1 minute read

Síndico inova e põe energia solar em condomínio MRV

A sustentabilidade e economia resultantes da energia solar já são realidade em condomínios MRV de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. E o primeiro foi o Ônix, localizado no Parque Rodoviário, com 416 apartamentos. Iniciativa do síndico Gabriel Nunes, que pretende implantar em outros condomínios sob sua administração.

- Decidimos colocar placa solar como redução de custo de energia. Esse investimento equilibrou a previsão orçamentária do condomínio, por conta do reajuste absurdo da água ano passado e que não foi repassado aos moradores. Não haverá redu- ção na taxa de condomínio, mas também não teve aumento.

Advertisement

Gabriel conta que a mudança foi aprovada em assembleia e a empresa foi escolhida através de uma pequena licitação, comparando os orçamentos e marcas tempo de garantia dos equipamentos utilizados: “Temos um custo de energia mensal aproximado de R$ 5.500,00. A estimativa é que a usina fotovoltaica gere energia suficiente para todo consumo do condomínio, deixando apenas a taxa mínima dos medidores de cada bloco. A redução de custo será de aproximadamente R$ 3.820,00 mensal, dando retorno do investimento em 32 meses”.

Ele explica que, recentemente, o condomínio teve uma arrecadação extra de ações de execução de débito condominial em face da construtora, com isso conseguiram pagar o investimento à vista, sem necessidade de financiamento. E diz que tem vontade de repetir a experiência em outros condomínios: “Tenho intenção de fazer essa instalação em todos condomínios que administro, mesmo que seja necessário financiar, pois o recurso que utilizamos para pagar a Enel não tem retorno. Com o financiamento, no prazo de 60 meses o investimento se paga, porém depende de aprovação em assembleia”, conclui.