

2
LE BLOG MARIA ANTONIA PÁGINA 7
APÓS 6 RODADAS
Médico brasileiro que veste crianças como super-heróis antes de cirurgias é homenageado
Fábio Carille não resiste a maus resultados no Vasco e Brasileirão já soma 5 técnicos demitidos
PÁGINA 8


2
LE BLOG MARIA ANTONIA PÁGINA 7
APÓS 6 RODADAS
Médico brasileiro que veste crianças como super-heróis antes de cirurgias é homenageado
Fábio Carille não resiste a maus resultados no Vasco e Brasileirão já soma 5 técnicos demitidos
PÁGINA 8
Despacho da Ouvidora Nacional enterrando denúncia é publicado 10 dias após Promotoria ir à Justiça contra frigorífico
EMERGÊNCIA NA SAÚDE | PÁGINA 5
Casos de SRAG tem disparada em abril. Liberação de vacina contra a gripe a toda a população eleva procura nos postos
CÂMARA MUNICIPAL | PÁGINA 3
Em CPI, especialista critica ônibus sem ar-condicionado no transporte coletivo
ABRIL VERMELHO | PÁGINA 6
Manifestantes do MST fecham trecho da BR-060 por 12 horas em protesto para cobrar reforma agrária no Estado
CLIMA | PÁGINA 4
Temperaturas podem chegar a 11 oC em MS durante esta semana
OCCULTO | PÁGINA 4
MPMS pede e Justiça libera cidadania italiana a suspeito de corrupção
NO CRAS | PÁGINA 5
Onça capturada após morte de caseiro tem anemia, diz boletim
LOS ANGELES | PÁGINA 6
Homem com fuzil ‘sequestra’ devedor dentro da própria casa
Gabriel MayMone
O Ministério Público de Mato
Grosso do Sul se livrou de processo no CNMP (Conselho Nacional do MP) após ter sido denunciado por inércia em casos que impactam moradores de Campo Grande, como o do forte odor emitido pela JBS no bairro Nova Campo Grande e da situação caótica da Santa Casa, o maior hospital do Estado.
O fedor que toma conta da região persiste há 14 anos, sem que houvesse ação mais enérgica do MPMS, que só ingressou com ação na Justiça contra o frigorífico para se livrar de processo no chamado “Conselhão”.
Denúncia de morador
Conforme reportagem do Jornal Midiamax no fim do ano passado, morador da região formalizou denúncia contra o MPMS no CNMP, alegando inércia por parte do Ministério Público Estadual em resolver a situação do fedor nos bairros próximos à planta da JBS na saída para Terenos, como a Nova Campo Grande e o Jardim Carioca.
Depois, o CNMP notificou o MPMS a dar explicações sobre o caso. No dia 7 de março, o órgão estadual entrou com ação contra a JBS. Na sequência, em 17 de março, o Conselho arquiva a denúncia.
‘Respostas que nunca chegam’, diz morador
Ao CNMP, o morador se disse revoltado: “O MPMS há muito não vem atuando com firmeza e seriedade quando se trata de poderosos empresários e empresas. É um absurdo a complacência do MPMS”. No requerimento, o denunciante diz que já denunciou
várias situações há muito tempo. “Tenho cobrado respostas que nunca chegam”.
Inquérito tocado pelo órgão resultou em acordo com a JBS que não resolveu o problema.
O cidadão continuou: “Empresas como a JBS despejam toneladas de resíduos de sua
Após 14 anos, MPMS entra com ação na Justiça contra unidade da JBS
Mesmo depois de 14 anos “investigando” a situação, o MPMS só entrou na Justiça contra a JBS depois que a denúncia chegou ao CNMP. Na ação, que tramita na 2.ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, o órgão pede que a JBS adote todas as providências necessárias para pôr fim ao mau cheiro e ao incômodo causado à população.
A tão cobrada ação do MPMS se junta aos mais de 200 processos individuais de morado-
res que tentam a intervenção do poder público na situação que já dura mais de 14 anos.
No decorrer de inquérito civil que tramitou no MPMS, o órgão ministerial pediu que o Imasul vistoriasse a unidade e promoveu 3 vistorias, em diferentes ocasiões, que resultaram em relatórios técnicos constatando as causas do mau cheiro.
O MPMS propôs à JBS uma solução extrajudicial, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). (GM)
produção em córregos da região Imbirussu, causando enorme mau cheiro. O MPMS deu 6 anos através de um TAC para que a empresa regularize a situação. Aí pergunto: teremos que conviver com o mau cheiro e a tristeza de morar em um lugar que cheira esgoto, fezes e plástico por mais seis anos?”.
Despacho enterrando a de -
núncia foi assinado pela ouvidora nacional do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei, no dia 17 de março, 10 dias depois do MP entrar com ação contra a JBS. No documento, a ouvidora afirma que “há regularidade e constante tomada de medidas adequadas pelo órgão ministerial”. O MPMS disse ao CNMP
que providenciou novas vistorias no frigorífico e que estava discutindo com a JBS um possível novo acordo e que realizou entrevistas com moradores para monitoramento.
