde então vem exportando alta-costura e roupas de banho para a Europa, Caribe, Brasil e Porto Rico, atraindo cada vez mais a atenção de fashionistas interessados em sua versatilidade e inventividade. Inspiradas na natureza e carregadas de tons quentes e sensuais, suas criações, que vão desde vestidos de gala, de noiva, casuais, até a linha swimwear, se caracterizam pelos detalhes em renda, pérolas, cristais e fios diversos trabalhados em tecidos nobres. Este ano, Simone participou de dois eventos expressivos nos EUA,

que congregou designers do mundo inteiro: o Miami Splash — Dive into Fashion, realizado no Catalina Hotel, em Miami, e o Couture Fashion Week, realizado no Waldorf Astoria Hotel, um dos mais tradicionais da cidade de New York. Em ambos, Simone apresentou sua coleção de alta-costura e de swimwear para um público seletíssimo. A mineira e sua equipe de modelos foram alvo do entusiasmo da imprensa especializada, que chegou a compará-la à renomada estilista norte-americana Betsey Johnson pela inovação e irreverência de suas peças.



design

Orla Kiely

A personificação do atemporal e da alegria

O

rla Kiely é uma das queridinhas da Apple por pensar muito parecido com a cabeça de Steve Jobs — desaparecido recentemente — nos quesitos praticidade com funcionalidade e beleza com qualidade. Não por acaso a designer irlandesa mantém parceria com a Apple no fornecimento de ideias para lá de bacanas para complementar os produtos da maçãzinha, além de outras cositas más para todos os lugares da casa e do corpo, e, claro, para todos os gostos desta, das passadas e das futuras gerações. Suas duas lojas em Londres são lindas, aconchegantes e têm aquele ar de felicidade que a gente espera

58 revistamodabrasil.com

encontrar na cidade do Fog, colorindo todos os momentos com os tons do bem viver. Delícia também navegar pelo website dessa ex-chapeleira — www.orlakiely.com — que se enveredou pelo design em suas múltiplas manifestações e que foi capaz de criar um estilo único, alegre e superdivertido. Estilo que aprisiona o passado, mas invoca e legitima o futuro ao mesmo tempo. É isso. Trocando em miúdos, atemporalidade é o conceito-chave de Orla Kiely, com suas cores, padrões e texturas que transformam o mundo magicamente, sofisticadamente, simplesmente.



Lance Lappin— O mágico da tesoura que busca, e alcança, a perfeição Tradução: Armando Ferreira

L

ance Lappin sempre sentiu a necessidade de expressar a sua criatividade, mas só quando ele descobriu o seu dom de lidar com cabelos é que encontrou sua verdadeira vocação. Sua habilidade com a tesoura é tão mágica que ele simplesmente sente o que precisa fazer e os resultados são sempre maravilhosos, tudo absolutamente perfeito. Lance aprendeu o ofício com alguns dos melhores hairstylists da indústria e em 1985 mudou-se para o TriBeCa, onde abriu seu próprio salão.

Estilo — “O segredo do meu trabalho é cortar o cabelo com precisão. Eu sempre começo com o básico, seja criando um corte de cabelo atraente ou um penteado novo para todos os tipos de cabelo, curto ou comprido. A partir daí, eu exploro o limite do contraste. O resultado é equilíbrio e estilo perfeito, que é sempre personalizado.” Inspiração — “Andar pelas ruas de New York é energizante! A variedade de estilos de moda, cortes de cabelo e até mesmo as vitrines das lojas me inspiram. Mesmo as diferentes colorações naturais do cabelo das pessoas me intrigam!” Motivações — “Nunca me sinto como se estivesse trabalhando. É a única coisa que eu faço sem pensar em mais nada. Adoro ouvir meus clientes. Ajuda-me a entender quem são e identificar suas individualidades.” Se não fosse um cabeleireiro... — “Eu estaria trabalhando com crianças

autistas, ajudando-as a navegar no mundo em seus próprios termos.” Quando não está no salão... — “Eu adoro passear de bicicleta no meio da agitação das ruas da cidade de New York. As paisagens, os cheiros e os sons da cidade são inebriantes!” Personalidade — “Amigável, tranquilo, perspicaz, meticuloso.” Filosofia sobre cabelo — “Tem tudo a ver com o corte. Como resultado, um cabelo bonito sem muito esforço. Um bom corte de cabelo pode ajustarse, desde o estilo arriscado até o conservador, evoluindo com graça à medida que cresce. O cabelo é uma parte tão importante da nossa identidade que o seu corte e cor ajudam a transmitir o que somos. Adaptar cada corte de cabelo em relação à sua textura, forma, cor, bem como a estrutura facial do cliente, é um aspecto importante da minha técnica.”

www.lancelappinsalon.com



ícone

CARLOS MIELE —

O brasileiro que tornou o fuxico très chic!

C

arlos Miele é paulistano, brasileiríssimo! Fez sua marca no cenário fashion internacional durante a temporada Primavera-Verão 2002 no conceituado e concorrido London Fashion Week, dando início à sua brilhante carreira. Mas foi durante a temporada Primavera-Verão em 2003 que o design exótico e colorido de Carlos Miele chegaria ao New York Fashion Week, contagiando, assim, o público com suas cores vivas, acompanhadas de muita criatividade, resultando num look insanamente sexy. Carlos Miele possui como assinatura um desenho exuberante e uma enorme paixão por cores intensas e trabalhos artesanais, o que o tornou, meteoricamente, um designer de moda admirado e respeitado pela clientela americana. As peças de Carlos Miele — leiam-se M. Officer e Miele by Carlos Miele — são metodicamente estruturadas, acompanhadas por combinações

62 revistamodabrasil.com


"Procuro um diálogo entre a beleza artificial e a natural, com um toque de tecnologia." de cores ousadas, abundância de patchworks, vestidos de corte em viés, decotes atrevidos, costas baixas e irregulares, hemlines abertos na coxa, que emprestam à mulher uma silhueta ainda mais sexy e elegante. Carlos Miele também se caracteriza pela enorme preocupação com o meio ambiente, empregando materiais reciclados em suas coleções, tais como as garrafas PET. Penelope Cruz, Christina Aguilera, Alicia Keys, Sarah Jessica Parker, Camilla Belle e Naomi Campbell são apenas algumas das estrelas que aderiram à moda do brasileiro Carlos Miele, com seu fuxico chic que causa frisson!

Confira

abaixo a visão de Carlos Miele para a Primavera-Verão 2012, que é — simplesmente — de tirar o fôlego! O desfile misturou beleza artificial e natural, e apresentou peças com linhas fluidas e cores tropicais, trazendo muita vida ao espetáculo por meio da tecnologia de impressões digitais. Como uma aquarela, a coleção de Miele configurou uma paisagem brasileira ensolarada, na qual tons de coral, tangerina, jade e turquesa criaram um clima extremamente quente, tendo como background um verão estilizado branco e brilhante. Tecidos variaram do chiffon de seda ao crepe. Entre os críticos, voz corrente: “Se esta é a realidade virtual, dê-nos mais, por favor!"


vida

APRENDENDO A ACEITAR AS DIFERENÇAS Por Renata Ricarte | Consultora de relacionamentos

N

esta edição, conhecemos um pouco mais sobre tribos urbanas e agora vamos falar da oportunidade que estamos tendo de exercitar a aceitação e o respeito pelo outro, pelas diferenças. Como já sabemos, as tribos urbanas são, na maioria, compostas por pessoas que se identificam pelo jeito de ser, de vestir e agir. São grupos que se estruturam pelos mesmos ideais e causas, seja para reivindicar algo ou protestar. E para nós, “humanos”, é muito difícil nos relacionarmos com a diferença, pois, na realidade, esperamos encontrar no outro um espelho de nós mesmos. Achamos muito difícil, às vezes, impossível, ter algum tipo de relacionamento com alguém que pensa ou age diferente de nós. Temos um instinto inato de juízes. Julgamos com muita facilidade o que achamos estar errado, ou seja, em desacordo com o que acreditamos ser o certo. Isso mesmo sabendo que cada ser é único e que o que 64 revistamodabrasil.com

nos faz humanos é justamente as diferenças. Já imaginou se todos nós pensássemos e agíssemos da mesma forma? Que graça teria? Nenhuma, pois não precisaríamos ter vários amigos, apenas um bastaria, todos os outros seriam rigorosamente iguais. E os relacionamentos amorosos? Que coisa mais monótona! Tudo que um pensasse ou fizesse o outro já saberia. As surpresas não existiriam e o crescimento como seres humanos não seria possível. Aleluia! Ainda bem que isso é só uma suposição. As diferenças existem sim e estão aí para que possamos aprender e crescer com elas. Devemos tirar proveito dessa oportunidade para aprender a aceitar e exercitar a empatia (nos colocar no lugar do outro). Só quando nos colocamos no lugar do outro é que podemos compreender o que se passa com ele. Assim aprendemos a aceitar, a entender e a nos relacionar com ele sem prepotência de achar que somos os donos da verdade. A aceitação das diferenças amplia

nossos horizontes e a nossa visão de mundo. Ela nos faz crescer. Ela faz com que tenhamos novos pontos de vista a respeito da vida, do amor, da fé e de outros tantos pontos importantes para a nossa existência. E quando aprendemos a lidar com a diferença nos livramos da solidão que corrói, que angustia e que mata aos poucos nossa alegria de viver. Quem não aceita seu próximo como ele é, e acredita ser detentor da verdade, está fadado à solidão. Como dizia Carlos Drumond de Andrade: “Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar“. Viva a sua diferença com toda a intensidade, seja feliz e descubra que com as diferenças dos outros associadas às suas pode-se criar um mundo bem melhor!


