Transporte Sarcófago Romano

Page 1

Processo de preparação para transporte do Sarcófago

O processo de acondicionamento e transporte de uma peça assim é um risco e um desafio para os conservadores e para os profissionais das empresas transportadoras. O carácter único e insubstituível de uma peça desta natureza não deixa margem para erros de qualquer espécie. O processo de embalagem e deslocação é moroso e complexo. É por isso que peças como esta viajam apenas em casos muito excepcionais.

Aspectos da preparação do acondicionamento e embalagem

1


A estrutura de acondicionamento para transporte de uma peça com este peso tem que ser bem calculada. As caixas são de um modo geral em madeira, revestidas interiormente com espumas específicas, com densidades calculadas para suportar a pressão produzida pelo peso da peça, mas ao mesmo tempo macias, não abrasivas. Neste caso foi necessário, além dos revestimentos interiores, criar uma base de apoio especialmente robusta que suporta a totalidade do peso e introduzir elementos de travamento para impedir que a peça deslize no interior da embalagem embatendo nas paredes da mesma. Foi preciso também colocar travamentos no interior da peça, acautelando as zonas naturalmente mais frágeis, onde as paredes são mais finas.

À saída do MNSR e entrada no camião que o leva a Mérida

Chegada ao Museu de Mérida e desembalagem já numa das salas de exposição

2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.