Sobre a Santa Casa, o MPMS afirmou que realizava diligências como vistorias, ofícios, reuniões e monitoramento do caso. (GM)
MPMS levou ‘puxão de orelha’ do CNMP por inércia
Apesar de contarem com prerrogativas constitucionais para garantir a atuação independente e eficaz na defesa do cumprimento da lei, os membros do Ministério Público já foram alvo de denúncia no CNMP por deixarem de atuar como deveriam. Assim como juízes, desde 1988 os membros dos MPs têm as prerrogativas da vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios. Ou seja, estão acima de demissões, transferências e diminuições salariais. Em 2017, o CNMP apontou irregularidades no trabalho de-
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
senvolvido nas 3 Promotorias de Justiça do Patrimônio Públi-
co e Social de Campo Grande. Os membros foram listados por acumular procedimentos e pela falta de protagonismo, segundo relatório de correição da Corregedoria do CNMP. O relatório tem 51 páginas e lista série de irregularidades na condução dos trabalhos de investigação da área no MPMS. Após o “puxão de orelha”, o MPMS correu para fazer um “acordo” e substituir os promotores Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha e Henrique Franco Cândia da 30.ª e 31.ª Promotorias. (GM)
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Revisão de Textos: Bianca Iglesias. Subeditoras de Política e Transparência: Dândara Genelhú e Mariane Chianezi | Reportagem: Fábio Oruê, Marcus Moura e Thalya Godoy. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Ari Theodoro, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Polícia: Thatiana Mello | Reportagem: Carol Leite, Layane Costa, Lívia Bezerra, Miriam Machado. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Imagem e Técnica: Marcos Ermínio | Produtor: Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento e Nathália Alcântara | Editores de Vídeo: Sidney Manga e Samanta Vitória. Redes Sociais: Letícia Marquine. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes, Giovana Gabrielle e Gustavo Hern. Chargista: Milton César Ornellas. Motoristas da Redação: Fernando Baziquetto, João Ferreira, Rafael Gomes e Valdenir de Souza Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial Departamento Comercial:
DânDara Genelhú Thalya GoDoy
A engenheira e mestre em Mobilidade Urbana Lúcia Maria Mendonça Santos se revoltou com a falta de ar-condicionado nos ônibus do Consórcio Guaicurus em Campo Grande. Ela criticou o serviço prestado aos usuários em oitiva da CPI do Transporte, na tarde desta segunda-feira (28).
De Santa Catarina, Maria prestou depoimento por videochamada. “Se aqui em Florianópolis, que é frio, nós temos ar-condicionado, imagina vocês que vivem no pico do calor”.
Uma das suposições da especialista vai ao encontro dos relatos de usuários: excesso de calor. “Já pensou a gente sair de casa, tomar um banho e chegar já todo suado”, descreveu.
Disse que a instalação dos equipamentos de conforto básico aos usuários não seriam “grande empecilho”, conside-
A especialista também criticou o controle das bilheterias, atualmente de responsabilidade do Consórcio Guaicurus. “Quando teve o adven-
Em videochamada, Lúcia Maria Mendonça Santos fez críticas ao serviço prestado por empresas de ônibus na Capital Madu
rando que o transporte público em Campo Grande é comandado por um grupo de empresas.
Na Casa de Leis, o projeto 11.636/2025 prevê “ar no busão”. A matéria é de autoria do vereador Landmark (PT).
to da bilheteria eletrônica de modo geral, as prefeituras já perderam muito controle, porque todas as bilheterias eletrônicas são controladas pelos empresários”. Então, “a gente não tem nem acesso de quanto en-
A primeira oitiva da CPI do Transporte começou com a troca de especialistas nesta segunda (28). Anunciada com transmissão pública, a oitiva não foi compartilhada em tempo real nas redes sociais da Câmara.
O presidente da Comissão, Lívio Leite (União Brasil), teria solicitado a não transmissão da oitiva. Além disso, a primeira especialista que prestaria depoimento, professora doutora Maria Lúcia Torrecilia, titular da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS, foi substituída.
A alteração não consta em comunicado no site da Câmara. Lúcia Maria Mendonça Santos participou da oitiva.
O outro convidado, Gabriel Santos da Silva, não compareceu, mas justificou a ausência devido a compromisso em ou-
tro Estado. A próxima oitiva acontece na segunda-feira (5).
Os nomes não serão divulgados por estratégia dos vereadores.
Vereadores deixam oitiva Vereadores que não integram a CPI deixaram a reunião. Eles marcaram presença no início do encontro, mas se retiraram após serem informados sobre o regimento, que barra a participação de não membros.
Participaram brevemente Landmark (PT), Marquinhos Trad (PDT) e Veterinário Francisco (União). Lívio Leite esclareceu sobre o regimento.
“Qualquer vereador poderá aparecer nas reuniões da CPI, mas sem participação nos debates, e desejando esclarecimento sobre qualquer ponto, requererá ao presidente da comissão”, leu o regimento. (DG e TG)
Descaso
Ainda na oitiva, a especialista apontou descaso no transporte coletivo em Campo Grande. “Nós temos superlotação, temos atrasos em regularidade dos horários, temos má con-
tra e de quanto gasta”.
O consórcio insiste em apontar prejuízo financeiro e move ações judiciais na tentativa de aumentar o preço da tarifa dos ônibus. No entanto, os empresários são o verdadeiro exem-
servação dos veículos, tem falta de ônibus e descaso com as pessoas com deficiência”, listou algumas das características após análise do transporte da Capital.