TENTAR IMPEDIR A LIBERDADE DE ALGUÉM PODE CUSTAR A SUA LIBERDADE O ciúme em excesso deixa de ser um bom sentimento dentro de um relacionamento para tornar-se algo incontrolável, doentio. Sentir ciúme de quem se ama é normal desde que não prejudique sua vida, sua liberdade, fazendo com que você se torne escravo do horário do outro, das vontades do outro. E também desde que você não tente controlar o outro por causa desse ciúme. A partir do momento que você pensa que seu parceiro ou parceira é de sua total propriedade, que você pensa que pode controlar a vida dessa pessoa — a que horas sai, quando volta, o que usar, como usar, como falar, com quem falar —, se o celular toca, você logo quer saber quem ligou, se foi mensagem que chegou, quem mandou, você pensa que tem todo o direito de ter todas as senhas dele ou dela — senha de e-mails, de sites de relacionamento, dentre outros —, você, com certeza, está perdendo sua privacidade e invadindo a privacidade do outro. Ciúme é sinal de baixa autoestima, de dependência. Cada um é livre

para ter amigos e fazer escolhas em sua vida. Ninguém consegue viver ao lado de uma pessoa possessiva, doente e insegura. Se você se identificou com alguma das situações descritas acima, está na hora de repensar suas atitudes, pois estamos na melhor época para repensar o que devemos mudar em nossa vida e fazer novos projetos para o novo ano prestes a se iniciar. Coloque como principal meta para 2012 se amar mais, se valorizar mais, se desejar mais para, então, ter o que dar ao outro que está ao seu lado. Não se pode dar amor se primeiro não se amar. Não se pode dar prazer se primeiro não se der prazer. Só podemos dar aquilo que temos dentro de nós. Imagine que

"Ciúme é quando o coração fica apertado por não confiar em si mesmo." Luiz Gonzaga Pinheiro neste exato momento eu chegue até você e lhe peça um milhão de reais ou uma quantia ainda bem maior. Certamente você me diria que é impossível dar-me essa quantia agora. Talvez até me pedisse um tempo para consegui-la. Assim são os sentimentos. Se não os temos dentro de nós, como poderemos dar ao outro?

Muitas pessoas pensam que podem controlar a vida alheia. Pensam que se tiverem informação de tudo que o outro faz durante o dia terão pleno controle sobre o relacionamento. Ledo engano! Ninguém fica ao lado de alguém por imposição e sim por que tem vontade. Quanto mais cobranças, perseguições, mais o outro tende a se afastar. Até que em um determinado dia ele consegue uma chance e “TCHAU, FUI!”. Se você sente que precisa controlar seu ciúme, sua possessão, COMECE HOJE, AGORA! Pela manhã (ao acordar), chegue diante do espelho e lhe dê um belo bom dia! Sorria para você e admire seu sorriso. Prepare um belo café da manhã e sirva-se com alegria, sentindo todos os sabores e benefícios que ele lhe proporciona. Cumprimente as pessoas como se fosse o primeiro e único dia de sua vida. Distribua sorrisos e palavras que fazem bem ao próximo. Com certeza, no final desse dia, você se sentirá muito melhor e com mais certeza ainda de que seu parceiro ou parceira verá você com outros olhos e terá vontade de estar sempre ao seu lado. Porque não existe nada melhor do que ter ao lado uma pessoa alegre, feliz e de bem consigo mesmo!


fitness

Não importa a estação: é hora de malhar!

A

Por Alex Moore | Instrutor de celebridades e CEO da Hammer Casa de Entretenimento

lbert Einstein disse uma vez: "Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes." Essa declaração não poderia ser mais relevante quando a bola da vez é fitness. Fazer os mesmos exercícios repetitivamente, dia após dia, e ficar na expectativa de alcançar resultados diferentes não só é uma atitude insana, mas, sem dúvida nenhuma, uma tarefa impossível. Existem benefícios substanciais quando mudamos hábitos de treinamento, pois deve-se explorar novos e variados métodos de exercício. Escolher o tipo certo de exercício pode ser difícil, ainda mais com tantas opções à disposição nas academias. Então por que escolher apenas um? pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. Esse tipo de treinamento cria ombros largos, define os abdominais e cintura porque trabalha todo o corpo. Essa ferramenta simples permite a perda de peso construindo músculos e melhora o desempenho esportivo, aumentando a qualidade de vida em qualquer faixa etária.

Equilíbrio do abdômen e formação de estabilidade Kettlebell — bola com alça e com pesos variados Há anos vem sendo praticado por atletas e personal trainers, alcançando surpreendentes resultados. Kettlebell é um levantamento de peso que oferece um trabalho mais estabilizado dos músculos-alvo, através de uma maior amplitude de movimentos. Esse método combina exercícios aeróbicos e treinamento de força. É o exercício perfeito para trabalhar a parte inferior e superior do corpo.

Kettlebell — treinamento de força Mais eficiente para criar massa muscular densa, queimando as calorias que são reservadas durante todo o dia. Ao contrário dos exercícios típicos de musculação, este nunca é entediante. É um treino exclusivo, com foco em movimentos, em vez de músculos, que desafia qualquer 66 revistamodabrasil.com

O cuidado com a parte central do corpo (abdominais, quadris e coluna vertebral) é essencial quando a meta é estar em forma. A maioria das pessoas ignora a importância de reforçá-la, pois um núcleo central sadio e forte resulta em benefícios de equilíbrio e estabilidade corporal. Para os atletas, isso é necessário porque aumenta a estabilidade da pelve e da coluna, e melhora o controle e o equilíbrio do corpo durante os movimentos atléticos.

Kickboxing Procurando uma maneira de apimentar um treino típico e melhorar o desempenho geral e a resistência? Por que não tentar Kickboxing para uma mudança? Esse é um exercício que estimula todos os grupos musculares ao mesmo tempo e desafia os sentidos do corpo, usando uma combinação de exercício aeróbico e anaeróbico. O boxe é um esporte superpopular e desafiante,

especialmente pela combinação de socos e pontapés. Um treino de boxe não é só uma maneira agradável de liberação de stress, mas também um tipo de exercício que, acima de tudo, busca melhorar a capacidade física do indivíduo, incluindo força, potência, coordenação, capacidade aeróbica, aptidão anaeróbia e resistência. O Kickboxing melhora os reflexos, a flexibilidade e, principalmente, a coordenação motora. Alguns exercícios incluem o uso de sacos pesados, velocidade com bolas de diferentes pesos.

Formação-corda Essa é uma técnica que envolve simplesmente o uso de uma corda grossa e pesada, feita de fibras de tecido. A espessura das cordas varia, assim como os exercícios a serem desenvolvidos. A formação-corda apresenta dificuldades e requer força mental e corporal. Esse tipo de exercício é intenso e rigoroso, e não é uma solução rápida para qualquer meta de fitness, contudo há muitos benefícios em usar o método. Treinamento com corda utiliza todo o corpo, resultando numa alta capacidade de resistência muscular. Força e alongamento são benefícios importantes desse treinamento. As mãos são, por vezes, esquecidas quando se trata de fitness, mas edificá-las é tão importante quanto a construção do corpo em geral. Esse


método realmente testa a força bruta e a resistência. Algumas maneiras de usar a formação-corda incluem arrastar trenós, movimentos de bater palmas, fazer ondas, movimentos de borboleta e vários outros do tipo puxar, levantar, dar de ombros e escalada.

Treinamento dinâmico Esse método é novo, mas está ganhando rápida popularidade pelos seus benefícios. Exercícios dinâmicos aumentam a força muscular em toda a sua gama de movimentos. Em vez de manter apenas uma amplitude de movimento e trabalhar os músculos em uma direção apenas, o treinamento dinâmico permite que seus músculos adquiram crescimento constante.

Resultados em 30 minutos Longas horas de treinamento não são necessárias. Pode parecer impossível, mas se você treina corretamente, você vai perceber que meia hora diária de exercícios físicos é tudo que você realmente precisa para obter um ótimo resultado. Um dos equívocos mais comuns sobre os exercícios é de que é preciso trabalhar o corpo ao ponto de exaustão para realmente se conseguir resultados. Mas a verdade é completamente o oposto. Menos tempo de exercício, feito em um nível mais alto de intensidade, é bem mais eficiente. Os músculos são células de memória que se adaptam ao estímulo ao longo do tempo. Como resultado disso, o corpo atinge um determinado patamar. A solução para superá-lo é confundir os músculos, não permitindo que se acostumem com qualquer movimento único ou exercício. Com todos os diferentes métodos de treinamento sugeridos, é impossível uma rotina chata. Você está motivado a malhar seja qual for a estação?


saúde

O segredo da longevidade está numa alimentação correta

Adotar um estilo de vida que inclua atividade física regular, descanso adequado, uma dieta cheia de alimentos saudáveis e água pode ser a melhor defesa contra o envelhecimento.

