Page 1

3


ORIENTAÇÕES PRÁTICAS para o evangelismo via satélite

Divisão Sul-Americana 2010


Introdução O Evangelismo via satélite é realmente um dos métodos mais notáveis de pregação do evangelho que Deus deu à Sua Igreja. Usando tecnologia avançada, é possível compartilhar com congregações de todo Brasil, de maneira econômica, as Boas Novas do Reino. Este formato de evangelismo permitirá que o Pr. Luís Gonçalves esteja, ao vivo, na sua igreja e em milhares de outras congregações ao mesmo tempo.

O que vem a ser o Evangelismo Via Satélite “Tempo de Esperança? Em primeiro lugar, o Evangelismo “Tempo de Esperança”, com o Pr. Luís Gonçalves, é a coroação de todos os esforços evangelísticos do projeto Impacto Esperança, Um dia de esperança. O evangelismo via satélite é muito semelhante a uma série de conferências convencional. A igreja local deve se preparar para o evangelismo via satélite da mesma forma que o faria para o evangelismo tradicional. A diferença é que ao invés do sermão ser pregado por um evangelista local, será transmitido via satélite, ao vivo, direto de Maringá, no Paraná. No Brasil, as pregações serão realizadas no CENTRO DE EVENTOS EXCELLENCE.

3


O que minha igreja precisa fazer a fim de prepararse para o evangelismo TEMPO DE ESPERANÇA? Os elementos chave para uma evangelização eficaz são: Entender que evangelismo é algo que permeia toda a igreja. Esse é o evangelismo integrado. Portanto, TODOS precisam estar envolvidos. Veja como isso é possível: 1. Profunda preparação espiritual com muita oração. 2. Motivação e compreensão de quão importante nossa Missão é aos olhos de Deus. 3. É vital que a igreja trabalhe com determinação no evangelismo de colheita. 4. Conquistar amigos e interessados através de estudos bíblicos, classes bíblicas, pequenos grupos, duplas missionárias e outros programas preparatórios. 5. É necessária a organização de uma lista de interessados. 6. Devemos convidar a todos para comparecerem às reuniões evangelísticas. 7. Organizar a igreja para que realize programas atrativos juntamente com a transmissão Tempo de Esperança. 8. Cada interessado deve ser contatado no dia seguinte, sem falta, por telefone ou por e-mail. 9. É indispensável a visitação sistemática aos interessados. 10. Organização de equipes bem estruturadas. 11. Bons programas de continuidade após o término da campanha. “Evangelismo não é um evento, é um processo!”

4


EVANGELISMO VIA SATÉLITE 2010 1. O que é o evangelismo via satélite? · É uma forma pratica e econômica de pregar o evangelho a milhares de pessoas num curto período de tempo. É um evangelismo feito ao vivo pela televisão. 2. Qual será a data e o horário do evangelismo? · O evangelismo será de 23 a 30 de outubro de 2010. Das 19h30 às 20 horas, igreja local e das 20 às 21 horas, via satélite. 3. Quem será o pregador? · Será o pastor Luís Gonçalves, evangelista da igreja Adventista para a América do Sul. 4. Quem são os convidados especiais para fazer o louvor? · Quem vai cantar todas as noites será o quarteto Arautos do Rei. 5. O evangelismo será somente em Maringá pela TV Novo Tempo? · Não, o evangelismo será em cada igreja do país, inclusive na minha igreja. 6. Será transmitido também pela internet? · Sim, o site www.esperanca.com.br ira transmitir ao vivo.

5


7. Onde posso obter mais informações e ainda contar o que está acontecendo em minha igreja? · Você terá o site www.tempodeesperanca.org.br como o meio de informação e comunicação. Pode usá-lo à vontade. 8. Qual será o horário do evangelismo Tempo de esperança · Na igreja local o evangelismo deve começar às 19:30 · Ao vivo, direto de Maringá pela TV, será das 20 às 21 horas (horário de Brasília). 9. Como devo proceder em minha igreja? · Envolva a igreja numa poderosa campanha de oração. Cada Adventista deve consagrar sua vida a Deus e orar por pelo menos cinco pessoas amigas, pessoas estas, que devem ser conduzidas a igreja mais próxima. · Faça uma lista de pessoas interessadas no estudo da bíblia, outra lista de pessoas ex. Adventistas e monte uma estratégia para levar essas pessoas às nossas reuniões. · Envolva os pequenos grupos e as classes bíblicas nesse processo de levantamento de interessados. · Organize a igreja em equipes, faça os treinamentos, passe todas as informações nos mínimos detalhes. · Inicie uma intensa divulgação do evangelismo. Use todos os meios possíveis para isso, tais como; púlpito, boletins, revistas, jornais, internet, sites, blogs, chats e envolva os jovens e adolescentes no desafio de usar o twiter e os sites de relacionamentos para falar a todos do evangelismo Tempo de Esperança. · Prepare sua igreja como se fosse fazer um evangelismo convencional, porém extraordinário. · Prepare todos os materiais que serão usados na campanha. Certifique-se de que tudo está ok e não deixe nada para a última hora.