Maria Lúcia reforçou que a
plo do “mau negócio” que rende milhões. Na verdade, bilhões. Equipe técnica da Prefeitura da Capital certificou auditoria contábil nas planilhas do consórcio e atestou que a concessionária teve receita mais que
legislação exige acessibilidade aos usuários. “Toda a frota tem que estar equipada com elevador. Isso é lei federal”, afirmou.
Fiscalização
A mestra disse que a falta de fiscalização impacta diretamente no valor das passagens. “Se tem falta de fiscalização, tem altos preços de passagem”. Neste sentido, sugeriu que os fiscais atuem de forma prática no município, com locais alternados. “Não adianta ter fiscal para ficar no terminal. O fiscal tem que estar no ponto de parada do bairro, longe de onde estão as câmeras dos terminais”, disse. Ela apontou que “evidentemente também tem que ter fiscal no terminal, mas eles também têm que estar no trajeto dos ônibus”. “Não adianta, evidentemente, que a gente tem que fazer um processo licitatório para contratar uma empresa. A gente tem que exigir dessa empresa”, disse.
bilionária de 2012 a 2019.
“Agora, vocês imaginam, se a bilheteria está na mão dos empresários, a gente não tem um quadro de fiscal que permita que a prefeitura fiscalize o sistema”, explicou. (DG e TG)
De 25 de março a 28 de abril, a CPI do Transporte registrou 447 queixas sobre os ônibus. Atrasos, péssimas condições dos veículos e até goteiras estão entre as denúncias de usuários. Foram 378 denúncias recebidas via WhatsApp, 32 formulários preenchidos, 34 e-mails enviados, 2 ligações telefônicas e 1 denúncia presencial.
Relatório da CPI aponta que a má conservação, falta e atrasos constantes de ônibus em Campo Grande lideram as reclamações contra o Consórcio Guaicurus. “As reclamações evidenciam um sistema de transporte público em crise. Marcado por superlotação, atrasos, má conservação e descaso com os usuários”, destaca a comissão.
O relatório aponta que “a população clama por medidas urgentes, incluindo renovação da
frota, ampliação das linhas, fiscalização efetiva e maior transparência na gestão”.
A partir das denúncias, os vereadores classificam a situação “como insustentável e prejudicial à qualidade de vida dos moradores de Campo Grande”.
A má conservação lidera as denúncias com 33% dos regis-
tros, com 10% para falta de ônibus e o mesmo percentual para atrasos dos veículos.
Como enviar denúncias
• WhatsApp: (67) 3316-1514
• E-mail: cpidotransporte@camara.ms.gov.br
• Formulário no site www.camara.ms.gov.br. (DG e TG)
Gabriel MayMone
A Justiça atendeu pedido do MPMS para liberar alteração no registro civil do ex-coordenador da Apae, Paulo Henrique Muleta (ou Moletta) Andrade, acusado de desviar cerca de R$ 8 milhões da entidade.
A juíza Paulinne Simões de Souza havia considerado denúncia publicada pelo Jornal Midiamax, revelando que o pedido de cidadania italiana seria o primeiro passo para fugir do país, e proferiu, no mês passado, a suspensão do registro.
No entanto, reconsiderou a decisão após manifestação da promotora de Justiça Cristina
Beraldo de Andrade.
Para o MPMS, a possível fuga não se justificaria como motivação para suspender a alteração dos registros.
“O fato de um dos requerentes responder a processo criminal, de ser noticiado que ele, em tese, poderia se valer de eventual cidadania estrangeira, a ser obtida após as retificações de seus documentos, para eventual fuga, não é motivo para impedimento de retificação em seus registros públicos, desde que os fatos alterados sejam verdadeiros, bem como os documentos apresentados, e, conforme a documentação encartada, são”, cita o parecer.
após aval à concessão de cidadania italiana, MPMS pediu a prisão de Paulo Muleta
No dia 10 de março, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) –braço do MPMS– deflagrou a Operação Occulto, que cumpriu mandado de prisão contra Paulo Muleta, acusando-o de obstrução à Justiça. Ele continua preso desde então, com vários pedidos de li-
Devido à movimentação financeira e suposta intenção de fugir do país, o juiz argumentou que “as medidas cautelares não se mostraram suficientes”. Logo, deferiu a prisão preventiva de Paulo Andrade. O ex-coordenador foi preso
berdade negados pela Justiça. Em nota oficial publicada no site do MPMS, o órgão afirmava que o pedido de prisão baseava-se no fato de as investigações terem apurado que Paulo Henrique planejava fugir do país. Além disso, o Gaeco apontou que Muleta fez manobra para tirar de suas contas o va-
pela segunda vez, após o Gaeco deflagrar a Operação Occulto.
A prisão ocorreu em meio às investigações, iniciadas em 2021, que apuram desvios de R$ 8.066.745,25 na entidade. Os valores eram repassados pela Secretaria de Estado de Saúde para tratamento de pacientes ostomizados. O Gaeco revelou
lor de R$ 412 mil, passando o dinheiro para contas de terceiros. O objetivo era levantar caixa para a mudança para a Itália. As investigações começaram em 2021. No entanto, documento assinado em 30 de abril de 2024 pela promotora Paula da Silva Volpe se manifesta a favor do pedido, sem ressalvas.
que o então coordenador, com empresários e agentes públicos, se utilizavam de empresas de fachada para simular vendas para a Rede Pública de Saúde.