P

arece incrível, mas todos nós procuramos encontrar a poção mágica contra o envelhecimento — a desejada poção que atrasaria ou acabaria com o processo natural do temido "passar do tempo corporal". Se se colocar uma etiqueta em qualquer produto e anunciar que ele é antiaging, este mesmo, sem sombra de dúvidas, desaparecerá das prateleiras num piscar de olhos. No entanto, se você está tentando realmente retardar o processo de envelhecimento, e enquanto não se descobre a fonte da juventude, lance mão de ingredientes que podem estar bem debaixo do seu nariz. Alguns especialistas dizem que a resposta para envelhecer graciosamente pode ser encontrada em qualquer supermercado - nas frutas, nos legumes, no chá verde e numa série de outros alimentos saudáveis, ricos em antioxidantes e em outros compostos essenciais que mantêm o corpo jovem e saudável. Várias doenças, dentre elas a depressão, e falta de energia na maioria das vezes resultam de uma má alimentação e podem ser fatais. Seguir dietas sem equilíbrio (as famosas gangorras), apenas leva a pessoa a perder peso temporariamente, causando danos quase que permanentes à sua saúde. O que você realmente precisa é de uma dieta balanceada, que inclua carboidratos, proteínas, gorduras boas e fibras para assegurar uma vida longa, feliz e saudável.

68 revistamodabrasil.com


Alimentação correta = Rejuvenescimento Envelhecimento é o que ocorre quando as células do corpo são vítimas de elementos externos e com isso a pele começa a mostrar os sinais da idade. Se as células permanecem bem oxigenadas e saudáveis, o processo de envelhecimento é retardado. Certos alimentos podem ajudar na prevenção da degeneração celular. A seguir, vamos mostrar uma lista dos dez melhores alimentos antienvelhecimento que ajudam a recuperar o vigor e a vitalidade da pele.

Abacate

— Um dos alimentos mais alcalinizantes disponíveis. Abacates são muito ricos em vitaminas. Ele é essencial para manter pele e cabelos com aquela aparência brilhante. Também ajuda a manter o rosto saudável, retardando o aparecimento das indesejáveis e temidas rugas. Dica de consumo: salada de abacate com uma pitada de sal e gotas de limão.

1

Berries — Todos os tipos de berries, especialmente gooseberries, são muito ricos em vitamina C e, portanto, muito úteis para o corpo. A vitamina C ajuda na boa circulação sanguínea e fornece sais e minerais. Frutas como morango, uva, blackberry, blueberry e outras ajudam o organismo a combater o envelhecimento e manter a pessoa em forma.

2

3

Vegetais verdes

— Brócolis, espinafre, alface e outras verduras são altamente benéficos. Eles não só mantêm baixo o peso, como também ajudam o corpo a combater as toxinas. Combater as toxinas é um fator extremamente importante, porque um corpo altamente intoxicado pode ser comparado a um ímã — atrai todos os tipos de doença, acelerando o envelhecimento.

Alho — Um dos alimentos mais importantes que nos é fornecido pela natureza. Os benefícios do alho são numerosos. Ele ajuda a prevenir a degeneração celular, a manter o sangue fino e também previne doenças cardiovasculares. É mais benéfico quando consumido cru.

4


saúde

A água é essencial para a hidratação da pele, para os músculos, para a circulação e para todos os órgãos do corpo. Oito copos de água pura e limpa devem ser consumidos diariamente. Alguns alimentos e bebidas contêm uma substância poderosa chamada fitonutriente, que alguns acreditam ser capaz de desbloquear a chave para a longevidade. Fitonutrientes, da família dos antioxidantes, desempenham um papel importante contra o aparecimento de doenças cardíacas, cânceres, osteoporose e Alzheimer.

Ginger

— Essa raiz facilita a digestão e é essencial para o corpo. Ginger mantém o movimento do intestino regular, sinônimo de intestino saudável.

5 6

Nuts

— Amêndoas e castanha de caju são alimentos que fortalecem e energizam o corpo. Consumir nuts diariamente ajudará seu organismo a lutar contra a preguiça, enchendo seu dia-a-dia de uma imensa disposição.

Iogurte — O iogurte é rico em minerais, importantíssimos para o organismo humano — potássio, cálcio, proteínas — e vitamina B. O que faz do iogurte um dos alimentos mais poderosos de uma dieta saudável e correta é a presença de bactérias vivas. Elas ajudam na absorção de nutrientes pelo intestino e estabilizam o sistema imunológico.

7

8

Macarrão de trigo integral e arroz integral

— Os carboidratos são alimentos energéticos de longo prazo e nunca devemos deixá-los de lado. São importantes para criar um escudo contra as doenças. Substitua o macarrão comum e o arroz branco pelos produtos integrais e você vai sentir imediatamente a diferença em seu nível de energia.

70 revistamodabrasil.com


Melancia e melão

— Não só causam um efeito alcalinizante no corpo, como também fornecem fluidos essenciais para a realização de variadas tarefas.

9 10

Água — Nada se compara à milagrosa água. Fique longe das populares e famosas bebidas gasosas. Você sabia que para equilibrar os efeitos negativos de um copo de refrigerante são necessários 32 copos de água? A água pura e natural elimina todas as toxinas do corpo, sendo fundamental para o pleno funcionamento do sistema circulatório.

Suco desintoxicante — É incrível para a pele! 1 abacaxi 1 gengibre 1 limão 1 maço de hortelã Bata tudo no liquidificador e sirva. Se preferir, coe.

Vitamina de proteína e fibras — É ótima para o intestino! 1 copo de 200ml de leite de soja 1/2 mamão 1/2 banana 4 ameixas secas 1/2 maçã Tomar no café da manhã. É rico em fibras.

Suco antienvelhecimento — Um pequeno almoço composto de muito antioxidante! 3 cenouras 1 maçã 1 laranja No liquidificador, coloque as cenouras cortadas em pedaços pequenos, adicione a maçã e a laranja. Se ficar muito grosso,

Lembre-se de que os sinais do envelhecimento não são apenas as rugas e os cabelos brancos, mas também a perda de memória, a diminuição da função cerebral e o risco crescente de aparecimento das doenças crônicas e autoimunes, como as cardiovasculares, a osteoporose, o câncer, dentre outras. Envelhecimento saudável se define em viver uma vida longa e feliz, com corpo fortalecido e mente atuante. Por isso, esqueça a idade que tem e comece agora mesmo a adotar uma rotina de exercícios físicos e uma boa dieta, contemplando atividades e alimentos que ajudarão você na luta contra o envelhecimento precoce e doentio. E o mais importante: sem cigarro!

adicione um pouco de suco de laranja ou de maçã.

Salada antienvelhecimento — Sabia que o atum é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais? Tem poucas gorduras saturadas e uma alta concentração de ômega 3, a gordura que limpa as artérias, reduz o colesterol ruim (LDL) e afasta o risco de doenças cardiovasculares! Ingredientes para a salada: 3 xícaras de feijão seco (Marinha) ou feijão Cannellini, encharcado durante a noite 1 folha de louro 1cebola roxa grande em fatias finas 3 colheres de sopa de salsinha fresca picada 250g de atum em azeite, escorrido 200g de tomatescereja cortados ao meio Sal e pimenta do reino a gosto Anéis de cebola para enfeitar Ingredientes para o molho: 6 colheres de sopa de azeite extravirgem de oliva 1 colher de sopa de vinagre de

estragão 1 colher de chá de mostarda de estragão 1 dente de alho finamente picado 1 colher de chá de casca de limão ralada Um pouco de suco de limão Modo de fazer: Escorra o feijão e o coloque para ferver com a folha de louro. Ferva rapidamente por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora, ou até ficar macio. O tempo de cozimento necessário depende da idade do feijão. Escorra-o bem. Descarte a folha de louro. Enquanto isso, coloque todos os ingredientes do molho, à exceção do suco de limão, em uma molheira e misture bem. Tempere a gosto com o sal, a pimenta e o suco de limão. Deixar repousar. Apare o feijão, escalde-o em água fervente por 3-4 minutos. Escorra-o debaixo de água fria e retire completamente a água. Coloque o feijão em uma tigela. Adicione metade do molho e mexa bem. Misture a cebola e a metade da salsa picada. Em seguida, tempere a gosto com sal e pimenta. Coloque o atum em pedaços sobre o feijão, com as metades de tomate. Arrume a salada em pratos individuais. Regue com o molho restante e espalhe a salsa picada por cima. Decore com os anéis de cebola e sirva à temperatura ambiente. Rende 4 porções.


música

Dulce Pontes — mas pode chamar de emoção

"Canção do Mar", é só um exemplo do que essa cantora portuguesa é capaz de fazer com as nossas emoções. Dulce Pontes é aquela presença que podemos denominar “inesquecível”. Uma vez ouvida e vista, nossos demais sentidos se transmudam e nunca mais somos os mesmos. Moda 72 revistamodabrasil.com Brasil / 72


D

ulce Pontes nasceu no Montijo, em 8 de abril de 1969, e com apenas 7 anos de idade já frequentava o Conservatório Nacional de Música, em Lisboa. Lá escolhe o piano como instrumento principal e adquire o método rigoroso de trabalho, pesquisa e estudo da música. Mais tarde, dedica-se também à aprendizagem da dança contemporânea, que chegou a ensinar na academia da sua primeira professora. Por essa altura, forma a sua primeira banda de rock “Os Percapita”. Sua estreia profissional foi curiosamente no teatro, como atriz, cantora e bailarina no musical “Enfim Sós”, seguindo-se “Quem tramou o Comendador”, no Teatro Maria Matos. Seguiram-se vários trabalhos em televisão, spots publicitários e o espetáculo “Licença para jogar”, no Casino do Estoril, onde Dulce chama a atenção pela qualidade das suas interpretações. A popularidade, no entanto, chega com o programa de televisão “Regresso ao Passado”.

