Issuu on Google+


LEVÍTICO História 600 mil homens + Mulheres e crianças


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICOS


LEVÍTICOS


LEVÍTICOS


LEVÍTICO O livro de LEVÍTICO é uma uma espécie de intervalo longo para instruções, uma preparação meticulosa para uma vida "santa" numa cultura que não tinha a mínima idéia do que significava essa palavra. ('A Mensagem')


LEV�TICO Deus prepara o seu povo para entrar em contato com uma cultura repleta de deuses e deusas fabricados para realizar as fantasias espirituais. ('A Mensagem’)


LEVÍTICO Os detalhes e instruções aparentemente intermináveis de Levítico tornam-se sinais de boas-novas para nós: Deus se importa tanto com os detalhes da nossa vida, querendo que tudo em nós e à nossa volta seja levado à transformação ... (A Mensagem)


LEVÍTICO Autor - Moisés (1450-1410 aC)


LEVÍTICO Levítico é a chamada do Senhor para a santidade (pureza), serviço e adoração, base de qualquer relacionamento com Deus. Sejam santos porque EU sou Santo. (Lv 11.44-45)


LEVÍTICO TRÊS GRANDES TEMAS DE LEVÍTICO 1º - Deus está presente. •Senhor está presente no meio do povo, no Santos dos Santos do Tabernáculo para a sua habitação. •O Santo dos Santos era separado do resto do Tabernáculo por um véu, que só poderia ser transposto pelo Sumo Sacerdote, uma vez por ano, no Dia da Expiação. •Deus manifestava a Sua Glória no arraial ( 9.23-24).


LEVÍTICO


LEVÍTICO TRÊS GRANDES TEMAS DE LEVÍTICO 2º - Santidade Lev 11: 44 e 45 “Pois Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque Eu sou santo ... Eu sou o Senhor que tirou vocês da terra do Egito para ser o seu Deus; por isso, sejam santos, porque Eu sou santo.”


LEVÍTICO TRÊS GRANDES TEMAS DE LEVÍTICO 3º - Sacerdócio •Livre de defeitos físicos, santidade moral. •Pureza sexual (v18), incesto (v.6-18), adultério (v.20), homossexualidade (v.22), bestialidade, zoofilia (sexo com animais – v.23). O padrão de santidade não é humano. O caráter de Deus tem que ser imitado – santidade. Deus mostra ao povo a necessidade de correção das falhas.


LEVÍTICO


LEVÍTICO Purificação do povo Deus não habita onde existe pecado Para

promover

santidade

do

povo,

Deus

estabelece uma série de maneiras para livrar o povo das consequências do pecado através de sacrifícios ou ofertas.


LEVÍTICO HOLOCAUSTO (Levítico 1)

Típica

oferta

hebraica

no

Antigo

Testamento

e

provavelmente a forma mais antiga de sacrifício. “oferta de ascensão” ou uma oferta que sobe. Animal

macho

sem

defeito

era

completamente

queimado no altar, e a fumaça subia em direção aos céus. Vários animais eram permitidos, de acordo com as possibilidades financeiras.


LEVÍTICO OFERTA DE CEREAL (Levítico 2) O termo significa “presente”. Nas regras de Levítico, o cereal tinha um significado compensatório. Ele acompanhava os sacrifícios queimados e as ofertas pacíficas. Tipo mais barato de sacrifício para aqueles que não podiam dispor de um animal.


LEVÍTICO OFERTA PACÍFICA (Levítico 3) Forma básica de sacrifício. Oferta comemorativa, consumida pelas pessoas. Era apresentada junto aos sacrifícios queimados. Não

era

compensatória,

mas

estava

ligada

à

restauração e reconciliação. Três subtipos: sacrifício de ação de graças, sacrifício prometido e sacrifício de vontade espontânea.


LEVÍTICO OFERTA PELO PERDÃO Levítico 4.1-5.13 Envolvia tocar em algo impuro, enganar, apropriação indevida, juramento em falso. Pecar sem intenção, consciente ou não. Violar qualquer mandamento de Deus. Enfatizava o ato de purificação. Sacerdote, congregação, líder ou indivíduo do povo.


LEVÍTICO OFERTA DE REPARAÇÃO Levítico 5.14-6.7 Trair a confiança de alguém, enganar o próximo, roubar, fraudar, mentir, ameaçar o próximo, jurar falso, pegar e não devolver. Compensatória e ligada à restituição e reparação. Devolver o que roubou, repor o que recebeu +20% e no mesmo dia da oferta. Carneiro sem defeito + 20% do valor.


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO Levítico 10:1-2 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um seu incensário, puseram brasas e incenso nele e ofereceram fogo "estranho" ao Eterno - algo que o Senhor não havia ordenado. Por isso saiu fogo da presença do Eterno e os consumiu - eles morreram na presença dele. (A Mensagem) A nova comunidade precisava tomar consciência de que ela existia para Deus e não o inverso (NVI).


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO A Festa da Páscoa PESSACH 14º dia 1º mês (abril) (23:5). Em comemoração à saída do Egito Libertação da escravidão do Egito A partir de 15º dia 1º mês - Festa Pães Asmos Comer pães sem fermento por 7 dias Santa convocação – sem trabalho


LEVÍTICO A Festa das Primícias yom habikurim 1º sábado depois da Páscoa Marcava o início das colheitas – 1ºs frutos da terra Oferta movida ao Senhor (cordeiro sem defeito) Oferta ao sacerdote e sua família Santa convocação – sem trabalho


LEVÍTICO A Festa do Pentecoste hag xavu´ot Festa Semanas (7 semanas após a Páscoa). 50 dias depois da Páscoa (Junho) Sinalizava o término da colheita de cevada “Santa Convocação” - Gratidão a Deus pelo dom da terra Reunião, comunhão, fraternidade, compromisso com Deus


LEVÍTICO A Festa das Trombetas SHOFAROT 1º dia 7º mês(23:23-25) Encerrava a festa das colheitas As trombetas tocavam chamando para um dia de descanso solene, dia de reunião sagrada Mês de Tishri, após a Festa de Pentecoste Atualmente Rosh Hashanah = Ano Novo Civil “Trombetas do Apocalipse”


LEVÍTICO Dia da Expiação YON KIPPUR 10º dia 7º mês Santa Convocação e Sábado de descanso solene Dia de arrependimento, Dia do perdão O sacerdote entrava no Lugar Santíssimo e fazia expiação pelos pecados do povo (16 e 23:26-32)  “Afligireis as vossas almas” + Jejum + ofertas queimadas Consequências da desobediência – eliminação do povo.


LEVÍTICO Dia da Expiação YON KIPPUR


LEVÍTICO Dia da Expiação YON KIPPUR Bode para o Senhor Bode expiatório ou bode emissário


LEVÍTICO A Festa dos Tabernáculos / Festa das Cabanas Sucot

hagh haqqâçïr

Festa da Colheita - comemorava o término da colheitas dos frutos do verão Começava no 15º dia do 7º mês ( set/out) Em memória da bondade de Deus que os retirou do Egito Moravam em cabanas por 67 dias como memorial da vida no deserto Agradecia a Deus pela colheita (23:39-43).


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO


LEVÍTICO Hebreus 9.11-15 Se o sangue de animais e os outros rituais de purificação tiveram algum efeito positivo sobre nosso comportamento e nossa religião, imaginem quanto mais O SANGUE DE CRISTO É CAPAZ DE PURIFICAR NOSSA VIDA, por dentro e por fora. Por meio do Espírito, Cristo ofereceu-se como sacrifício sem defeito e nos liberou dos esforços inúteis para que nos tornássemos pessoas respeitáveis e pudéssemos viver para Deus (A Mensagem)


LEVÍTICO


NUTRE | Estudo Panorâmico de Levítico por Fábio Sgarbosa