Midiamax Diário | 15 de setembro de 2025 | Idade média dos ônibus é 3 anos maior que a prevista em c

Page 1


FUTEBOL AMADOR

Após adversárias abandonarem partida, times fazem ato em solidariedade a atleta trans

PÁGINA 8

LE BLOG MARIA ANTONIA

Brad Pitt retorna aos anos 1970 para sequência milionária de ‘Era uma vez em ... Hollywood’

PÁGINA 7

COLETIVO | PÁGINA 2

Idade média dos ônibus é 3 anos maior que a prevista em contrato de concessão

Relatório de investigação diz que, dos 460 veículos em operação, 300 estariam acima do limite prudencial de uso

MEIO AMBIENTE | PÁGINA 5

O FOGO SE ESPALHA

Fumaça de incêndio em mata toma a Avenida Duque de Caxias; Campo Grande registrou vários focos de calor no final de semana

RELATÓRIO ‘MAIS AGUDO’ | PÁGINA 3

Maicon descarta ‘unanimidade’ na CPI e propõe intervenção no transporte público

ERNESTO GEISEL | PÁGINA 5

QUEDA FATAL

Motorista de aplicativo cai com veículo em córrego após acidente, morre e tem corpo arrastado

SPOTLESS | PÁGINA 3

Engenheiro suspeito de fraudar medições é preso em operação

CLIMA | PÁGINA 4

Primavera terá clima menos ‘extremo’ em MS, diz meteorologia

ITAPORÃ | PÁGINA 6

Homem é preso 10 anos depois de violentar as filhas

BELA VISTA | PÁGINA 6

Jovem é assassinada após ‘cair’ em blitz com moto de idoso

Henrique Arakaki/Jornal Midiamax/Arquivo

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato de concessão, acusa CPI

A CPI do Transporte constatou o sucateamento da frota do transporte coletivo de Campo Grande. Conforme as investigações, o Consórcio Guaicurus opera o serviço usando veículos com idade média de 8,598 anos, acima do limite de 5 anos exigido pelo contrato de concessão.

Auditoria realizada em abril deste ano apontou que, dos 460 ônibus em operação, 300 estariam rodando acima do limite prudencial.

A comissão aponta que a condição compromete a qualidade e a segurança do serviço prestado à população.

O contrato estabelece que a qualidade da frota deve ser medida anualmente, com idade máxima individual de 10 anos para veículos convencionais e de 15 anos para articulados.

“Trata-se de obrigação expressa e objetiva, destinada a

garantir a renovação contínua da frota e assegurar a regularidade, eficiência e segurança do serviço público concedido.

A investigação conduzida por esta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) revelou graves deficiências na gestão e manu-

tenção da frota que opera o serviço de transporte coletivo em Campo Grande”, destacou trecho do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito.

A comissão aponta que a maioria dos 460 veículos em operação está fora dos limites

de idade, com alguns operando há mais de uma década.

Apontamentos

Depoimentos colhidos durante a CPI reforçam o descumprimento contratual.

“O consórcio está colocan-

do em risco a vida das pessoas. Teve relatos de cair janela nas pessoas. Existem elementos na CPI para imediata caducidade do contrato ou intervenção da prefeitura. Discordamos da intervenção porque demandaria outra postura que não foi vista antes e nem agora. Se prefeitura não decidir nas próximas semanas, vamos pedir a caducidade do contrato”, disse a vereadora Luiza Ribeiro (PT), após a entrega do relatório final. O diretor-presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), José Mário, declarou que a idade média da frota está entre 7 e 8 anos.

Ex-fiscal da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Luís Carlos Alencar Filho afirmou que a idade média foi respeitada somente até 2019 e que a renovação deixou de ocorrer após a pandemia, resultando em uma frota antiga e mal-conservada.

Depoimentos apontam manutenção inadequada e índices que ‘não condizem com a realidade’

Conforme o relatório da CPI do Transporte, apresentado pelos vereadores da comissão de inquérito na sexta-feira (12), o auditor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Giuseppe Bitencourt, admitiu que os índices de fiscalização sobre o serviço não condizem com a realidade, pois medem apenas a existência de elevadores de acessibilidade, e não seu funcionamento efetivo –alvo de denúncias constantes de seus usuários.

“Eu estive presencialmente na Agereg e só tem quatro funcionários para analisar os contratos. Realmente é impossível

que eles consigam fazer essa análise. É preciso que o município faça concurso público para novos auditores e técnicos na Agetran e Agereg. Encaminhamos o relatório para o Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal do Trabalho, e são eles que vão dar continuidade”, disse Ana Portela (PL), relatora da CPI.

Falta de manutenção

A falta de manutenção adequada nos veículos que operam o transporte coletivo urbano de Campo Grande é apontada no texto final da CPI como causa de problemas recorrentes que

Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330

Facebook Messenger: m.me/Midiamax

E-mail: redacao@midiamax.com.br

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010

afetam diretamente a qualidade do que é prestado aos usuários. A investigação comandada pelos vereadores identificou fa-

EXPEDIENTE

Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele

lhas como painéis de velocidade inoperantes nos coletivos, elevadores de acessibilidade quebrados, infiltrações de água e siste-

mas de iluminação deficientes.