Holanda, Alemanha, Itália, EUA, Japão, Brasil, entre outros. Ocorre também um convite muito especial: o compositor Ennio Morricone pedelhe que interprete o tema “Brisa do coração” para a trilha sonora do filme “Sostiene Pereira”, de Roberto Faenza com Marcello Mastroianni, cujo cenário era, precisamente, Lisboa. Mais dois CDs são lançados: “Caminhos”, em 1996, e “O primeiro canto”, em 1999, ambos fruto de aprofundada pesquisa e recolha realizada pela própria Dulce. O primeiro foi considerado pela crítica um álbum melhor e mais maduro que “Lágrimas” e o segundo consolida a posição de Dulce como uma artista de World Music, misturando elementos de Jazz (Maria João participa do disco), com tradições musicais da Península Ibérica. Uma edição especial deste último foi lançada posteriormente com três novos temas, e distinguido, já em 2000, com o “Prêmio José Afonso”, Portugal.

Em 1991, representa Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Roma, com o tema “Lusitana paixão”, que lhe valeu um honroso 8º lugar. Um ano depois grava o seu primeiro álbum, “Lusitana”.

Foram várias as colaborações que então se proporcionaram. Atuou em prestigiadas salas mundiais: Royal Albert Hall, em Londres, Arena di Verona e Auditorium Parco della Musica, em Roma, Mazda Palace, em Milão, Internacional Forum Hall, em Tóquio, e em junho de 2004, em Lisboa, durante as festas de verão da cidade.

É no segundo disco, “Lágrimas”, que Dulce revela a sua essência e traça o caminho que a viria consagrar. O fado é um componente importante do disco e Dulce chega a ser apelidada de “a grande sucessora de Amália Rodrigues”. É precisamente “Canção do mar” (tema popularizado por Amália) que se torna o maior êxito do disco e catapulta Dulce Pontes para a internacionalização — em 1994 foi escolhida como tema genérico da série brasileira “As pupilas do Senhor Reitor” (Júlio Dinis) e em 1996 foi o tema principal da trilha sonora do filme de Gregory Hoblit, “Primal Fear”, com Richard Gere e Edward Norton.

Ainda esse ano Dulce recebe o “Prêmio amigo” para melhor intérprete latina da Associação Fonográfica e Videográfica Espanhola e o “Prêmio Tenco 2004” do Clube Luigi Tenco, de Sanremo. E continua em busca de participações e colaborações enriquecedoras, como o projeto “Fado, Tango”, que a junta no palco do CCB ao poeta, recitador e historiador argentino Horácio Ferrer. Já em 2005, mostrou no Festival Helênico de Atenas os frutos da sua colaboração com o cantor-autor grego George Dalaras.

Enquanto isso, Dulce edita o seu terceiro disco, “A brisa do coração”, uma gravação ao vivo num concerto no Porto, em 6 de maio de 1995. O resultado de tanto sucesso gerou tournées internacionais, que levaram a cantora a países como França, Bélgica,

O álbum seguinte, “O coração tem três portas” (dois CDs e um DVD), foi inteiramente gravado ao vivo, em vários espetáculos pelos cinco continentes, assim como na Igreja de Sta. Maria, em Óbidos, e no Convento de

Cristo, em Tomar. O DVD inclui um concerto e um making of, no qual Dulce assina toda a produção. Para assinalar seus 20 anos de carreira, em 2009, o regresso de Dulce às edições discográficas é dos mais aguardados de sempre. E o novo álbum, “Momentos”, não desilude — reúne os melhores momentos ao vivo da carreira da cantora e revisita os grandes temas que fizeram de Dulce Pontes uma das maiores artistas femininas mundiais.


Premiações 1991 — Vence o Festival da Canção com o tema “Lusitana paixão”. 1995 — Com o álbum “Lágrimas” (editado em 1993), recebeu inúmeros prêmios em Portugal, como o de melhores espetáculos ao vivo, o Globo de Ouro 95 na SIC para a Melhor Intérprete e 95 Prêmio de Melhor Voz Feminina. 2000 — Ganha o Prêmio José Afonso de Melhor Álbum Português do Ano para “O primeiro canto”. 2004 — A Associação Fonográfica e Videográfica Espanhola oferece a Dulce o Prêmio Amigo para a Melhor Voz Feminina Latina pelo álbum “Focus”, com Ennio Morricone.

2004 — Prêmio Internacional Tenco, atribuído pelo Clube da Itália Luigi Tenco. Descrita como “operadora cultural” pela recuperação dos depoimentos de José Afonso e Amália Rodrigues, por sua interpretação sensível e genuína na melhor tradição musical e poética portuguesa, por sua colaboração com os principais compositores internacionais e como arquiteta do novo fado. 2010 — A Federação Espanhola de Rádio e Televisão concede o Microfone de Ouro a Dulce Pontes, coincidindo com a sua carreira de 20 anos. 2011 — Participação em “Calling all dawns”, de Christopher Tin, que ganhou o Grammy de “Classical crossover”, melhor álbum.

Discografia Lusitana 1992

Lágrimas 1993

A brisa do coração 1995

Caminhos 1996

O primeiro canto 1999

Best of Dulce Pontes 2002

Focus 2003

O coração tem três portas 2006

Momentos 2009

Momentos 2010


delícias

O mínimo do máximo!!! Receitas fáceis para o almoço ou o jantar, com gostinho de quero mais! Salada verde mista com azeitonas 1 colher de sopa de vinagre de vinho vermelho 15 a 20 azeitonas pretas Sal e pimenta do reino

Ingredientes Folhas de rúcula 1 pacote de salada de folhas (misto) ½ copo de repolho fresco 1 pepino médio fatiado 1 cebola vermelha picada 2 a 3 dentes de alho 3 a 5 tomates (cortar os tomates em 4 partes, ao comprido) 2 a 3 raminhos de hortelã picado 2 a 3 colheres de sopa de salsa picada 1 pitada de tomilho 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem misturado a suco fresco de ½ limão

Queijo Cottage

Preparo Numa tigela grande, coloque a rúcula, as folhas mistas, o pepino, a cebola e o alho. Misture bem. Arrume os tomates e as ervas por cima da salada e tempere com o sal, a pimenta e a mistura do azeite de oliva e suco de limão. Sirva em prato de salada com o queijo Cottage a gosto.

Salmão cozido no vapor com molho de pepino Ingredientes

Preparo

1½ kg de filé de salmão

Corte o pepino pela metade e retire as sementes. Corte-o em pequenos cubos, enxágue e separe. Coloque a panela com água para ferver, adicione sobre a grelha as ervas e os pedaços de salmão temperado com sal e pimenta do reino por cima. Cubra com uma folha de papel vegetal e reduza para o fogo médio e deixe cozinhar no vapor por aproximadamente 15 minutos. Enquanto isso, prepare o molho: derreta a manteiga em uma frigideira e cozinhe o pepino por 2 minutos. Adicione o vinho e deixe ferver para evaporar. Adicione a coalhada e o dill, e tempere ligeiramente. Divida o peixe em porções iguais e sirva-o com o molho por cima, decorando com as fatias de limão e laranja.

½ limão cortado em fatias grossas 3 a 4 raminhos de dill fresco Algumas fatias de laranja para decorar

Para o molho de pepino 1 pepino médio descascado 2 colheres de sopa de manteiga 120ml de vinho branco seco 4 colheres de sopa de coalhada Sal e pimenta do reino a gosto


gente

Júlia Lemmertz na vida real P

ara a gaúcha Júlia Lemmertz, ser atriz é "um ofício de fé". Para alguém que começou a atuar aos 5 anos de idade, essa afirmação é mais que verdadeira e legitima a competência e o talento que ela consolidou na TV, no teatro e no cinema ao longo de sua carreira. Com exclusividade para MODA BRASIL, Júlia, que na atualidade protagoniza a elegante designer Esther Wolkoff na novela global "Fina Estampa", fala, com sua objetividade sábia e oportuna, do que é realmente importante na vida real.

Para você, o que é: A VIDA — É tudo, está em todos os lugares, na terra, no mar, no ar que a gente respira e em cada um de nós. A vida é o que move o tempo. A FAMÍLIA — É a nossa continuidade. SER ATRIZ — Um ofício de fé. O SUCESSO — Relativo e transitório. O BRASIL — Um país de contrastes e superlativos. SER CIDADÃ — Fazer valer os seus direitos e respeitar os do próximo. O FUTURO — Está no presente bem vivido. 76 revistamodabrasil.com



modernidade

A taba da beirada Por João Viégas Netto | Escritor

N

ão é de hoje, nem de ontem, mas desde sempre, que as pessoas, de uma forma em geral, juntam-se umas às outras por interesses comuns de qualquer ordem, geralmente na fase adolescente, por identificação de traços de personalidade, por paixões e ódio, por credo ou descrença, e por muitos outros motivos, formando grupos bem específicos com características bem visíveis. A esse processo de uniões podemos também chamar “tribalização”. Você forma ou entra em uma tribo. Toda tribo é um grupo, mas nem todo grupo é uma tribo.