Turn Off
A primeira prisão ocorreu em novembro de 2023, durante a Operação Turn Off, que re -
Na inicial do processo, Paulo Henrique Muleta e outras 5 pessoas da família expressam claramente a intenção de deixar o país, mesmo o ex-coordenador respondendo processo por corrupção, o qual chegou a ser preso.
Assim, a defesa da família Muleta, agora Moletta, anexou
velou esquema de desvios de contratos que superam os R$ 68 milhões. A ação também denunciou os empresários Lucas Coutinho e Sérgio Duarte Coutinho Junior, o ex-secretário de Educação do Estado, Edio Antônio Resende de Castro, além dos então servidores, Thiago Haruo Mishima e Simone de
documentos que comprovam a descendência italiana e afirma: “O objetivo da presente demanda se caracteriza pelo fato de os Requerentes estarem reunindo a documentação necessária para obter a dupla cidadania italiana, pois pretendem morar e trabalhar no país de origem de seus antepassados”. (GM)
Oliveira Ramires Castro. Referente à segunda prisão de Muleta, o Gaeco informou que o ex-coordenador tentou obstruir investigações ao tentar se desfazer de R$ 500 mil para evitar bloqueio. Além disso, o Gaeco afirma que o ex-coordenador pediu cidadania italiana para deixar o país. (GM)
A Casa da Saúde não terá atendimento na quinta (1.°) e sexta-feira (2). A suspensão temporária dos atendimentos ocorre devido ao feriado do Dia do Trabalhador e o ponto facultativo.
A Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo SUS. O horário de atendimento ocorre das 7h às 16h,
com distribuição de senhas das 7h às 15h30.
A Secretaria de Estado de Saúde orienta a população a fazer a retirada de medicamentos até quarta-feira (30). Os atendimentos retornam ao normal na segunda-feira (5), na Rua Dom Aquino, 1.789, Centro. (Jennifer Ribeiro)
SILVICULTURA SÃO JOÃO LTDA torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas o licenciamento ambiental para barragem com área de reservatório de até 1 (um) ha através da apresentação de Comunicado de Atividade – CA, localizada Fazenda São João no município de Três Lagoas - MS.
Chegou a hora de tirar o casaco do guarda-roupa. Abril termina com uma frente fria que vai derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul, que pode ter mínima de 11 °C nos próximos dias. Há um alerta de declínio de temperatura em vigor. O Inmet emitiu alerta para queda da temperatura entre 3 °C e 5 °C nos dias 28 e 29 de abril. O alerta vale para toda a região central e sul do Estado, de Corumbá a Três Lagoas. A temperatura deve permanecer baixa até o dia 1.° de maio.
A pior queda de temperatura deve ser na região sul, onde os termômetros podem marcar mínima de 11 °C, em Sete Quedas e Ponta Porã. A temperatura volta a subir no dia 2. Em Campo Grande, a mínima deve chegar a 15 °C na quarta (30).
Abril chuvoso
O Climatempo mostra que, em 26 dias de abril, o volume de chuvas superou 200 mm em Mato Grosso do Sul. O acumulado representa mais chuva do que a média para todo o mês.
Segundo o Inmet, entre 1991 e 2020, as médias de precipitação em Mato Grosso do Sul em abril variam, em geral, entre 100 mm e 140 mm. Na Capital, o instituto registrou acumulado de 188,4 mm em 26 dias. A média de precipitação do mês é de 81 mm. A chuva de abril de 2025 superou o dobro da média para o mês. Campo Grande registra o terceiro abril mais chuvoso em 23 anos, desde 2002. O início das medições automáticas se deu em 2001. (Priscilla Peres)
EMERGÊNCIA NA
Priscilla Peres
Com alta expressiva de casos em abril, o número de pessoas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) supera o de 2024. Até março, a Capital tinha números aquém do mesmo período do ano passado.
Porém, a chegada do outono ajudou as doenças a se espalharem, aumentando significativamente o número de casos. Para se ter ideia, na última semana de março, Campo Grande registrava 73 casos de SRAG, número que saltou para 147 na segunda semana de abril.
A influenza A e o vírus sincicial respiratório são os que mais têm causado aumento dos casos neste ano. No ano passado, a Covid-19 tinha influência maior nos casos de SRAG. Em todos os casos, a vacina é a melhor maneira de prevenção.
Campo Grande em emergência
Com o avanço dos casos e 72 mortes registradas este ano, sendo 7 em crianças e 42 em
Casos de doenças respiratórias levaram a aumento na procura por serviços das unidades de Saúde da Capital
adultos, a Prefeitura de Campo Grande decidiu decretar situação de emergência na Saúde. Outro agravante é que a Capital não tem leitos disponíveis em hospitais para internação.
A situação é essa desde o início de abril: hospitais lotados, falta de leitos e síndromes respiratórias avançando. Na épo-
ca, a prefeitura já havia dito que estava estruturando UPAs para a internação de pacientes. No sábado (26), a prefeitura publicou o decreto 16.246/2025, que declara situação de emergência na saúde após o aumento de casos de influenza, VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e SRAG. A alta demanda tem
causado superlotação e déficit de leitos hospitalares, especialmente pediátricos.
Monitoramento de crise
No começo de abril, a prefeitura informou que nenhum hospital da rede privada dispõe ou tem capacidade de ampliar leitos para atender à deman -
da do SUS, especialmente para UTI pediátrica.