6


10. Minha igreja precisa ter um evangelista? · Sim, cada igreja deve ter uma pessoa responsável pelo evangelismo, essa pessoa (homem ou mulher) será o correspondente do pastor Luís Gonçalves na igreja local. 11. O que devemos fazer no dia seguinte? · Cada pessoa não adventista que esteve em nossa igreja deve ser contatada no dia seguinte. Isso pode ser feito por telefone ou por e-mail. Para isso, é preciso organizar uma equipe com pessoas bem treinadas. 12. Como serão os apelos? · Teremos apelos todas as noites. · Não usaremos cartões de apelo como no ano passado. · Cada igreja deve estar preparada para registrar as decisões das pessoas no momento do apelo. · Nas primeiras noites, os apelos serão gerais. O objetivo é preparar o coração do povo. A partir da quarta-feira faremos apelos diretos de batismo. · Todas as noites as pessoas serão chamadas à frente. 13. Como serão os batismos? · Teremos batismos todas as noites. · Cada noite uma união fará o batismo. · Na noite em que sua união for batizar, todas as igrejas dessa união farão batismos simultâneos. · A declaração será feita ao vivo via satélite. · No ùltimo fim de semana, cada igreja fará um festival de batismos.

7


14. O que fazer após o evangelismo via satélite Tempo de Esperança?

· No dia seguinte (domingo 31) cada igreja deverá fazer uma reunião com a equipe de evangelismo para avaliar o programa. · Nesta reunião, é importante definir estratégias para a continuidade do programa. · Classifique os interessados que passaram em nossa igreja em TRÊS categorias de interesse: Classe A – aqueles que são muito interessados e candidatos em potencial para o batismo. Classe B – São aqueles que têm interesse, querem continuar na igreja, porém enfrentam dificuldades mais sérias como casamento e trabalho no sábado e vícios. Classe C – Estes são aquelas pessoas que não tem muito interesse, vivem grandes conflitos, porém querem nossa ajuda. · Coloque as duplas missionárias para atende-los e ministrar os estudos bíblicos. Fortaleça a oração intercessora em favor deles. Leve-os a um pequeno grupo e ou a uma classe bíblica. · Os que foram batizados devem estar no programa do discipulado.

15. Qual a orientação da igreja para os meses de novembro e dezembro? · Nos últimos dois meses do ano, cada igreja deve realizar cultos inspiradores. · Realizar evangelismos aos domingos a noite. Ter um forte e lindo programa de evangelização.

8


· Fortalecer as classes bíblicas, os pequenos grupos e as duplas missionárias. · Ter a certeza de que cada novo na fé está matriculado no programa de discipulado. · Cada igreja deve realizar pelo menos mais dois batismos, um em novembro e o outro em dezembro.

16. Como será o evangelismo em 2011? · No ano que vem, nosso programa de evangelismo será ainda mais especial. · Teremos o evangelismo da amizade. Realizaremos um poderoso programa por nome, “AMIGOS DA ESPERANÇA. · Daremos um foco especial no plantio de novas igrejas. · O evangelismo via satélite será; em português direto de Belo Horizonte e em espanhol direto de Buenos Aires na Argentina.

9


ORGANIZANDO O EVANGELISMO O evangelista local deve: • Chegar mais cedo à igreja. • Levar um sermão preparado para alguma emergência. • Ser responsável pelo programa. • Apresentar o Pr. Luís Gonçalves. • Continuar com o microfone na mão o tempo todo. • Motivar o povo a dizer amém quando o pregador solicitar. • Ir à frente na hora do apelo para receber o povo. • Fazer um segundo apelo após o Pr. Luis Gonçalves. O coordenador geral deve: • Checar tudo, acompanhar cada detalhe. • Ajudar na organização. • Ser responsável por todas as equipes. • Ter todas as informações do evangelismo. • Estar atento ao antes, durante e depois. O diretor de palco deve: • Verificar se está tudo em ordem no palco. • Fazer todos os testes antes da conferência. • Conferir a chegada dos cantores e participantes da noite. • Verificar a iluminação e a decoração do palco. • Trabalhar em harmonia com o assessor do pregador.

10


O responsável pela iluminação deve: • Verificar a iluminação interna e a externa e principalmente a do palco. • Verificar o programa para saber quando desligar e ligar as luzes. Obs.: a iluminação é fundamental para o bom andamento do evangelismo.

O responsável pelas Bíblias deve: • Numerar cada Bíblia. • Entregar somente aos amigos convidados. • Recolher todas as Bíblias no final. O responsável pela oração deve: • Organizar uma sala para a corrente de oração. • Acompanhar a escala de irmãos que estarão em oracão durante o programa. • Ter um grupo de irmãos orando dentro do salão. Eles são chamados de “colunas na casa de Deus”. • Ser responsável por toda a estrutura de oração. • Distribuir nomes para os irmãos orarem naquela noite. Obs.: O sucesso do evangelismo depende do poder de Deus.

O responsável pelo som deve: • Fazer testes nos microfones, cabos e tomadas. • Fazer as devidas instalações. • Deixar o som devidamente equalizado. • Ter uma sequência de trilha sonora para todos os momentos do evangelismo. • Estar atento ao programa o tempo todo.