Qualquer garoto ou garota que procura uma turma, ou tribo, que represente qualquer coisa, o faz por vários motivos, que aqui destaco alguns como principais em minha visão: o primeiro, por simples identificação simbólica com o grupo, que pode se dar por um conjunto de pré-disposições de seu arquétipo mnemônico, que o liga psicoimageticamente aos símbolos carregados pelo grupo, encontrando nele um lugar para autoidentificação, afirmação e posicionamento de imagem no mundo; o segundo, para dar vazão às suas pulsões ligadas a sexo, filosofia, ciência, música, arte, literatura, mundo virtual, etc., proporcionando a si mesmo uma abertura para o convívio social, vencendo os limites físicos que o cercam e também os impostos pelos seus pais, ainda que não 78 revistamodabrasil.com

o tenha pretendido de forma consciente; por fuga de um seio familiar ao qual não se vê pertencente ou afinizado em ideias e valores, buscando fora o encontro e o pertencimento que não acha no seu íntimo e em sua família, e por necessidade da percepção do outro sobre si para receber o valor que vem de fora – em uma tentativa de encontrar o valor de dentro. Lembrando que exceções são sempre possíveis e que uma pessoa pode ter características de tribos diferentes em si, embora prefira e até tenha que manifestar uma só — do contrário corre o risco de ser banida do grupo. Segue aqui uma forma descontraída e prática de ver um pouco da essência que alguns deles carregam, seja pelos seus nomes, seja pelas suas atitudes:


Punks

Chegamos de repente, como algo assustador, e te assustamos, contradizemos o sistema, não se meta conosco, seu cabelo vai ficar em pé depois que passarmos. Somos a subcultura, prontos para desafiar os moldes. (A palavra punk, em inglês, significa shocking behavior comportamento chocante, entre outras coisas.)

Skinheads

Os cabeças-raspadas. Não temos cabelo para nem ter que nos preocupar em arrumá-lo, porque, quando estivermos em ação, nada desviará a nossa atenção. Somos a verdade nua e crua, começamos na rua. Nosso país é nosso, ninguém toma. Não nos importamos com sua raça, a nossa prevalece, e só a nossa e apenas em nossa terra.

Clubbers

Somos do CLUB! Precisa dizer mais? Nossa piração é a música alta, a night, as luzes esfuziantes e o gelo seco, dentro ou fora do copo, porque o agito fica muito melhor depois de umas doses. Viajamos na vibe da onda do DJ. Ele é o cara! O dia é só outra parte da noite!

Góticos

As trevas e a luz são nosso paradoxo. A gente fica nos cemitérios, praças vazias e escuras, átrios sombrios de igrejas com arcos góticos que representam as linhas de mãos postas em prece, que suplicam a luz, mas que se comprazem nas trevas. Nosso lado sombrio luta com as luzes do alto. O túmulo é uma possibilidade. O paraíso, um desejo que nos mata.

Grunges

Somos apáticos às vezes, e daí? E daí que somos meio desleixados, com barba por fazer e uma camisa de flanela que já anda sozinha? Por que implicam tanto com nossas calças jeans com barra imunda e esfarrapada, e com nosso All Star fedorento? Curtimos rock alternativo, a liberdade, mas nos deixem em paz!

Nerds

Ah, tipo... ficar em casa e tal. A gente curte computador, saca? As paradas tecnológicas... Eu tenho um amigo que fica na fissura quando a Apple anuncia um iPad novo! O cara nem dorme. Minha mãe fica louca lá, me gritando: “Menino, vai dormir, praga! Desliga esse inferno de computador! Que coisa! O dia inteiro enfurnado nesse nótibuqui, nem vê o sol... vai ficar doente, hein?” Enfim, minha mãe enche o saco, mas eu curto ficar online... ah, sei lá. É isso.

Roqueiros

Oh, man! Women, beer and rock n’ roll! That’s all we need! Pra que mais? Mulheres, cerveja e rock n’ roll! É tudo o que precisamos! Estradas abertas, cabelos ao vento, motos envenenadas, jaqueta de couro e o sentimento de ter o que há de melhor no mundo. Cadê minha guitarra?

Skatistas

Curvas, cara, curvas! Pra cima, pra baixo, o lance é saltar, “dropar”, fazer a coisa girar, tá ligado? Não ficar agarrado no mesmo lugar. “Dane-se” a gravidade! O lance é saltar, cada vez mais alto. Obstáculos não existem, a gente supera todos. Já me quebrei todo, mas e daí?

Caso você não tenha achado seu grupo, caro leitor, sugiro a taba da beirada - uma tribo que não é tribo, que fica à margem de todas as outras, que experimenta os caminhos, correndo por fora, que não se prende muito a apelos e rituais, formas e premissas, que vive a vida buscando o que de melhor há em cada pessoa e os valores que precisa para existir. Nada de cachimbo da paz, embora a maioria deseje a paz e o amor.


negócios

{

COACHING:

mais que um modismo,

a resposta para velhas perguntas Por Cristina Cox | Consultora organizacional

A

palavra coach vem do inglês e significa “treinador”. Durante muito tempo, essa profissão foi associada a treinamento esportivo. Pois bem: hoje coaching é uma profissão que auxilia as pessoas a alcançarem seus objetivos mais desejados, independentemente de idade ou profissão. Atualmente, existem coachs que se especializam e utilizam metodologias, técnicas e ferramentas avançadas em diversas áreas. Exemplificando: coaching financeiro, coaching de relacionamento, coaching para

“Coaching é um processo com princípio meio e fim, definido em comum acordo entre coach (profissional) e coachee ( cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazos, através da identificação e do desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e da superação de adversidades.”

J. R. Marques

empreendedores, e muitos outros. Aqui no Brasil a instrução estruturada para exercer essa profissão começou a menos de 10 anos,

mas já se equipara à disponível em países de primeiro mundo. No meu caso, concluí minha certificação em um instituto reconhecido por mais de quatro instituições internacionais. A formação de um bom coach é composta por uma base teórica avançada e muitas horas de prática, especialmente muitas vivências no lugar do coach e também no lugar do cliente, o coachee.

As principais responsabilidades de um coach O mais importante para um coach é ter em mente a responsabilidade de seguir os fundamentos da profissão: confidencialidade e ética, ações e tarefas, foco constante no futuro e, a meu ver, o mais importante, não julgar. Ao estabelecer uma relação de confiança entre coach e coachee, ambos trabalham para identificar o estado atual em relação ao objetivo a partir do qual caminham em direção ao estado final desejado em que o sucesso

80 revistamodabrasil.com

se torna uma possibilidade palpável e real. Essa relação é um processo dinâmico e interativo que necessita de profunda empatia, sinergia e parceria. O acompanhamento possibilita ao coachee alcançar sua meta com constante apoio, avaliação e direcionamento de seu coach, reprogramando sua forma de encarar os obstáculos com exercícios e questionamentos que o permitem encontrar soluções que antes

não existiam. Surpreendentemente, coaching é um processo curto que pode ser executado em cerca de dez sessões semanais de, aproximadamente, uma hora e meia, ou até quinzenalmente. O coach e o cliente se encontram em um local pré-determinado, ou em ocasiões especiais. Podem conversar até mesmo via Skype, MSN ou telefone.


O grande diferencial: foco no futuro Mesmo que o processo de coaching aconteça no tempo presente, o importante é o foco no futuro. Os objetivos são pessoais, variando de cliente a cliente, e o planejamento para alcançá-los pode se estender até a um longo prazo. No entanto, o que acontece é a capacitação do coachee para chegar até lá por si só, de acordo com as suas próprias habilidades.

O coach se coloca na posição privilegiada de buscar as forças do cliente e encontrar a intenção positiva, perguntando “olho no olho” o que o move e esse contato faz toda a diferença. Os pensamentos e a forma de enxergar o mundo costumam seguir um padrão — “a lei do pensamento dominante”. Aproveitar a emoção ligada a um pensamento pode produzir resultados surpreendentes e definitivos. Nas primeiras sessões o cliente define sua meta com o apoio do coach, visualizando

o objetivo que realmente deseja alcançar e estabelece um prazo para concretizá-lo. Em seguida, o coachee irá buscar o que o impede de alcançar sua meta e descobrir o que o impede de chegar ao estado desejado. Durante esse processo, algumas ações serão identificadas e poderão ser transformadas em tarefas a ser realizadas. Durante o coaching o cliente estará sempre em movimento, agindo em direção à sua meta. Foco é a palavra de ordem durante os três meses desse processo. Para o coachee, esses serão, indubitavelmente, os três meses mais intensos de sua trajetória, nos quais irá se autoconhecer e tomar o controle de sua própria vida, deixando de ser objeto do acaso.

UM CASE DE SUCESSO Uma executiva, líder de uma conceituada empresa de treinamento, percebe que sua sócia, Ana, está desmotivada. O primeiro sinal foi um certo afastamento da equipe, a aparência um pouco descuidada, sempre cansada. Quando se reuniam para planejar alguma estratégia, Ana parecia distante e com pouco ânimo para apostar em ideias mais audaciosas. Após um encontro casual com a sócia de Ana, falei sobre coaching. No mesmo dia, Ana me ligou e se dispôs a marcar um encontro. Era o primeiro passo em busca de uma solução para o momento que estava vivendo. O mais encantador nesse trabalho é que cada ser humano tem dentro de si as respostas para seus questionamentos. Obtidas por meio de perguntas simples e diretas, algumas ferramentas e exercícios, pouco a pouco o coachee começa a identificar seu estado atual e o que precisa para alcançar o estado desejado. Logo no início, Ana começou a perceber as possibilidades

que surgiriam em seu caminho. O trabalho do coach é acompanhar e conduzir uma jornada. Seu papel é apoiar o coachee como um parceiro, estabelecendo um compromisso total com o resultado desejado, embora o processo seja do cliente. A cada sessão com Ana realizamos exercícios, falamos sobre filmes interessantes, relevantes no contexto, e nessas sessões algumas perguntas são poderosas quando colocadas em momentos estratégicos e podem trazer lembranças desconfortáveis, como por exemplo “O que te impede de fazer isso?”. Essas ações são janelas que se abrem nesse espaço muito especial e exclusivo. Nesse processo há uma identificação com a essência do cliente, através da qual alcançamos não apenas um resultado definido, mas também uma transformação para a vida inteira. Aos poucos, a meta que parecia improvável, o objetivo que parecia tão distante, está mais próximo do que o imaginado.