Conforme a titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana Leite, o decreto irá permitir que o Executivo adote estratégias operacionais para melhorar o atendimento à população. Entre elas, está a liberação da vacina da gripe para todos os públicos.
Outra possibilidade é transferir crianças do Pronto Atendimento Infantil, no Tiradentes, para as UPAs Universitário ou Coronel Antonino. As duas unidades de saúde operam 24 horas e teriam estrutura para receber os pacientes menos graves.
Atualmente, a norma do Ministério da Saúde aponta que o paciente precisa ser transferido para um hospital depois de 24 horas de internação em uma unidade de Saúde.
O Pronto Atendimento Infantil irá se tornar referência para internação dos casos mais graves diante da falta de leitos em hospitais, já que dispõe de infraestrutura especializada.
Com vacina da gripe liberada para toda a população, unidades de Saúde amanheceram
Priscilla Peres carol leite
A vacina contra a gripe está liberada para toda a população de Campo Grande e as famílias não querem perder tempo. Nesta segunda-feira (28), unidades de Saúde amanheceram cheias e algumas com fila de espera. Na UBS Dr. Nicolau Fragelli, no Lar do Trabalhador, às 8h já tinham sido entregues 21 senhas devido ao grande número de pessoas aguardando. O atendimento foi até as 16h30 nas 74 unidades de Saúde. O atendimento durou minu-
as 74 unidades
tos. Alan Pereira de Oliveira, 35 anos, foi à unidade com a esposa e o filho pequeno se vacinar.
Ninguém da família pegou influenza este ano, mas eles decidiram se imunizar.
“A precaução para os nossos familiares, a disponibilidade que o município e o Estado deu para a gente estar cuidando da família. E quanto antes, quem puder vir, que foi bem rápido, chegamos aqui não tem 10 minutos, o atendimento foi rápido”, explica.
Na UBS Vila Corumbá, na Vila Planalto, não havia distribuição de senhas, pois o movimento era menor. Segundo a direção, quando foi liberada a vacina para grupos prioritários, a unidade lotou por alguns dias, mas o movimento caiu logo depois.
Vacina liberada
A prefeitura decidiu liberar a vacinação da gripe para toda a população após decretar situação de emergência na Saúde por 90 dias, diante do aumento de casos de SRAG e déficit de leitos na Rede Pública de Saúde. Conforme a Sesau, 200 mil doses foram enviadas à Capital, mas apenas 56 mil foram aplicadas. Isso indicaria que apenas um terço do público prioritário se imunizou desde o início da Campanha de Vacinação. A recomendação é que essas pessoas priorizem a ida às unidades de saúde e garantam a proteção.
Onça capturada no Pantanal após caseiro ser devorado está com anemia, diz boletim
evelin cáceres
A onça-pintada capturada há 4 dias no Pantanal –na região do pesqueiro Touro Morto– continua em atendimento veterinário no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande, e está com anemia, segundo boletim divulgado pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (28).
O animal, um macho de 9 anos e 94 kg, está ativo, se alimenta normalmente e fez exames de sangue e imagens. Ultrassom abdominal mostrou alterações agudas no fígado e rins, que não indicam –neste momento– insuficiência dos órgãos.
Laudo aponta que os veterinários observaram alteração inflamatória do aparelho digestório (gastroenterite), tratada e
monitorada clinicamente, com exames moleculares para verificar a causa da infecção.
O material coletado foi enviado para ser elaborado hemograma e exame de análises bioquímicas, que apresentou alterações semelhantes às observadas no ultrassom e ainda que o animal está com anemia leve. Mais exames ainda serão realizados na onça.
Morte de caseiro
A onça foi capturada após o ataque e morte do caseiro Jorge Ávalo, 60 anos, no dia 21.
A captura aconteceu 3 dias depois. A Polícia Militar Ambiental localizou o animal próximo de onde o caseiro foi atacado. Nas imagens divulgadas pela PMA, o animal aparece já acordado no veículo em que foi transportado e avança ao perceber a
proximidade de humanos. A polícia reforça que não é possível afirmar que esta foi a onça que matou o caseiro. “Capturamos porque era a que estava rondando a casa, está magra e abatida. Mas como ele [Ávalo] foi arrastado para o mato, outros animais podem ter atacado e comido”. A PMA já havia dito que teriam mais animais da espécie no local.
OsvaldO
satO
layane COsta
Nesta segunda-feira (28), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) iniciou uma manifestação em frente à sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Campo Grande. A ação, parte da jornada nacional Abril Vermelho, reuniu inicialmente cerca de 200 pessoas, segundo a organização.
Ao longo da tarde, o número de manifestantes aumentou, chegando a aproximadamente 300, após a liberação da BR-060 que, mais cedo, havia sido bloqueada pelo movimento, assim como outras estradas em Dourados, Ponta Porã e Naviraí. A PRF confirmou a liberação da BR-060 por volta das 16h, após 12 horas de manifestações. O bloqueio ocorreu no km 414 da via, entre Campo Grande e Sidrolândia, no “Capão Seco”. De acordo com o MST-MS, os manifestantes que estavam nas rodovias se dirigiram ao Incra para engrossar o ato. A expectativa da organização é que um número ainda maior de pessoas se concentrasse no
local. A Polícia Militar acompanhou a manifestação.