A situação gera um número elevado de autuações, conforme o relatório da CPI. Segundo o diretor de Transporte da Agetran, Henrique de Matos Moraes, somente em 2025 já haviam sido lavrados 1.726 autos de infração, muitos por falta de veículos ou omissão de viagens.

O auditor da Agetran, Luiz Cláudio Pissurno Chaves, reconheceu que a idade da frota é um problema notório e confirmou que a Agereg não aplicou as sanções contratuais devidas para forçar a renovação dos veículos. (VA e AG)

Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial

Ônibus quebrado ‘na porta’ da Câmara. Relatório apontou que maioria dos veículos tem idade acima da prevista
Marcos Tenório/Jornal
Vereadores apresentaram relatório final da CPI do Transporte na sexta-feira Eliel Dias/Jornal Midiamax

Maicon descarta ‘unanimidade’ em relatório de CPI e defende intervenção municipal no transporte público

O vereador Maicon Nogueira (PP) desmentiu unanimidade em votação do relatório da CPI do Transporte. Na sexta-feira (12), na entrega do relatório final, o membro da comissão afirmou que não assinou o documento e prepara um relatório anexo para a próxima sessão – no qual defende que a prefeitura assuma o comando da operação do serviço.

“Eu não assinei, eu participei. Concordo com os termos do relatório. Penso que esse é um relatório rico, muitas das considerações ali me contemplam”, disse.

Antes da entrega do documento, a relatora vereadora Ana Portela (PL) informou que havia conseguido unanimidade pela aprovação do relatório fi-

Indiciamentos

O relatório da CPI do Transporte pediu o indiciamento de diretores e sócios do Consórcio Guaicurus por improbidade administrativa, peculato e exposição da vida ou da saúde de terceiros a perigo direto e iminente.

OPERAÇÃO SPOTLESS

nal da CPI. Contudo, o vereador do PP considerou que “foi um lapso por parte dela dizer que foi unanimidade”.

Maicon explicou que não vo-

A medida se estende a todo o comando do grupo entre 2012 e 2024, segundo revelado pelos vereadores membros da Comissão em coletiva na Câmara.

O relatório incluiu ainda, nos alvos indicados para investigação dos órgãos fiscalizadores, os ex-diretores da Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Cam-

tou no documento final. “Ela [unanimidade] acaba sendo pelos que votaram. Eu não votei. Não que eu me opusesse ao relatório”, pontuou.

po Grande) Janine de Lima Bruno e Luiz Carlos Alencar Filho, por inércia na fiscalização do serviço de prestação aos usuários dos ônibus.

Os ex-diretores da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) Odilon de Oliveira Júnior e Vinicius Leite Campos também

Diretores

Para o vereador, alguns pontos do relatório precisam de ajuste. Entre eles, a escolha dos diretores do consórcio. Maicon defendeu a indicação dos membros da diretoria do grupo de empresas.

“Existem alguns pontos que não foram contemplados e que, na minha posição, eu acho que deveriam ter sido contemplados.

A nomeação dos diretores, assim como foi indicado por nós, também nomear os diretores das autarquias”, apontou.

O vereador do PP disse que os “chefões” do consórcio precisam de uma escolha nominal.

“Eu acredito que deveria ter sido nomeado o senhor João Resende e o senhor Paulo Vitor Brito, que são diretores do consórcio. Acredito que poderia ter sido nominal nestes casos”, explicou.

foram mencionados no relatório, acusados de prevaricação e improbidade administrativa.

O primeiro por inércia na fiscalização do contrato, e Vinicius por não realizar a revisão da tarifa de 2019.

O relatório foi entregue nesta sexta-feira (12), somando mais de 200 páginas. Os pedidos de

Intervenção

Maicon apontou que as medidas deveriam ter efeito em curto prazo. É o caso da “sugestão da câmara arbitral, um ponto que eu não concordo”. “A medida traria pouco efeito a curto prazo e eu defendi, no relatório que eu criei, a sugestão de urgência de intervenção por parte do Executivo dentro do consórcio. É um ato legal, administrativo e que cabe única e exclusivamente de maneira unilateral ao poder concedente. Assumir o comando da operação por meio de um interventor”, detalhou.

A medida, segundo ele, mas vai integrar seu parecer. “Esse relatório está ótimo. Só penso que ele poderia ter sido mais agudo”, emendou Maicon. “E vou levar ao Ministério Público os apontamentos que eu acho pertinente”, finalizou.

indiciamento serão destinados ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Federal. Caberá aos órgãos a abertura de investigação, que pode acarretar eventuais sanções penais e administrativas. (Vinicios Araujo e Anna Gomes)

Terenos: engenheiro que faturava 3% sobre medições fraudulentas é preso

Gabriel maymone

O engenheiro civil Leandro Cícero Almeida de Brito foi o último preso entre os 16 alvos da Operação Spotless, que investiga esquema de corrupção que desviou mais de R$ 15 milhões da Prefeitura de Terenos, entre 2021 e 2023, na administração do prefeito Henrique Budke (PSDB) — também preso e que pediu afastamento do cargo.