Já na quarta sessão Ana sabia exatamente qual era sua meta e quais seriam as etapas necessárias para atingi-la. Todas as suas energias estavam voltadas para seus objetivos, seu resultado pessoal. Na sétima sessão muitos frutos desse esforço haviam sido colhidos. Ana tinha nas mãos as rédeas de seu caminho rumo ao resultado esperado. Terminamos o coaching com sucesso e hoje ela me disse alegremente estar “a mil por hora”, que nosso aprendizado foi inesquecível. Ana aprendeu a se conhecer, a fazer para si as perguntas certas, nos momentos certos. O vínculo estabelecido sempre permanecerá e o canal estará sempre aberto para que possamos alçar novos voos e buscar novos desafios. Um detalhe importante é que o coach não precisa conhecer a atividade da empresa ou do cliente, mas ele deve ter a consciência e a competência para assumir a responsabilidade de acompanhar seu cliente nessa maravilhosa jornada.


Camila Brant Ê eleita Miss Terra Minas Gerais 2012 Por Vânia Vasconcelos


Camila agora tem a missão de representar o Estado no Miss Terra Brasil 2012

D

ivinópolis (MG-Brasil) foi palco de mais um espetáculo de beleza nos dias 8 e 9 de abril. A representante de Patos de Minas, Camila Brant (21), competiu com outras 27 candidatas mineiras e venceu o título de Miss Terra Minas Gerais 2012. Estudante de Jornalismo, Camila ganhou o título de Miss Favorita, indicado pelas próprias candidatas, e Melhor Traje Ecológico, confeccionado pelas “Marias Artesãs”, de Patos de Minas, utilizando flores de palha de milho, tradição da cidade. Pela primeira vez num concurso de beleza, em vez do “traje típico” foi feita a apresentação de trajes sobre causas ambientais, idealizados ou confeccionados pelas próprias candidatas. O evento foi apresentado por Renata Fan e Raphael Viana, ator de novela da Rede Globo e coroou mais três vencedoras: Miss Ar MG (2º lugar),

Miss Água MG (3º lugar) e Miss Fogo MG (4º lugar). Camila agora tem a missão de representar o Estado no Miss Terra Brasil, em abril do próximo ano. As quatro vencedoras ganharam como prêmio um automóvel zero quilômetro.

A preparação de Camila foi intensa, com aulas de inglês, estética, academia, passarela, oratória, tudo seguido à risca com muita dedicação e disciplina. Afinal, ser miss era um sonho que a mineira esperava para realizar desde os 13 anos.

O Miss Terra é um certame que discute causas ecológicas e ambientais. Para participar, as candidatas têm que apresentar um projeto com essa causa, promovendo a conscientização e a preservação ambientais.

Ex-misses também aplaudiram a vitória de Camila Brant: “Ela tem postura, elegância, consegue se expressar bem. Tem um brilho todo especial”, ressaltou Rayanne Morais, Miss MG 2009 e hoje atriz de teatro, cinema e TV. A apresentadora Renata Fan também aprovou a escolha: “Ela é linda, bem preparada, desembaraçada. Ela realmente tem uma postura de destaque”, disse.

Modelo internacional, Camila Brant foi preparada pelo empresário José Alonso Dias, em Divinópolis, famoso pela sua expertise em reconhecer talentos e pela sua “Fábrica de Misses”. Foi ele o responsável por descobrir Natália Guimarães, vice Miss Universo em 2007, e Débora Lyra, Miss Brasil 2010, dentre outras belas mulheres que se destacam no cenário nacional e internacional atualmente.

PROMOÇÃO

Patrocinadores

Parceiros

Para José Alonso Dias, essa vitória é fruto de um trabalho realizado com muita seriedade, princípios e transparência: “Camila seguiu os critérios necessários para ser uma miss de sucesso e hoje esta vitória é uma recompensa do quanto ela se esforçou. Estamos muito orgulhosos".


roteiro

Visitando Paris Por Jerry Docarmo | CEO do Harvest Institute

Q

uem não conhece não sabe o que está perdendo! A sobrevivente de guerras, impérios, falências e opulência ainda brilha entre as estrelas como a “dama da noite” e a alva do amanhecer! Paris nasce no coração da mesma forma que a língua francesa soa como poesia aos ouvidos dos românticos. Sem dúvida, a cidade mais completa do planeta, em cujas vias rodam damas e cavalheiros, designers, fashionistas, bicicleteiros, que carregam os baguetes para um jantar

com vinhos e queijos... Já deu água na boca? Brilharam os olhos? E o coração, ferveu? Então... vamos para Paris? Paris tem suas raízes ligadas a uma comunidade céltica de 250 a.C., chamada Parisii, e com influências romanas, escandinavas e inglesas entrelaçadas na sua rica e diversa hereditariedade. Tem muita história, literatura e uma logística surpreendente. Se fosse para Paris comigo, eu lhe apresentaria a cidade assim: chegada no Aeroporto Charles Degaulles, um

espetacular exemplo de arquitetura moderna. Na saída estão filas e filas de táxis Mercedes Bens, que esperam os turistas, impressionados com os carros. Descobrem que andar de Mercedes ali é a mesma coisa que pegar um Golzinho no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, ou um Caprice amarelão, em New York. Já dá para sentir a diferença de imediato. Entrando na cidade, as avenidas arborizadas, os prédios centenários, os ares da cidade-luz já dão vontade de pular do carro e começar a jornada de exploração.

Passeios recomendados Torre Eiffel Também conhecida como “La Dame De Fer” (“a dama de ferro”), construída em 1889. Não é um dia todo de passeio, mas vale a pena conferi-la no final da tarde. Não só a Torre, mas a cidade é iluminada como uma constelação. O custo da entrada

depende da altura que se quer subir. São três níveis e para chegar ao terceiro custará em torno de $14 euros.

Arco do Triunfo Sempre usado como uma passagem de entrada de triunfos em Paris, dele surgem doze grandes avenidas para ser exploradas, inclusive a “Avenue de la Grande Armée” e a mais conhecida “Avenue des ChampsÉlysées”. Combinando no mesmo passeio ao Arco do Triunfo podese caminhar pelo Champs-Élysées, repleto de lojas para compras, cafés, restaurantes, lojinhas de souvenires, e muito mais. A afamada termina na “Place de La Concord”, onde eu recomendaria uma parada para comer um “crepe doce”, feito num dos carrinhos debaixo da grande roda-gigante ou ao lado das fontes encantadoras. O passeio é gratuito, porém os snacks e a água custam por volta de $12.00 euros.

Museu do Louvre Teve início como forte para Philip II no século XII e chegou a ser o palácio real, onde, inclusive, manteve-se preservado o apartamento de Napoleon Bonaparte. É um dos maiores e 84 revistamodabrasil.com

mais importantes museus do mundo, no qual se encontram a grandiosa

obra de Miguelangelo, “Mona Lisa”, e o “La Gioconda”, de Da Vinci. O museu oferece obras de artistas como Giotto, Chirlandaio, Raphael, Poussin, Delacroix, e muitos mais. Um dia é pouco para visitação, mas com tempo limitado para Paris pouco é tudo. Custo da entrada: por volta de $9 euros.


Catedral de Notredame

toda em mármore, uma casa de ópera, isso tudo compondo suas edificações. O jardim é o infinito à vista. Nele encontram-se fontes adornadas com estátuas de bronze e edículas onde se lia poesia e ouvia-se música erudita. À noite, é feito um show de luzes no jardim, que finaliza o dia como um dos “inesquecíveis” do passeio.

Noites livres?

Uma obra espetacular, que mantém a imponência de quando foi construída, com a inspiração gótica francesa na arquitetura. Fica localizada na região central, numa ilhota do Rio Seine, que corta Paris de ponta a ponta. Vale a pena jantar durante um passeio de barco, ou mesmo fazer um tour pela cidade, que mantém sua imponência real. Preços variam muito.

Palácio de Versailles O “imperdível” fica a 20 quilômetros de Paris. Conhecido como a residência real e de Marie Antoniete, o palácio conta com câmaras secretas, quartos decorados em ouro, cristais, cedro e sedas preciosas. Possui uma igreja

Moda Brasil | 85

A recomendação para as noites livres é curtir as delícias e as vizinhanças, como a dos artistas “Quartier Latin”, que têm muitos bistrôs e restaurantes, ou mesmo ir ao “Moulin Rouge”, que é famoso por shows noturnos, e onde nasceu a dança do Can Can. O jantar, por $100.00 euros por pessoa, vendo o show fica emocionante! A área é agraciada por várias atrações noturnas, com uma das mais badaladas discos de Paris, a chamada “La Locomotive”. Com mais dias é possível visitar “La Defense”, o “Jardin Botanic”, a “Catedral Sacre Cour”, e muitas outras atrações.

Onde ficar Hotéis são muitos e preços também. Deve-se levar em consideração a localização e o acesso ao transporte público, que é variado e torna o traslado aos pontos de interesse muito mais rápido e fácil. Ficar perto da Torre é chic, onde se encontram bons hotéis com preços razoáveis, bem aconchegantes, sem muito luxo, com um café-damanhã básico. Para quem quer tirar proveito dos

crepes, das batatas fritas, dos petit gateauxs durante as caminhadas de dia, luxo se torna menos importante. Encontram-se hotéis na área entre $150.00 e $250.00 dólares por noite.