Pauta unificada Laura dos Santos, da direção nacional do MST em Mato Grosso do Sul, destacou a pauta unificada do movimento. “A nossa pauta é unitária: que a pauta da reforma agrária aconteça no Mato Grosso do Sul. Em nível nacional, várias áreas já foram definidas para assentamentos de reforma agrária,
e aqui no Estado, não”, disse. Ela destacou que mesmo sabendo que Mato Grosso do Sul é um “Estado do agronegócio”, objetivo do assentamento é “produzir alimentos saudáveis para as famílias, tanto os trabalhadores urbanos quanto para nós, camponeses que estamos na roça”.
Em ofício direcionado ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e ao presidente nacional do In-
cra, Carlos Fernando Schiavon Aldrighi, o MST-MS apresenta três reivindicações principais: aquisição do complexo do Jotapar, em Sidrolândia, para fins de reforma agrária; aquisição da Fazenda Santa Aparecida, em Aquidauana; e distribuição de cestas básicas para atender cerca de 1.000 famílias acampadas no Estado. A intenção era seguir com o protesto no Incra até um retorno quanto as pautas.
MarCOs MOrandi
Depois da ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar no domingo (27), manifestantes do MST deixaram área ocupada em Panambi, distrito de Dourados. Eles voltaram para as margens da MS-379. Os policiais usaram bombas de efeito moral e máquinas e conseguiram expulsar o grupo que estava na parte interna do imóvel que pertence à JBS.
O clima ficou tenso e as ne-
JARDIM LOS ANGELES
gociações tiveram que ser intermediadas pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, explicou que a atuação das equipes no local ocorreu mediante a saída voluntária. “Não tinha mandado de reintegração de posse porque não precisa. Eles entraram ontem [sábado] e a gente tirou
durante o período de flagrante. Mediante a mediação de saída voluntária”, disse.
Maquinário da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) também esteve presente para a retirada dos barracos que haviam sido montados no local.
Reivindicação
Em nota nas redes sociais, o MST-MS afirma que a invasão é uma reivindicação pela destinação da área para a pro-
dução de alimentos.
“Na manhã deste sábado (26), cerca de 300 trabalhadores rurais ocuparam o latifúndio no município de Dourados, próximo ao Distrito de Panambi, reivindicando a destinação da área para a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. O acampamento Esperança, em si, já é produtivo, pedagógico e formativo, havendo produção de viveiros, visando, com maestria, a Agroecologia”, diz trecho da nota.
Homem com fuzil falso sequestra ‘devedor’ dentro da própria casa
Dívida referente a uma TV teria motivado o sequestro de um homem de 27 anos na manhã desta segunda-feira (28), no Jardim Los Angeles. A vítima foi ameaçada com um fuzil falso.
Um familiar acionou a Po-
lícia Militar alegando que a vítima havia sido levada de sua residência por um homem, de 28, armado com um fuzil.
O autor chegou ao local em um VW SpaceFox prata com a vítima. Aos policiais –que estavam de campana– o autor con-
fessou que havia ido à residência da vítima e estava portando um fuzil, que se tratava de um simulacro.
Aos policiais, informou que o motivo do sequestro teria sido uma dívida relacionada à venda de uma TV de 43 polegadas,
O produtor rural Wilson Tondato foi assassinado a tiros na própria fazenda em Deodápolis, na 15.ª linha (sentido Ipezal) na tarde desta segunda-feira (28). Ele teria se envolvido em discussão com o caseiro e foi atingido com um tiro na cabeça e outro no pescoço. O suspeito fugiu. (Lívia Bezerra)
Homem de 47 anos foi preso no domingo (27) após ameaçar matar o pai, de 63, com uma marreta. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na Rua Audelino Garcia Camargo, no Jardim Água Boa, em Dourados. O autor chegou embriagado e, após discutir com o idoso, pegou a marreta e fez ameaças. (Marcos Morandi)
Moradora de Dourados foi vítima de fraude no domingo (27). Ela foi informada pela irmã que criminosos tentavam aplicar golpes em seu nome. A irmã recebeu mensagem dizendo que a vítima foi sequestrada e solicitando resgate. A mulher havia perdido acesso às contas de WhatsApp e redes sociais. (Marcos Morandi)
Mulher de 32 anos foi presa enquanto transportava maconha e haxixe marroquino em um ônibus na BR-262, em Corumbá. Policiais do DOF realizavam bloqueio no sábado (26) quando pararam ônibus que fazia o itinerário Corumbá-Miranda. Na mala da mulher havia 3,4 kg de maconha e 4,8 kg de haxixe. (LC)
que, segundo ele, não havia sido paga pela vítima.
O fuzil falso foi localizado na casa do autor, dentro do quarto da filha. Ainda com ele, foi encontrada uma munição, calibre .50 CBC, caracterizada como de uso restrito. (Layane Costa)
Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima
Le BLog Maria antonia
Para muitas crianças, o momento que antecede uma cirurgia pode ser assustador. Mas o médico brasileiro Leandro Guimarães encontrou uma maneira criativa e cheia de carinho para transformar a experiência em algo leve e corajoso. Otorrinolaringologista, Leandro criou uma brincadeira encantadora: antes de irem ao centro cirúrgico, os pequenos pacientes são vestidos como heróis. O resultado é emocionante. Vestidos com capas, máscaras e escudos, os pequenos entram no centro cirúrgico como se estivessem em uma verdadeira missão de heróis. A iniciativa não apenas distrai e acalma as crianças, mas também cria um vínculo afetuoso entre médico e paciente, transformando o medo em sorrisos e confiança.
