PIBID URI - III v.I

Page 197

processo ensino-aprendizagem de Matemática. Outro fator é a relação entre teoria e prática que julgamos imprescindível para os acadêmicos de um curso de licenciatura, futuros professores. Segundo D’Ambrósio et al (1996 apud GOMES, 2006), a formação inicial de professores precisa ser pautada na articulação entre teoria e prática, entre o saber específico vinculado a um saber pedagógico. A oportunidade que temos de presenciar e analisar as aulas dos professores regentes, que auxiliamos, permite refletir sobre nossa prática profissional, bem como, levantar alguns questionamentos: Será que as escolhas didáticas feitas pelo professor (a) proporciona uma aprendizagem significativa? Posso seguir esse exemplo? O que se pode mudar? Que recursos posso utilizar, nesse caso? O PIBID nos proporciona realizar esses questionamentos e buscar respostas, bem como, desenvolver práticas antes da realização dos estágios, o que proporciona segurança, pois estamos cientes da realidade da sala de aula. Para Hargreaves (2001, apud FIORENTINI, 2008, p. 45)

a sociedade atual, passou a reivindicar da escola a formação de sujeitos capazes de promover continuamente o seu próprio aprendizado. Os saberes e os processos de ensinar e aprender, tradicionalmente desenvolvidos pela escola, se tornaram cada vez mais absolutos e desinteressantes para os alunos. O professor passou, então, a ser continuamente desafiado a atualizarse e tentar ensinar de um modo diferente daquele vivido em seu processo de escolarização e formação profissional.

Diante desse contexto, verificamos a importância do licenciando entrar cada vez mais cedo no ambiente escolar e se conscientizar que não basta somente ter o diploma de graduado, por exemplo, em Matemática, mas que precisa continuadamente participar de cursos de aperfeiçoamento profissional, se atualizar através de formação continuada de professores, precisa ir além dos conhecimentos adquiridos até o momento. Portanto, neste trabalho, pretende-se realizar um estudo com intuito de apontar as contribuições do PIBID para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática e a formação inicial de professores.

METODOLOGIA

Para realizarmos o estudo analisamos vinte e um (21) artigos publicados em quatro eventos, a saber: III Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) - I Encontro Nacional PIBID; X Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); 197


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.