Midiamax Diário | 9 de julho de 2025 | Proposta de Adriane para reforma financeira é aprovada pela C

Page 1


EM SÃO PAULO

Bicampeã mundial de jiu-jitsu, atleta de Campo Grande pede apoio para disputar competição

PÁGINA 8

LE BLOG MARIA ANTONIA

‘Round 6’ é a primeira série da Netflix a liderar audiência na estreia em todo o mundo

PÁGINA 7

3

Proposta de Adriane para reforma financeira é aprovada pela Câmara

Pacote de projetos busca reequilibrar contas da prefeitura para viabilizar financiamentos de obras estruturantes

MEIO AMBIENTE | PÁGINA 4

NOVO ACORDO

MPMS prepara mais um acordo que livra Patrola de ação. Caso envolve rodovia ‘despedaçada’ no Pantanal

ASSESSORIAS OBTIVRAM DADOS | PÁGINA 2

Empresas de ônibus recusaram pedido para enviar documentos à CPI

TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 4

INTERROMPIDO

Colisão entre carro e ônibus no corredor da Rua Brilhante deixa passageiros à espera de ‘socorro’

TROMPER | PÁGINA 2

TJ mantém prisões de Claudinho Serra e mais 2 investigados

APÓS DENÚNCIA | PÁGINA 5

Subea cuidará de 200 animais resgatados em ONG de Campo Grande

ENCONTRADO | PÁGINA 6

Homem que matou Jefferson a tiros no Los Angeles é preso

TRAMESA | PÁGINA 6

Cinco são presos por tráfico de drogas em voos comerciais

Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo

Empresas de ônibus se recusaram a entregar documentos à CPI; assessorias obtiveram dados

O Consórcio Guaicurus recusou formalmente a entrega integral da contabilidade dos últimos três anos à CPI do Transporte, em tramitação na Câmara. Em resposta enviada ao presidente da comissão, Lívio Viana (União), o consórcio alegou que o pedido da CPI era genérico, sem finalidade específica, e que o amplo acesso aos dados contábeis fere limites legais e técnicos.

Segundo o documento obtido pelo Jornal Midiamax, o grupo argumenta que a solicitação não delimita claramente o que se pretende investigar, o que inviabiliza a análise dentro dos parâmetros jurídicos previstos no Código Civil.

“Não se trata de vedação à transparência”, destacou o consórcio, “mas de exigência de proporcionalidade e pertinência entre o pedido e a finalidade declarada”. O pedido ocorreu logo após a contratação de assessoria contábil para devas-

sa nas contas do grupo que administra o transporte coletivo na Capital.

‘Excesso de auditorias’ A resposta menciona que a questão do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão já foi objeto de análise judicial, com base em laudo

pericial produzido em Ação de Produção Antecipada de Provas que tramita desde 2019.

Segundo o consórcio, a Agereg (Agência Municipal de Regulação) também concluiu recentemente uma auditoria contábil sobre o tema, cujo conteúdo foi disponibilizado à própria comissão.

O consórcio ainda alertou que permitir uma “produção alternativa” de documentos, desconsiderando laudos oficiais já existentes, pode comprometer o contraditório e gerar conflito de versões técnicas.

Apesar da negativa inicial, o consórcio declarou estar à disposição para colaborar com os

trabalhos da CPI, desde que os pedidos sejam reformulados com “indicação clara da finalidade e da relação com o objeto da investigação”. A empresa também solicitou novo prazo para resposta, caso a comissão decida apresentar a solicitação com os ajustes exigidos.

80%

A reportagem consultou a presidência da CPI, que afirmou que após a contratação de assessoria jurídica ao custo de R$ 85 mil, um novo requerimento de informação foi formalizado e 80% dos documentos já foram enviados para análise contábil.

A negativa acirra o embate entre os vereadores e a concessionária, em meio à pressão por maior transparência no contrato que rege o transporte coletivo da Capital.

A CPI foi criada no fim de março para apurar repasses, subsídios e possíveis desequilíbrios financeiros nos serviços prestados pelo Consórcio Guaicurus.

Tribunal de Justiça mantém Claudinho Serra, assessor e empreiteiro presos

Por unanimidade, o Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou habeas corpus e manteve presos o ex-vereador Claudinho Serra (PSDB), seu assessor, Carmo Name Júnior, e o empreiteiro Cleiton Nonato Correia. O julgamento ocorreu na tarde desta terça-feira (8). Os três foram presos no dia 5 de junho, após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Com-

bate ao Crime Organizado) deflagrar a 4.ª fase da Operação Tromper.

Nesta etapa das investigações, eles e mais 11 pessoas viraram réus por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Claudinho voltou para a cadeia pouco mais de um ano após a primeira prisão, em abril de 2024, na 3.ª fase da Tromper.