O gesto tocou tanta gente que ultrapassou fronteiras. Em 2025, Guimarães foi reconhecido internacionalmente com o WEmbrace Awards, na categoria “Histórias Inspiradoras” –premiação que destaca profissionais da saúde que promovem inclusão, empatia e inovação no cuidado com o outro.
Mais do que uma fantasia, o que Leandro oferece a seus pacientes é um pouco de magia em um momento delicado –e, sem dúvida, um exemplo poderoso de humanidade na medicina.
Leo tenta se explicar às mulheres, mas Bárbara exige que ela pague o que deve. Leo é demitida e conhece Samuel. Tânia sugere que Jaques desvie dinheiro da fábrica Boaz. Abel exige que Samuel não revele a verdade sobre o pai biológico de Sofia. Leo decide aceitar o emprego de babá no lugar de Stephany.
HORÓSCOPO
• Áries
Arquivo pessoal/Reprodução
Na quinta-feira(24), famosos marcaram presença no Time 100 Gala 2025, evento que homenageia as pessoas mais influentes do ano segundo a revista Time.
A cerimônia foi realizada no Jazz at Lincoln Center, em Nova York , e será transmitida como o especial “Time100: The World’s Most Influential People” em 4 de maio na ABC –e estará disponível no Hulu.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Juliano diz que Clarice é criminosa. Bia confronta Beatriz. Clarice desabafa com Teresa e pede que a amiga guarde o documento. Maristela convoca uma avaliação de sua saúde mental. Basílio consegue as provas de que a Perfumaria Carioca sabotou o novo produto. Bia interrompe a reunião de Raimundo.
Celina repreende um comentário de Odete sobre Heleninha. Odete demonstra não gostar da visita de Tiago. César se apavora ao ser surpreendido por Gervásio cobrando os dólares. Gervásio diz a Marco Aurélio que César não está com os dólares. Leila consegue o emprego na Tomorrow. Odete questiona a presença de Ivan na reunião.
Você se sente preso ao seu entorno. Pressões sociais o fazem acreditar que precisa agir ou pensar de determinada maneira. Abrace a coragem dentro de si e saiba que o importante é ser verdadeiro consigo mesmo.
• Touro
Você acabou de concluir uma tarefa importante. Comemore! Você perseverou e valeu a pena. Você tem um grande poder. Se você se sente pronto para dar o próximo passo, vá em frente. Você está no caminho certo.
• Gêmeos
Tudo está se encaixando. Pessoas, situações e oportunidades estão fazendo sentido. Una-se a outras pessoas, empregos ou ideias. É um bom momento para se juntar a alguém ou algo em que acredita. O sucesso é seu.
• Câncer
Informações importantes virão de todos os lados. Todo mundo vai falar. Certifique-se de que as informações que você acredita sejam verdadeiras e não fofocas. Verifique os fatos antes de tomar qualquer atitude.
• Leão
Certifique-se de ter amor pelo que faz. Se o trabalho não for inspirado por um amor verdadeiro que vem de dentro, procure outra coisa. Siga seu coração e o dinheiro e as oportunidades virão naturalmente.
• Virgem
Você tem trabalhado duro e o esforço está começando a dar frutos. Não perca o ritmo! Continue, lembrando-se de que a chave para o seu sucesso é conhecer a si mesmo e o que você é capaz de realizar.
www.coquetel.com.br
Usa-se para colorir desenhos
Aquele que come cru (dito) Não destruir a natureza
A Orquestra Sinfônica Brasileira
Multiplica por dois
É treinada na caligrafia
Dar (?) a: dar confiança
Tecla de gravação do videocassete
Móvel do restaurante
Mulher do harém de um sultão
Cadeia de montanhas (fig.)
Senhorita (abrev.)
O lado de dentro da roupa
"Golfinho" amazônico
Folha para marcar os pontos, no bingo Dividir despesas
Bater (?): discutir (pop.)
a
Vai ao chão Cloro (símbolo)
Mau cheiro nos pés Cessar de chover
Cosmético para unhas
Reação comum diante da imundície
Acontecimento; caso
Associação Brasileira de Normas Técnicas (sigla)
"O Mágico de (?)", livro infantil
Dar cadência a O fruto da ateira
Congelamento de orvalho
Polo turístico das Baleares (Espanha)
Esportista como Fernanda Keller
Espaço onde são encenadas peças
• Libra
Não precisa se esforçar para ter sucesso. Trabalhe com o que você tem em vez de desejar algo que não tem. Há muitos recursos ao seu redor e, mais importante, dentro de você. Abrace essas forças.
• Escorpião
Você tem observado atentamente e sabe a verdade. Sinta-se à vontade para compartilhá-la com pessoas que precisam ouvi-la, em vez de guardar a informação para si. O apoio vem quando você derruba as barreiras.
• Sagitário
Você é como a chama piloto em ação. Você continua queimando quando tudo e todos se apagam. As pessoas vêm até você em busca de sabedoria. Dê aos outros e essas pessoas estarão lá quando precisar delas.
• Capricórnio
Você pode se perguntar por que todo mundo tem uma expressão tão amarga. Olhe seu rosto no espelho. Você tem uma expressão assim? Talvez o que veja nos outros seja o seu rosto. Tenha uma expressão feliz.