11


O responsável pelo louvor : • Deve organizar e ensaiar uma equipe de louvor. • Deve levar o povo a cantar hinos fáceis e evangelísticos. • Deve fazer a escala de cantores seguindo o critério da conferência. • Sua equipe deve levar o povo a cantar de verdade. • Um bom louvor ajuda na decisão do povo. O responsável pelas mensagens musicais e as músicas de apelo deve: • Fazer uma escala de cantores para a semana de evangelismo. • Ter sempre uma música preparada para o momento de um eventual segundo apelo. Obs.: Esses cantores devem estar em comunhão com Deus e com a igreja.

O responsável pela recepção deve: • Receber as pessoas com alegria. • Anotar nomes e endereços completos. • Deixar os convidados bem à vontade. • Ter em mãos os cartões de decisão. • Fazer um levantamento geral para saber quantas pessoas estarão cada noite. • Anotar os nomes dos que aceitarem o apelo. • Registrar a presença de autoridades. • Dar um relatório ao evangelista a cada noite. O evangelista das crianças deve: • Organizar por faixa etária. • Formar um coral infantil e em algum momento fazer uma apresentação para os adultos. • Providenciar os devidos materiais. Obs.: Vamos atender somente crianças de 04 a 08 anos.

12


A equipe de anciãos deve: • Promover um culto inspirador. • Ter participação ativa no programa. • Fazer visitação aos membros fracos e afastados da igreja.

Obs.: Os anciãos são os conselheiros do evangelismo. Eles formam a equipe de apoio.

Todos os departamentos: • Cada departamento deve estar focado no evangelismo. • Ao dirigir sua parte na igreja, fale e divulgue nosso evangelismo. • Tenha idéias criativas para ajudar no preparo da igreja. • Cada líder de departamento deve participar ativamente do evangelismo e motivar seus liderados a fazer o mesmo. • Os Desbravadores e Aventureiros devem estar a postos e uniformizados para apoiar todo o evangelismo. Responsável pelo batismo: • Tenha fichas de batismo sempre em mãos. • Prepare o batistério e o mantenha com água durante toda a semana. • O pastor oficiante deve estar pronto para realizar o batismo e fazer um segundo apelo. • Tenha os roupões preparados. • Organize a equipe para anotar nomes no apelo. • Faça uma boa decoração no batistério.

13


Plantão médico : • É importante ter um profissional da saúde à disposição da igreja. • Ter remédios de primeiros socorros. • Ter os devidos cuidados de higiene, pois estamos em um ambiente público. Responsável pela propaganda : • Mídia. • TV e Rádio. • Internet. • Jornais. • Cartazes e convites. • Faixas e banners. • Divulgação em geral. Equipe de apoio : • Estacionamento. • Limpeza em geral. • Confraternização no fim de cada culto com um lanche, se for possível. • Conseguir apoio para buscar e levar de carro as pessoas necessitadas.

14


PROGRAMAÇÃO SUGESTIVA PARA A IGREJA LOCAL

19h – Reunião (via satélite) de orientações aos líderes. 19h 20 – Fundo musical e equipe de recepção a postos. 19h 30 – Boas vindas, oração e momento de louvor (dois ou três

hinos).

19h 40 – Distribuição de brindes. 19h 50 – Mensagem musical (uma música). 19h 55 – Palavras introdutórias e orientações do evangelista local.

15


PROGRAMAÇÃO AO VIVO PELA TELEVISÃO PARA TODO O BRASIL 2/9/10 Horário Abertura 01

23/10

20:00:00 20:00:45 20:02:45 20:06:15 20:11:15 20:12:15 20:12:30

0:00:00 0:00:45 0:02:45 0:06:15 0:11:15 0:12:15 0:12:30

20:12:30

Evangelismo / Tempo de Esperança - 2010

-51

DUR/PGM

Timer

0:00:45 0:02:00 0:03:30 0:05:00 0:01:00 0:00:15

Vinheta de Abertura Principal Saudação e Oração - Pr. (uniões) Vídeo - Giro nas Igrejas - (uniões) Arautos do Rei- Musica AR - Louvor cogregacional Vinheta Tema do Dia - Alpha

0:28:30

0:28:30

Sermão - Tempo de Esperança

20:41:00

0:32:30

0:04:00

Batismo - (uniões)

20:45:00

0:35:30

0:03:00

Apelo

20:48:00

0:37:30

0:05:00

Musica Apelo - Arautos do Rei -

20:53:00

0:39:00

0:01:30

Oração Final

20:54:30

0:39:30

0:00:30

VT

VT VT

20:55:00 0:55:00

0:42

Roll Final - logo TV

0:42:30

VOLTA PARA A IGREJA 21h – A igreja local faz um segundo apelo (se necessário) e a oração final.

21h 15 – Cada igreja deve fazer uma reunião de avaliação e

planejar o atendimento aos interessados no dia seguinte.

Evangelismo Divisão Sul-Americana “Não basta ser adventista, tem que ser Evangelista.”

16

Guia de Orientações  

Guia de Orientações Tempo de Esperança Evangelismo via satélite

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you