As equipes também cumpriram 29 mandados de busca e apreensão contra dois servido-

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010

res da Prefeitura de Sidrolândia, ex-secretários e ex-funcionários da gestão da ex-prefeita Vanda Camilo, a esposa de Claudinho e filha de Vanda, Mariana Camilo de Almeida Serra, entre outros.

Cabe recurso. Porém, o juiz que determinou as prisões, Bruce Henrique dos Santos Bueno Silva, irá reavaliar a necessidade de manter os réus presos em 90 dias, ou seja, início de setembro.

À reportagem, o advogado

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

Tiago Bunning, que representa Claudinho Serra, disse que irá “aguardar a publicação da decisão para saber quais serão os próximos passos”.

Operação Tromper

Com as primeiras fases, a investigação identificou a organização criminosa voltada para fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura de Sidrolândia.

O MPMS aponta na denúncia que o grupo criminoso agia

para fraudar e direcionar licitações.

Com isso, desviava valores desses contratos para os investigados. Claudinho, então secretário de Fazenda do município, seria o mentor do grupo e teria cooptado outros servidores.

A nova investida das autoridades contra o esquema atingiu diretamente o núcleo familiar do político. O pai, Cláudio Jordão de Almeida Serra, e a esposa, Mariana Camilo de Almeida Serra foram indiciados.

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial

Ana Portela, relatora da CPI do Transporte, e o presidente do colegiado, Dr. Lívio: novo requerimento de informações
Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo

Vereadores aprovam pacote de ‘reforma financeira’ na Prefeitura da Capital proposto por Adriane Lopes

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (8) pacote de projetos que promove uma reforma financeira na Prefeitura de Campo Grande. A intenção das três propostas do Executivo é promover ajustes e equilíbrio fiscal para viabilizar financiamentos voltados para obras.

Os projetos de lei foram aprovados em regime de urgência e em única discussão. Entre eles, está o Projeto de Lei 11.938/25, que autoriza o Poder Executivo a aderir ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, ambos previstos na Lei Complementar 178, de 13 de janeiro de 2021, da Presidência da República. Com isso, a prefeitura poderá pleitear novos financiamentos com garantia da União, desde que cumpra metas e compromissos definidos em conjunto com o Tesouro Nacional.

Outra proposta é a realização de leilões para quitação de dívidas inscritas em restos a pagar ou inadimplidas. A prefeitura vai priorizar pagamentos com base no maior desconto oferecido. Além disso, os paga-

mentos poderão ser parcelados, o que permitiria aliviar o caixa no curto prazo e alongar dívidas com o setor privado.

Limite de gastos à inflação

A prefeitura vai limitar o crescimento anual da despesa primária à inflação, de acordo com o Projeto de Lei 11.939/2025. O teto de gastos será vinculado à variação do IPCA.

Assim, o orçamento só poderá crescer conforme a inflação oficial do país, congelando

o aumento real dos gastos públicos durante a vigência do plano. Ficam fora do limite despesas com Saúde, Educação, convênios, operações de crédito, precatórios, recursos vinculados por lei e transferências obrigatórias.

Conta Única

Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 11.937/2025, que centraliza a gestão financeira e institui o Sistema Financeiro de Conta Única.

A gestão de todo o dinheiro público do município, incluindo órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas, será feita exclusivamente pela Secretaria Municipal da Fazenda.

A medida institui a chamada Conta Única, concentrando recursos em uma única conta bancária no banco oficial, conforme determina a Constituição. Essa centralização visa a controlar melhor o fluxo financeiro, garantir liquidez e buscar melhores rendimentos.

Plano de enxugamento da máquina resultou em economia de R$ 30 milhões

Para garantir a liberação de recursos que vão viabilizar obras estruturantes, a prefeita Adriane Lopes apresentou medidas de austeridade que vão dar continuidade ao plano de enxugamento da máquina pública. Após promover economias

Projetos

que superam R$ 30 milhões ao caixa da administração municipal, Adriane determinou a implantação de teto de gastos, limitando o crescimento das despesas à inflação; a centralização financeira; e o leilão de pagamentos – ferramenta que

permite obter descontos com fornecedores, aumentando a eficiência dos recursos públicos.

As medidas serão avaliadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e impactam diretamente na Capag (Capacidade de Pagamento) do município, um in-

dicador que funciona como um “score fiscal” das cidades.

A expectativa é de que, com o avanço das reformas, Campo Grande destrave recursos para obras, incluindo um extenso programa de pavimentação e recuperação de vias. (TG)

preparam o município para adesão aos programas federais de

A proposta de Adriane Lopes é preparar o município para aderir aos programas federais de responsabilidade e equilíbrio fiscal, como o Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e o PEF (Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal).