A prisão ocorreu na quinta-feira (11), dois dias após a ação do Gaeco nas ruas da cidade e de Campo Grande. Conforme as investigações, Leandro aparece como amigo íntimo do ex-secretário de Obras Isaac Cardoso Bisneto, preso pela segunda vez.

O Gaeco aponta que o engenheiro teria elaborado documentação técnica, a pedido de Isaac, para o empreiteiro Sandro Bortoloto (preso também), da Angico, referente a uma licitação que já tinha vencedor certo. Para isso, recebeu R$ 9 mil.

‘Contribuição’

O Gaeco apurou ainda que licitação vencida pelo empreiteiro Sansão Inácio Rezende teria relação com uma “contribuição” a Leandro.

Em conversa, Isaac diz a Sansão: ‘Só não esquece do meu amigo kkk [Leandro]’. Dias depois, foram emitidas notas de empenho à empreiteira de Sansão. Outras conversas confirma-

ram que Leandro recebia 3% do valor de medições de obras entre dezembro de 2022 e julho de 2024 (um mês antes da primeira fase da investigação, a Operação Velatus).

‘Chefe’ Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa. A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação defi-

nida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas.

Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. Somente no último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões.

O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e serviços, bem como aceleravam processos para pagamentos de contratos.

A Spotless foi deflagrada a partir das provas da Velatus, realizada em agosto de 2024. O Gaeco e Gecoc confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção.

Maicon disse que relatório poderia ser ‘mais agudo’ e propôs intervenção Helder
Engenheiro foi o último investigado a ser preso por escândalo em Terenos

Primavera deverá trazer temperaturas altas ao Estado

A primavera se aproxima com expectativa de calorão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul. Contudo, o clima deve ser menos extremo comparado a 2023, quando até uma nuvem de poeira comprometeu a qualidade do ar em Campo Grande e em outras cidades.

A estação começa no dia 22 de setembro, sendo um período de transição entre a seca do inverno e as chuvas do verão na região central do Brasil. Nesse período, é comum a maior ocorrência de tempestades de rápida duração, chuvas intensas, fortes rajadas de vento e granizo.

Vinicius Sperling, meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explicou que a estação recebe o início da convergência de umidade vinda da Amazônia e o retorno mais regular das chuvas. No entanto, a primavera também registra elevação gradativa das temperaturas, devido à maior incidência de raios solares.

“Quando não se estabelecem as chuvas regulares, a gen-

te tem as maiores temperaturas do ano aqui no Estado. Se observarmos o ranking de 2023, as maiores temperaturas foram todas no final de setembro e início de outubro, temperaturas absurdas. Então, vamos ter um calorão nos próximos dias, até que essas chuvas se estabeleçam”, explicou.

‘Ar muito quente’

Modelos de análises meteorológicas não indicam chuvas significativas. Historicamente, a combinação climática faz com que os meses de primavera sejam os mais quentes do ano em Mato Grosso do Sul, em especial outubro, o mais quente do ano em vários municípios.

“Você tem o ar muito quente, típico da nossa região, e em outubro as maiores temperaturas do ano. Logo, vem uma frente fria de pouca intensidade, pois já perde a força nessa época do ano, e ela causa um choque térmico. Consequentemente, vêm aquelas tempestades entre setembro e outubro, que a gente vê com mais frequência, com chuva de granizo e vendaval”.

Arauco Celulose do Brasil S.A torna público que requereu ao Órgão Municipal Ambiental de Cassilândia - MS o Licença Ambiental por meio da apresentação de Comunicado de Atividade (CA), para implantação de barragem com área de reservatório de até 1 (um) hectare, localizada na Fazenda Almar II, localizada no município de Cassilândia - MS.

Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.

Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.

Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.

Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros). Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.

Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136

prevê primavera quente no Estado, mas clima será ‘menos extremo’ do que em anos anteriores

Nuvens de poeira

Em 15 de outubro de 2021, Campo Grande foi surpreendida por um vendaval com nuvem de poeira que encobriu toda a cidade. Os ventos chegaram a 100 km/h. Casas em 67 bairros enfrentavam a falta de energia elétrica, que chegou a durar dias. O cenário se repetiu em 2024.

‘FRAGILIZADO’

“A primavera tem a característica de, às vezes, ocorrer um calor de 40 °C e entrar uma frente fria, com aquela massa de ar, e, então, isso dispara essas tempestades. Às vezes, forma-se uma linha de instabilidade, que provoca aqueles vendavais, como foi o caso da nuvem de poeira. Então, nunca se descarta a entrada de uma frente fria mais forte que pode causar, por

exemplo, essas tempestades”, descreveu Sperling.

A primavera termina em 21 de dezembro, dando início ao verão. Entre setembro e outubro, grande parte do Estado deve registrar irregularidade nas chuvas.

Em relação à temperatura, o modelo indica, de forma geral, que tendem a ficar acima da média histórica. (KC)

Bolsonaro volta a prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia

Jair Bolsonaro (PL) retornou para prisão domiciliar neste domingo (14), após série de atendimentos em um hospital. O médico do ex-presidente, Cláudio Birolini, afirmou que o militar possui princípio de anemia.

“Ele é um senhor de 70 anos, que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Está bastante fragilizado por essa situação toda. Está com um pouco de anemia, por ter se alimentado mal nesse último mês”, relatou.