Transporte O metrô é, definitivamente, a maneira mais rápida de se locomover e, como em toda grande metrópole, lotado em horários de rush. O importante é sempre carregar um mapa das linhas e percursos. Os trens de número 2 e 6 viajam acima do chão e oferecem vistas fantásticas de Paris. (Custo por volta de $1.6 euro cada via, mas se comprar o pacote de 10 tickets o custo cai para $1.14 euro). De qualquer forma, ou quando quer que se chegue a Paris, seja novo, velho, de Louis Vuitton ou de mochila nas costas, por ser um berço da literatura, arte e moda Paris recepciona todos com grandeza, abrindo as janelas da inspiração e dando fôlego novo ao artista em cada um de nós. Vous voulez voyager avec moi?


roteiro

Impressões de um memorável passeio noturno Maria Emília Palha Faria | Escritora

E

m meio às mais diversas coloridas luzes, eu brincava de adivinhar o que havia por detrás daquelas belas construções. Histórias, estórias, o que abrigavam, o que representavam. Góticas, modernas ou clássicas, cada fachada estava agora surpreendentemente, reveladoramente iluminada. Sombras sobrepostas, vermelhos, verdes, azuis, cores claras no escuro. Silenciosos barulhos, barulhos barulhos, o burburinho de encantados turistas, espetáculos ao ar livre, jogo de luzes, danças, variadas músicas. Cheiro de frio latente, úmido, de gelo. Esquentava o corpo com delicioso vinho tinto, típico, degustava gota a gota. Pensei em parar, petiscar em algum bouchon, com fome, queria provar novamente as deliciosas quenelles, queridas da cidade. Mas uma curiosa pintura me chamara a atenção, ilusão de ótica: o prédio estampava personagens que fizeram história, os irmãos Lumière, o lendário chef Paul Bocuse, o renomado arquiteto Tony Garnier, Laurent Mourguet, criador do famoso

personagem Guignol, Antoine de St-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”. Todos nascidos ali, cidade de dois rios, duas colinas, das sedas. Saí acenando, sorrindo com a divertida homenagem, inusitada. Me lembrei da noite anterior no Complexe du Rire, um pequeno café-teatro — me divertira com uma peça sobre os dramas femininos. Na França, Nova York ou em Minas, mulher é mesmo tudo igual... De repente, ouço um som mais familiar, mais caliente, salsa. Ando mais um pouco e me deparo com o Mi Barrio, bar que promete um clima latino. Curiosa, entro. Casa lotada. Me deparo com uma velha conhecida nossa no cardápio, caipirinha, mas não me demoro, hoje a festa é na rua, na cidade iluminada. Chego a tempo para os fogos de artifício. Dezembro. Dia 8. Lembranças eternas, infinitas, inesquecível passeio noturno na cidade-luz, das luzes. Paris? Não, falo de Lugdunum. Lugdon. Luon. Lion. Lyon.

8 DE DEZEMBRO - FÊTE DES LUMIÈRES

Festa das Luzes - Festa religiosa que homenageia a padroeira da cidade, a Virgem Maria. Nessa data, os principais monumentos da cidade são iluminados das mais diversas formas.

86 revistamodabrasil.com


LA FRESQUE DES LYONNAIS | AFRESCO DE LYON

À l'angle du 49 Quai Saint Vincent e da 2 rue de la Martinière Lyon 1er

MI BARRIO

27, rue de la Martinière Lyon 1er

COMPLEXE DU RIRE

7, rue des Capucins Lyon 1er

Outras visitas imperdíveis: MUSÉE DES TISSUS | MUSEU DOS TECIDOS 34, rue de la Charité Lyon 2ème

LA MAISON DES CANUTS | CASA DOS TECELÕES DA SEDA

10-12 rue d'Ivry Lyon 4 ème

MUSÉE LUMIÈRE/ MUSEU LUMIÈRE

25 rue du Premier Film

Moda Brasil | 87


Condomínio ecológico é a grande novidade no interior do Brasil Por Vânia Vasconcelos

A

busca de qualidade de vida e bem-estar tem aumentado e, com isso, a necessidade de morar com conforto e comodidade. Para atender a essa demanda, grandes construtoras têm investido em condomínios de luxo, oferecendo serviços diferenciados e inúmeras opções de lazer.

Mas em tempos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, com consumidores cada vez mais ecologicamente exigentes, é preciso se diferenciar ainda mais para atrair esse público “verde”. É o caso do Eco Resort Residencial Vesper, o primeiro condomínio ecológico de Divinópolis (MG, Brasil) e região, com resort exclusivo para seus moradores. São 290 mil m2, sendo 160 lotes de 800 a 1200 m2.

Trata-se de um projeto ousado e inovador, assinado pela Liderança Empreendimentos Imobiliários, pautado no perfeito equilíbrio entre responsabilidade social, conservação ambiental e a união de prosperidade ao bem-estar coletivo da sociedade. É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que são parte integrante do mundo e não consumidoras do mundo. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos deles para a sobrevivência, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico, é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade, e não em quantidade.

O consumidor está cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para um empreendimento garantir a satisfação dos seus consumidores, ele terá que fornecer respostas coerentes a esses assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado a temáticas como sustentabilidade e empenhando-se em atingir resultados positivos a favor do meio ambiente. Esta é a inspiração do Eco Resort Residencial Vesper: responder às expectativas dos cidadãosconsumidores que valorizam o comportamento responsável e oferecer uma estrutura que reúne inúmeras opções de lazer, conforto, segurança, comodidade e diversos serviços diferenciados.

Raphael Viana, José Alonso Dias e Renata Fan 88 revistamodabrasil.com


De todas as atividades humanas, uma das que mais geram resíduos e transtornos ao meio ambiente é a construção civil. Por isso, projetar condomínios sustentáveis é uma solução inteligente para combater esse problema e, ao mesmo tempo, possibilitar aos moradores que residirão ali uma experiência totalmente nova de vida e de se relacionar com o meio ambiente que os cerca. Os condomínios sustentáveis como o Eco Resort Residencial Vesper incorporam elementos simples, contudo plenamente eficazes e são capazes de minimizar a emissão de resíduos para o meio ambiente de forma decisiva. Dessa forma, o Eco Resort Residencial Vesper inaugura uma nova etapa para o desenvolvimento imobiliário do centro-oeste de Minas Gerais (Brasil), provando que é possível consumir os recursos naturais com responsabilidade e com o devido respeito ao planeta e ao próprio ser humano. O conceito de resort também vem valorizar ainda mais o condomínio Vesper, especialmente para aqueles que buscam qualidade de vida e bemestar. São 28 mil m2 de área de lazer e entretenimento para completa prática esportiva, eventos sociais, diversão e integração entre famílias e amigos. Ou seja, um complexo residencial aliado à estrutura oferecida em resorts, valorizando privacidade, exclusividade e segurança. O projeto foi idealizado pelo empreendedor José Alonso Dias, presidente do Grupo Liderança, reconhecido no Estado por sua habilidade de transformar oportunidades de mercado em negócios de sucesso. Mais que um condomínio ecológio, o Vesper é um convite para morar num espaço que privilegia o respeito à vida, em toda a sua diversidade. Estação de tratamento de esgoto, captação e reuso de águas pluviais, pavimentação ecológica, conservação das áreas de preservação permanente, separação e reciclagem de resíduos, lagoa, índice mínimo de poluição em local tranquilo são algumas das vantagens de se investir no Eco Resort

Residencial Vesper e em sua proposta sustentável. Além disso, o projeto do condomínio prevê heliponto, Wi-Fi, controle de acesso para moradores e visitantes, sistema subterrâneo de instalação elétrica e de telecomunicações, vigilância 24h, s e g u r a n ç a eletrônica por todo o perímetro, enfim, total infraestrutura para garantir a segurança, a comodidade e a privacidade dos moradores. Segundo José Alonso, esta é a realização de um sonho antigo. “Agradeço à minha família pela confiança, à minha equipe, que conseguiu viabilizar as minhas ideias, e à sociedade de Divinópolis e do centrooeste mineiro, que acolheram tão bem este ousado empreendimento”, ressalta o empresário. Mais detalhes do Eco Resort Residencial Vesper podem ser encontrados na Internet: www.ecoresortvesper.com.br.


tecnologia

iPhone 4S

Por Thiago Lobato

O legado de Steve Jobs

N

o dia 4 de outubro, o novo CEO da Apple Inc., Tim Cook, realizou uma apresentação em Cupertino, na Califórnia, para lançar a nova linha de produtos — incluindo o iPod nano, que pode ser usado como relógio de pulso com esquemas diferentes de interface e novos

recursos. O inovador iPhone 4S chegou às lojas dez dias depois. Embora muitos se decepcionassem por esperar a introdução de um iPhone 5, apresentando tela maior, menor espessura ou um novo desenho, o iPhone 4S é exatamente o mesmo por fora, contudo trazendo em seu interior um novo processador, o chip A5 da Apple, com capacidade dual core para dados e gráficos, introduzido ainda este ano no iPad 2, sendo duas vezes mais rápido que o anterior. O novo iPhone 4S possui os formatos CDMA e GSM, permitindo que se use o telefone em todo o mundo, com um sim card, independentemente de operadora. Nos EUA, novidade: além de ser lançado junto às provedoras AT&T e Verizon, a Sprint também entrou no disputado mercado. O 4S possui duas antenas de recepção de sinal inteligente, que automaticamente troca a recepção entre antenas para receber um sinal melhor.