Na prática, isso deve destravar recursos para investimentos em todas as regiões da cidade.

“São medidas importantes e necessárias, tomadas com planejamento e responsabilidade, para que Campo Grande avance neste novo momento. Quando afirmamos que estamos fazendo o que precisa ser feito pela nossa cidade, são a medidas como estas que nos referimos, sempre buscando entregar o que a população precisa e o que é importante para a Capital”, afirmou Adriane Lopes.

“O grande objetivo desse pa-

cote de ajuste é investir mais na cidade, na infraestrutura, e diminuir o custeio com o pessoal”, disse o vereador Wilson Lands (Avante). “Isso traz benefícios: é o asfalto, é a Saúde, é a Educação”. “É importante porque a prefeitura, para ela poder receber recursos federais, como o PAC, você tem que estar enquadrado em alguns normativos”, disse Fábio Rocha (União). (Com Fábio Oruê)

Detalhes

Os projetos preveem outras medidas para tentar equilibrar as contas, como:

• Transferência de superávit ao Tesouro: sobras financeiras de autarquias e fundações, ao final do exercício fiscal, serão obrigatoriamente transferidas ao Tesouro Municipal, passando a compor os recursos ordinários da prefeitura.

Apenas recursos de convênios, operações de crédito e do Regime Próprio de Previdência ficarão de fora dessa regra.

• Alinhamento com a União e acesso a crédito: o pacote permite a adesão formal da Capital ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal e ao próprio Plano de Equilíbrio Fiscal do Governo Federal.

Com isso, a prefeitura poderá pleitear novos financiamentos com garantia da União, desde que cumpra metas e compromissos definidos em conjunto com o Tesouro Nacional.

• Remessa de dados fiscais obrigatória: a adesão ao programa federal também exige que Campo Grande envie regularmente seus dados contábeis, fiscais e patrimoniais à Secretaria do Tesouro Nacional, em formato padronizado, demonstrando o cumprimento de controle externo e a transparência na gestão municipal. (TG)

Pacote de projetos de Adriane Lopes prevê medidas de equilíbrio fiscal e visa a viabilizar investimentos na cidade
Vinicios araujo
Plenário da Câmara aprovou pacote de projetos em regime de urgência
CMCG/Divulgação

MPMS avalia mais um acordo com André Patrola, agora em inquérito sobre rodovia ‘despedaçada’

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu início aos estudos de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para enterrar ação por irregularidades na implantação da MS-228, no Pantanal de Corumbá, pela empreiteira Andre L. dos Santos, de André Luiz dos Santos, o Patrola, contratada pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), que também deverá cumprir alguns itens do acordo.

O próprio MPMS denunciou Patrola por corrupção na Operação Cascalhos de Areia, por desvios que ocorriam em obras de cascalhamento de vias públicas em Campo Grande.

Tudo consta em inquérito civil aberto pelo MP para apurar

‘Multa’

irregularidades na implantação da rodovia. Relatório técnico apontou que a via está “des -

de R$ 2 mil por desmatamento

No início da semana passada, o Jornal Midiamax mostrou que o MPMS livrou André Patrola de ação por desmatamento em uma fazenda em Coxim, mediante pagamento de “multa” de R$ 2 mil. No ano passado, o MPMS já havia livrado o empreiteiro de responder judicialmente pelo desmatamento de 285

Plantão

hectares de vegetação nativa, em outra fazenda no Pantanal.

O Jornal Midiamax já revelou a “Rota do Patrola”, uma série de propriedades do empreiteiro na região, às margens de rodovia que ele ganhou licitação para abrir, como a própria MS-228.

A proposta veio mesmo com o MPMS ciente do não cumprimento de acordo por parte do

de multivacinação acontece

em shopping no final de semana

No domingo (13), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizará mais uma edição da campanha de multivacinação. A ação, que oferecerá vacinas previstas no calendário do SUS, acontecerá no Shopping Bosque dos Ipês.

Estarão disponíveis doses que combatem a gripe, hepatite, tríplice viral, DTP e covid-19, entre outras.

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses

de idade e protege contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B.

Atendimento

Para atualizar a carteira de vacinação, o cidadão deverá apresentar um documento com foto. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada.

Conforme a Secretaria, o objetivo da ação no domingo é facilitar o acesso da população à imunização, principalmente para os moradores que não conseguem se vacinar durante a semana.

pedaçando” e que causou danos ambientais na monta de R$ 955.980,00.

empreiteiro, envolvendo outra propriedade sua flagrada por desmatamento – a Flamboyant, em Campo Grande. O Jornal Midiamax noticiou que a Justiça bloqueou R$ 57,3 mil de Patrola por não cumprir o acordo.

Na prática, o acordo livra Patrola de responder a uma ação civil pública, que poderia lhe render uma condenação por crime ambiental e, até mesmo, pena de reclusão, por exemplo.