O médico informou que retirou cerca oito lesões da pele de Bolsonaro. As amostras vão para biópsia. O pedido médico foi apresentado por Bolsonaro ao STF (Supremo Tribunal Federal) em 8 de setembro.

Bolsonaro foi até o hospital e voltou para casa sob forte escolta da polícia em Brasília. Ele preferiu não dar entrevista e nem falou com apoiadores que esperavam perto do hospital.

Condenação Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, na quinta-feira (11), por participa-

ção em uma trama golpista. A condenação foi a primeira na história do país de um ex-presidente por golpe de Estado. Por 4 votos a 1, os ministros entenderam que Bolsonaro cometeu cinco crimes: golpe de Estado; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito; organização criminosa armada; dano qualificado contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado. Ainda cabe recurso. Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, em razão de outra decisão do ministro Alexandre de Moraes, após apontar que o ex-presidente descumpriu restrições — como a proibição do uso de redes sociais.

Moraes também proibiu visitas. A defesa contesta e afirma que Bolsonaro tem cumprido todas as medidas impostas.

Bolsonaro passou por procedimento
Gustavo Moreno/STF/Arquivo
Meteorologia
Helder
Carvalho/Jornal
Midiamax/Arquivo

Carro cai em córrego, motorista é arrastado e morre

Layane Costa aLine

Gabriel Vieira Santos, de 29 anos, motorista de aplicativo, morreu na madrugada deste domingo (14), após se envolver em grave acidente no cruzamento da Rua Cândido Mariano com a Avenida Ernesto Geisel, no Centro. Com o impacto, o carro da vítima caiu no córrego e o corpo foi levado pela correnteza.

O acidente ocorreu por volta das 2h30. A colisão envolveu um VW Polo – conduzido por outra motorista de app – e um Chevrolet Ônix.

O condutor do Ônix sofreu um desvio direcional à esquerda, caindo no córrego. O carro parou capotado.

O motorista foi levado pela

correnteza. O corpo foi localizado metros à frente, na Avenida Afonso Pena. Equipes do

Corpo de Bombeiros tentaram reanimar o homem por cerca de 15 minutos, mas ele não resistiu.

Inicialmente, a vítima não havia sido identificada por ter sido encontrada sem os perten-

ces pessoais. Na manhã deste domingo, a Polícia Civil conseguiu identificar o rapaz, que era morador da Capital. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, Gabriel trabalhou em uma banca no Mercadão Municipal. Há menos de um mês, havia deixado o emprego e começou a atuar como motorista de aplicativo.

Veículos destruídos

A motorista do Polo, de 56 anos, ficou ferida e foi levada pelo Samu para a UPA Santa Mônica.

Ambos os veículos ficaram destruídos. O Polo, que era alugado, teve perda total. O caso foi registrado pelas autoridades como sinistro de trânsito com vítima fatal provocado pela própria vítima.

Incêndio consome vegetação e fumaça invade a Avenida Duque de Caxias

dândara GeneLhú

Incêndio em vegetação com horas de duração deixou a Avenida Duque de Caxias coberta de fumaça neste domingo (14), nas imediações do Aeroporto Internacional.

Leitor do Jornal Midiamax afirmou que o incêndio ocorreu em área próxima ao Serradinho. Pelo Fala Povo, outro internauta informou que o fogo atingiu a região de madrugada. O incêndio mobilizou dois caminhões do Corpo de Bombeiros e em torno de 4 mil litros de água para o combate. O fogo atingiu aproximadamente três hectares de uma reserva ambiental no sentido Centro-Bairro. Uma das viaturas ficou na

Avenida Duque de Caxias e a outra, mais próxima ao Jardim Sayonara.

Conforme apurado pela reportagem do Jornal Midiamax, essa aérea também pegou fogo no sábado (13), mas tinha sido

controlado, entretanto, hoje foi detectado o novo incêndio.

Alerta laranja

Mato Grosso do Sul recebeu alerta laranja para baixa umidade neste domingo e segunda

Apartou briga de casal e foi esfaqueado por mulher

Homem de 22 anos foi encaminhado para a Santa Casa após tentar apartar briga entre um casal e ser esfaqueado pela mulher, que estava sendo agredida por outro rapaz. O crime aconteceu na manhã de sábado (13), no cruzamento das Ruas Capitão Francisco Holanda Mou-

ra e Engenheiro Edno Machado, no Jardim Santa Emília. Às 5h48, morador acionou a Polícia Militar para conter uma briga generalizada entre supostos usuários de droga. A guarnição encontrou seis jovens no local, sendo um deles a vítima. O homem saiu de uma tabacaria e se deparou com a briga de casal. Outro rapaz teria agre-

dido uma mulher com tapas no rosto. O homem de 22 tentou separar a briga. No entanto, a mulher agredida o atingiu com três golpes de faca. A suspeita seria conhecida no Santa Emília e, conforme relato, é usuária de drogas. A vítima sofreu dois ferimentos no braço esquerdo e um do lado esquerdo das costelas.

(15). A semana começa com muito calor e alerta para baixa umidade do ar no Estado.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo (14), o índice variou entre 30% e 20% em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, com termômetros chegando a 43 °C.