90 revistamodabrasil.com


A câmera também recebeu várias melhorias. Agora tem 8 Megapixels de resolução e maior abertura em comparação ao iPhone 4, com melhor entrada para iluminação e a nova tecnologia BSI (iluminação backside), que basicamente é um sensor de baixa luminosidade otimizado para melhor eficiência na captação de imagens, capaz de fazer fotos mais vibrantes e mais nítidas, mesmo em ambientes de pouca luz. A Apple adicionou nela uma quinta lente, que aumenta a nitidez da imagem em 30%. A câmera também recebeu grandes melhorias em seu software, desde acesso pela tela inicial, detecção de faces múltiplas, com foco e exposição automática para até dez rostos, até a capacidade de editar simples características

permite que os usuários mantenham seus dispositivos portáteis ativos sem a necessidade de um PC ou de um Mac para atualizações direto do telefone, além da sincronia entre dispositivos, o iCloud, novo recurso lançado pela Apple com o i OS 5. O iCloud permite ao usuário manter todas as suas fotos e aplicativos sincronizados entre seus dispositivos, de modo que ao tirar uma foto em um dispositivo ela automaticamente é enviada para seus outros dispositivos. Isso vale também para aplicativos e vídeos. O iCloud é gratuito para usuários i OS 5 e fornecerá 5Gb de memória. Aqueles que precisarem de mais espaço podem pagar taxa adicional para maior armazenamento. Fora as melhorias

Em 5 de outubro, um dia após a apresentação mundial do iPhone 4S, o cofundador da Apple, Steve Jobs, desapareceu, vitimado por um câncer no pâncreas. Espera-se que a Apple continue o trabalho iniciado pela genialidade de Jobs, que sempre será relembrado por meio de seus iDevices, cada dia mais e mais essenciais em nossas vidas. direitamente no aplicativo original. A capacidade de vídeo também melhorou, pois agora pode-se gravar vídeos em full HD (1080p). Parte integrante do iPhone é o sistema operacional i OS 5, disponível desde 12 de outubro pelo iTunes. Segundo a Apple, o novo sistema tem mais de 200 recursos novos e está disponível para iPhone 3GS e demais produtos mais recentes, como iPods de terceira geração e posterior, e iPads. Com o i OS 5, a Apple agregou mais valor ao dispositivo, incluindo um novo sistema de notificação com desenho mais elegante, a partir da tela inicial. Também notável é a característica "PC Free", que

nos aplicativos já existentes, o iPhone 4S tem outros atrativos: o iMessage, programa que permite o envio ilimitado de mensagens entre dispositivos, mesmo em rede 3G, com características semelhantes às do BBM da Blackberry, como status de entrega, mensagens em grupo e compartilhamento de vídeos e fotos; o Wi-Fi Sync, que sincroniza e atualiza o telefone por meio do iTunes enquanto está em carregamento, sem necessidade de conexão com o computador, e integração no próprio sistema para Twitter e Facebook. Mas a verdadeira estrela do novo aparelho é o Siri — assistente que entende o que o usuário fala e pode

conversar com ele. Em abril de 2010, a Apple comprou os direitos da Siri Inc., que possuía um sistema de reconhecimento de voz bem impressionante, capaz de fazer buscas na Web, como verificar listas de filmes no cinema, fazer reservas em restaurantes e até mesmo chamar um táxi. Com esse assistente, pode-se fazer quase tudo via voz: pode-se ditar mensagens de e-mail, programar alarmes, criar notas, procurar contatos da agenda, fazer buscas na Net, agendar reuniões, mandar cartões e muito mais. É ver, e usar, pra crer!


atitude

Enquanto ainda é tempo! Por Eliana Barbosa | Psicoterapeuta holística, consultora em Desenvolvimento Humano

C

preparado para o crescimento e para as mudanças positivas.

om a proximidade do final do ano, e da chegada de 2012 — carregado de tristes previsões —, é normal sentirmos uma necessidade de fazer uma avaliação do tempo que está passando e do que estamos fazendo com ele.

Antes que seja tarde, pare de criticar e culpar os outros pelos seus problemas, procurando entender que sua vida esteve, está e sempre estará em suas próprias mãos. Você é exatamente aquilo que acredita que pode ser.

Embora você não deva temer acontecimentos futuros, sobre os quais você não tem poder de mudar, chegou a hora de refletir sobre como você pode viver com mais plenitude, preparando-se para uma nova era de pessoas conscientes, verdadeiras e felizes. • Será que você está aproveitando sua vida para buscar o crescimento moral e espiritual, assim como você busca crescer materialmente? • Será que você está valorizando sua família o tanto quanto ela merece? Afinal, é na família que você pode encontrar seu porto seguro e não em seu ambiente de trabalho. • Será que você está vivendo de forma que não tenha de se arrepender depois? Já aprendeu a pedir perdão? • Será que você já pode afirmar que não tem inimigos, que conseguiu perdoá-los pelas suas tolices? • Será que você já parou para ver o nascer ou o pôr-do-sol, ou ouvir o som possante das águas de uma cachoeira, ou observar folhas secas na correnteza de um rio, ou sentir o aconchego das areias do mar? É, o tempo passa inclemente, as rugas se manifestam, as dores físicas muitas vezes aparecem, mas o principal, que é aprender a viver bem enquanto ainda é tempo, a reconhecer-se como pessoa de valor, batalhadora, isso você vai deixando para depois. E se você não tiver tempo para tudo o que deixou para o amanhã? 92 revistamodabrasil.com

Enquanto ainda é tempo, seja generoso, paciente, sorria com gosto, preste mais atenção nas crianças, acredite na realização dos seus sonhos. Cada segundo que passa não volta nunca mais, então “saboreie” esses momentos, aproveitando e agradecendo as preciosas oportunidades que o Universo lhe oferece.

É chegada a hora de mudar para melhor. Viver aqui na Terra é um grande aprendizado e as lutas de cada dia são provas para você se tornar um ser humano completo, cheio de sabedoria e de amor. Sendo hoje o primeiro dia do resto de sua vida, não o estrague preocupando-se com o futuro da humanidade, porque todo fim traz consigo, de alguma forma, um novo começo. Antes que seja tarde, desfrute o presente — essa dádiva que você tem em suas mãos —, vivendo intensamente aqui e agora. Enquanto ainda é tempo, tenha coragem de declarar seu amor às pessoas, de perdoar seus desafetos e de se perdoar pelos desacertos do caminho. Busque no trabalho sua realização e não sua escravidão. Aceite sua vida como ela se apresenta, porque após a aceitação é que você estará

E já que estamos refletindo sobre o valor de nossas existências, antes que seja tarde lembre-se de ousar e se arriscar um pouco

Enquanto ainda é tempo, tenha coragem de declarar seu amor às pessoas, de perdoar seus desafetos e de se perdoar pelos desacertos do caminho. mais, transformando suas ideias em realidade, ou seja, integrando o pensar e o agir. Afinal, só o fato de você estar vivo já é um risco que você corre todos os dias e é por isso que viver é tão mágico! Enfim, enquanto é tempo, acorde para a vida e permita-se ser feliz!


Como atrair energias positivas para 2012 Somos todos pura energia e, dessa forma, irradiamos e atraímos essa energia em todos os momentos de nosso cotidiano. Eis, então, algumas dicas para você ser se tornar um ímã de boas energias: • pensar e falar com otimismo são os primeiros passos para atrair energias positivas ao longo do ano. • De acordo com as vibrações que você emana através de seus pensamentos, palavras e atitudes, você vai atrair para sua vida pessoas que vibram na mesma sintonia. • Se você estiver em harmonia com você mesmo, terá ótimas oportunidades de conhecer pessoas maravilhosas e prósperas. Quando você está alegre e positivo, seus olhos ficam mais brilhantes, sua voz, mais atraente, até sua pele fica mais viçosa — tudo isso porque a sua energia, que representa suas emoções, está luminosa, vibrante e poderosa.

• Se você estiver envolvido nas pesadas energias da culpa, do rancor ou do desejo de vingança, sua vida vai começar a andar para trás. Quando você está angustiado, sua energia fica fraca e, pouco a pouco, as situações começam a se complicar — as pessoas aborrecidas aproximam-se de você, a sua proteção energética fica comprometida e você acaba exposto à inveja e à maldade daqueles que você mesmo atraiu. • Como tudo na vida funciona na base da sintonia, guarde bem: você é muito mais que um corpo físico. Você é uma energia poderosa. Escolha manipular essa energia a favor do amor e do bem comum, porque você atrai aquilo que transmite. • Permita que no novo ano altas energias de prosperidade e alegria circulem por sua vida, num eterno dar e receber, plantar e colher! Desde já, feliz 2012 para você!


Referências bibliográficas | iconográficas

Moda — Internet, Flash — Internet , Look — Internet, Caio Castro — © Crispim, Cabelo — Internet, Maquiagem — Internet, Acessórios — Internet, Complementos Internet, Juliete de Pieri — © JV Galindo, Brasilidade — © Simone Rodrigues, Design — Internet, Ícone — Internet, Vida — Acervo WB, Fitness — © Alcides Notaro, Saúde — Acervo WB, Música — © Dulce Pontes | Ondeia, Tecnologia — Internet, Delícias — Acervo WB, Gente — © Rafael França - http://www.jblog.com.br/heloisatolipan.php?itemid=21947&catid=233, Modernidade — Acervo WB, Negócios — Acervo WB, Camila Brant — © Farnésio Porto, Roteiro — Acervo WB, José Alonso Dias — © Luiz Fotógrafo, Tecnologia — Acervo WB, Atitude — Acervo WB




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.