Despacho do promotor Pedro de Oliveira Magalhães solicita apoio técnico de especialistas

A reportagem solicitou posicionamento do MPMS sobre o caso, mas não obteve retorno. O advogado que representa a empreiteira não respondeu.

‘Caindo aos pedaços’ Estrada “caindo aos pedaços”, cheia de erosões e pontos inundados, sem condições de tráfego. Essa é a realidade de trecho de 90 km da rodovia MS228, no Pantanal. André Patrola

do MPMS: “Promova-se o cadastro de Solicitação de Apoio Técnico junto ao Portal Expert, visando a mensuração do passivo ambiental descrito no Relatório de Vistoria Técnica”.

Setor novo

Anteriormente, o promotor já havia acionado o Compor para auxiliar “nas tratativas extrajudiciais do presente caso”; ou seja, acordo para evitar levar o caso à Justiça.

Trata-se de um setor novo dentro do MPMS, lançado no início deste ano, que, segundo o próprio órgão, foi criado para “para adotar e incentivar métodos como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais”; isto é, para evitar judicializar o caso.

já recebeu R$ 54.157.489,00 pela execução da obra, que está paralisada no momento. A conclusão é da equipe técnica do MPMS e faz parte de inquérito que apura a regularidade da obra em Corumbá. As condições de trafegabilidade eram tão precárias, que a equipe técnica sequer conseguiu percorrer todo o trecho da rodovia implantada pela empreiteira de Patrola. (GM)

Colisão entre ônibus e carro causa transtornos

Colisão entre um ônibus do Consórcio Guaicurus e um carro causou tumulto e atrasos para passageiros do transporte coletivo no final da tarde desta terça-feira (8) na Rua Brilhante.

Conforme leitores do Jornal Midiamax, o ônibus é da linha 080, que opera entre os terminais General Osório e Aero Rancho. Segundo informações preliminares, o motorista do carro teria feito uma conversão irregular e o motorista do ônibus não conseguiu evitar a colisão.

Quem trabalha próximo ao local diz que constante-

mente acidentes envolvendo transporte coletivo são registrados na região. A colisão da tarde de ontem não teve feridos,

mas os passageiros que estavam no ônibus precisaram “aguardar o resgate” de outro veículo. (Anna Gomes)

MPMS avalia acordo com André Patrola para encerrar ação sobre irregularidades na implantação da MS-228
Jennifer ribeiro
Acidente entre ônibus e carro causou atrasos no transporte coletivo

Nesta terça-feira (8), a CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) confirmou o 9.° morcego positivo para o vírus da raiva na Capital. O animal foi encontrado no São Francisco.

Segundo a Coordenadoria, houve aumento significativo nas solicitações de recolhimento de morcegos, o que, consequentemente, revela aumento no número de morcegos encontrados que testam positivo para o vírus da raiva.

“É importante ressaltar que não há motivo para alarde. Esta informação é apenas um alerta para que a população tenha ciência de que o vírus da raiva está presente em nosso meio e de que devemos ter o devido cuidado ao nos depararmos com um morcego em situação atípica”, explicou a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, da CCZ.

Nem todos os morcegos possuem raiva. Por isso, é importante que a população não mate morcegos que estejam abrigados ou em voo noturno. A espécie é fundamental para a fauna e flora, e seu extermínio configura crime ambiental. Só morcegos caídos são considerados suspeitos.

“Um animal caído no chão é considerado suspeito para raiva. A raiva é uma doença fatal e morcegos, mesmo os que se alimentam de frutas, podem estar contaminados e transmiti-la acidentalmente para outros mamíferos, incluindo você e seus animais de estimação”.

Medidas preventivas

A principal medida preventiva é a vacinação de cães e gatos, que podem entrar em contato com morcegos contaminados e transmitir o vírus para humanos.

Se encontrar um morcego caído, solicite uma equipe da CCZ pelos telefones (67) 33145000 ou (67) 2020-1794. Não se deve tocar em morcegos vivos ou mortos –se isso ocorrer, procure uma unidade de Saúde.

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.

Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.

Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.

Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.

Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136

Subea assume cuidados de 200 animais resgatados em ONG

Os 200 animais resgatados em meio ao acúmulo de fezes e sujeira em uma ONG na Capital estão sob os cuidados da Subea (Superintendência de Bem-Estar Animal). Nesta terça-feira (8), o local passou por um novo mutirão de limpeza.

Os 150 gatos e 50 cachorros foram encontrados em condições precárias de higiene no dia 25 de junho, após o local ser alvo de denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Inquérito policial foi aberto pela Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista).

Recentemente, o CCZ realizou visita técnica ao local, com coleta de amostras biológicas dos animais. Nesta terça-feira, uma nova força-tarefa de limpeza e manutenção foi realizada.