Em menos de 24 horas, pelo menos seis incêndios tomaram conta de áreas de vegetação em Campo Grande no sábado (13).

O Jornal Midiamax registrou focos de fogo nos Bairros Nova Lima, Jardim Centenário, Vila Olinda, São Conrado, Vilas Boas e na região do Parque dos Poderes.

Um terreno na Avenida Thyrson de Almeida, no Jardim Cen-

tenário, ficou em cinzas. “Isso são os usuários de drogas que vivem queimando fios aí na beirada do Rio Anhandui. Quase todo dia está tendo fogo”, relatou o aposentado Nori dos Santos Caetano. “E não é só nesta parte. Na avenida inteira o povo ateia fogo”. Outro incêndio atingiu um terreno particular na Avenida Três Barras, esquina com Fernão Dias. No Parque dos Poderes, de acordo com informações iniciais, as chamas se concentram na reserva do Parque, próximo à Governadoria. Pelo menos dois caminhões de combate a incêndios foram encaminhados ao local. (Com Renata Volpe, Aline Machado, Ari Theodoro e Rodrigo Santos)

Padrasto abusa de adolescente

Adolescente de 16 anos foi abusada pelo padrasto na madrugada de sábado (13), em Campo Grande. O autor teria levado a garota à casa de um amigo, em que há um fluxo grande de pessoas. Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o local se trata de um terreno com uma residência na frente e uma edí-

cula nos fundos. O padrasto teria levado a vítima até a edícula. O morador da residência na frente ouviu o barulho e ligou para a mãe da adolescente. A genitora acionou a polícia, que foi até o local, e fez a perícia na residência. A vítima passou por exame de corpo delito e foi ouvida na delegacia. (Carol Leite e Rodrigo Santos)

Carro caiu no córrego da Avenida Ernesto Geisel e corpo de Gabriel Santos foi arrastado até região da Afonso Pena
Fogo no entorno da Duque de Caxias teria começado no sábado, segundo leitor
MEIO AMBIENTE
JARDIM SANTA EMÍLIA
VÍTIMA FOI OUVIDA

Dez anos depois, denúncia anônima leva homem que estuprou as filhas à prisão RONDA

Na manhã de sábado (13), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Itaporã, prendeu um homem de 46 anos, acusado de estupro de vulnerável contra as próprias filhas, em Nova Alvorada do Sul. Uma mulher de 39 também foi detida por encobrir e ser conivente com os abusos.

A prisão temporária foi decretada pela Justiça após representação da Polícia Civil e parecer favorável do Ministério Público. As investigações revelam que os abusos começaram em 2014, quando a família morava em Ponta Porã. Uma das filhas do investigado, então com 9 anos, foi diagnosticada com sífilis. Exames também confirmaram a doença no pai e na madrasta.

Naquela época, a criança foi ouvida por uma psicóloga

e afirmou que teria sido abusada por um “vizinho desconhecido”. Ela disse que sua irmã, então com 12 anos, foi abusada pelo mesmo homem. O inquérito foi remetido à Promotoria de Ponta Porã e acabou arquivado por falta de provas de autoria.

Dez anos depois, em julho deste ano, denúncia anônima revelava novas suspeitas, com o próprio pai como autor dos abusos e relatando que ele também teria feito outras vítimas.

Depoimentos

As filhas, hoje com 20 e 23 anos, foram ouvidas pela Polícia Civil. Uma delas compareceu à delegacia e confirmou que os abusos foram praticados pelo próprio pai ao longo de vários anos, desde a infância. Por medo e coação, ela foi obrigada a sustentar a versão falsa de que o agressor era um

“vizinho desconhecido”.

A outra filha do acusado foi ouvida por videoconferência e confirmou os abusos, relatando que eles começaram por volta dos 7 anos e se repetiram até os 11. A vítima demonstrou forte abalo emocional ao descrever o sofrimento vivido.

As investigações apontam ainda que outras meninas também foram vítimas, entre elas,

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem

Ana Taniely Gonzaga de Lima, 24 anos, foi encontrada morta na tarde de sábado (13), em uma casa na Rua Ariosto Silveira Lino, no bairro Espírito Santo, em Bela Vista. A vítima apresentava perfurações de faca no pescoço, costas e ombros.

A Polícia Civil foi acionada por volta das 14h30. A vítima

foi encontrada sem vida. Na da testa, havia uma lesão e possivelmente uma fratura no maxilar, que pode ter sido causada por um pedaço de madeira, encontrado com sangue no local. Testemunhas relatam que a jovem havia sido vista por volta das 7h30, circulando pelo bairro próximo à sua casa. Na sexta-feira (12), ela foi vista como um idoso de 65 anos. Ana te-

enteadas do suspeito e a própria filha da atual companheira, que tinha conhecimento dos crimes. De acordo com os relatos, a mulher encobria os abusos e coagia as vítimas a ficarem em silêncio. Há registros de ocorrências anteriores em outras delegacias de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.

é encontrada morta

ria pegado emprestado a moto dele, mas foi parada em uma blitz e o veículo foi apreendido.