Consoantes de "reto"
Presenteia; oferta
• Aquário De muitas maneiras, você se sente muito sozinho. Você sente que não está sendo totalmente apoiado. Aguente firme e lembre-se de que você está conectado –você tem o apoio do universo o tempo todo.
• Peixes
Você está dando à luz uma nova ideia ou projeto. E está bem apoiado. Não resista a esse caminho. Ele lhe trará felicidade e sucesso a longo prazo. Sua energia está forte neste momento. Tenha total fé em si mesmo.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está a um passo de oficializar acordo com Carlo Ancelotti para que o treinador italiano comande a seleção brasileira até a Copa de 2026.
De acordo com o jornal espanhol Marca, falta apenas a assinatura dos contratos para que o técnico assuma o novo cargo e deixe o Real Madrid.
O veículo reforça que a ida para a seleção brasileira representa para Ancelotti um encerramento com chave de ouro de sua brilhante e vitoriosa carreira. As negociações tiveram como personagem central, segundo o jornal, um empresário enviado pela CBF. Diego Fernandes fez reuniões e marcou presença em jogos do Real Madrid.
O Real entende que é um momento de renovação e que
a mudança passa pela saída de Ancelotti, mas trata o treinador com todas as honras diante da sala de troféus que ajudou a abastecer nos últimos anos.
Data da despedida
Detalhes ainda estão sendo discutidos, como, por exemplo, a data de despedida de Ancelotti. Com contrato, o italiano poderia permanecer no Real Madrid até o término da participação merengue no Mundial de Clubes da Fifa. No entanto, essa data incomoda a CBF, que o quer à beira do campo nos jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias, nos primeiros dias de junho.
A tendência é que Ancelotti deixe o Real Madrid quando acabar o Campeonato Espanhol, em 25 de maio. (AE)
DANÇA DAS CADEIRAS
AgênciA
EstAdo
A derrota do Vasco diante do Cruzeiro, pela sexta rodada, fez com que Fábio Carille fosse demitido pelo presidente Pedrinho ainda na entrevista coletiva –Felipe Loureiro assumiu o comando de forma interina. A queda do treinador faz o Brasileirão acumular a demissão de 5 técnicos em apenas 6 rodadas.
“Sempre acreditei muito na questão do jogo. Aqui dentro, percebemos que as coisas são diferentes e também há questões anímicas que precisam ser consideradas. Ambiente interno estava muito bom com os atletas, Carille é um cara muito especial. Infelizmente, todo mundo fala que sempre sobra para o treinador. É uma verdade, mas essa responsabilidade
é minha”afirmou o presidente do Vasco. Antes de Carille, Mano Menezes (Fluminense), Pedro Caixinha (Santos), Gustavo Quinteros (Grêmio) e Ramón Díaz (Corinthians) não haviam resistido a resultados no início da
competição. Apenas o Santos, que continua com o interino César Sampaio, ainda não encontrou um treinador, apesar de negociações com Ramón Díaz e Jorge Sampaoli –o Corinthians anunciou Dorival Júnior nesta segunda-feira (28).
Além das 5 demissões até aqui, outros nomes estão na “corda bamba” após 6 rodadas. Até o momento, 7 clubes somaram apenas uma vitória e ligam o alerta a respeito do trabalho de seus treinadores. Pepa, do Sport, ainda não venceu neste Brasileirão, mas ganhou respaldo do presidente Yuri Romão após empate por 0 a 0 diante do Fortaleza.
Dos demais clubes, à exceção de Grêmio e Santos, que já trocaram de treinador nesta temporada, a situação mais caótica é a de Cuca. Campeão mineiro, o treinador encontra problemas para repetir as atuações do Atlético-MG do início da temporada no Brasileirão. Ele responsabiliza as baixas do elenco pela sequência ruim. Na última partida, cedeu empate por 2 a 2 ao Mirassol, com gol de Reinaldo no último minuto. Mirassol e Vitória, com Ra-
Luis Zubeldía ainda não perdeu com o São Paulo neste Brasileirão, mas é um caso à parte. Mesmo antes do início da competição, o treinador está sob pressão da torcida pelos resultados e atuações ruins no Campeonato Brasileiro. Ele ganhou respaldo da diretoria antes da vitória sobre o Santos –primeira e única da equipe até então na competição–, mas ainda não está tranquilo no cargo. O desempenho na Copa Libertadores, com duas vitórias, um empa-
fael Guanaes e Thiago Carpini, também não conseguiram uma sequência de vitórias. No entanto, a série invicta de ambas as equipes permite aos treinadores seguirem no cargo. Do lado
te e liderança do Grupo D, é um fator à favor do argentino. Destaca-se ainda, como ameaçado, Renato Paiva, do Botafogo, que ainda não conseguiu repetir neste ano o desempenho que o time exibiu em 2024 e, antes do clássico com o Fluminense, somava apenas uma vitória na competição. Esse resultado, somado ao evidente domínio alvinegro sobre a equipe treinada por Renato Gaúcho, até então invicto no rival, faz com que o português ganhe pontos com John Textor para a continuidade de seu trabalho. (AE)
das paulistas, ela ainda se soma ao ataque da equipe –o segundo melhor do Brasileirão– e ao trabalho recente de Guanaes, que assumiu o time após ser demitido do Atlético-GO. (AE)