Resgate Na ONG, foram encontrados gatos e cães em condições precárias de higiene, em meio a acúmulo de fezes e sujeira. Além disso, havia medicamentos vencidos em estoque e animais presos em gaiolas sujas. O MPMS, por meio da 26.ª e da 34.ª Promotorias de Justiça, ingressou com uma ação civil pública contra uma associa-

ção e o município, para garantir a proteção de animais domésticos acolhidos pela entidade. Conforme o MPMS, a responsável demonstrava sinais de problemas de saúde, sem deixar outra pessoa assumir a ONG. Uma audiência chegou a ser realizada na tentativa de acordo, sem sucesso. Com o impasse, aguarda-se a decisão judicial sobre o pedido do MP.

Homem que executou Jefferson é preso

Lívia Bezerra

Homem de 36 anos foi preso pelo assassinato de Jefferson Fiori da Silva Ferrari, no Jardim Los Angeles. Ele foi preso nesta terça-feira (8) por equipes da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Na quinta-feira (3), Gabriel Garcia Ferreira foi preso sob acusação de ser o mandante do crime. Já nesta segunda (8), no início da tarde, os policiais da DHPP localizaram o executor em um imóvel no Jardim Noroeste. O homem, que já acumula ficha criminal por roubo e tráfico de drogas, confessou que matou Jefferson em 10 de junho. Ele alegou que estava sendo ameaçado pela vítima.

Questionado sobre o mandante, o suspeito alegou que agiu sozinho – apesar das provas apontarem o contrário. Ele disse que a arma usada seria de um parente já falecido.

Suspeito de executar Jefferson foi preso pela DHPP no Jardim Noroeste PCMS/Divulgação

Prisão de mandante

Os policiais encontraram

Gabriel em casa, no Los Angeles, na quinta-feira. Contra ele, havia mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão. Na residência, havia três menores e os policiais

TRAMESA

encontraram cocaína. No armário da cozinha, uma caixa de sapato escondia 46 volumes de cocaína, sendo 13 porções e 33 pinos. Também foi encontrada grande quantidade de sacos plásticos utilizados para embalar drogas ilícitas.

Relembre o caso

Jefferson foi abordado por um motociclista enquanto caminhava pela Rua Coronel Moreira César, no fim da manhã de 10 de junho. Ele foi atingido por três disparos – dois nas costas e um na região pélvica.

“Ele já respondia por vários crimes, como roubo, tráfico e até homicídio”, disse o delegado Felipe Alvarez. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o rapaz foi assassinado. Nas imagens, é possível ver a vítima caminhando pela rua, até que o atirador se aproxima de moto, conversa com ela rapidamente e, em seguida, efetua os disparos. Logo depois, foge do local.

Na semana anterior ao homicídio, o Jornal Midiamax noticiou que um homem havia sido esfaqueado ao tentar se defender de um cão. A vítima era Jefferson, atingido por um golpe na região do tórax.

Cinco são presos por tráfico de drogas em voos comerciais

Cinco alvos da Operação Tramesa, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (8), foram presos em Mato Grosso do Sul. A ação era para desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico internacional de drogas por meio de voos comerciais com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A droga saía da Bolívia. Em Campo Grande, uma pessoa foi presa, e em Corumbá, três. Outra pessoa foi detida ao ser flagrada com cocaína no momento da ação. Na Capital, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e, em Corumbá, foram mandados.

DPF/Divulgação

Grupo é investigado por traficar drogas da Bolívia em voos comerciais

Conforme a Polícia Federal, o grupo era especializado em esconder a droga, de origem da Bolívia, em compartimentos ocultos de veículos, e fazer o transporte em voos comerciais.

A Justiça autorizou o blo-

queio de bens e uso de tornozeleira eletrônica para investigados que não tiveram as prisões decretadas.

A investigação começou a partir de abordagem da Polícia Militar Rodoviária em Jaú

(SP), a um ônibus que seguia de Campo Grande para o Rio de Janeiro. Uma passageira, que afirmou ter como destino Campinas, estava com duas etiquetas de bagagem referentes a um voo que saiu de Corumbá com destino a Viracopos, em março.

Segundo ela, as malas haviam sido despachadas no voo, mas foram abandonadas. A PF localizou as malas e encontrou 26 kg de maconha e 2 kg de cocaína. De acordo com a PF, o grupo usava estratégias como uso de contas bancárias, chaves Pix e cartões de crédito em nome de terceiros, além da tentativa de disfarçar operações por meio de aplicativos e mensagens cifradas.

RONDA

Sem uma perna, ladrão escala muro

Imagens de câmeras de segurança mostram um ladrão, sem uma das pernas, escalando muro para furtar uma escola de Mundo Novo no fim de semana. O criminoso se apoiou em um tronco. Do local, levou uma TV, um tapete e um receptor. Ele foi localizado e preso. (TM)

Preso por morte na Guiana Francesa

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, prendeu na segunda-feira (8) um haitiano procurado por homicídio ocorrido em 2023 em Matoury, na Guiana Francesa. Ele foi preso em Dourados e tinha mandado expedido em 2024, constando na lista da Difusão Vermelha da Interpol. (TM)

Espancado, homem pede ajuda em hotel

Homem de 47 anos foi espancado por volta das 5h30 de terça-feira (8) em Três Lagoas. A vítima não revelou a motivação da agressão nem os autores. O homem procurou ajuda em um hotel perto da rodoviária. Ferida, a vítima foi socorrida. Ele tem passagens por furto. (Carol Leite)

Venderia skunk em aldeia de MS

Policiais do DOF apreenderam neste domingo (6) na MS-165, em Aral Moreira, 3,2 kg de skunk transportados em uma motocicleta Yamaha Factor, conduzida por um indígena de 42 anos. O condutor pretendia revender a droga em uma aldeia de Caarapó. (Marcos Morandi)

‘PROTESTO’

Homem é preso após danificar refletores e deixar TCE sem iluminação

Homem de 29 anos foi preso na noite de segunda-feira (7), após danificar oito refletores do Tribunal de Contas do Estado, em protesto contra o gasto de energia. O fato ocorreu por volta das 22h, quando policiais foram acionados por dano ao patrimônio no Parque dos Poderes. O homem estava detido por agentes da GCM. Ele havia danificado oito refletores.

Ele disse que o TCE estava gastando muita energia elétrica e que decidiu violar o local, cobrindo a placa de seu carro, para realizar o protesto.

O homem ainda disse que estava ciente de que ingressou clandestinamente no órgão para realizar atos planejados. Consulta ao veículo constatou irregularidades no licenciamento. (TM)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

VARIEDADES

‘Round 6’ é a primeira série da história a liderar a audiência em todo o mundo

“Batatinha frita 1, 2, 3!”. A Netflix revelou que “Round 6” acaba de fazer história, ao se tornar a primeira série a estrear em 1.º lugar em todos os países com acesso à plataforma. O feito consolida a produção como um verdadeiro fenômeno global.

A terceira temporada da série sul-coreana foi assistida por mais de 60 milhões de contas do streaming nos três primeiros dias de lançamento, um novo recorde para qualquer produção da plataforma nesse intervalo de tempo.

Além disso, “Round 6” também foi a primeira série a figurar entre os Mais Assistidos

da Netflix já na semana de estreia. Com números impressionantes e uma legião de fãs ao redor do mundo, “Round 6” continua a escrever seu nome entre os maiores sucessos da cultura pop atual.

Preta Gil será homenageada no WME Awards

NOVELAS

A cantora Preta Gil, 50, será a grande homenageada da nona edição do WME Awards, premiação voltada às mulheres na música. A artista, que apresentou as sete primeiras edições do evento, ficou ausente em 2024 para tratar um câncer.

Adriano decide filmar mais uma ocorrência policial, e Marlon não gosta. Filipa e Nina discutem. Davi sai com Letty e Thelma, e acaba as levando para a mansão dos Boaz. Kami tenta falar com Marlon e não consegue. Marlon chega cansado em casa e Kami reclama por ele não ter atendido o telefone.

HORÓSCOPO

• Áries

O WME Awards 2025 será realizado em dezembro, em São Paulo, em data que ainda será confirmada. Antes, a capital paulista recebeu a conferência WME 2025, que promoveu uma intensa programação entre 12 e 15 de junho.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Zulma observa Maria inconsciente e foge. Ernesto diz a Zulma que sabe de quem é o bebê que tem nos braços. Estela acolhe Maria no hospital. Celso descobre que Maria foi atropelada e não resistiu. Ernesto explica para Zulma sobre o bebê de Candinho. Celso exige que Zulma lhe entregue o bebê de Candinho.

Celina propõe a Raquel e a Poliana uma sociedade fantasma na Paladar. Odete estranha o fato de Raquel ligar para Celina. Raquel decide formar uma sociedade para a compra da Paladar. Bartolomeu fica desconfiado ao ver documentos da contabilidade da TCA nas mãos de Leila. Maria de Fátima chega ao altar ao lado de Afonso.

Pode estar frustrado com o sucesso ao seu redor. Outros estão avançando com novas ideias e você se sente estagnado. “Se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Suba no trem em movimento em vez de ficar em um parado.

• Touro

Não tente reinventar a roda. Pesquise na área em que você está trabalhando. Provavelmente, outra pessoa passou por caminho semelhante. Aproveite a sabedoria que outros têm para compartilhar. Há recursos disponíveis.

• Gêmeos

Há um fogo dentro de você que pede para você se levantar e se mexer. Use a sabedoria que adquiriu e a canalize para meios produtivos. Saber é metade da batalha, mas não se esqueça da outra metade: fazer!

• Câncer

A energia positiva de ontem continua a trabalhar a seu favor, e influências mais favoráveis surgem. Oportunidades o cercam, então, aproveite-as. Não é hora de ficar preso em uma posição na qual não está feliz. Avance!

• Leão

Se não entrar na luta, não vai vencer. Entrar no frenesi à sua frente certamente não parece atraente, mas você precisa entender que essa é a única maneira de chegar onde deseja. Tenha confiança e prossiga.

• Virgem

A energia acelerada do dia a dia é perfeita para você. Sua produtividade está altíssima, então, aperte o cinto e aceite o que vier. Você tem a capacidade de lidar com muitas coisas diferentes ao mesmo tempo.

Pedido das campanhas do hemocentro

Parte da missa antes da comunhão

Bolinho de carne moída, cozido em molho

Cêcedilha

É coberto pela roupa

Declarar em juízo Bases da mesa

Preposição que indica falta

Alegre Aplica óleo ao tabuleiro

Sílaba de "gamar" Diferente; alterado

Slogan ideológico Consoantes de "fila"

Assento da realeza Explosivo de minas

profunda aversão

Velha Profissão de Fausto Silva

Osmar Prado, ator

Agir como o marido infiel

Brisa; sopro Difícil; custoso

Sugar; sorver (?) Peixoto, jornalista

Em conta (o

Rude; estúpido

(?) player, sucessor do tocafitas Ponto mais alto da montanha

Rangel, químico

Golpes dados pelo boxeador

O de álcool é alto na vodca

Difícil de suportar (o inverno)

• Libra

Você pode ter problemas com seus colegas. Outros tentarão lhe dar ordens quando simplesmente não lhes cabe fazê-lo. A tensão aumentará. Evite grandes confrontos tornando-se parte da solução, não do problema.

• Escorpião

Você está nas nuvens – e tem todo o direito de estar. Você está em grande vantagem. Não deixe que as pessoas pensem que estão à sua frente. Você é quem tem todas as cartas boas. O sucesso hoje é automático.

• Sagitário

Ser assertivo é a única forma de chegar a algum lugar. Ninguém atenderá as suas necessidades e perguntar como você está. Se quer que algo seja feito, faça. Se quer suas necessidades atendidas, precisa expressá-las.

• Capricórnio

Tudo está explodindo ao seu redor. Não se preocupe. Mantenha a cabeça erguida. Esta é uma mensagem do universo de que você precisa mudar e se recompor. Experimente uma nova abordagem.

• Aquário

Você é uma bomba-relógio ambulante que pode explodir a qualquer segundo. Faça o possível para canalizar essa energia tremenda para um trabalho produtivo, em vez de desabafar com raiva sobre as pessoas ao seu redor.

• Peixes

Você tem a receita para o sucesso, então, aplique-a. Escolha uma ideia em vez de dez e siga em frente com ela. Você tem potencial para fazer grandes

Aproveite

frente. Nada te impede.

Orlando
Desacompanhado; sozinho
Girou em volta Material de agulhas
Sérgio Reis, cantor
preço)
Imita o som do gato
A letra muda
Pele endurecida (pl.)
Série foi vista por 60 milhões de pessoas em 3 dias Divulgação
A cantora Preta Gil
Divulgação

Bicampeã mundial pede apoio para buscar novo ouro

A atleta campo-grandense de jiu-jitsu, Iara Schmidt, de 18 anos, se prepara para disputar o campeonato internacional Open 2025, da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro), que acontecerá em Barueri (SP) em 19 de julho. No entanto, para realizar este sonho e conquistar a vitória, a atleta precisa do apoio de patrocinadores.

Iara Vitoria Schmidt França começou no esporte aos 14 anos, vislumbrando um futuro diferente da juventude que morava em seu bairro. Desde pe-

Bicampeã mundial pela CBJJ, Iara busca

ir a campeonato quena, a atleta tinha uma certeza: queria ser um orgulho para a periferia do Celina Jallad.

“Vi muitos jovens entrando para o mundo dos vícios e eu não queria ser mais uma, en-

tão, me apaixonei pelo jiu-jitsu, desde que assisti a primeira luta”, contou.

‘Em busca do ouro’ Sua meta já se concretizou. Hoje, Iara tem dois cinturões, 24 medalhas e carrega o título de bicampeã mundial da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) e campeã estadual.

“Estou indo em busca do ouro. Estou muito confiante, me preparando com os treinos para chegar lá e trazer o ouro para nosso Estado. Só preciso da ajuda financeira para conseguir”, afirmou a atleta.

Nestes dias que antecedem a

competição, a rotina é intensa, com preparação física, musculação, treino de posições específicas e alimentação regrada.

No entanto, o maior desafio de Iara é conseguir suporte financeiro para participar da disputa no interior paulista.

“Estou em busca de apoio com os custos da viagem e participação. Qualquer contribuição será muito bem-vinda e fará toda a diferença para que eu possa representar com orgulho o nosso Estado”.

Interesados em ajudar a atleta podem encaminhar doações financeiras para a chave Pix 098.048.411-18.

NOVO TÉCNICO

Botafogo contrata Davide Ancelotti

O Botafogo oficializou nesta terça-feira (8) a contratação do italiano Davide Ancelotti, ex-auxiliar da seleção brasileira. Davide, filho de Carlo Ancelotti, acertou vínculo até o fim de 2026 e definiu em contrato a sua liberação para ajudar na preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2026.

Ao fazer o anúncio, o Botafogo exaltou a aposta em “ino-

vação”, em razão da falta de experiência de Davide como técnico. Até agora, o profissional de 35 anos só atuou no futebol como auxiliar do pai em grandes do futebol europeu, como Real Madrid, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Napoli e Everton.

O auxiliar atuou em apenas um jogo ao lado de Carlo Ancelotti na Seleção. (AE)

MUNDIAL DE CLUBES

Renato Gaúcho lamenta pênalti e exalta o Flu

AgênciA estAdo

Renato Gaúcho não conseguia esconder a tristeza após a queda do Fluminense no Mundial de Clubes, com derrota por 2 a 0 para o Chelsea, no MetLife Stadium, em New Jersey. O sentimento do treinador, contudo, era de orgulho e gratidão pelo trabalho realizado nos Estados Unidos. Na visão do técnico, o Fluminense deixa a competição de “cabeça erguida” e o Brasil “resgata a credibilidade” no planeta.

“Sem dúvida alguma a gente sai de cabeça erguida pelo o que fez. Sabíamos que ia ser difícil diante de uma equipe bastante qualificada. Tentamos, mas eles saíram na frente, e o segundo gol em um contra-ataque deu tranquilidade. Valeu pela campanha”, afirmou o treinador.

Pressão forte

Na visão de Renato Gaúcho, a partida estava sob controle até João Pedro acertar belo chute e abrir o marcador aos 17 minutos.

“A gente sabia que ia receber pressão forte do Chelsea, estava sabendo sofrer, mas infelizmente para a gente, João Pedro acertou aquele belo chute de fora da área. E quando sai na frente é uma vantagem grande pelo calor, ter de correr atrás do adversário não é fácil”.

Pênalti

O técnico relutou em falar do pênalti ainda no gramado, disse que estava de longe e que precisava ver melhor e com calma no vestiário. Na coletiva, admitiu que se a marcação tivesse sido mantida, o rumo da partida seria diferente.

“Na minha visão, foi pênalti. Vão dizer que estava com o braço colado, mas eu marcaria. Existem árbitros que marcam, outros não, mas se tivesse sido marcado, a gente faria o gol e o rumo do jogo seria diferente e a história seria totalmente diferente”, disse.

Semifinal avaliada, o técnico ressaltou o “retorno da credibilidade” do futebol brasileiro para os amantes da bola após as campanhas de Fluminense, Flamengo, Botafogo e Palm3eiras no Mundial de Clubes.

“Acho que a credibilidade voltou bastante forte para o futebol brasileiro pelo que as equipes

fizeram, Flamengo, Palmeiras e Botafogo e agora o Fluminense, indo até uma semifinal”, frisou, novamente pedindo respeito aos técnicos do país.

“Em termos de Europa e do mundo, resgatamos a credibilidade. Mas o Brasil precisa olhar seus treinadores com outros olhos e valorizar. Nada contra estrangeiros, pelo contrário, há espaço para todos, mas só se falam dos estrangeiros e mostram pouco interesse aos brasileiros”, disparou.

O Fluminense não joga no fim de semana pelo Brasileirão com o Mirassol para descansar. O retorno aos gramados deve acontecer no dia 17 de julho, no Maracanã, diante do Cruzeiro. “Chegamos em uma semifinal, os rivais foram superiores, foram melhores, mas a gente sai de cabeça erguida pelo que fez, levantamos nossa credibilidade no mundo todo e agora é voltar à nossa realidade”.

Fluminense foi eliminado pelo Chelsea com gols do atacante
João Pedro
patrocínio para

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Midiamax Diário | 9 de julho de 2025 | Proposta de Adriane para reforma financeira é aprovada pela C by Jornal Midiamax - Issuu