1 minute read

Ações de sustentabilidade voltadas a condomínios

Dados do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil, divulgado em 2022, revelam que o país recicla menos de 4% das mais de 80 milhões de toneladas de lixo produzidas todos os anos. Um quarto das cidades brasileiras não tem nenhuma política pública que promova e incentive a separação do lixo reciclável. Para fazer o dever de casa e tentar mudar esta realidade em Campos, o vereador Fred Machado (Cidadania) tem proposto projetos de lei para incentivar a reciclagem e a sustentabilidade.

Um deles é voltado diretamente para os condomínios: “Selo Verde – Recicla, Condomínio”, que iniciou sua tramitação na Câmara. Pelo projeto, condomínios residenciais, incluindo Associações de Moradores e loteamentos, que implantem coleta seletiva de resíduos secos receberão um selo verde.

Advertisement

Os condomínios, através de seus síndicos ou representantes, devem aderir ao programa. Após a solicitação, um fiscal da subsecretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa de coleta seletiva, irá até o local para vistoriar onde os resíduos serão armazenados e para orientações quanto à correta separação dos resíduos, entre outros.

– O objetivo é implementar a melhoria na segregação dos resíduos nestes locais para minimizar a quantidade de lixo destinada ao aterro sanitário e aumentar o volume de materiais recicláveis enviados ao Centro de Triagem. Os condomínios que aderirem certamente terão melhor valorização na cidade junto às administradoras de condomínios, imobiliárias e população em geral. Nossa meta, também, é sensibilizar os munícipes quanto à correta separação dos resíduos e promover o aumento da quantidade de resíduos secos que chegam até às cooperativas – destaca o vereador.

Outros – O parlamentar também propôs a criação do “Projeto Sustentabilidade Lixo Zero”, visando a adoção de ações voltadas para o consumo sustentável dos materiais consumidos e a promoção dos cuidados para permitir a máxima reciclagem destes, como à separação dos resíduos sólidos e a utilização de papel reciclado no âmbito do Poder Legislativo. Todo material será doado às cooperativas legalmente instituídas no âmbito o município. Além disso, Fred propôs o programa de conscientização ambiental “Troca Verde”, que consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos.