3 minute read

ADEUS… MÚSCULO DO ADEUS!

O “MÚSCULO DO ADEUS”

O tempo costuma ser impiedoso e são bastante comuns as queixas em relação à flacidez dos tríceps.

Mais conhecidos como “músculos do adeus” - já que uma das formas mais evidentes de o percebermos é ao realizar o movimento de dizer adeus a alguém - os músculos que se situam na parte interna dos braços denunciam a ação do tempo por conta de dois tipos de flacidez: a cutânea e a muscular.

No primeiro caso, que é resultado do próprio mecanismo de envelhecimento, existe uma diminuição do colágeno e das fibras de

PRIMEIRO EXERCÍCIO - ROTAÇÕES EM C 30 segundos elastinas, o que faz com que a derme se torne mais fina. Já o segundo relaciona-se com a perda do tónus muscular - um estado de contração involuntário e inconsciente dos músculos -, que tem o seu início por volta dos 30 anos de vida e que leva à redução de massa muscular e à sua substituição por tecido gorduroso. No entanto, o sedentarismo também pode contribuir para um acentuar desta situação.

A SOLUÇÃO ESTÁ… NO TREINO!

E agora vocês perguntam: vale a pena lutar contra a inevitabilidade do tempo?

Há solução para o “músculo do adeus”? E a resposta é: sim! Mas, como já fizemos referência, passa pela prática de exercícios que vão ajudar a definir e fortalecer a musculatura dos braços.

E não se preocupem se por acaso não tiverem por hábito ir ao ginásio ou se também não possuírem equipamentos para treinar aí por casa - o peso corporal pode na realidade ser um enorme aliado para uma sessão de treino não só intensa como muito eficaz. Falta de tempo também não será uma desculpa, até porque existem diversos exemplos de treinos em várias plataformas, como por exemplo o YouTube, que podem seguir e que se adaptam à vossa disponibilidade!

Hoje trazemos um exemplo criado pela influencer fitness MadFit que fica feito em apenas cinco minutos! Se isso é sinónimo de um treino fácil e leve? Nem pensar… Bem pelo contrário!

O grande desafio é chegarem ao fim destes cinco minutos sem baixarem os braços. Pode parecer simples… mas o melhor mesmo é experimentarem!

SEXTO EXERCÍCIO - CÍRCULOS (PARA TRÁS)

30 segundos

Com as pernas ligeiramente abertas, estiquem os braços e levantem-nos à altura dos ombros. Depois, façam um movimento rotacional, como se estivessem a fazer um grande C, levando as mãos e braços acima e abaixo da altura dos ombros.

SEGUNDO EXERCÍCIO - ROTAÇÕES GOALPOST 30 segundos

Dobrem os braços num ângulo de 90 graus,como um guarda-redes de futebol. Os cotovelos ficarão direcionados para o lado e à mesma altura que os ombros. Baixem apenas os antebraços, de forma a até fiquem paralelos ao chão e, em seguida, levantem-nos de volta para a posição inicial.

TERCEIRO EXERCÍCIO - GOALPOST PRESS

30 segundos

Voltem à posição inicial do exercício anterior (cotovelos levantados a 90 graus). Desta vez vão juntar os cotovelos à frente do corpo e depois voltar à posição de “guarda-redes”.

QUARTO EXERCÍCIO - LADO A LADO

30 segundos

Estendam os braços para o lado, à altura dos ombros e paralelos ao chão. Depois vão trazer, à vez, as mãos ao peito, dobrando o cotovelo mas mantendo-os sempre na mesma altura.

QUINTO EXERCÍCIO - L

30 segundos

Como o próprio nome indica, precisam de fazer, com os vossos braços, a forma da letra L. Para isso vão novamente esticá-los lateralmente à altura dos ombros e depois vão levantar o braço direito até que ele toque na vossa cabeça e repetir o movimento para o outro braço.

Mantenham os braços esticados, paralelos ao chão, e façam pequenos círculos para trás. Parece inofensivo… mas vai arder!

SÉTIMO EXERCÍCIO - PRAYER PUSH

30 segundos

Coloquem os braços numa posição que faz lembrar aquela que assumimos quando rezamos: braços dobrados à frente, a 90 graus e na linha dos ombros. Pressionem as mãos e os cotovelos e elevem os braços. Retornem à posição inicial e repitam o movimento.

OITAVO EXERCÍCIO - CÍRCULOS (PARA A FRENTE)

30 segundos

Repitam o exercício número 6, com a diferença de que o movimento circular deve, desta vez, ser feito para a frente!

NONO EXERCÍCIO - ARM FLIP

30 segundos

Estiquem os braços e rodem-nos, um de cada vez, de maneira a que a palma da mão acabe sempre por ficar virada para o teto. O corpo acompanha o movimento do braço, fazendo também uma ligeira torção do peito.

DÉCIMO EXERCÍCIO - ELEVAÇÕES

30 segundos

Para terminar devem manter os braços sempre esticados e elevá-los ao mesmo tempo, até encostarem na cabeça. Desçam até à altura dos ombros e repitam o movimento.

Inês Barbosa/MS

This article is from: