
1 minute read
O futuro da rádio
Ainda assim, o piloto natural de Almada
Andebol
A seleção portuguesa de andebol qualificou-se, no domingo (12), para o Euro2024, garantindo a terceira presença consecutiva, e a oitava no total, no Campeonato da Europa graças ao triunfo por 32-27 frente à Macedónia do Norte.
Três dias depois da vitória em Skopje (29-23), os lusos reiteraram a força diante dos balcânicos no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, onde já ganhavam ao intervalo (15-11) do duelo da quarta ronda do Grupo 1 da segunda fase de apuramento.
Num embate em que o macedónio Filip Kuzmanovski sobressaiu como melhor marcador, ao anotar 10 tentos, Victor Iturriza, Miguel Martins, André Gomes, Leonel Fernandes e Luís Frade, cada um com quatro golos, cotaram-se como os principais artilheiros nacionais.
Além da oitava presença, e terceira seguida, na elite continental de seleções, Portugal confirmou o primeiro lugar da poule a duas rondas do fim, totalizando oito pontos, contra quatro de Macedónia do Norte, segunda, e Turquia, terceira, e nenhum do Luxemburgo.
Os heróis do mar tornam-se um dos 24 finalistas da 16.ª edição da prova, prevista para decorrer entre 10 e 28 de janeiro de 2024, na Alemanha, após já terem estado nas duas edições prévias de Europeus (2022 e 2022) e Mundiais (2021 e 2023), intercaladas com uma inédita participação nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que se realizaram em 2021.
A equipa comandada por Paulo Jorge Pereira voltou a manifestar dificuldades iniciais de adaptação ao habitual esquema defensivo de 5x1 montado pelo lendário Kiril Lazarov, com diversas desatenções nos primeiros ataques a gerarem um parcial negativo de 1-3.