
2 minute read
Toronto está nas suas mãos!
By-Election for Mayor
Dia 26 de junho é o grande dia da decisão do futuro de Toronto. E essa decisão está nas mãos dos cidadãos. Aqui pode recolher toda a informação sobre quem pode votar. E é de poder de que se trata, de facto. Afinal, trata-se de poder escolher quem estará à frente dos destinos da maior cidade do Canadá. Entre os 102 candidatos há sete que se destacaram e que surgiram nos últimos meses como potenciais vencedores. Ao longo desta edição damos-lhe a conhecer as principais propostas, as promessas, as ideias, as soluções... ou seja, tudo o que possa contribuir para que tenha uma decisão fundamentada e escolha bem.
Já aqui lhe dissemos que não apenas por ser luso-canadiana, mas por ser a candidata mais bem preparada e com o melhor perfil para assumir a função de Mayor desta grande cidade, Ana Bailão é na nossa opinião a escolha certa.
E não somos só nós a defender isso, Ana tem uma lista enorme de figuras relevantes da política local, provincial e federal e também muitas instituições e uniões a apoiá-la abertamente. E não é por acaso. Essa lista aumentou agora com mais dois nomes de peso – o jornal Toronto Star e o ex-Mayor John Tory.
Vote! Informe-se e vote em consciência!
Dia das eleições
Segunda-feira, 26 de junho 10h às 20h
Quem pode votar?
◆ Cidadão canadiano
◆ Com pelo menos 18 anos
◆ Residente na cidade de Toronto
◆ Não sendo residente, possuir ou arrendar, ou o respetivo cônjuge, bens imobiliários na cidade
◆ Não estar proibido por lei, de votar
Cada munícipe tem apenas direito a um voto, independentemente do número de bens imobiliários que possua ou arrende neste município. O voto deve ser efetuado no círculo eleitoral da área de residência.
Como votar?
No local de voto, os membros da mesa eleitoral vão proceder da seguinte maneira:
◆ Indicar onde se deve dirigir
◆ Pedir a sua identificação e verificar se a sua morada se encontra dentro dos limites do município
◆ Verificar se o seu nome se encontra no caderno eleitoral e riscar o seu nome do mesmo
◆ Colocar o seu boletim de voto numa pasta secreta e mostrar-lhe como marcar o voto
◆ Indicar onde se encontra o ecrã de voto
Como deve proceder?
◆ Marque no seu boletim de voto a área oval que se encontra à direita do nome do candidato em quem pretende votar
◆ Vote apenas uma vez para cada departamento. Se se enganar, ou na própria da hora decidir alterar as suas intenções de voto, devolva o seu boletim de voto a um dos membros da mesa eleitoral que o anulará e lhe entregará outro
◆ Coloque o seu boletim de voto já marcado na pasta secreta e entregue-a a um membro de mesa eleitoral que por sua vez, dará entrada do seu boletim de voto no tabulador.
No caso de o seu boletim de voto apresentar algum problema, o tabulador irá automaticamente rejeitá-lo. Se tal acontecer, um membro da mesa eleitoral dar-lhe-á a escolher se deseja preencher um novo boletim de voto ou quer dar entrada no tabulador do seu boletim tal como está marcado Se tiver alguma dúvida sobre como marcar devidamente o seu voto, não hesite em pedir uma explicação a qualquer um dos membros da mesa eleitoral
A sua votação ficará concluída depois do seu boletim de voto ter