
3 minute read
Celje é o primeiro opositor do Vitória na Liga Conferência
O Vitória de Guimarães vai defrontar os eslovenos do NK Celje na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa de futebol da época 2023/24, ditou o sorteio realizado, nesta quarta-feira (21), na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).
Aequipa minhota, sexta classificada na I Liga desta temporada, vai disputar o jogo da primeira mão do caminho principal da terceira edição da prova em Celje, em 27 de julho, recebendo o vice-campeão esloveno uma semana mais tarde, em 03 de agosto.
O Vitória de Guimarães participa pela segunda vez na Liga Conferência Europa, depois de em 2022/23 se ter imposto aos húngaros do Puskás Akadémia na segunda pré-eliminatória, tendo sido afastado pelos croatas do Hajduk Split na terceira.
O Arouca, que terminou o campeonato no quinto lugar, acede diretamente à terceira pré-eliminatória da mais recente prova europeia de clubes, cuja edição inaugural foi conquistada pela Roma, na época 2021/22, sob a liderança do treinador português José Mourinho, e que em 2022/23 foi ganha pelos ingleses do West Ham.
Quem foram as estrelas da Liga que mais subiram de cotação
António Silva, Otávio e Ugarte foram os jogadores dos grandes que mais valorizaram no final da época. O uruguaio, quase certo no PSG, juntou-se a Gonçalo Ramos no lote dos mais “caros”.
Ofinal da época trouxe atualizações no valor de mercado dos jogadores da Liga portuguesa, com o médio Ugarte, que vai sair do Sporting para o PSG, a juntar-se a Gonçalo Ramos como o jogador mais “caro” do campeonato. Segundo o site especializado “Transfermarkt”, o internacional uruguaio teve a maior valorização, passando dos 25 para os 50 milhões de euros, um valor, ainda assim, abaixo daquele que será pago pelo clube da capital francesa à SAD leonina (60 milhões), equivalente à cláusula de rescisão.
A segunda maior subida de cotação foi de António Silva, central do Benfica, que passou de 25 para 45 milhões de euros, tornando-se o segundo jogador mais valioso do clube da Luz, atrás de Gonçalo Ramos (50 milhões), com o extremo
David Neres a fechar o pódio benfiquista (passou de 22 para 25 milhões de euros).
No F. C. Porto, a maior subida foi do médio Otávio, de 30 para 35 milhões, embora o guarda-redes Diogo Costa continue a ser o mais bem cotado do plantel azul e branco (45 milhões), valor que não se alterou nesta atualização. O terceiro mais “caro” dos dragões é Pepê, que viu aumentar a cotação de 22 para 25 milhões de euros


Voltando ao Sporting, há mais jogadores em alta no mercado, para além de Ugarte. Sempre de acordo com o “Transfermarkt”, o central Gonçalo Inácio e o extremo Marcus Edwards passaram de 25 para 30 milhões de euros, mas o segundo jogador mais valioso do plantel leonino é Pedro Gonçalves, que subiu a cotação de 30 para 32 milhões de euros.
Guedes e Carmo a descer
Em sentido inverso, também houve jogadores dos três grandes que desvaloriza- ram na parte final da temporada. Apesar de não pertencer aos quadros do Benfica (está na Luz por empréstimo do Wolverhampton), o extremo Gonçalo Guedes, apoquentado por uma série de lesões, viu a cotação baixar de 28 para 23 milhões de euros. No F. C. Porto, o central David Carmo, pouco utilizado na segunda metade da época por Sérgio Conceição, passou de 16 para 14 milhões. No Sporting, o avançado Paulinho valia oito milhões de euros e agora vale 6,5 milhões.

Benfica lidera, F. C. Porto e Sporting exatamente a par
Na avaliação do site “Transfermarkt”, o Benfica acabou a época em que conquistou o título nacional, quatro anos depois, com o plantel mais valioso dos três grandes. O elenco das águias vale 351,5 milhões de euros, bem à frente dos dois grandes rivais, que, curiosamente, têm os plantéis cotados ao mesmo valor: 278,1 milhões de euros. O Braga, que terminou o campeonato no terceiro lugar, à frente dos leões, tem a equipa avaliada em 123,5 milhões.
Ricardo Horta vale 20 milhões
O jogador mais valioso do Braga continua a ser o avançado Ricardo Horta, que mantém a cotação em 20 milhões de euros. O médio Al Musrati vem a seguir, com um valor de mercado de 16 milhões, sem alterações relativamente à atualização anterior do “Transfermarkt”.

João Neves quadruplica valor
Revelação do Benfica na parte final da época, o médio João Neves viu a cotação quadruplicar, de 2,5 para 10 milhões de euros. Pior notícia para as águias foi a saída a custo zero de Grimaldo para o Bayer Leverkusen, pois o lateral estava cotado em 25 milhões.