PIBID URI - I v.2

Page 250

interdisciplinaridade retorna ao centro dos discursos pedagógicos, como abordagem metodológica de relevância. Nesse sentido, torna-se necessário resgatar a abordagem dos quatro pilares da educação, para o século XXI, citados pela UNESCO, que são: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos, e aprender a conhecer, os quais inter-relacionados encaminham-se a uma formação integral do aluno enquanto cidadão, num mundo de relações sociais dinâmicas. O recorte, a seguir,

ilustra os

diferentes pilares/eixos

da educação na

contemporaneidade, cujo teor reforça a necessária natureza híbrida do aprender, movida pela urgência de uma sociedade em constante transformação, o que, no campo do ensinoaprendizagem, ratifica a ideia de novas alternativas metodológicas (distantes das fórmulas tradicionais), motivadoras, construtivas e revolucionárias. Nesse universo de compreensão, a interdisciplinaridade representa uma “saída” atualizada para o ensinar e aprender e, portanto, para o processo de formação de professores: Aprender a aprender4 [...] para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida. Aprender a fazer [...] que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. [...] Aprender a conviver, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências [...] no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz. Aprender a ser, para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se (DELORS, 2010, p. 31).

A interdisciplinaridade representa o eixo central do PIBID-UNICRUZ, dado à necessidade de se promover a articulação das diferentes áreas, de uma forma natural e produtiva, evitando-se a fragmentação do saber, conduzindo a uma prática pedagógica críticoreflexiva. Com o PIBID, em seus vários subprojetos, busca-se o incentivo à formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da educação, na escola pública e, ao mesmo tempo, elevando o nível qualitativo das ações acadêmicas direcionadas à formação inicial de professores, nos cursos de licenciatura. A citação, abaixo, revela esse comprometimento:

4

Grifos nossos.

250


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.