Idoso socorrido

O idoso precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e posteriormente transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Ele apresentava lesões no rosto e o lábio estava cortado por lâmina. Ele apresentava vá-

rias escoriações, compatíveis com luta corporal. Ana também apresentava lesões de defesa nas mãos, indicando ter entrado em luta corporal antes da sua morte. O idoso relatou ter caído de moto e sido socorrido. Para as autoridades, a história não se coaduna com a realidade, pois a motocicleta foi apreendida na sexta-feira.

Oficina de fachada na fronteira escondia mais de 400 kg de cocaína

Uma ofensiva contra o crime organizado na região de fronteira, realizada pela Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), desmantelou um esquema de tráfico de drogas e apreendeu 440 kg de cocaína em uma oficina mecânica localizada no bairro Anexo II, em Ponta Porã.

A operação, na noite de sexta-feira (12), foi resultado de investigações que apontaram para

o uso da oficina como ponto de preparo e transporte de entorpecentes a partir da região fronteiriça.

Flagrante

Após monitoramento e confirmação das suspeitas, os agentes da Defron flagraram um caminhão sendo preparado para o transporte da droga. No interior do veículo, foram encontrados os tabletes de cocaína. Um suspeito, de 42 anos, foi preso em flagrante.

Acidente na MS-162 deixa três mortos

Três pessoas morreram em acidente na noite de sábado (13) na MS-162, em Quebra-Coco, em Sidrolândia. Ramão Francisco, Paulina Cardoso e Sirley Cardoso estavam no Kia Cerato que colidiu contra uma Chevrolet C14. Quatro pessoas foram socorridas. (Aline Machado)

Homem é morto em ‘represália’

Edgar Alberto Salinas, 38 anos, foi morto a facadas na tarde de sábado (13), na Rua Locomotivas, em Ponta Porã. O autor confessou o crime, cometido a mando de outra pessoa em represália a um furto. Edgar tinha registros criminais no Brasil e no Paraguai. (Layane Costa e Marcos Morandi)

Motociclista morre em colisão na 306

Marcos Vinícius, 30 anos, morreu na tarde de sábado (13), após perder o controle da motocicleta que pilotava na MS-306, em Cassilândia. Ele seguia em uma Honda Titan e ultrapassou uma Scania, mas invadiu a faixa contrária e colidiu de frente contra um caminhão Volvo. (LC)

Aluno é socorrido após ‘brincadeira’

Menino de 11 anos foi levado à UPA de Dourados após ser agredido durante jogo em escola na Vila Almeida. O caso ocorreu na quinta-feira (11), envolvendo alunos de 11 a 16 anos. A vítima descumpriu uma “regra”. Os alunos foram suspensos. (Marcos Morandi)

Veja mais notícias policiais em http://www.midiamax.com/policia ou use seu smartphone para ler usando o QR Code acima

Ari Theodoro
BELA VISTA
Autor de estupros contra as próprias filhas foi preso após denúncia
PCMS/Divulgação
Os mais de 400 kg de cocaína foram encontrados dentro de caminhão
Defron/Divulgação

Pitt volta aos anos 1970 em sequência de ‘Era uma vez em… Hollywood’

Divulgação

Brad Pitt (foto) está de volta ao papel de Cliff Booth, em um novo capítulo da aclamada obra de Quentin Tarantino, “Era uma vez em… Hollywood”. O ator foi visto filmando ao lado de Scott Caan para a sequência, que terá direção de David Fincher e roteiro do próprio Tarantino. A produção, intitulada “The Adventures of Cliff Booth”, foi adquirida pela Netflix e já é uma das maiores apostas do streaming. Com orçamento de US$ 200 milhões, o longa promete levar o público à atmosfera vibrante de Hollywood, desta vez em 1977, quase uma década após o filme original.

A história deve explorar a nova fase da vida de Booth, agora uma espécie de encarregado de resolver problemas obscuros da indústria do cinema. As filmagens seguirão até janeiro de 2026.

NOVELAS

Marlon pede para conversar com Kami, e adia o noivado. Bárbara afirma que voltou ao Brasil para ficar. Com a ajuda de Yara, Leo apresenta a Samuel a ideia para a coleção de roupas customizadas. Por mensagem de texto, Isabela pede dinheiro a Filipa. Marlon chega com Kami ao forró, e vê Bárbara com Ryan.

HORÓSCOPO

• Áries

Jolie está irreconhecível em ‘Anxious People’

Divulgação

Jolie: visual diferente

Irreconhecível, Angelina Jolie surpreendeu ao surgir com um visual completamente diferente para seu próximo filme “Anxious People”. A atriz abandonou os fios tradicionais e surgiu com um corte loiro curto e intenso, trazendo uma mudança radical que já está chamando a atenção do público. A transformação faz parte de sua caracterização para o papel.

Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:

• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele

• instagram.com/leblogmariantonia

• facebook.com/leblogmariantonia

Flávia explica para Candinho e Zulma que alugou a casa para Marilda e Aderbal por um curto período de tempo. Samir e Jasmin desconfiam quando Marilda e Aderbal falam sobre o suposto sítio. Candinho pede ajuda a Sabiá para encontrar Samir. Medeia e Maria Divina escondem a esmeralda de Cunegundes.

