PIBID URI - I v.2

Page 240

A partir desses elementos o estagiário vai buscar algum modelo, para que ele possa estabelecer a sua prática docente, ou seja, pode-se considerar que ele vai buscar nas suas experiências pessoais modelos que funcionaram e que podem ser transportados para sua realidade. Uma possibilidade que se apresenta a este estagiário nos é referido por Pimenta (2004), que nos apresenta que a prática pode ocorrer pela imitação que ocorre, a partir da observação, imitação, reprodução e reelaboração na prática dos modelos que são considerados como bons. Em geral, Nesse processo escolhem separam aquilo que consideram adequado, acrescentam novos modos, adaptando-se aos contextos nos quais se encontram. Para isso, lançam mão de suas experiências e dos saberes que adquiriam. (PIMENTA, 2004, p. 35).

Podemos considerar está teoria proposta por Pimenta, só que devemos considerar que a realidade de uma sala de aula e mutável e que se apresentam diferenças econômicas e históricas, ou seja, como já referi e será mencionado posteriormente o professor deve conhecer a realidade do seu aluno, para que sua prática possa funcionar da melhor forma possível. Nesse sentido deve-se considerar que qualquer profissão e técnica, logo a utilização de técnicas se faz necessário para a execução das ações no transcorrer da prática docente. Só que se faz necessário uma reflexão sobre essas técnicas, para que elas possam ser aplicadas da forma mais adequada na sala de aula na qual o estagiário está inserido. Até aqui se discutiu possibilidades de aliar a teoria e a prática, mas como efetivar essa relação dentro da sala de aula. Nesse momento novamente vamos recorrer a Pimenta (2004, p. 41), “que apresenta que de acordo com o conceito de ação docente, a profissão de educador é uma prática social, como tantas outras é uma forma de se intervir na realidade social”. Está operacionalização da prática mais teoria pode se estabelecer, a partir da relação sujeito e instituições que vão levar ao que já foi referido. Em sentido amplo

Ação designa a atividade humana, o fazer efetivo ou a simples oposição a um estado passivo. Entretanto, em uma compreensão filosófica e sociológica, a noção de ação é sempre referida a objetivos, finalidades e meios, implicando a consciência dos sujeitos para essas escolhas, supondo um certo saber e conhecimento. Assim denominamos ação pedagógica as atividades que os professores realizam no coletivo escolar supondo o desenvolvimento de certas atividades materiais orientadas e estruturadas. Tais atividades têm por finalidade a efetivação do ensino e da aprendizagem por parte dos professores e alunos. (PIMENTA, 2004, p. 42).

Sendo assim essa relação que envolve teoria e prática está intrinsecamente relacionada ao ato docente e a adequação e reflexão da realidade na qual estamos inseridos, logo o papel 240


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.