Fique por dentro! Algumas informações sobre o Livro de Provérbios... PROPÓSITO: Ensinar as pessoas a alcançar a sabedoria, a disciplina e uma vida prudente, e a fazer o que é correto, justo e digno (Pv 1:2,3). Em suma, ensina a aplicar a sabedoria divina à vida cotidiana e a fornecer instrução moral. AUTOR: Salomão escreveu a maior parte deste livro. Agur e Lemuel contribuíram com algumas seções.
DATA: Cerca de 950 a.C., com trechos de 720 a.C. PANORAMA: Este é um livro de sábios ditados, um texto que tem a finalidade de ensinar as pessoas a viver com retidão. VERSÍCULO-CHAVE: “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Pv 1:7)
A palavra hebraica usada para designar essa coletânea de provérbios foi mashal, que, no contexto do livro, significa reger ou governar. Em Provérbios, há ditados, lembranças, advertências, que se apresentam como sábios conselhos para nos ajudar a governar nossa vida. Ao ler Provérbios, entenda que conhecer a Deus é a chave da sabedoria. Atente para os pensamentos e as lições do homem mais sábio do mundo e aplique estas verdades à sua vida. Não leia apenas. Coloque em prática o conhecimento que adquiriu com essa leitura!
CARACTERISTICAS PARTICULARES: No livro de Provérbios há várias formas literárias: poemas, pequenas parábolas, lições de vida. Entre as figuras literárias mais comuns, podemos citar as antíteses, as comparações e as personificações. http://ministerio-c-adolescentes.blogspot.com.br/