1 minute read

COM O NAMORADO

Next Article
OS MUTANTES,

OS MUTANTES,

definitivamente incorporado à banda, Rita, mesmo grávida, sai em turnê com Gilberto Gil. O show, denominado Refestança , foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show. Beto Lee, primeiro filho da artista, nasce em 1977, seguido por João em 1979, e Antônio em 1981.

Em 1978, a banda lança o disco Babilônia , que produziu os singles bem-sucedidos “Jardins da Babilônia”, “Agora é Moda” e “Eu e Meu Gato”.

Advertisement

Outro destaque do disco foi a futurista “Miss Brasil 2000”. Apesar de já conter influências da música disco e do pop, fruto da participação de Roberto de Carvalho, Babilônia tem sido considerado por muitos como o último disco verdadeiramente de rock de Rita.

Em 1977, Rita já havia manifestado desgosto pelos radicais do rock e da MPB, dizendo que não se considerava uma roqueira radical. A partir de 1979, Rita e Roberto começam a fazer discos e shows juntos — num formato “dupla dinâmica” — e inauguram uma fase superpop, de enorme empatia popular. Acontecem então espetáculos e diversos especiais para a TV Globo. O primeiro trabalho em disco da dupla foi o álbum Rita Lee , de 1979, com os sucessos “Mania de Você”, “Chega Mais” e “Doce Vampiro”.

EM 2016, foi lançada sua autobiografia Rita Lee: uma autobiografia, pela Globo Livros. O lançamento foi em São Paulo. Rita concedeu uma entrevista sobre o livro e sobre sua vida mais reclusa: “O maior luxo da vida é dar amor aos bichos e ter uma horta”. Além de tornar-se um dos títulos mais vendidos do país, o livro colecionou críticas elogiosas. A artista foi agraciada pela APCA como melhor autora de 2016 e também pelo Grande Prêmio da Critica, por seus serviços prestados à música.

Em 2021, foi lançada “Change”, canção com parceria de Roberto de Carvalho e Gui Boratto, sua primeira música inédita em oito anos. A faixa integrou a trilha sonora da telenovela Um Lugar ao Sol.

Em 2023, a artista anunciou o lançamento do livro Rita

Lee: outra autobiografia, também pela Globo Livros. No livro, ela narra detalhes de seu tratamento contra um câncer de pulmão, diagnosticado em 2021. No dia 8 de maio desse mesmo ano, seu estado de saúde piorou novamente e Rita faleceu cercada de sua família, em seu apartamento em São Paulo.

This article is from: