1 minute read

Leis facilitam acesso de servidores à energia solar

Vários municípios já possuem leis que visam facilitar o acesso dos servidores públicos à energia solar. Na região Norte Fluminense, é o caso de Campos e São João da Barra. Já São Fidélis começa a pensar em projetos neste sentido.

Em dezembro, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou Projeto de Lei, de autoria do vereador Alonsimar, que dispõe sobre financiamento e aquisição facilitada do sistema de energia solar fotovoltaica,para os servidores públicos municipais, efetivos, ativos, inativos e pensionistas, com pagamento mensalmente por meio de consignação em folha.

Advertisement

- Minha proposição visa à sustentabilida- de econômica e social, como também preza pelo meio ambiente e leva em consideração a elevada capacidade que o Município tem para a geração de energia solar fotovoltaica. Combinado a isso, existe o propósito de incentivar que os servidores públicos ativos e inativos de nosso município, também possam realizar o financiamento e aquisição do sistema de energia solar fotovoltaica de forma facilitada por intermediação da administração pública - declarou Alonsimar.

São João da Barra também já aprovou projeto de autoria dos vereadores Julinho Peixoto e Alan de Grussai, presidente do Legislativo. Ao justificarem o projeto, os parlamentares destacaram que há um potencial muito grande de energia solar a ser explorado, mas o custo muito elevado demanda auxílios financeiros para seu custeio.

Diretor comercial da Real Solar, Fábio Borges destaca a importância das iniciativas das Prefeituras: “É um facilitador para o consumidor pessoa física, que muitas vezes não consegue usufruir dos benefícios da energia solar em função do valor. Com essa iniciativa esse consumidor vai trocar uma dívida infinita (conta de luz normal) por uma que se paga em três, quatro anos”, explica o empresário, que fundou a Real Solar em 2017 e hoje está presente em 11 cidades e contando com mais de três mil clientes.