Marina coloca um remédio de Celina no chá de Heleninha para simular embriaguez. Freitas fica intrigado quando Odete se despede de Marco Aurélio. Mário Sérgio desconfia quando Freitas lhe conta que conseguiu o dinheiro para comprar a casa da mãe. Leila e Marco Aurélio se casam. Marco Aurélio sofre um atentado, e é acudido por Leila.

Honestidade é certamente a melhor política para você agora. Não tente enganar ninguém. Fazer isso terá ramificações desagradáveis. Diga a verdade agora para que ela não volte para assombrá-lo no futuro.

• Touro

Você tem muita energia física para enfrentar qualquer coisa que surja em seu caminho. Sinta-se à vontade para assumir trabalho extra. Você pode lidar com isso com mais facilidade do que a maioria das pessoas.

• Gêmeos

Você deve deixar a qualidade do seu trabalho cair. Mantenha o alto padrão em todos os momentos. Aquilo que você faz hoje será notado – certifique-se de se comportar da melhor maneira possível.

• Câncer

Sua cabeça parece ir para um lado enquanto seu corpo vai para o outro. Você está em conflito sobre uma questão e tenta jogar dos dois lados. Isso está bom. Não é hora de declarar qual lado está certo.

• Leão

É importante que esteja de bom humor, porque isso o deixará mais bem preparado para lidar com a atitude agressiva dos outros. Não deixe que as ações irracionais e imprevisíveis das pessoas o desequilibrem.

• Virgem

Lembre-se da sua história! Antes de embarcar em um novo ponto de vista sobre como as coisas devem ser feitas, lembre-se de quem foi antes de você e como se saíram. Olhar o passado ajudará você no futuro.

www.coquetel.com.br

(?) de disco, doença na coluna Em posição posterior

Instrumento cortante usado pelo barbeiro

Cabra-(?), brincadeira infantil

Instituto Militar de Engenharia (sigla)

Relativo ao latim Coberto de pelos

Adiantada

Atacar; investir

A igreja como a Presbiteriana Maior continente do mundo

Que tem desejo exagerado de riquezas

É apreciado no perfume 365 dias

Qualidade da pessoa ingênua

A função da cola Senhora; anciã

(?) benta, doce brasileiro Popular (abrev.)

Santo (?), cidade da Bahia

Joia que se prende na blusa

Entidade dos jornalistas

Caixa (?): contém o cérebro Causar sofrimento

Sentimento que leva à vingança

Tipo de chave O campo

Pronome oblíquo da primeira pessoa

Ritmo do hip-hop Camufla o anzol

Ingrediente da salada de frutas

(fut.)

Permanecer no lugar

Sílaba de "fraco"

Tomei uma atitude (?) elétrico: agita o Carnaval

• Libra

Você não está disposto a correr riscos, e isso é bom. Guarde o que tem, em vez de arriscar uma chance de ganhar mais. É provável que o comportamento arriscado sairá pela culatra. Não se deixe levar por apostas.

• Escorpião

Suas ações são contrárias às suas crenças. Pare e pense no que está fazendo. Você pode estar fazendo isso por hábito ou porque outra pessoa o forçou. Reserve tempo para refletir. Uma mudança está próxima.

• Sagitário

Você está se sentindo bastante conservador, e isso é bom. Uma atitude cautelosa lhe servirá bem. Seja o “motorista defensivo”: você nunca sabe quando alguém vai fazer uma manobra inesperada e “cortar” na sua frente.

• Capricórnio

Você tem medo de falar o que pensa porque sabe instintivamente que outras pessoas vão discordar daquilo em que você acredita. É essencial que você divulgue suas opiniões sobre o que os outros pensam.

Tato Gabus, ator paulistano

Extensão de arquivos compactados

• Aquário

Cuide de sua alimentação, não importa onde estará na hora da refeição. A comida ajudará a acalmar suas emoções e acalmar sua frustração. Desconsidere quaisquer regras que possa ter sobre dieta.

• Peixes

Pode não sentir que você e os outros questionarão o que há de errado. Não finja que está tudo bem quando claramente não está. Seja

Vitamina de xampus Formiga, em inglês

FUTEBOL FEMININO

Após polêmica, times se unem em apoio a atleta trans

Times de futebol feminino de Mato Grosso do Sul se uniram em Campo Grande para ato de solidariedade à atleta trans que disputa um campeonato amador. O manifesto deste domingo (14) ocorreu uma semana após o time da atleta ganhar por WO, quando as adversárias deixaram o campo.

Integrante do Vecent’s Sena, Fernanda Kunzler, 42 anos, organizou a manifestação em prol da atleta do Fênix Futebol Clube. “Nós organizamos uma faixa em apoio a essa situação que ocorreu com a Adriana no último dia 6, que a gente achou muito constrangedora”, disse.

“Embora tenha sido argumentada dentro de regulamento, da inexistência disso, de infor-

1 A 0 NO MORUMBIS

mações, nós achamos, acima de tudo, muito excludente, muito discriminatória, muito preconceituosa”, prosseguiu. A integrante do time solidário à atleta disse que o futebol feminino não deve ser cenário de preconceito.

“O futebol feminino é um espaço acolhedor, precisa ser um espaço democrático também”.

