Lendas passadas histórias contadas

Page 5

Lendas Passadas…Histórias Contadas… Lenda do Campo da Velha

Num dia quente de verão, o rei passeava pelos campos de Alfarelos com a sua comitiva. Deparando com um grande casebre, pediu à jovem que ali morava um copo de água para matar a sede. Vendo uma cama, aproveitou para nela descansar. Recuperado pela sesta retemperadora quis agradecer à jovem dizendolhe que lhe daria o que solicitasse. Pediu-lhe um campo que pudesse lavrar com um couro de boi, o que o rei concedeu. Ela começou a recortar o couro em estreitas tiras até se tornar num finíssimo fio e delimitou com ele um campo com várias centenas de hectares junto à sua casa. Como palavra de rei não volta atrás, o rei doou-lhe o terreno. Anos volvidos, uma velhinha doou o terreno à Câmara. Era a outrora jovem a quem o rei tinha dado o terreno. Foi com o dinheiro da venda deste campo que, passados muitos anos, foi construído o edifício dos Paços do Concelho de Soure.

Fonte:http://www.castelosemuralhasdomondego.pt/website/lendas Ilustração: Joana Filipa Camaz Mateus Recolhida pela turma: 3º e 4º B - EB1 de Anobra Professora: Anabela Campante Tavares

4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.