DASLU #54

Page 40

comportamento

de manequim

a it-girl comp

lindas e às vezes esquisitas, estas mulheres são musas inspiradoras dentro e fora das passarelas. e não é de hoje.

revista daslu | alto inverno 2013

a

tops

ntes mesmo de Charles frederic Worth ficar famoso como o pai dos desfiles de moda, garotas bonitas e esguias já eram contratadas por lojas parisienses de tecidos para mostrar looks para as clientes. o sonho de se tornar popular numa carreira que pode render milhões é um conto de fadas contemporâneo que dá adeus, inclusive, à má fama creditada às manequins há algumas décadas. no novo cenário, tudo mudou, e não são poucas as it-girls que viraram it-models. o affair recente é com a inglesinha Cara Delevingne, nomeada modelo do ano 2012 pelo British fashion awards. Cara tem 20 anos, é irmã da socialite Poppy Delevingne, e compensa a falta de três centímetros de altura, pelo menos – ela tem 1,75m –, com atitude, cultura e versatilidade. outro nome do momento é ireland Baldwin, 17 anos, que veio de uma família poderosa e acaba de ser contratada pela agência iMG. ela promete seguir os passos da mãe, Kim Basinger, passarelas afora, depois de ter cogitado seguir a vocação do pai, alec Baldwin. na lista de modelos-celebridades ainda figuram nomes como alice Dellal (darling de Karl lagerfeld para a bolsa Boy Chanel) e Georgia May Jagger. as mães das duas, andrea Dellal e Jerry Hall, respectivamente, também foram ícones de beleza na moda. se por um lado as marcas namoram sobrenomes famosos, por outro, a fase é de resgate de profissionais que ajudaram a construir a mítica em torno da carreira. Da mesma geração de belezas aristocráticas como Do-

40

rian leigh (dizem ter sido a verdadeira Holly Golightly), Dovima e lisa fonssagrives, Carmen Dell’orefice é a única que continua na ativa. aos 82 anos, em janeiro, fechou o desfile de stéphane rolland, na semana de alta-costura verão 2013, coroando a carreira iniciada aos 13 anos, quando posou para salvador Dalí. Dois anos depois, fez a primeira capa da Vogue américa e, nos anos 50, foi o rosto do Chanel nº 5. ainda esguia e bela, Carmen não nega que já passou por cirurgias plásticas. “se o teto da sua sala de estar estivesse caindo, você não iria providenciar um reparo?”, questiona no documentário About Face: The Supermodels Then And Now, lançado na última edição do festival de Cinema sundance e que está na grade da HBo Go, canal online da tv paga, não disponível para o Brasil. a seu lado estão outras mulheres que quebraram barreiras, como Carol alt, que posou nua aos 48 anos para a Playboy e agora, aos 51 anos, se divide entre a carreira de modelo e atriz – em Para Roma com Amor, de Woody allen, faz a esposa de alec Baldwin. isabella rosselini, a mais popular de todas, reclama em seu habitual look boyish, que agora é a filha quem recebe convites para as festas. Jerry Hall, Karen Bjorson (a preferida de Halston) e Beverly Johnson (primeira negra a ganhar uma capa de Vogue, em 1974) estão no cast dirigido por timothy Greenfield-sanders. outro destaque no documentário é Marisa Berenson. neta de elsa schiaparelli, foi uma das modelos mais bem pagas dos anos 1960 e atuou em Morte em Veneza, de luchino visconti.

fotos getty images e reprodução

por silvana Holzmeister


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.