São Paulo bate o Botafogo em casa

O São Paulo venceu o Botafogo por 1 a 0 neste domingo (14), no MorumBis, pela 23.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dinenno, aos 6min, marcou o gol tricolor na partida.

Com o resultado, o São Paulo vai aos 35 pontos e ocupa a sétima colocação. O Botafogo segue em sexto, também com 35 pontos, mas dois jogos a menos. (AE)

Convites

No mesmo sentido, a técnica do Fênix, Solange Rosa de Jesus, de 40 anos, disse que a atleta trans aguardava a retificação dos documentos para jogar. “É que, há quatro anos, a gente sempre lutou pra ela entrar em campeonato”, lembrou. Quando Adriana conseguiu o

2 A 0 EM CAXIAS

DO SUL

reconhecimento documental do gênero feminino, foi incluída na equipe.

Apesar da situação, as jogadoras não se abalaram. Solange afirmou que vão “dar um pontapé” no preconceito. “Vamos, com certeza, se Deus quiser, ser a resistência desse preconceito no futebol feminino”.

Para Solange, a participação de Adriana é aceita para os demais times. “Inclusive outras equipes também já chamaram ela pra jogar futebol e isso a gente fica muito feliz”.

Acolhimento da atleta

Adriana Nogueira, 24, é a atleta que recebeu solidariedade. A jovem joga futebol desde os 9 anos e agradeceu ao ato organizado pelas colegas. “Eu me senti bem acolhida com todos. É muita coisa, é muito for-

Flamengo vence o Juventude e amplia vantagem na liderança

O Flamengo voltou a isolar-se na liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Juventude por 2 a 0 neste domingo (14), no estádio Alfredo Jaconi, pela 23.ª rodada. Os gols de Arrascaeta, ainda no primeiro tempo, e de Emerson Royal, nos minutos finais, garantiram os três pontos e colocaram a equipe carioca em situação confortável na ponta da tabela, agora com 50 pontos, quatro a mais que o Palmeiras.

O triunfo carrega também um peso simbólico. O Flamengo não vencia em Caxias do Sul há 28 anos, e o resultado reforça a campanha histórica que a equipe constrói nesta edição do torneio. No primeiro turno, havia goleado o Juventude por 6 a 0 no Rio de Janeiro, mas desta vez encontrou um adversário disposto a resistir em casa, o que transformou a partida em um duelo mais equilibrado e de nuances táticas.

O Flamengo trocava passes, mas encontrava dificuldade para infiltrar diante da linha baixa montada pelo Juventude.

te. Não consigo falar muito”. Então, a atleta reforçou que o preconceito existente e a forma como tenta lidar. “Eu sei que a gente quando vira travesti, acaba sendo um alvo de preconceito da população, mas eu estou bem tranquila. Para me tirar eu do sério, vai ter que ser muita coisa, porque é bem difícil”, disse.

Por fim, disse que seguirá no campeonato. “Elas tentaram, mas não conseguiram. A gente vai levando a vida como pode”, finalizou.

O campeonato feminino amadora na Arena Tony Gol possui 16 times registrados. No domingo (14), duas equipes disputam as partidas. O torneio está na primeira fase, começou em agosto e segue até novembro. O campeão leva R$ 3 mil e o vice leva R$ 2 mil.

Vojvoda afirma que Neymar pode render mais SANTOS

Aos 31, com boa articulação pela faixa lateral que terminou no cruzamento para Arrascaeta completar de cabeça. A vantagem trouxe tranquilidade aos visitantes, que passaram a ditar o ritmo do jogo. Na etapa final, os gaúchos adiantaram suas linhas e buscaram maior intensidade. A equipe chegou a ocupar o campo ofensivo e levantou bolas para a área, mas sem precisão.

A confirmação da vitória veio aos 41min. Allan fez uma virada precisa e encontrou Emerson Royal livre; o lateral cabeceou com firmeza para marcar o segundo gol e dar números finais ao duelo.

O técnico Juan Pablo Vojvoda valorizou o ponto conquistado pelo Santos em Belo Horizonte, no empate por 1 a 1 diante do Atlético-MG, elogiou o “espírito de luta”, especialmente no segundo tempo, mas admitiu que ainda busca evolução de seus jogadores. Questionado sobre a atuação de Neymar, que fez um bom primeiro tempo, mas perdeu duas chances claras de gol, antes de voltar apagado para a etapa final, o comandante elogiou a atuação, mas afirmou que espera mais do atacante. “O Neymar teve sequência de jogo, teve chances de gol, o que é ótimo, mas ainda buscamos o melhor Neymar. Quero o melhor Neymar porque gosto de treinar com grandes jogadores e ele é um dos melhores da história”, comentou. Apesar da queda de rendimento do craque, o Santos conseguiu buscar o empate na reta final do jogo. Ao término da partida, o treinador argentino também ouviu a cobrança da torcida por uma vitória no clássico com o São Paulo, no domingo (21), na Vila Belmiro. (AE)

Jogadoras fizeram ação em solidariedade à atleta trans Adriana Nogueira
Eliel Dias/Jornal Midiamax
aGência estaDo
Arrascaeta abriu o placar no RS
CRF/Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.